Ultimas

Welcome to the Jungle #18 - A Arte do Pro-Wrestling.


Caros amigos do Wrestling Notícias, como vão?

Aqui é Jungleboy, mais uma vez com o Welcome to the Jungle.

Nos tempos em que eu comecei a assistir pro-wrestling, eu confesso que não compreendia muito bem os estilos e a história do desporto. Depois de algum tempo de experiência e interesse, fui conhecendo melhor os meandros do PW, especialmente quanto a técnica.....

Ou seja, antigamente eu gostava mesmo de ver spots arriscados, wrestlers voando para lá e para cá, lutas de escadas e coisas do género. Aquelas lutas mais lentas, que demoravam para pegar um ritmo me aborreciam um tanto. Eu, sinceramente não prestava muita atenção nelas, até que chegassem as partes mais "interessantes".

Então, com o tempo de experiência que adquiri futuramente, vi a importância do elemento psicológico em uma luta. Para ela ser excelente, tem de se contar uma história, linear, coerente e que vá avançando aos poucos com uma certa dose de suspense. Nesse ponto, entra a qualidade do wrestler.

E então, fica a pergunta, que tipo de wrestler é o mais indicado para carregar e combater nesse estilo?

E eu digo que são os wrestlers conhecidos como técnicos. Aqueles que tem um arsenal de "moves" bastante recheado, e que sabem como usá-los, e principalmente, quando usá-los. Assim, juntando esses ingredientes temos lutas de elevada qualidade, e que nem precisam de colocar em risco a integridade física dos atletas.

Dessa forma, posso chegar ao ponto que eu realmente gostaria, que é basicamente, analisar quais os wrestlers do PW americano, mainstream, que sabiam, ou em alguns casos, sabem ainda como ter lutas fantásticas e memoráveis.

Veja, não estou aqui colocando em discussão lutas como a trilogia The Rock vs Stone Cold Steve Austin. Esse tipo de luta é mais baseada na storyline e no carisma do que na técnica, e no meu raciocínio, a técnica é elemento fundamental, senão indispensável, para a construção da ideia.

De forma a exemplificar quais são os wrestlers que me vem logo a memória, poderia começar com os mais antigos. Porém, não farei isso, pois quanto ao primeiro, não quero me bater muito, pois já falei muito dele.

Trata-se de Shawn Michaels. Um wrestler completo, para dizer no mínimo. Grande carisma, excelente capacidade de carregar uma história, e um verdadeiro atleta, no sentido mais puro da palavra. Não é a toa que muitos até hoje o intitulam como o maior perfomer de todos os tempos da WWE. Só não vou comentar mais sobre o mesmo, porque sinto que se tornaria muito repetitivo.

Então, partimos para outros wrestlers que tinham características semelhantes a HBK. Voltemos no tempo por um instante, e resgatemos a figura de Ric Flair. Uma verdadeira lenda viva, que sempre soube conduzir combates através da técnica do pro-wrestling, inclusive em tempos em que isso era um pouco escasso no main-event, e em que os wrestlers de sucesso, por vezes mal sabiam vender os golpes direito.

Assim, também me recordo de Sting, que assim como Flair, é uma lenda em actividade. É uma das figuras mais reconhecidas e rememoradas do pro-wrestling, mesmo nunca tendo ido para a WWE. Habilidade incrível, golpes de impacto, gimmicks fantásticas. Tudo isso criou Sting, que pode não ter sido tão brilhante tecnicamente como um Flair, mas que merece a nossa recordação.

Continuando nas lendas em actividade, podemos citar The Undertaker. O homem mais temido e reconhecido da WWE também merece ser lembrado por tantos combates épicos que proporcionou, juntamente de seus companheiros. A figura mítica da sua personagem, aliado ao profissionalismo e a técnica do "Deadman" nos proporcionaram momentos inesquecíveis e lendários. Cabe ressaltar também, que é extremamente raro ver alguém com o porte físico do mesmo, correndo por mais de trinta minutos em um ringue, ou então andando nas cordas, ou dando "dives" por cima das mesmas. Simplesmente incrível.

Agora, puxando um pouco mais pelo lado da técnica realmente, sem se preocupar com outros factores, temos diversos lutadores dignos de menção. Alguns lutadores eram tão capacitados dentro do ringue, que podem ser comparados a verdadeiros artistas. Sim, da arte do pro-wrestling.

Não é tão difícil relembrar alguns nomes, inclusive recentes, certo?

Da nova geração, de uma tacada podemos pegar Kurt Angle, Chris Benoit e Chris Jericho. O que estes camaradas são (eram) capazes no ringue, simplesmente impressionante. Variedades de golpes incríveis, executados com muita perícia, tudo isso para enriquecer o espectáculo. Podemos ainda citar também os contemporâneos Eddie Guerrero, Dean Malenko, com dezenas e mais dezenas de lutas interessantes e bem conduzidas.

Do pessoal mais antigo, temos alguns dos mais oportunos a se comentar, como Ricky Steamboat, e seu estilo mais exótico, porém bastante eficiente, ou mesmo, Mr. Perfect Curt Hennig, que como a própria gimmick já sugeria, beirava a perfeição no ringue.

Da mesma forma, temos Owen Hart, que aqui infelizmente vai ficar apagado um pouco pela figura daquele que para mim é o grande wrestler técnico da história do PW americano, seu irmão, Bret "The Hitman" Hart. Bret Hart foi simplesmente incrível em sua carreira. Nem é preciso citar que ganhou de tudo. Mas, como disse, muitos o reconhecem pela qualidade que tinha dentro do ringue.

Como eu disse anteriormente, e em outras oportunidades, para mim, Shawn Michaels foi o maior de todos os tempos, mas não há dúvida que na parte técnica do wrestling especificamente, Bret Hart foi imbatível. Por que ele foi o "The Best There Is, the Best There Was, the Best There Ever Will Be" ?

Porque simplesmente conseguia que qualquer uma de suas lutas fosse interessante, independentemente do oponente. Fosse, de Bob Backlund (que inclusive, eu citaria nesta crónica, se tivesse tido a oportunidade de acompanhar melhor sua carreira) à Yokozuna, de Shawn Michaels (como na Wrestlemania XII) à Hulk Hogan.

Sempre os fãs seriam brindados por um grande espectáculo, onde os golpes eram aplicados com coerência, inteligência, e extrema eficiência. Afinal, ele também era o "The Excellence of Execution". Além de todos esses fatos já enunciados, podemos citar um outro que o próprio Bret Hart fazia questão de enaltecer. Que, durante todos os anos no pro-wrestling este, em nenhuma ocasião machucou outro wrestler, ou foi machucado por culpa sua. É algo simplesmente incrível, e um fato para se orgulhar, que serve para enriquecer ainda mais a história dessa lenda do PW.

Por fim, gostaria de agradecer a todos vocês, e pedir suas opiniões a respeito. Esqueci de mais alguém?

E também lembrar que nessa oportunidade apenas relembrei os wrestlers do PW americano "mainstream". Em oportunidade futura, desejo abordar de forma geral sobre grandes wrestlers de outras locais do mundo, especialmente no México e no Japão, terra da lucha libre e do puroresu, respectivamente, e onde a técnica do wrestlers e das lutas é levada muito a sério.

Obrigado a todos, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.