Ultimas

Opinião do Leitor - Estará o Royal Rumble a perder o seu valor?


Os fãs de wrestling tende a ser estranhos. Somos um grupo de fãs que pensamos saber tudo e que seja de que maneira for, os promotores nunca nos conseguem ultrapassar pois estamos sempre à frente do jogo deles.

A verdade é que somos marks no coração e que estamos sempre na ânsia de acontecer algo novo que nos permitam esquecer pensamentos triviais de “ quem sairá over” ou “quem será enterrado” ou quem está a sofrer “um grande push”. Infelizmente na cultura que Vince McMahon criou com o seu império de entretenimento, esses momentos tem sido como que oásis e são raros nos dias que correm....

O último ataque na fantasia de um fã de wrestling foi na adorada Royal Rumble. Se há um evento que não contando a Wrestlemania vale a pena ser comprado é a Rumble e em especial o seu combate principal. O conceito é simples, 30 homens (40 em 2011) entram no combate em intervalos de tempo a rondar um minuto e meio a dois minutos e cuja eliminação surge ao ser lançado por cima da corda para o ultimo sobrevivente receber uma title shot a um título à escolha (título Mundial ou título da WWE) na Wrestlemania desse ano.

É bem estruturado, é simples e muito eficiente em deixar os fãs preparados para o maior evento do ano. Então qual é o problema?

Simples, é o Elimination Chamber!

O conceito de Elimination Chamber foi introduzido em 2002 no Survivor Series, O primeiro vencedor foi o grande Shawn Michaels que conquistou o título Mundial. Foi usado esporadicamente como um combate de atracção especial da mesma forma que era usado o hell in a cell match. Mas vocês sabem como funciona a WWE, quando um combate é um sucesso, logo será motivo para um conceito de PPV.

Foi em 2010 que o PPV começou a ser o show maior de Fevereiro, depois do Royal Rumble e antes da Wrestlemania. Chamou-se como esperado de Elimination Chamber e tem dois combates de jaula, um de cada brand e onde cada titula maior da WWE é disputado.

Em 2010, Chris Jericho derrotou seis lutadores para conquistar o título Mundial enquanto John Cena fez o mesmo para o Título da WWE, mas perdendo o título logo de seguida para Batista. Assim, quer Jericho, quer Edge foram directos para a Wrestlemania 25 ter um combate pelo título Mundial. Nesse ano, Edge que venceu o Royal Rumble, não teve presença no PPV Elimination Chamber.

Em 2011 o Smackdown Elimination Chamber match teve em disputa o título Mundial enquanto a Raw Chamber foi para definir o candidato principal ao título da WWE na Wrestlemania. Edge reteve o título e John Cena foi vitorioso no fim do PPV.

Nesse ano, Alberto del Rio venceu a Royal Rumble e anunciou que queria lutar pelo título Mundial e no Elimination Chamber enfrentou Kofi Kingston. Neste ano de 2012, o vencedor da Rumble foi Sheamus que ainda não anunciou por qual titulo quer lutar. Por agora isso não importa pois os dois Elimination Chambers no PPV de dia 19 terão 12 lutadores a lutar pelo título da WWE e título Mundial.

Isto levanta uma questão. Estará a WWE a tirar a importância do Royal Rumble ao colocar um PPV no mês seguinte que pode originar duas mudanças de títulos pelos quais o vencedor da Rumble poderá lutar? Basicamente qual é o objectivo do royal rumble match? Primeiro ganhar uma shot ao titulo e depois que este combate aconteça na Wrestlemania?

Vejamos o caso de Sheamus que venceu a Rumble e irá lutar com um dos campeões maiores da WWE no dia 1 de Abril em Miami, certo? Contudo, outros 10 lutadores receberão uma shot mais depressa do que ele no Elimination Chamber e não fizeram absolutamente nada por isso. Olhemos aos dois Elimination Chambers que acontecerão:

Raw: CM Punk (c) vs. Chris Jericho vs. The Miz vs. R-Truth vs. Dolph Ziggler vs. Kofi Kingston

Smackdown: Daniel Bryan (c) vs. Big Show vs. Great Khali vs. Randy Orton vs. Wade Barrett vs. Cody Rhodes

Todos os pretendentes ao título saíram derrotados da Rumble, todos. Então, qual é o prémio de vencer o Royal Rumble?

Podem dizer que para alem do titule shot é uma title shot na Wrestlemania, no "Granddaddy of Them All" e até aceito isso mas não passa de conversa barata pois quem vencer o Elimination Chamber também entrará na Wrestlemania como campeão e defenderá o título contra o vencedor da Rumble.

A meu ver e nesta altura do campeonato, vencer a Royal Rumble não tem muito valor.

Este ano olhando à Wrestlemania 28, o main-event estará a cargo de The Rock vs. John Cena. Não deve haver dúvidas que Undertaker vs. Triple H deverá ser o co main-event. Assim o máximo que o vencedor da Rumble pode ter é o terceiro combate mais importante da noite. Não é uma title shot no main-event, é somente uma title shot.

Pergunto novamente, porque é que alguém se dará ao trabalho de vencer a Royal Rumble quando pode ter um title shot ao título no show seguinte e mesmo que ganhe o combate de trinta homens as hipóteses e de serem main-eventers na Wrestlemania são nulas?

Não estou a dizer que a WWE deveria terminar o conceito de Elimination Chamber. Bem pelo contrário, pois sãos sempre combates muito bons, só que há melhores maneiras de o usarem.

Por exemplo, porque não abdicam de um Elimination Chamber e fazem um só combate com lutadores de duas brands. Se Sheamus irá enfrentar Daniel Bryan na Wrestlemania, porque é que não desistem da Chamber do Smackdown e fazem com que a Chamber do RAW dê uma title shot ao título da WWE na Wrestlemania contra o campeão reinante?

Isto faria com que acontecesse Sheamus vs. Bryan e Punk vs. Vencedor da Chamber e assim protegia-se a mística da Rumble e dava uma boa razão para a chamber acontecer para além de ser somente mais um combate. Storylines poderiam ser criadas com base nesta premissa. Qualquer lutador quer vencer a Royal Rumble mas só um consegue e os restantes que merecem uma shot ao titulo que lutem por essa chance numa Elimination Chamber e era válido para lutadores de duas brands para assim agitar as aguas.

Por agora o que temos na WWE é um conceito sem valor algum que simboliza somente um combate que a rodear o ringue tem ferro e correntes.

E os feitores concordam com a opinião do autor que o Royal Rumble está a perder o seu valor na WWE? Deveria o Elimination Chamber ser alterado na agenda de PPV`s da WWE?
Com tecnologia do Blogger.