Undertaker & HHH : Road To Hell - A Carreira de Undertaker no Hell in a Cell
Por esta altura a cabeça de qualquer fã de Wrestling está já posta em Miami onde se realizará a 28ª edição da Wrestlemania , e um dos motivos para esta edição da Wrestlemania estar a gerar tanta expectativa entre os fãs , será o embate entre HHH e Undertaker , que tem este ano como atractivo especial o facto de se disputar dentro do cenário Dantesco conhecido como Hell in a Cell .....
Quando HHH e o Undertaker entrarem dentro da estrutura no dia 1 de Abril de 2012 , ambos irão tentar provar quem é o verdadeiro mestre deste tipo particular de combate , visto que em 24 combates deste género , HHH e Undertaker estiveram em 19 . Aqui iremos relembrar o caminho de cada um destes ícones dentro do Hell in a Cell até este épico confronto
.Relembremos então a carreira do «Deadman» dentro do Hell in a Cell :
Undertaker vs. Shawn Michaels — In Your House: Bad Blood, Out. 5, 1997
O Conceito do Hell in a Cell foi apresentado aos olhos dos fãs corria o ano de 1997 e o seu propósito era o de proporcionar ao Undertaker vingança sobre Shawn Michaels , depois deste lhe ter custado o Título da WWF meses antes no Summerslam e de constantemente escapar ás garras do «Deadman»com a ajuda dos DX .
Se houve algo que este Hell in a Cell provou , foi de que este combate era mais do que uma evolução do combate de jaula , este seria o cenário onde todas as grandes rivalidades deveriam terminar , visto que todo o ambiente em redor podia e deveria ser usado como arma para derrotar o adversário .
Este parecia de facto ter sido um combate feito á medida do Undertaker , desenhado especialmente para ele visto que o Undertaker ia dizimando Michaels enquanto resistia como podia utilizando a sua habitual tenacidade nunca fugindo á luta , contudo este combate teve outro grande momento de interesse e digno de registo , que foi a estreia de Kane na WWE .O tão prometido «irmão» do Undertaker por parte de Paul Bearer , rapidamente desfez a porta da jaula , aplicou um Tombstone ao Undertaker e permitiu que um Michaels banhado em sangue rastejasse para a vitória .
Costuma dizer-se no mundo do cinema , quando falamos de sequelas ou trilogias que nada bate o original e no caso deste combate , esta ideia é a mais pura verdade . Este ainda é o melhor de todos os combates Hell in a Cell .
Pouco existe a dizer sobre este combate ocorrido no Verão de 1998 a não ser que este foi o primeiro e único combate de equipas tradicional na história do Hell in a Cell . Contudo o combate não chegou a iniciar-se verdadeiramente visto que os quatro intervenientes do combate se envolveram de antemão .
Todos os lutadores fizeram a sua entrada para o ringue menos o Undertaker mas quando a sua música tocou Paul Bearer que algum tempo antes tinha traído o «Deadman» e aliado-se a Kane e Mankind, fechou-se ele próprio dentro da jaula na esperança de fugir ao Undertaker e ordenou a Kane e Mankind que atacassem Austin , contudo assim que a porta da cela se fechou , o Undertaker surgiu de debaixo do ringue atacando de surpresa e conseguindo assim a sua vingança sobre o seu antigo «manager» .
E chegamos assim ao mais famoso Hell in a Cell da história , o famigerado combate que ultrapassou a indústria do wrestling , ficando conhecido por todos os fãs e não –fãs da modalidade , estabelecendo o padrão para combates futuros e que transformou o Undertaker num dos lutadores mais dominadores da história e caso dúvidas houvessem , Mick Foley provou neste combate que é de facto uma lenda do «Hardcore» .
Logo desde inicio se percebeu que este combate iria ser algo especial , visto que ambos os lutadores começaram o combate no topo da jaula e após uma valente troca de cadeiradas e murros e com apenas dois minutos decorridos no combate , o Undertaker escreveu a mais infame página de todos os Hell in a cell ao atirar Mick Foley do cimo da cela em direcção á mesa de comentadores .
Concerteza este seria o fim de qualquer contenda para qualquer mortal , contudo não para Mick Foley que volta ao ataque apenas para sofrer um Chokeslam no topo da cela que não aguentou o seu peso e o deixou cair sem misericórdia no tapete . Este combate veria ainda Foley sofrer um Chokeslam num monte de pióneses mas por esta altura o que interessava neste combate já tinha sido visto .
O Undertaker lá pôs o ponto final no combate com um Tombstone Piledriver mas a vitória era já secundária perante o estatuto que este combate ganharia .
O único combate Hell in a Cell a ter lugar numa Wrestlemania só poderia ter como cabeça de cartaz , o Undertaker contudo esta pode ser considerada a mancha no currículo do Undertaker em combates deste género . O combate teve pouco mais de 9 minutos de duração e o único aspecto que merece ter de relevo foi o que aconteceu já depois do combate ter terminado com o Undertaker a «enforcar» o Big Bossman no topo da jaula num dos momentos mais marcantes dos combates Hell in a Cell .
Undertaker vs. Kurt Angle vs. “Stone Cold” Steve Austin vs. Triple H vs. Rikishi vs. The Rock — Armageddon, Dez. 10, 2000
Num combate com tanta gente dentro de algo como o Hell in a Cell tudo o que isso significa é apenas um aumento do número de vitimas , e como tal seria impossível alguém não vir a ser apanhado pela fúria do Undertaker . Desta vez a sorte coube a Rikishi cujo imenso corpo foi arremessado do topo da jaula na direcção de uma carrinha «Pickup» estacionada junto á cela .
Undertaker vs. Brock Lesnar — No Mercy, Out. 20, 2002
A única verdadeira derrota do Undertaker no Hell in a Cell veio pelas mãos de Brock Lesnar que guiado por Paul Heyman foi «pushado» pela WWE até á lua batendo todos os recordes , vencendo todas as lendas e como tal era natural o seu encontro com o «Deadman» . Após destruir Hulk Hogan e Ric Flair ,e de vencer The Rock para se tornar o mais jovem campeão da história , havia ainda mais um degrau que Lesnar teria que subir e esse degrau foi o Undertaker .
Naquele que será provavelmente o combate mais sangrento da história do Hell in a Cell , Lesnar mostrou-se á altura do acontecimento e o Undertaker elevou-o ainda mais alto na cadeia alimentar da WWE , tal como seria de esperar .
Após o combate entre ambos na Wrestlemania 21 , Randy Orton e o Undertaker andaram o resto do ano de 2005 envolvidos numa «feud» intense e recheada de momentos significativos . Orton envolveu na história o seu pai , «Cowboy» Bob Orton , usando-o para vencer o Undertaker no Summerslam , algo que repetiu novamente num Casket Match alguns meses mais tarde .
Contudo o seguinte passo era terminar a «feud» que durava há já cerca de um ano dentro do Hell in a Cell . Agora aqui podem ser usados dois pontos de vista , o de que Orton apesar de perder a rivalidade , sai beneficiado da mesma visto que ficava com mais arcaboiço para segurar um lugar no Main-Event da empresa ou o ponto de vista de que com o perder desta rivalidade , a «Gimmick» de Orton como Legend Killer foi terminada de forma abrupta .
Na minha opinião , Orton nesta altura embora já tivesse sido Campeão Mundial , não tinha ainda o reconhecimento a tempo inteiro de que poderia ser uma das caras da companhia e tornar-se num múltiplas vezes Campeão Mundial tal como é hoje muito devido ao seu comportamento errático fora do ringue . Contudo após esta rivalidade com o «Deadman» e consequente combate no Hell in a Cell , Orton passou a figurar definitivamente no mapa da WWE .
Um combate intenso , dos melhores de Orton até então , sempre com a ajuda preciosa de Bob Orton contudo no final , a «Morte» voltou a imperar suprema com o Undertaker a aplicar um Tombstone tanto a Orton como ao seu pai , terminando assim a «feud»
Batista e o Undertaker tiveram ao longo do final de 2006 e durante grande parte de 2007 uma feud de grande qualidade e após o combate na Wrestlemania 23 e os embates no Smackdown e no Backlash , os fãs ansiavam por ver apenas um único tipo de combate e esse era um Hell in a Cell entre Batista e o Undertaker .
Um bom combate , com várias trocas de ímpeto , Powerbombs em mesas , Piledrivers nos degraus de aço , enfim tudo aquilo que um Hell in a Cell pede e se pode haver algum amargo de boca neste combate é provocado pela interferência de Edge que após atacar o Undertaker com uma câmara de filmar , puxou Batista para cima do corpo inerte do «Deadman» fazendo com que a rivalidade entre Batista e o Undertaker terminasse de forma algo abrupta e sem um vencedor declarado , contudo isto teve um lado enormemente positivo já que foi o inicio de uma excelente rivalidade entre o Undertaker e o próprio Edge durante o tempo que se seguiria.
Este combate é um exemplo perfeito daquilo que deve ser um Hell in a Cell e ilustra na perfeição a razão pela qual um combate destes é criado. A rivalidade entre o Undertaker e Edge durava há Já mais de um ano e durante esse ano, Edge foi causando problemas ao «Deadman» das mais variadas maneiras, fosse custando ao Undertaker o Título Mundial no combate entre Taker e Batista através de um ataque com uma câmara de filmar , fosse através de um combate TLC onde «baniu» o Undertaker da WWE , aproveitando desde logo o seu «relacionamento» com Vickie Guerrero ou fosse ainda pelo uso dos seus tradicionais «Conchairtos» e claro do Spear .
Ora este combate é um dos meus preferidos dentro deste género estando provavelmente no top 5 ou até no top 3 por uma razão muito simples , o uso da história e psicologia de ringue usada neste combate foi brilhante , tudo aquilo que Edge usou ao longo de um ano para atormentar o Undertaker foi-lhe retribuído da mesma maneira , vimos inclusive o Undertaker a aplicar um «Spear» tal como Edge .
E não existe neste combate claro está , falta de «spots» de relevo como o «Spear» de Edge ao Undertaker através de uma das paredes da cela . Um grande combate , dos melhores de 2008 , uma história perfeitamente contada e um final dramático apropriado e bem ao estilo do «Deadman» .
A partir de 2009 começa-se a entrar na fase de declínio do Hell in a Cell , com a criação de um PPV inteiro com essa temática , algo que descredibilizou o combate em si e tirou ao Hell in a Cell aquele sabor especial de algo que não acontecia muitas vezes e que infelizmente agora se tornava banal .
Outro dos contras desta decisão é o facto de quando tens dois ou mais combates a serem disputados dentro de um ambiente fechado como é o Hell in a Cell isso irá afectar a qualidade dos combates , não só em termos de restrição de tempo como a qualidade do combate em si .
E este combate entre o Undertaker e CM Punk é um excelente exemplo disso , colocado a abrir o Show , não teve mais do que 12 minutos de duração e sem qualquer tipo de relevo , apenas de que esta foi a primeira vez que um Título Mundial mudou de mãos no Hell in a Cell .
13 anos depois da estreia de Kane num Hell in a Cell entre o Undertaker e HBK , finalmente os dois irmãos encontravam-se dentro da cela algo que nunca percebi porque nunca aconteceu antes , especialmente no período em que a «feud» entre ambos estava no seu ponto alto por volta de 1998 .
O problema deste combate é precisamente os 13 anos de atraso , por esta altura tínhamos um Undertaker muito menos ágil e móvel e não estou a falar das supostas «debilidades» causadas pelo tal «ataque» de Kane que por sua vez também já tinha visto melhores dias fisicamente ,
As «promos» e segmentos desta rivalidade tiveram alguns momentos de qualidade mas na grande parte o seu conteúdo era antiquado e fora de época para a fanbase que hoje assiste á WWE , e mais ficou com a chegada de Paul Bearer .
Kane venceu após mais uma traição (mais que esperada) de Paul Bearer a Undertaker e pouco mais há a dizer sobre este combate .
Passemos agora então aos dados estatísticos do «Deadman» :
- O Undertaker participou no total em 11 combates Hell in a Cell , tendo vencido 6 vezes e saído derrotado por 4 ocasiões por Batista ; Brock Lesnar , Kane e o 6-man Hiac sendo que dessas derrotas apenas a derrota com Lesnar foi limpa sem qualquer tipo de interrupção , possuindo igualmente um No-Contest .
- Desses 11 combates , o Undertaker entrou como pretendente ao Título 4 vezes vencendo apenas uma .
Factos Curiosos :
- O Undertaker é o único lutador a vencer um Título Mundial dentro do Hell in a Cell , tendo vencido em 2009, CM Punk pelo Título Mundial de Pesos-Pesados .
Se olharmos para a estatística dos combates , HHH leva vantagem tendo vencido 8 dos 10 combates que leva disputados , enquanto o Undertaker tem um saldo que embora positivo é mais baixo que o de HHH com 6 vitórias contra 4 derrotas , tendo ainda um No-Contest no currículo .
Uma coisa é certa , o combate entre estes dois mestres do Hell in a Cell será concerteza um combate de elevada qualidade que ficará na história e marcará por certo como tem vindo a ser publicitado , o fim de uma era .
Mas para vocês que lêem este texto , que expectativas têm para este combate ? Quem irá sair vencedor ? O que acontecerá no final do combate ?? Comentem e digam-me a vossa opinião , fiquem bem , fiquem com o WN que ainda temos mais alguns espaços dedicados á Wrestlemania .