Ultimas

Welcome to the Jungle #7 - Momentos Históricos


Caros amigos do Wrestling Notícias, como vão?

Jungleboy por aqui mais uma vez!

Podemos dizer que existem basicamente dois tipos de momentos históricos.

Primeiramente aqueles que provém de outros factos passados, e portanto são de certa forma previsíveis, apesar de importantes. Por outro lado, há certos momentos na história que acontecem de uma hora para outra, e causam um impacto no mundo de forma impressionante.....

Exemplificando melhor a classificação podemos usar a hipótese de uma batalha em uma guerra qualquer. Suponhamos que determinado país esteja preparando uma operação gigantesca para invadir outro. Bem, todos que estiverem acompanhando as notícias saberão que a batalha vindoura será histórica, porém não será nenhuma surpresa, pois todos já têm conhecimento que uma operação está sendo organizada com esta finalidade. Pelo outro lado, certos factos que entraram para a história foram tão surpreendentes que ninguém poderia prevê-los, como por exemplo, algum assassinato de um presidente, ou alguma virada de placar espectacular em determinado desporto.

Enfim, eu sei que a pergunta que lhe passa pela mente agora é:

O que isso tem a ver com pro-wrestling?

Bem, eu precisava fazer essa diferenciação, pois assim como qualquer outro facto comum no mundo, o PW tem diversos momentos históricos ao longo das décadas, e da mesma forma, existem certas ocasiões em que apesar da importância do que está havendo, não há surpresa alguma; e em outros casos, ocorrem coisas tão repentinas e inesperadas que o fã mal consegue digerir a informação da maneira mais adequada.

Foi mais ou menos o que aconteceu esta semana com CM Punk e o mundo do wrestling.

Em uma épica promo (worked shoot, como já tão discutido ao longo dos dias) ele marcou seu lugar na história, muito mais do que já vinha marcando até então.

Criou-se um misto de excitação, confusão e ansiedade tão grande entre os fãs que o impacto não poderia ser diferente. Fazia muito tempo que não havia algo tão significativo na WWE, e no pro-wrestling em geral.

Mas, como não é novidade para ninguém e por ser um assunto largamente discutido, não vou tomar mais espaço para falar sobre isso. Só quis lembrar, pois foi esse facto que me despertou para o tema de hoje, que são estes momentos épicos que fazem os fãs se emocionarem, ou sentirem raiva, alegria, ficarem em choque, ou num estado de absoluta confusão.

Puxando pela memória, a primeira coisa que me vem a cabeça, é um momento histórico que se encaixaria na primeira classificação acima feita, ou seja, não foi uma surpresa extraordinária, mas criou-se um choque pois a storyline foi muito bem montada. Estou falando do épico encontro na Wrestlemania III, entre Hulk Hogan e André The Giant, a força irresistível, contra o objecto inamovível.

Resumidamente, André the Giant estava a 15 anos invicto em suas lutas, e queria o título de Hogan, campeão da época, e isso culminou na batalha ocorrida em 29 de Março de 1987. Depois de ser dominado por grande parte da luta, Hogan retirando forças do além, e com o apoio maciço do público, aplicou um impensável body slam no gigante, completando com seu atomic leg drop, e bem, o resto da história não precisa nem dizer.

A imagem do slam no sujeito de mais de 200kg, e depois a corrida de Hogan até as cordas para pegar impulso com a intenção de aplicar seu finisher é algo tão surreal, que até hoje é lembrado com carinho.

Outro facto que me vem a mente e que estaria na categoria dos momentos históricos que surpreenderam o mundo do PW, foi o segmento entre Shawn Michaels e Marty Jannetty no Barber Shop. Quem poderia dizer que aquela grande tag-team seria desfeita da maneira mais chocante e inesperada do que aconteceu?

O egocêntrico Shawn Michaels já vislumbrava o seu momento de alçar voos maiores, e claro, voos solo. Culpando seu parceiro de tag pelos fracassos que vinham acumulando, Michaels aplica seu Sweet Chin Music de forma traiçoeira, e depois lança o seu ex-amigo pela janela da barbearia. Algo épico, e histórico. O momento que definiu a carreira de Shawn Michaels, e lhe permitiu demonstrar todo o seu potencial.

Infelizmente, Jannetty ficou pelo caminho, e apesar de bom wrestler, nunca conseguiu chegar aos pés do sucesso de Michaels, porém, tem seu capítulo na história, mesmo que de coadjuvante.

Mais um dos momentos chocantes que me recordo, e que com certeza não faltaria na lista de nenhum amante de pro-wrestling é o nascimento da NWO. Se foi uma das causas do fracasso posterior da WCW, ou não, não cabe a discussão. Mas, que a formação dessa stable, na época dos factos, foi de uma repercussão assombrosa não há dúvida.

Juntando os Outsiders, Kevin Nash e Scott Hall, que vinham da WWF, e é claro, Hulk Hogan, surgia a New World Order (NWO). Nada demais, se Hogan não fosse a muitos anos o grande babyface de todo o professional wrestling. E de uma hora para outra, ele vem até o ringue aparentemente para ajudar seu antigo parceiro Randy "Macho Man" Savage (RIP) da emboscada sofrida nas mãos dos Outsiders. Porém, de repente, o mundo vira de cabeça para baixo quando Hogan ataca Savage, e realiza o mais infame, chocante, e inesperado heel turn de que se há notícia, juntando-se ao time dos "malvados".

Eu não vi ao vivo esse momento, apesar de ter revivido este através de vídeos algumas dezenas de vezes. Entretanto, se até hoje eu me impressiono com isto, imagino as pessoas que viveram o momento.

Quando o amigo leitor tiver uma oportunidade de rever o facto, preste atenção ao público. Parecem aqueles dez segundos que o tempo para, e as pessoas começam a se olhar, sem entender o que tudo aquilo significa.

Como precisassem esfregar os olhos, para ver se tudo não passava simplesmente de um sonho estranho. Isso é o que faz um momento ser histórico.

E assim como estes, posso ainda citar de passagem, outros grandes momentos, como o Montreal Screwjob, que é histórico por ser um facto real, e não uma storyline, ou então, outras oportunidades, como a promo de Steve Austin após o King of the Ring 1996, que foi o ponto de criação do Austin 3:16, ou a "última" luta de Ric Flair, assim como a de Shawn Michaels.

Por fim, pode-se perceber que desde o fim da Attitude Era, não são muitos os momentos que entraram para a história do pro-wrestling. Então, por isso que pode se dizer que a promo de CM Punk na semana passada é a quebra de um paradigma, pela sua importância no cenário, e pela facto de ter sido completamente inesperada.

Muito se comentava da saída de Punk, se seria real ou não, porém não acredito que ninguém seria capaz de prever que uma semana após Punk protagonizaria uma das promos mais brilhantes de toda a história do desporto, unindo raiva, emoção, desilusão, e uma boa pitada de realidade, por mais planeada que tenha sido.

Assim sendo, independentemente dos rumos que essa storyline irá tomar agora, e se todo esse alvoroço será aproveitado pela WWE da melhor forma, acredito que podemos aceitar que essa promo de Punk já está no hall dos momentos históricos, e que será lembrado por muitos e muitos anos pelos fãs.

E você o que acha? Realmente foi algo tão épico assim, ou se analisa mais pelo facto de ser um acontecimento extremamente recente? Que outros momentos do pro-wrestling você considera dignos de serem mencionados como sendo dos mais memoráveis?

Obrigado novamente amigos, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.