'Once in a Lifetime' The Rock vs John Cena - A carreira de John Cena na Wrestlemania
O grande confronto da Wrestlemania 28 coloca John Cena contra The Rock, dando o ênfase ao cognome da Wrestlemania - The showcase of the Immortals. Só alguns combates podem ter este cognome como Hogan/Andre ou Michaels/Undertaker. A Wrestlemania tem a capacidade de transformar meros lutadores em figuras lendárias deste meio como foi o caso de ‘Stone Cold’ Steve Austin na Wrestlemania 13. Contudo a principal capacidade da Wrestlemania e de fazer progredir um lutador e fazendo este subir de patamar na hierarquia da WWE e isto reflecte-se em The Rock e John Cena....
John Cena e The Rock apesar de se detestarem um ao outro, são duas personalidades de enormes semelhanças e principalmente no modo como começaram na WWE e nela foram subiram a pulso.
Vejamos hoje a carreira de John Cena na Wrestlemania
John Cena teve uma entrada da WWE vindo da OVW que foi um misto de consolidação e aprendizagem. Ingressou no Smackdown em 2002 após um brilharete contra Kurt Angle e apesar de começar como babyface, rapidamente assumiu-se como um heel de palavra forte e mordaz na pele de um rapper de qualidade cuja lema base era a Word Life.
O estabelecer de John Cena como heel demorou cerca de cinco meses, pois só em Fevereiro de 2003 que John Cena começa a rivalizar com o peixe graúdo do Smackdown e que peixe graúdo este, Brock Lesnar. Em Fevereiro de 2003, Brock Lesnar lesiona John Cena, ao lhe aplicar um F5 em cima do poste do ringue, provocando a este uma lesão numa perna. Por esta altura, Brock estava em plena disputa com o campeão da WWE, Kurt Angle. John Cena no mês seguinte, regressa ao Smackdown e estreia o seu novo finisher que era uma paródia ao finisher de Brock, Cena estreia o FU e a primeira vítima foi Rikishi. John Cena não tirava Brock da mira e na primeira oportunidade que o encontrou no backstage, não perdeu a oportunidade e atacou-o.
Embora, estando numa rivalidade com Brock, John Cena não competiu na Wrestlemania XIX, ficando de fora desta e o resto do ano de 2003 foi usado na melhoria das suas capacidades para as conquistas que estavam esperadas para ele. Na Wrestlemania XIX, Brock tornou-se campeão da WWE e os responsáveis criam um torneio para decidir o candidato principal ao título, pois Kurt Angle tinha-se lesionado nesse combate da Wrestlemania. Depois de um breve torneio em que John Cena foi o vencedor este enfrentou Brock no Backlash em Abril e num grande combate, Brock mantêm o título da WWE.
Os meses seguintes de 2003, foram gastos com diversos adversários e onde John Cena adquiriu a alcunha do The Doctor of Thuganomics e no processo de mudança de gimmick, John Cena faz um face turn que lhe permite competir no Survivor Series desse ano na equipa de Kurt Angle contra a equipa de Brock Lesnar. Até ao fim do ano, John Cena estabeleceu a sua nova gimmick e no início do ano de 2004 na Royal Rumble ganha um novo adversário, Big Show que o eliminou do Royal Rumble Match, num momento em que deu a noção de Cena se ter lesionado gravemente mas isso felizmente não aconteceu.
Big Show era campeão dos Estados Unidos e no No Way Out competiu na com John Cena e Kurt Angle para decidir quem era o candidato principal ao título da WWE que estava nas mãos de Eddie Guerrero. Kurt saiu vencedor e ficou logo ai decidido que Big Show e John Cena iriam lutar entre si na Wrestlemania XX pelo título dos Estados Unidos. O combate na Wrestlemania foi de bom nível e que terminou com a vitória de John Cena com a ajuda da corrente metálica que lhe era característica e assim se tornou campeão dos Estados Unidos.
Wrestlemania XX - United States Championship
Big Show (c) vs. John Cena
O restante ano de 2004 foi ano de Cena se consolidar como campeão dos Estados Unidos e assim entra em rivalidade com nomes consolidados na WWE como Booker T com quem teve uma serie de cinco combates e com o GM vigente da altura do Smackdown, Kurt Angle.
As qualidades de John Cena era mais que únicas e sobretudo a sua relação com o público era boa e a empatia entre ambos aumentava de dia para dia. Em Janeiro de 2005 começava o seu megapush até ao céu da WWE. No Royal Rumble Match, Cena fica em segundo após ser derrotado por Batista num final que gerou muita discórdia e embora Cena não fosse directo para a Wrestlemania via Royal Rumble, é claro que os responsáveis lhe iriam dar uma chance de ir à Wrestlemania XXI e assim decidem criar um torneio para decidir o candidato principal ao título da WWE que estava nas mãos de JBL e assim na final do torneio do No Way Out, John Cena derrota Kurt Angle e fica estabelecido que na Wrestlemania XXI este iria defrontar JBL pelo titulo.
Até ao combate na Wrestlemania, John Cena e JBL tiveram uma serie de encontros, onde em cada chance que tivesse, Cena humilhava JBL, sendo a pintar a sua limusina, a destruir as sua roupas, Cena fazia de tudo, mas mesmo assim perdeu o título dos Estados Unidos para Orlado Jordan que era aliado de JBL. Na Wrestlemania, o combate foi bem trabalhado e Cena fez o que toda a gente suspeitava, ou seja ganhou o combate e torneou-se campeão da WWE pela primeira vez.
Wrestlemania XXI - WWE Championship
JBL (c) vs. John Cena
Até Junho de 2005, John Cena apresentou um novo titulo, com o spin e defendeu por várias vezes o título, contra adversários de peso como Kurt Angle até que no fim de Junho ruma ao RAW, pois um nome de peso como já era o dele é na brand maior que deveria estar.
No Raw, Cena defende o título principalmente contra dois adversários, Chris Jericho e Kurt Angle e tendo sucesso nas duas defesas, entrou na Elimination Chamber do New Years Revolution de 2006 como campeão, venceu a Chamber nas no fim não contava era que Edge cobrasse a oportunidade pelo título que ganhou na Wrestlemania XXI ao ganhar o MITB. Cena perde o título, mas no PPV seguinte na Royal Rumble, volta de novo a ganha-lo. A partir dessa altura, John Cena envolve-se com um adversário de peso que pretendia o título, Triple H e até à Wrestlemania houve muita interacção entre eles e estando também inseridos na rivalidade entre Vince McMahon e Shawn Michaels.
Na Wrestlemania XXII, Triple H iria defrontar John Cena pelo título e muitos já diziam que Cena não escaparia, mas num autêntico golpe de teatro, John Cena consegue ganhar o combate ao fazer desistir Triple H, Seria o início da contestação a John Cena.
Wrestlemania XXII - WWE Championship
John Cena (c) vs. Triple H
O restante do ano, foi gasto com a ECW, onde Cena perdeu o título para Rob Van Dam no One Night Stand, onde Cena lutou no pior ambiente que já deve ter presenciado. Por talvez Cena não ter gostado do ambiente da ECW é que este até Julho desse ano esteve a lutar com lutadores da fibra ECW, como foi o caso de Sabu.
Em Julho, Cena luta com RVD e Edge pelo título mas em sucesso, pois é Edge que saiu por cima no combate e conquistou o título e é quase ate ao fim do ano de 2006, que John Cena se envolve com Edge e sempre com o título da WWE em disputa, titulo esse que Cena vence no Unforgiven num combate de Mesas, Escadotes e Cadeiras.
Sendo agora campeão de novo, Cena até à Royal Rumble de 2007, defendeu o título contra vários oponentes, sendo que o que lhe deu mais luta foi Umaga, sendo o combate que eles tiveram na Rumble de 2007 um autêntico épico.
Depois da Royal Rumble, John Cena e Shawn Michaels ganharam os títulos de equipas e depois de uma defesa de ambos, Undertaker que ganhou a Rumble dá a sensação que iria desafiar Cena, mas isso não aconteceu pois o Undertaker desafiou Batista e tendo caminho livre, Shawn Michaels desafia Cena para um combate na Wrestlemania. John Cena aceita o desafio e cada defesa dos títulos era uma verdadeira aventuras a ver se Michaels se virava contra ele. É claro que até à Wrestlemania, Michaels se virou contra Cena e durante dois Raw`s seguidos atacou Cena.
Na Wrestlemania XXIII, os fãs desejaram um combate de enorme calibre e os dois não defraudaram as expectativas e deram um grande show e no fim Cena vingou-se de Michaels se fez este desistir com o STFU para manter o título da WWE. Depois desta vitória e sobre quem foi, então é que os fãs da WWE se insurgiram contra John Cena mas este manteve o seu caminho e trabalho.
Wrestlemania XXIII - WWE Championship
John Cena (c) vs. Shawn Michaels
Depois da Wrestlemania, Cena e Michaels perderiam os títulos de equipas e Cena teve o resto do ano a defender o título da WWE contra oponentes como Great Khali, Bobby Lashley e Randy Orton. No início de Outubro de 2007, John Cena lesiona-se e deixa vago o título, titulo que seria ganho por Randy Orton. Na Royal Rumble de 2008, John Cena regressa para surpresa de muitos à WWE e ganha o Royal Rumble Match, ganhando assim a hipótese de ganhar o título. Desafia Orton no No Way Out mas sem sucesso.
Na Wrestlemania XXIV, outro adversário mete-se no caminho de John Cena e este é Triple H e assim na Wrestlemania aconteceria um combate ameaça tripla e de onde Randy Orton saiu vencedor e manteve o título, tendo assim John Cena a primeira derrota em Wrestlemanias.
Wrestlemania XIV - WWE Championship
Randy Orton (c) vs. John Cena vs. Triple H
Cena ainda tentaria voltar a conquistar o título num four way no Backlash a que se juntou JBL mas em sucessos. O facto de Cena ter eliminado JBL fez com que a feud que tiveram em 2005 fosse reavivada e Cena tivesse vários combates contra JBL como um First Blood match no One Night Stand e um Parking Lot Brawl no The Great American Bash. Cena haveria de se tornar campeão de equipas com Batista mas a perda dos títulos, levou a que ambos colidissem no SummerSlam. O restante ano de 2008 foi agridoce para John Cena pois a lesão no pescoço volta a fazer este parar e somente voltar no Survivor Series e para conquistar o título Mundial ao derrotar Chris Jericho.
Após suportar o desejo de vingança de Jericho, Cena acabaria por perder o título no Elimination Chamber para Edge. A defesa do título seria feita na Wrestlemania XXV mas à equação juntou-se Big Show que por essa altura também queria o título e era como que um aliado de Edge. Na Wrestlemania XXV, o triple Treath foi bem trabalhado e John Cena mostrou que a lesão no pescoço já era passado e consegue levar os dois lutadores à derrota ao aplicar um duplo FU e assim reter o título mundial.
Wrestlemania XXV - World Heavyweight Championship
Edge (c) vs. John Cena vs. Big Show
O restante ano de 2009 seria a defesa do título em combates individuais contra quem lutou na Wrestlemania, sendo que haveria de perder o título para Edge. Nos restantes seis meses lidou com Randy Orton numa longa rivalidade que envolveu o WWE Championship. Cena venceria a feud num longo iron man de 60 minutos para no fim do ano ver Sheamus retirar-lhe o título mundial no TLC: Tables, Ladders & Chairs num Tables match,
No Elimination Chamber em Fevereiro de 2010, Cena ainda conquista o título da WWE ao derrotar Triple h contudo tem de defender de imediato o titulo perante Batista que tinha ajudado Vince McMahon e assim foi favorecido. Cena perde o título para Batista e estava dado o mote para a Wrestlemania XXVI. O combate na Wrestlemania foi bom já que Batista estava motivado, não para manter o título mas sim por sair da WWE e não foi com espanto que se viu John Cena conquistar de novo o título.
Wrestlemania XXVI - WWE Championship
Batista (c) vs. John Cena
John Cena no PPV seguinte mete Batista fora da WWE para depois já no mês de Junho entrar numa longa rivalidade com a stable dos Nexus. Essa rivalidade levou a que Cena perde-se o título para Sheamus. A feud foi longa e na maioria do tempo sem interesse pois era somente algo para ocupar John Cena, sendo que até uma estipulação de John Cena ser despedido foi criada.
A rivalidade dos Nexus não só evoluiu com Cena como dentro da própria stable e assim CM Punk assumiu a liderança do grupo formando os New Nexus mas seria um grupo infrutífero. O principal objectivo de John Cena era o título da WWE que estava na posse de Miz que havia feito o cash-in em Randy Orton no final do ano. Cena chega aos cinco últimos lutadores no Royal Rumble Match mas acaba eliminado por Miz que nem sequer estava no combate,
No Elimination Chamber, Cena vinga-se e ganha a hipótese de enfrentar Miz na Wrestlemania 27 mas no ar já paira um nome… The Rock. Este regressaria à WWE como o guest host da Wrestlemania 27 e o main-event deste show teve Miz a defender o título da WWE contra John Cena e pode-se dizer que a WWE nem quis saber deste combate pois o que interessou mais foi The Rock ter atacado John Cena e fazer com que este perde-se o título.
Wrestlemania XXVII - WWE Championship
The Miz (c) vs. John Cena
No RAW seguinte à Wrestlemania, John Cena e The Rock concordam em se enfrentar na Wrestlemania deste ano e cada um foi à sua vida. Por entre trocas esporádicas no twitter a rivalidade entre os dois foi se construído. The Rock em Hollywood e Cena na WWE.
_____________________________________________________
(1) Venceu The Big Show na Wrestlemania XX para conquistar o WWE United States Championship.
(2) Derrota John “Bradshaw” Layfiled na Wrestlemania XI para conquistar o WWE Championship.
(3) Derrota Triple H na Wrestlemania XXII para reter o WWE Championship
(4) Na Wrestlemania XXIII venceu Shawn Michaels para reter o WWE Championship.
(5) Perde com Triple H para Randy Orton um Triple Threat Match na Wrestlemania XXIV e falha a conquista do WWE Championship.
(6) Derrota Edge e The Big Show num Triple Threat Match na Wrestlemania XXV para conquistar o World Heavyweight Championship.
(7) Derrota Batista na Wrestlemania XXVI para conquistar o WWE Championship
(8) Perde para Miz num No Desqualificativo Match e falha a conquista do WWE Championship
Os números:
Combates: 8
Vitórias: 6
Derrotas: 2
Títulos ganhos: 4
Tempo total em ringue na Wrestlemania: 2 horas, 8 minutos e 59 segundos para uma média de 16 minutos e sete segundos por presença
Amanhã será a vez de analisarmos a carreira do The Rock na Wrestlemania.