O Wrestling em Revista (60)
Nesta edição, elejo novamente a figura da semana, e tenho uma opinião sobre ela que pode não estar de acordo com aquela que muitos leitores têm. Perguntaram-me qual era o melhor combate de sempre e o de 2011 e apresento vídeos dos que mais gostei, e inclusivamente peço para que continuem a pedir e sugerir combates para colocar aqui. Falo ainda que brevemente sobre o falecimento de Pirata, lutador da BWF.....
Figura da semana
Mark Henry
Mark Henry

Ao fim de 15 anos na WWE, finalmente Mark Henry conquistou o Titulo Mundial!
Sinceramente, gostei! Não que seja um grande fã do “World Strongest Man” ou que ache bonito os chamados Prémios Carreira, no entanto, têm-no vendido como alguém indestrutível, furioso, um autêntico objecto inamovível, com uma presença intimidante à qual ninguém se quer chegar perto.
Há já alguns anos que não via um Campeão Mundial assim, aliás, não me lembro de ver enquanto fã de wrestling. Podia falar de The Great Khali, no entanto, conquistou o ouro após duas derrotas frente a Cena, uma até por submissão.
É claro que todos podem falar que Mark Henry esteve durante 15 anos na WWE e que também acumulou muitas derrotas, provavelmente, até tem um rácio negativo nesse sentido, no entanto, este está a ser vendido como um novo Mark Henry, e sinceramente, acho isso positivo.
É claro que os fãs desta geração (nos quais obviamente também me incluo) preferem ver golpes vistosos e um ritmo rápido num combate ao invés de verem uma história a ser contada, no entanto, há que relembrar que em 1987 havia um senhor não muito virtuoso tecnicamente e ao mesmo tempo muito lento chamado André The Giant que estava a ser vendido como um objecto inamovível, que ia lutar pelo Titulo da WWF, na altura nas mãos de outro lutador limitado tecnicamente, Hulk Hogan. O público sentia-se intimidado pelo gigante francês que salvo erro estava invicto há 15 anos (digamos que pelo número de espectáculos realizados, actualmente 15 anos deve ter uma equivalência de 2 anos na actualidade ou até menos), e contra todas as expectativas o “Hulkster” levantou-o com um “Body-Slam”, venceu-o e esse foi o momento que marcou o pro wrestling.
Na mesma noite, outros dois senhores, Ricky Steamboat e Randy Savage, têm um combate que para alguns é o melhor de sempre, no entanto, toda a gente falava de Hogan, André e do combate que tiveram, que hoje em dia seria considerado secante, mas que contou uma grande história.
É verdade que os tempos mudaram, mas com Mark Henry a ser vendido assim, quem o conseguir destronar ficará muito valorizado aos olhos dos fãs, sobretudo quando Randy Orton, considerado o wrestler de topo da Smackdown, não o conseguiu. Espero que não estraguem esta história com um regresso de Undertaker, mas que dêem oportunidade, por exemplo, a um Sheamus, de começar um grande “push”. Basicamente, e comparações à parte, estou a gostar do que estão a fazer com este André (Henry), desde que a intenção seja a aparição de um Hogan.
---------------------------------------------------------
Respostas aos comentários dos leitores
Respostas aos comentários dos leitores
Fernando (PLL): Qual foi o melhor combate do ano? E na historia do Wrestling qual foi?
O melhor combate do ano para mim foi o CM Punk vs. John Cena do Money In The Bank. A atmosfera era única, o estilo do combate foi muito bom e teve bastante emoção, foi uma meia hora muito bem pensada, nem dava pelo tempo passar.
Quanto ao melhor combate de sempre, bem, é apenas a minha opinião, que vale o que vale, no entanto, o que gostei mais de ver na WWE foi o Kurt Angle vs. Chris Benoit do Royal Rumble 2003. Teve história, e acima de tudo, intensidade, franca qualidade técnica e sequências fantásticas.
No entanto, este ano comecei a ver alguns clássicos do Puroresu, e adorei a trilogia de combates de Misawa vs. Kenta Kobashi, adorei os três que receberam cinco estrelas de Dave Meltzer, e a par do Benoit vs. Angle foram os meus combates preferidos, ainda que contenha certas partes que não sejam para qualquer fã. Deixo-vos com o último “5 Stars” dos dois, em Março de 2003.
Já que ultimamente tenho aqui posto alguns vídeos, se quiserem dar sugestões para eu colocar aqui para mostrar aos leitores, ou se me quiserem pedir para avaliar combates, falar dos meus preferidos de dado wrestler, de dado ano, de dada companhia, façam-no, estejam à vontade, pode ser que nasça uma nova rubrica dentro desta coluna.
Anónimo (WN): Considero os Títulos Mundiais dados ao Mark Henry e ao Christian como prémios de carreira na WWE. Achas que há algum wrestler que também mereça esse prémio de carreira (mesmo aqueles que não estão na empresa)?
Ainda que compreenda o que queres dizer, creio que não se tratou de um Prémio Carreira. Tratou-se sim de situações em que devido à falta de “main-eventers” na Smackdown, os dirigentes da WWE pegaram em lutadores com potencial para o ser, embora não sejam muito jovens, de forma a segurar o barco por uns tempos e depois trabalhar de forma a elevar novos talentos. No entanto, se alguém actualmente na companhia ou fora dela merecesse esse prémio carreira, provavelmente seria William Regal ou Finlay.

Anónimo (WN): Ao mudarem o nome do "finisher" do Cena e do Christian e também mudaram o finisher do Chris Jericho no ultimo regresso (não utilizava muito o Walls), achas que eles cortaram com o passado não PG, pelo menos destes lutadores?
No caso do Cena obviamente que quiserem deixar de chamar “F-U” a um golpe, porque todos nós sabemos o significado disso. No caso de Christian, creio que foi uma questão de possuir os direitos do nome do golpe, porque quando ele esteve na TNA continuavam a chamar “Unpreitter”. Sobre o Jericho, ele também usava o “Walls Of Jericho”, no entanto, ele é um wrestler que gosta de se renovar permanentemente para manter um ar fresco e por isso trouxe o “Codebreaker”.
Andre (PLL): The Undertaker, Kane, Big Show têm condições de terem um bom push?
O que seria um “push” dado ao Undertaker? Só a indução no Hall Of Fame, ele não precisa de subir no “card”.
Sobre Kane e Big Show, de vez em quando, quando menos se espera, aparecem no “main-event”, mas com certeza isso não é uma prioridade para a WWE.
Andre (PLL): Divas como Lita, Trish e Chyna têm condições de voltar a lutar?
Da última vez que vi Chyna estava enferrujada, Trish também mas talvez em melhor forma, Lita não sei como está mas são possibilidades em aberto.
Sabu_The_Suicidal_Homicidal_Genocidal_Death-Defying_Maniac (PLL): Na sua opinião, qual o melhor wrestler do mundo actualmente? E a melhor diva?
Luiz Henrique (PLL): Quais achas os melhores wrestlers de TNA e WWE?
Sobre o melhor do mundo, TNA e WWE já respondi em edições recentes.
Sobre a melhor Diva, talvez Beth Phoenix, embora só conheça as lutadoras da WWE, TNA, APW e WP.
Jos.Bergamo (WN): Qual é o seu parecer quanto ao iPPV Death Before Dishonor da ROH? (se possível faça um rescaldo)
Ainda não vi, mas tenciono ver e fazer um rescaldo. Aproveito a oportunidade para pedir a alguém se me pode arranjar o Download Directo e que o faça na caixa de comentários. Muito Obrigado!
Andre (PLL): Você acha que caras como Cena e Orton com world champion está ficando repetitivo?
Sem dúvida alguma! Com a falta de estrelas que a WWE tem, e numa altura longe da Wrestlemania em que se poderia arriscar mais, a companhia tem como Campeão da WWE John Cena e até há uma semana, como Campeão Mundial Randy Orton. Cena foi campeão durante imenso tempo desde 2005, a estatística não mostra outro lutador que desde que há “shows” semanais e PPV’s mensais a ser campeão durante tanto tempo. Nem Bret Hart, nem Shawn Michaels, nem mesmo Triple H.
Areyouready? (PLL): Será que essa troca dos títulos mundiais da WWE vai continuar?
Espero que não, não tive a oportunidade de ver CM Punk fazer uma “promo” como único campeão da WWE, Del Rio ainda não está credibilizado e Cena anda a conquistar títulos porque sim.
Luiz Henrique (PLL): Como achas que será formada a tradicional Elimination tag team match do Survivor Series?
The Rock, John Cena, Kofi Kingston, Evan Bourne e Daniel Bryan vs. The Miz, R-Truth, Jack Swagger, Cody Rhodes e Dolph Ziggler.
Alguns leitores pediram-me para dar a minha opinião sobre a situação de alguns lutadores ou o que eu achava deles, em vez de colocar aqui todas as perguntas e tornar isto um “post”muito maior, decidi inovar e dar a minha opinião sobre cada um deles de uma só vez e por ordem alfabética.
Awesome Truth: Achas que as demissões de The Miz e R-Truth são realmente verdadeiras ou fazem parte de uma storyline?
A sério que me perguntaram isto?
John Morrison: Você acha que ele vem sendo desvalorizado na companhia ao ponto de sair? Ele poderia ser o grande Homem da TNA?
A sua ascensão tem sofrido um retrocesso, não sei se momentâneo, ou se se trata de uma desistência por parte da WWE, sobretudo devido às polémicas recentes de Melina.
Acho que é cedo para se falar numa saída, ele ainda pode ter utilidade, nem que seja a fazer “jobs”, afinal, é um lutador que já foi “main-eventer” de um PPV este ano.
Não creio que na TNA ele fosse ter sucesso, têm lutadores lá que para além de terem as suas características, são mais completos, tanto no ringue, como no microfone e em termos de popularidade.
NWO: Achas que a NWO pode voltar?
Nash está na WWE, não está apto medicamente para competir, Hogan pouco longe anda disso, Scott Hall deve estar em reabilitação ou então a embebedar-se neste momento, penso e espero que a NWO não voltará.
Triple H: Tem futuro como C.O.O, retornará a lutar ou ocupará outro cargo?
Penso que o futuro dele é como C.O.O., ainda que possa lutar de vez em quando.

---------------------------------------------------------
Secção Wrestlemania 28
Secção Wrestlemania 28
Combate do Undertaker: Achas que a alguma possibilidade de na WrestleMania 28 Kurt Angle ser adversário de The Undertaker?
Se existe, está próxima de zero.
The Rock vs. John Cena: Acha que a luta terá o WWE championship em jogo?
Acho e espero que não! Não é necessário, e há lutadores que precisam de lutar e pôr o título em jogo nesse evento para poderem brilhar.

---------------------------------------------------------
R.I.P. Pirata “Alma Negra”
R.I.P. Pirata “Alma Negra”
Reconheço que pouco ou nada sabia sobre este lutador brasileiro, no entanto, venho por este meio lamentar perante os seus fãs o seu trágico desaparecimento e desta forma, mostrar o meu pesar à família, amigos e fãs de um lutador que tinha alguma proximidade com muitos dos leitores que lêem os meus artigos, especialmente os do Portal da Luta Livre.

---------------------------------------------------------
Minha página no Facebook
Minha página no Facebook
Bem, venho por este meio pedir a todos os leitores dos meus artigos do Wrestling Noticias e Portal da Luta Livre para fazerem “Gosto” da minha página no facebook.
É uma página em que apresento os “links” de análises que faço a jogos de futebol de equipas que dizem algo aos portugueses e em que podemos comunicar, de forma também a falarmos de wrestling e de sugestões para os meus artigos, por exemplo.
Actualmente a página tem 111 “Gostos” e o objectivo é chegar aos 150, conto convosco!
---------------------------------------------------------
Por hoje fico-me por aqui, espero que continuem a comentar porque foi para desfrutar da interacção com os leitores que escolhi este blogue!
Peço para que coloquem em cima da mesa temas sobre os quais gostariam de ler a minha opinião, é algo que se pode tornar bem divertido e que pode acabar sempre num agradável debate. No entanto, quero relembrar que há um limite de cinco perguntas por leitor.
Se não respondi a alguma questão, é sinal que já a respondi em edições anteriores.
**AVISO**
Devido ao tamanho excessivo que os meus artigos estavam a ter, decidi pôr neste post as perguntas que considerei mais interessantes/menos batidas e deixo aqui um link onde estão as restantes: http://wrestlingnoticias.blogspot.com/2010/09/extra-o-wrestling-em-revista-60.html