Ultimas

Reflexões Partilhadas: CM Punk



Hoje podemos comparar a WWE ao futebol moderno. Ou seja, tudo é programado, tudo tem uma explicação, tudo é preparado ao mais pequeno pormenor. Naturalmente que os wrestlers, tais como os futebolistas, alguns têm mais talento que outros. Mas a base é a mesma, ou seja, formação em laboratório. Tal como no futebol, onde um jovem entra numa qualquer Academia de um clube, é formado numa posição específica durante a sua juventude, também hoje na WWE acontece algo de muito idêntico. ....

Os jovens wrestlers são formados e moldados dentro dos padrões da empresa, que futuramente passam a integrar os quadros da empresa, tendo um desempenho muito mecânico e igual. Se por um lado desta forma os responsáveis conseguem alcançar mais facilmente os objectivos propostos, e conseguem controlar de forma muito mais organizada o rumo dos acontecimentos, por outro lado para os fãs perde-se muita a autenticidade de cada wrestler, de cada elemento que constituiu o roster de um show. Hoje em dia ouvir as promos da WWE é quase como comer o mesmo menu todas as semanas, com as devidas excepções de uns terem mais talento que outros.

Aqui entra CM Punk. Tal como ainda subsistem no futebol, no wrestling ainda se encontram alguns elementos que por força do seu talento, conseguem sair do colete de forças quem é montado em redor do desempenho de cada um. Numa comparação estúpida, Punk é um Messi na WWE. Tal com Messi consegue destruir qualquer defesa com uma jogada de génio, Punk transforma um programa parametrizado desde o primeiro minuto, em algo que ainda hoje é comentado em todas as redes sociais, e que foi um fenómeno da net em particular e do mundo do wrestling em geral.


Não acredito que os responsáveis da WWE não estivessem preparados para a promo do ex-Campeão do Mundo. Acredito que não o estavam nos moldes em que foi feita, mas num mundo altamente profissional que é a WWE, custa a crer que ninguém sabia que o "The Second City Saint" ia fazer uma promo, e uma promo mais ou menos explosiva. O micro certamente não ia demorar tanto a ser cortado, e Punk não o teria de volta após o final da RAW. Penso que nem necessitava de escrever isto, já que é claro para todos. Mas que foi uma verdadeira pedrada no charco, isso foi.

Não sei até que ponto a WWE tem coragem para pegar nesta obra prima de Punk e fazer daqui algo de interessante. Punk vencer o título da WWE e tornar-se no 41.ª da história a fazê-lo seria certamente o desejável, mas tenho muitas dúvidas. Já Vince após engolir em seco algumas das declarações, poderá ir beijar o rabo de Punk, já que este fez com que as vendas de mais um PPV subam com toda a certeza. Ainda não são conhecidas as vendas do Capitol Punishment, mas acredito que não sejam muito famosas. Com um Main Event muito interessante entre Cena e R-Truth (!), as vendas não devem ter sido lá muito famosas. Mas com Punk on-fire, na sua cidade natal, contra Cena, o evento para Vince é de certeza "Money in a Bank"! E isso é o que conta.

Com tecnologia do Blogger.