Ultimas

MMA: UFC 137: Penn vs. Diaz - Coundown + Antevisão + Pesagens


O UFC apresenta o UFC 137: Penn vs. Diaz. Este foi um evento difícil de construir uma vez que o primeiro main-event do show seria Georges St-Pierre a defender o título de meio-médio contra Nick Diaz e que acabou a ter Nick Diaz contra BJ Penn no main-event. O show poderá ditar a despedida da lenda do MMA, Mirko Cro Cop e proporcionará alguns regressos e estreias no UFC....


O card completo do UFC 137 é o seguinte:

Preliminar (Facebook)

Middleweight bout: Dustin Jacoby vs. Clifford Starks
Middleweight bout: Chris Camozzi vs. Francis Carmont
Lightweight bout: Ramsey Nijem vs. Danny Downes
Light Heavyweight bout: Brandon Vera vs. Eliot Marshall

Preliminar (Spike TV)

Catchweight (148 lb) bout: Tyson Griffin vs. Bart Palaszewski
Lightweight bout: Dennis Siver vs. Donald Cerrone

Principal

Featherweight bout: Hatsu Hioki vs. George Roop
Bantamweight bout: Scott Jorgensen vs. Jeff Curran
Heavyweight bout: Mirko Filipović vs. Roy Nelson
Heavyweight bout: Cheick Kongo vs. Matt Mitrione
Welterweight bout: B.J. Penn vs. Nick Diaz

------------------------------------ Countdown ------------------------------------



------------------------------------ Antevisão ------------------------------------

BJ Penn vs Nick Diaz

O UFC 137 foi marcado pela imprevisibilidade. O primeiro main-event agendado seria o duelo entre Nick Diaz e Georges St-Pierre pelo título dos meio-médios, o evento sofreu a sua primeira mudança em Setembro, quando Diaz faltou a duas conferências de imprensa para a promoção da luta, uma no Canadá e outra em Las Vegas. Irritado, o presidente da organização, Dana White, tirou o campeão do Strikeforce do card e substituiu-o por Carlos Condit, que estava escalado para enfrentar BJ Penn no co-main-event. Penn ficou momentaneamente sem adversário.

No dia seguinte, porém, White surpreendeu a todos ao anunciar que Diaz seria o adversário de Penn. O lutador californiano, amigo de longa data do havaiano, reclamou bastante, especialmente decepcionado por ter desistido de uma oportunidade no boxe para disputar o cinturão contra GSP. A semana passada, White anunciou que St-Pierre se tinha lesionado num joelho durante os treinos e não teria condições de lutar, transformando o combate entre Diaz e Penn no evento principal.

Mesmo sem disputa de título em jogo, o confronto promete ser emocionante. Poderão ser vistos em cena dois dos melhores lutadores do mundo e dois ex-campeões da categoria, irem para cima e não fugirem ao confronto com muita agressividade. Diaz é considerado um dos melhores boxeadores do MMA, é treinado por Cesar Gracie e está invicto desde 2007, período no qual se tornou campeão do Strikeforce; Penn é faixa preta de jiu-jítsu sob Dedé Pederneiras e já foi campeão do UFC quer nos meio-médios quer nos leves. Amigos e ex-companheiros de treino, porém, os dois chocaram ao trocarem empurrões e quase saírem no murro durante a pesagem de sexta-feira e ambos deixaram a promessa de terem uma das lutas do ano.

“O meu objectivo é só entrar e lutar com o meu melhor e tentar tirar ele do jogo. Eu sinto que o Nick é o melhor lutador de MMA hoje. E isso é claro. Ele tem o soco mais forte. E ele pode enfrentar qualquer um em pé. Eu acho que Nick provou que ele é um grande boxeador”, analisou BJ Penn.

Oriundos de escolas brasileiras de Jiu-Jitsu, Diaz e Penn também são dois grandes atletas da modalidade e sabem como ninguém a arte da finalização. Nick, que está invicto há dez lutas, também não poupou elogios ao seu adversário.

“O BJ é meu lutador favorito. Eu sei de onde ele veio, temos a mesma escola. Então eu acho que será uma luta divertida e que vai ser um grande momento para os fãs. E acho que temos detalhes parecidos em nossos estilos de luta, nossos pontos fortes são os meus, o Jiu-Jitsu e o ataque, portanto, temos alguns fãs em comum”, analisou Diaz.

O confronto será equilibrado e o aspecto físico pode ser determinante para a vitória de Diaz, no entanto, se Penn se apresentar em forma é o favorito para essa disputa que deixará o vencedor próximo da luta pelo título.

Cheick Kongo vs Matt Mitrione

O co-evento principal terá o francês Cheick Kongo e o americano Matt Mitrione, dois dos principais pesos-pesados da companhia. Kongo é o único lutador a levar um combate contra o actual campeão, Cain Velasquez, à decisão dos jurados, a qual perdeu por unanimidade, em 2009. Com 16 vitórias, seis derrotas e dois empates no cartel, o francês vem de um nocaute espectacular contra Pat Barry, após ser derrubado duas vezes no mesmo round, no UFC Live 4, em 26 de Junho. Já Mitrione nocauteou Christian Morecraft no mesmo evento e é um jovem em ascensão no MMA, invicto em cinco lutas profissionais. O americano vê uma vitória sobre Kongo como uma escada para entrar na lista de candidatos ao cinturão.

É difícil acreditar que o combate irá à decisão dos jurados já que ambos têm poder nas mãos suficiente para acabar com a contenda a qualquer momento. Kongo é mais experiente mas Mitrione quer ocupar lugar de destaque na categoria. Resta saber qual dos dois atletas terá sucesso.

Mirko Filipovic vs Roy Nelson

A luta anterior, porém, deve ganhar ainda mais atenção do público, pois pode marcar a despedida do croata Mirko "Cro Cop" Filipovic. Os fãs mais novos do MMA não tiveram o prazer de acompanhar uma das carreiras mais brilhantes de toda a história. O croata Mirko “Cro Cop” já foi, ao lado de Fedor Emelianenko, um dos homens mais temidos nos ringues pela sua qualidade como kickboxer. Seus kicks eram mortais e normalmente deixavam os adversários estirados no chão, tendo já obtido vitórias sobre Wanderlei Silva, Josh Barnett, Mark Coleman e Kevin Randleman.

Cro Cop não repetiu o sucesso do Pride no UFC, onde se envergonha de ter sido derrotado em cinco das nove lutas que fez sob o banner da organização americana. Vindo de duas derrotas seguidas por nocaute, para Frank Mir e Brendan Schaub, Cro Cop diz que poderá se aposentar independente do resultado de amanhã.

“Qualquer homem tem que pensar, "Será que ainda preciso disso?" Tenho dois filhos em casa. Tive uma carreira longa e rica - declarou Filipovic.

O seu adversário é outro lutador que também está com o lugar em risco no UFC, Roy Nelson conhecido por seu corte de cabelo no estilo “mullet” e alguns quilos a mais. O vencedor da décima edição do The Ultimate Fighter, procura recuperar-se das derrotas sofridas para Junior dos Santos e Frank Mir.

O evento terá ainda a estreia do peso pena Hatsu Hioki, apontado como um dos lutadores capazes de parar o campeão José Aldo Jr, sem falar na dura luta entre Dennis Siver e Donald Cerrone, que reúne dois duros da categoria peso leve, e o regresso de Brandon Vera.

Antevisões retiradas de Globo-com, Blog Mano a Mano e Tatame.com

------------------------------------ Pesagens ------------------------------------



BJ Penn (76,6kg) x Nick Diaz (77,1kg)
Cheick Kongo (106,1kg) x Matt Mitrione (115,6kg)
Mirko Cro Cop (106,5kg) x Roy Nelson (114,3kg)
Scott Jorgensen (61,2kg) x Jeff Curran (60,7kg)
Hatsu Hioki (65,7kg) x George Roop (65,7kg)

Dennis Siver (70,3kg) x Donald Cerrone (70,7kg)
Tyson Griffin (67,5kg) x Bart Palaszewski (66,2kg)
Brandon Vera (92,9kg) x Eliot Marshall (92,5kg)
Ramsey Nijem (70,3kg) x Dan Downes (70,3kg)
Chris Camozzi (83,9kg) x Francis Carmont (83,9kg
Dustin Jacoby (83,9kg) x Clifford Starks (84,3kg)






Com tecnologia do Blogger.