Ultimas

Tomos de Eternidade - Summer of Punk 2?

Bem vindos caros leitores a mais uma edição dos Tomos de Eternidade. Uma recente notícia garantiu que eu teria conteúdo para esta crónica, e o tema em destaque pode resumir-se nesta questão.

Terá CM Punk se tornado na mega-estrela da WWE?

Desde que o build-up para o PPV Money In The Bank começara em Junho, e devido uma promo worked shoot, muitos eram aqueles que anunciavam que o Punk tinha quebrado o "glass ceiling" da WWE e que viria a ser a próxima encarnação do Stone Cold Steve Austin. Foi um grande alvoroço que foi criado na CWO e passados 4 meses já é possível fazer um balanço.....

Atendendo aos números que se conhecem eu acho que é seguro afirmar que a realidade não correspondeu exactamente ao hype. Aqueles com boa memória certamente se lembrarão que a Raw na semana a seguir á promo teve um rating dentro do que na altura se estava a ter não havendo um aumento significativo nas audiências, o que deixou o Vince McMahon bastante surpreendido, pois a promo do Punk na semana anterior tivera uma audiência bastante elevada. Ainda assim criou-se muita antecipação para o main-event do MITB PPV, e a CWO estava cheia de gente a discutir os possíveis resultados do combate. Contudo as audiências na Raw continuavam nos níveis habituais, e certas vozes na CWO (eu incluído) teorizavam que a antecipação e excitação sentida pelos smarks não se traduzia verdadeiramente no fã comum, pois o combate estava demasiado enraizado em conteúdo off-screen, que embora excitasse os smarks (eu na altura disse que a promo era o maior broche metafórico feito á CWO em muitos anos) não movia os marks.

O PPV veio e foi e o resultado foi considerado como tremendamente positivo, sendo praticamente universalmente considerado como PPV do ano, e o main-event, Cena vs Punk, altamente apreciado. Inclusíve recebeu as 5***** do Dave Meltzer baseado quase unicamente na reacção do público, um galardão que não era dado desde 2006.

Os números também reflectem isto, na medida em que as compras do PPv foram num total de 195 mil, o que represente uma subida de 30 mil em relação ao ano anterior.
As vendas de mercadoria do Punk também dispararam, e num dado momento superariam as do Cena, um feito inédito desde 2005.
No entanto este estado de graça não duraria, não apenas pelo facto de as audiências da Raw teimarem em ficar no mesmo lugar, mas também porque as expectativas criadas eram por demais elevadas. Houve gente que efectivamente considerou que o Punk ia defender o cinto da WWE noutras promoções (como ele ameaçara em promos), que ia deixar a WWE assim sem mais nem menos e aparecer noutras promoções. Eu não pretendo insultar ninguém, mas se acreditaram neste cenário então a vossa ingenuidade é comparável á da criança que acredita que o wrestling é real. A WWE não tinha nada a ganhar em fazer algo deste género, além de satisfazer fãs que têm mudanças de humor comparáveis ao duma mulher grávida de 8 meses.

Nunca ia acontecer!

Isto claro levou a que muitos se queixassem que o Punk regressara cedo demais, mas eu ponho esta pergunta. O que é que eles podiam fazer em alternativa?
Aquilo que deu importância ao Punk foi que ele estava a concretizar o derradeiro acto de rebeldia. Levar o prémio maior da promoção para fora da promoção, algo que nunca foi feito! Mas um acto de rebeldia só é um acto de rebeldia se este tiver impacto, e uma auséncia demorada do Punk só serviria para fazer esse impacto desaparecer.
Qual foi a primeira acção que a WWE tomou na Raw na noite a seguir ao MITB?

Fazer um torneio para coroar um novo campeão. E se a WWE tem um novo WWE Champion então onde é que o Punk se encaixa? Um novo cinto de campeão da WWE só serve para desvalorizar o que ele possuiu, o valor de algo advêm da importância que lhe é dado, e um grande factor é a exclusividade. Se existe um segundo cinto então o primeiro perde imediatamente grande parte do seu valor (o que aconteceria á Torre Eifell se existisse uma segunda Torre Eifell?), e pior ainda, se o segundo cinto é o que está a ser defendido na televisão e em PPV o que é que isso faz ao Punk? Aos olhos do público o cinto dele tornava-se apenas um adereço muito engraçado ("Mas eu sou o campeão da WWE! - Então porque é que não apareces na televisão e defendes o cinto? E porque razão existe outro gajo com o cinto? vai dar uma volta farsante!). A WWE tinha-se "bookado" entre a espada e a parede.

Um combate de unificação teria sempre se ser rapidamente realizado, antes que o público retirasse toda a importância ao cinto que o Punk carregava. Daí o combate de unificação ser realizado um mês depois no Summerslam.

E foi no Summerslam que as falhas na armadura verdadeiramente apareceram, pois o PPV seria basicamente promovido na base da desforra entre o Punk e o Cena para unificar o título da WWE (não muito diferente em relação ao ano anterior, onde o PPV foi vendido apenas com base no combate WWE vs Nexus), e o evento teria uma baixa nas compras de 54 mil! Quase o dobro da subida do MITB, um PPV de série B da WWE, o que não era uma boa notícia para os defensores do star power do Punk. No entanto o Summerslam é um dos 4 grandes da WWE, que está fortemente dependente das compras do chamado fã casual, e no qual o papel do fã hardcore é reduzido. Mas talvez noutro PPV de série B o Punk pudesse virar as coisas a seu favor, ainda mais enfrentando no man-event uma das lendas da WWE, alguém que não combatia desde a Wrestlemania, alguém que ele nunca enfrentara antes, o HHH.

Contudo os resultados não foram os melhores, pois o Night Of Champions teve menos 4 mil compras em relação ao ano passado (mas uma queda superior a 30 mil em relação ao MITB). Não foi uma descida grande, mas definitivamente não ajuda a ideia de Punk = Draw (no entanto eu diria que a culpa também cairá sobre o HHH, pois parece-me que mesmo os fãs mais casuais já estão algo fartos dele. A enorme queda de telespectadores que o último segmento dele com o Nash pode fundamentar esta ideia).

E pelo meio disto tudo as audiências mostram uma tendência para descer, o que é mais um prego na caixão desta história toda.

Vamos agora a uma conclusão.
Será que o Punk se revelou a segundo vinda do Stone Cold Steve Austin? A resposta é definitivamente que não.
As audiências estão em queda, as compras de PPV também (retirando o MITB), e esses são factores essenciais para se ser um draw no wrestling.
Contudo. Contudo, o Punk é agora uma estrela maior do que era antes de isto tudo começar, e mostrou que na situação certa, com o adversário certo, ele tem o poder de draw, e mostrou ser um grande vendedor de mercadoria. Há quem se queixe que a WWE estragou o push do Punk, mas não vamos a esquecer que ele esteve no main-event de 4 PPVs seguidos (enumerem outra pessoa que não o John Cena que o tenha feito nos últimos anos), participou num dos combate mais importantes do seguinte, e vai disputar o título da WWE no próximo. É um enorme salto em relação onde ele estava durante o resto da sua carreira da WWE.

Claro que serão muitos os que dirão que ele ainda está a ser desperdiçado, que ele devia ser a estrela maior, mas talvez isso simplesmente não seja algo que vai acontecer (isso porque eu acho que a toda a cena dos worked-shoots não cria ligação com o público menos sabido), e há que aceitar essa ideia. Mas mais uma vez eu digo, o Punk é hoje uma estrela muito maior do que era antes, e isso tem muito valor!

manjiimortal
Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.