Ultimas

Welcome to the Jungle #14 - O bom e velho hardcore!


Amigos do Wrestling Notícias, como vão?

Aqui é Jungleboy, para mais um Welcome to the Jungle.

Sabe, o tema de hoje fez com que eu pensasse bastante, por diversas vezes tentando chegar a uma conclusão. E o fato é que não consegui chegar a uma satisfatória.

Quando eu analisava determinado factor, acabava lembrando de algum outro, e assim sucessivamente até eu ficar tão confuso quanto no início do raciocínio.

Sem mais delongas, o tema de hoje é relativo ao pro-wrestling hardcore....

E antes mesmo do final, já lanço a pergunta a fim de que vocês já possam elaborar seus raciocínios, simultaneamente as explanações que tenho a fazer.

Qual sua opinião sobre o hardcore wrestling de hoje em dia?

Enfim...

Fazendo uma análise profunda do cenário do pro-wrestling mainstream, podemos constatar que são poucas as companhias que trabalham o estilo hardcore de forma mais intensa.

Para aqueles que não sabem ao certo, ou não conseguiram se localizar, o estilo hardcore de PW é aquele caracterizado por lutas normalmente sem desqualificação, com um grau de violência intensificado pelo uso de armas, spots arriscadas e insanos, e ocasionalmente alguns mililitros de sangue.

Basicamente é isso...

Nos tempos de outrora a WWF/WWE tinha com uma certa regularidade alguma luta desse género, entretanto com o passar do tempo, e as mudanças da classificação etária essa situação se alterou consideravelmente.

Porém, não podemos dizer que esse tipo de luta foi banido da WWE, longe disso. Prova disso foi a excelente luta Orton X Christian pelo World Heavyweight Championship no recente SummerSlam.

Contudo, também é possível afirmar com tranquilidade que esse jeito da WWE fazer hardcore hoje em dia é bem diferente do passado.

Quanto às demais companhias, pouco se alterou do que estamos acostumados a ver. A TNA tem maior regularidade neste tipo de luta, justamente devido a proposta diferente da companhia. A Ring of Honor também ocasionalmente promove esses embates com uso de diversos objectos, apesar de regularmente já ostentar um estilo de luta bem diferente daquilo que vemos na TNA ou na WWE.

Nesse caso depende da interpretação dos caros amigos. Alguns julgam que uma luta bastante veloz, com diversos spots arriscados e muita técnica pode ser considerada hardcore, enquanto outros apenas classificam uma luta nesse estilo se houver a presença de armas, estipulações especiais ou sangue.

De qualquer forma, do jeito que você preferir entender, o panorama do hardcore wrestling entre as maiores companhias americanas é esse.

Fora disso ainda temos companhias Indys que possuem propostas de wrestling notavelmente hardcore, sendo que algumas chegam a extrapolar esse rótulo, classificando-se como "Extreme", caso de alguns períodos da IWA, ou ainda a XPW e especialmente a CZW, onde os wrestlers saem literalmente destruídos de uma luta.

Quem não costuma acompanhar esse estilo, tem interesse em conhecer, e principalmente não se incomoda em observar sujeitos banhados em sangue, realizando golpes realmente agoniantes... bom, é uma boa pedida.

Bom, será que seriam essas companhias a citar?

Acredito que sim...
...

Calma, fiz de propósito. Não me esqueci daquela que é talvez a mais emblemática companhia dos bons tempos do hardcore wrestling.

A inesquecível e saudosa Extreme Championship Wrestling, ECW!

Já posso ouvir os fãs loucos gritando:

ECW! ECW! ECW! ECW! ECW!

Brincadeiras à parte, o facto é que a abordagem da ECW quanto ao wrestling era totalmente ímpar, extremamente diferenciada das demais companhias.

Wrestlers novos, com vontade de crescer no business, com muita qualidade técnica, disposição e coragem, e pronto, essa era a receita secreta do sucesso da ECW.

Realmente notável chegar aonde chegou uma companhia semi-independente, que enfrentava com uma certa frequência problemas financeiros, e mesmo assim chamou a atenção da WWF, e angariou uma legião de fãs pelo mundo inteiro.

Quem não se lembra dos kendo sticks do Sandman, ou das loucuras protagonizadas por Sabu e RVD, da eterna rivalidade entre Dreamer e Raven, entre tantas outras situações.

O wrestling hardcore de actualmente é muito diferente, e é justamente nesse ponto que eu gostaria de chegar, mais especificamente quanto a WWE.

Sem cadeiradas na cabeça, sem sangue, sem outros spots muito violentos, dá a impressão que o hardcore ficou bastante prejudicado, e é normal se pensar assim a priori.

Entretanto, fazendo um raciocínio mais frio e dedicado, podemos averiguar que no geral, a qualidade das lutas hardcore que nos são apresentadas hoje, ficam muito próximas das que tínhamos no passado.

Por incrível que pareça, aparentemente alguns desses elementos que foram abolidos, e que geraram protestos pelos fãs mais old-school, não chegaram a afectar de maneira significativa o desenvolvimento deste género.

Ou seja, é inegável que muito se mudou, porém não podemos afirmar com certeza que foi para pior, nem para melhor. Simplesmente, são períodos e situações diferentes, mas que não chegam a criar grande influência uma sobre a outra.

Sinto falta por vezes de uma cadeirada na cabeça, ou de um blading (ato em que o wrestler faz um corte em si mesmo com uma lâmina para criar o efeito do sangue), confesso que sim, mas não sou tão exigente e exagerado a ponto de cobrar que o hardcore de hoje não presta.

Afinal, como outrora dito, tivemos um grande exemplo de luta hardcore nos novos moldes bem recentemente...

Ou lhe parece que um RKO directo nas escadas de metal é menos hardcore que uma cadeirada na cabeça???

Parece???

E você meu nobre e fiel amigo, o que pensa a respeito?

Obrigado, e até mais!
Com tecnologia do Blogger.