As Escolhas do Deadman : Best 2 of 3 Falls Matches
Este Domingo irá ter lugar mais um PPV da WWE , denominado de Extreme Rules e um dos combates cabeça de cartaz do evento será um combate 2 of3 Falls entre Daniel Bryan e o reinante Campeão Mundial de Pesos-Pesados , Sheamus .
Dessa forma e seguindo o exemplo do site oficial da WWE , decidi preparar uma pequena compilação daqueles que são para mim os melhores combates deste género, mas primeiro uma pequena recapitulação daquilo que se passa num combate deste género .....
- O vencedor será o lutador que conseguir duas «pinfalls» a mais que o adversário , ou seja duas á melhor de três .
- Por vezes este tipo de combates têm uma variação a qual foi denominada de 3 Stages of Hell , em que os lutadores se enfrentam em vários tipos de combates (Exemplo : HHH vs Shawn Michaels : Armageddon 2002)
Vistas as curiosidades passemos ás menções honrosas :
The Hart Foundation vs The British Bulldoggs : (SNME 1987)
O primeiro combate deste género a ter lugar na WWF teve lugar no Saturday Night´s Main Event no já longínquo ano de 1987 e teve como grandes protagonistas , duas das melhores equipas de então , os Hart Foundation com um Bret Hart em ascensão e os Bulldogs com o Dynamite Kid e um também muito promissor Davey «Boy» Smith . Um bom combate de equipas como aliás era uma espécie de apanágio nesta altura na WWF .
Chris Benoit vs MVP : US Title ; (Judgment Day 2007) :
Depois do combate na Wrestlemania que soube a pouco , Benoit decidiu pegar num «MVP» ainda verdinho e transformá-lo numa vedeta , á boa maneira antiga , um excelente combate e uma excelente maneira de um veterano colocar um «rookie» over .
Doink vs Marty Janetty : (Monday Night Raw ; 1993) :
Quem diria que uma personagem como Doink , The Clown iria figurar numa qualquer lista de melhores combates , seja de que género for . Contudo nesta altura a personagem interpretada por Matt Bourne era um dos mais temidos «heels» da WWE e para além da «gimmick» estapafúrdia , Mike Bourne era um lutador extremamente capaz e já Marty Janetty embora tenha sempre ficado na sombra do seu antigo parceiro , Shawn Michaels , era um lutador entusiasmante , fan-favorite e capaz de um excelente espectáculo .
Rey Mysterio Jr. vs Psicosis ( ECW 1995) :
Ainda antes de chegarem aos EUA e á ECW pela mão de Paul Heyman , Psicosis e Mysterio eram já ferozes rivais no México e após a sua estreia na ECW rapidamente se tornaram atracções da promoção baseada em Filadélfia . Ambos souberam complementar na perfeiçao o seu estilo «voador» e acrobático com o estilo «hardcore» que reinava na ECW e o resultado foram uma série de combates de grande qualidade .
Nº X
Arn Anderson & Ric Flair vs The Hollywood Blondes (WCW Tag Team Titles; WCW 1989)
Houve um tempo na WCW , em que não havia ninguém melhor do que Brian Pillman e Steve Austin aqui os dois novos «garanhões» tentavam derrubar os veteranos Flair e Anderson com quem vinham em «feud» há já várias semanas , tendo como objectivo os Títulos de Campeões de Equipas da WCW na posse de Austin e Pillman .
Nº IX
Chris Jericho vs Chris Benoit (Summerslam 2000)
Jericho e Benoit tiveram durante grande parte do ano 2000 , uma rivalidade intensa e pessoal que os viu percorrer todo o tipo de combates , e este é possivelmente a par do Ladder Match na Royal Rumble o combate mais significativo desta rivalidade . Tanto Benoit como Jericho eram ainda como que recém-chegados á WWE vindos da WCW e ambos tinham aqui a sua primeira grande rivalidade e primeiro grande teste de fogo .
Um excelente combate que começou a mostrar o talento que Benoit e Jericho tinham e que poderiam ser colocados mais acima no «card» , algo que nunca lhes foi possível na WCW .
Nº VIII
Eddie Guerrero vs Dean Malenko (ECW 1995)
O mais famoso de uma trilogia de combates protagonizada por Malenko e Guerrero na antiga ECW . Este combate foi de um nível de qualidade muito bom , contudo não foi apenas esse facto que lhe deu a sua merecida fama , foi também o facto deste ter sido o último combate de ambos os lutadores na promoção de Filadélfia , visto ambos estarem de malas aviadas para mais altos voos , no caso a WCW de Eric Bischoff .
Para além da qualidade técnica do combate em si , o facto deste ser o ultimo combate de ambos na ECW carregou uma grande dose de intensidade para o combate , acentuada pelo sentido abraço e discursos que ambos proferiram no final do combate .
Nº VII
HHH Vs The Rock (Fully Loaded 1998)
A rivalidade entre HHH e The Rock era uma rivalidade dentro de uma outra rivalidade , a dos DX de HHH com a Nation of Domination de The Rock , e englobou grande parte do ano de 1998 e foi talvez um dos grandes pontos altos deste período na WWF .
Por esta altura , tanto HHH como The Rock eram as melhores prospecções da WWF e por esta altura tanto um como outro estavam prestes a chegar ao topo coleccionando já vários pontos altos na carreira . Ambos eram os líderes das suas respectivas facções , Rock era o então Campeão Intercontinental enquanto HHH tinha sido recentemente coroado como o King of the Ring , logo ambos pareciam ser alvos de uma grande aposta por parte de Vince McMahon , isto claro numa altura em que o detentor do Título Intercontinental ainda era visto com valor e importância .
Embora o combate de escada no Summerslam desse mesmo ano seja aquele que é mais vezes recordado como o combate mais marcante desta rivalidade , este 2 of 3 Falls é um combate de excelente qualidade onde ficou mais uma vez patente a excelente química e cumplicidade dentro do ringue entre The Rock e HHH , e que seria anos mais tarde um dos grandes atractivos do Main-Event da WWF de então .
Nº VI
Beer Money vs The Motor City Machine Guns (Tna ; The Whole F´n Show )
Numa altura em que a TNA despendia mais esforço e tempo em antigos lutadores da WWE , em lendas já muito á frente do seu período de reforma e em «storylines» escabrosas , eis que do meio da confusão surgem várias gemas e essas preciosidades foram os embates á melhor de 5 entre as duas maiores e melhores Tag-Teams que a TNA tinha para oferecer .
Tanto os Beer Money como os Guns tinham já conquistado os fãs com os seus anteriores embates e este estava marcado para um programa especial por parte da TNA e o que é facto é que embora não tenham sido colocados no Main-Event ou sequer perto disso , ambas as equipas roubaram por completo o espectáculo com mais um combate espectacular onde em jogo iriam estar os Títulos de Equipas da TNA .
Nº V
Kurt Angle vs Eddie Guerrero (Smackdown 2004)
O Combate da desforra para ambos os lutadores e o combate que permitiria descobrir qual dos dois era de facto o melhor lutador . Eddie Guerrero tinha vencido Angle na Wrestlemania XX , enquanto Angle tinha conseguido sair vitorioso sobre Guerrero no Summerslam 2004 , logo este seria de facto o encerrar da cortina para esta rivalidade e ambos os lutadores não pouparam a esforços . Se gostaram do embate na Wrestlemania XX , então na minha opinião não devem deixar de ver , pois na minha opinião superou-o em grande escala .
Nº IV
Chris Benoit vs Kurt Angle (Judgment Day 2001)
Kurt Angle estava nesta altura a meio do seu «push» até á lua , tendo sido coroado um ano antes deste combate , como King of the Ring e por esta altura Angle denominava-se o melhor do mundo dentro do ringue , algo a que Benoit não caiu bem .
Até aqui uma fórmula simples e eficaz de construção de um combate entre dois excepcionais lutadores , o de saber quem era de facto o melhor dos dois . Contudo a WWF bem ao seu estilo idiota que de vez em quando resolve aparecer , decidiu focar esta rivalidade no facto de Benoit ter roubado as preciosas medalhas olímpicas de Angle e tê-las colocado nos seus genitais .
Como Vingança , Angle desafiou Benoit para um combate á melhor de três , onde o primeiro combate seria um combate de Wrestling normal , contudo o vencedor só poderia ser decidido através de «pinfall» , já o segundo seria apenas finalizado por uma manobra de submissão e o terceiro combate seria um combate de escada com as medalhas de Angle suspensas acima do ringue .
Mesmo com a premissa idiota que é a história das medalhas este é ainda um combate de grande qualidade bem ao nivel de Kurt Angle e Chris Benoit .
Nº III
Shawn Michaels vs HHH (Armageddon 2002)
A rivalidade entre Shawn Michaels e HHH foi uma autêntica saga que percorreu a WWE entre 2002 e 2004 . Após o regresso de HBK no Summerslam de 2002 , foi dado a este novamente a oportunidade de se tornar Campeão Mundial na primeira e revolucionária Elimination Chamber da história , o finalizar perfeito para uma carreira que parecia perdida a dada altura .
Contudo seria apenas o inicio , após semanas e semanas de ataques mútuos entre ambos , o então GM do Raw , Eric Bischoff decidiu colocar ambos num combate no Armageddon , estando em disputa o Título Mundial de Michaels .
De forma a que o compacto tivesse ainda mais impacto , foi designado um combate 3 Stages of Hell , em que o primeiro embate será uma Street Fight , o segundo será disputado dentro de uma Jaula e o terceiro seria a especialidade de Michaels , um combate de escada . No final , um combate de grande qualidade que deu o mote para o que se seguiria nos anos seguintes .
Nº II
«Stone Cold» Steve Austin vs HHH (No Way Out 2001 )
Entre 2000 e 2001 , HHH estava no seu auge , os seus combates eram habitualmente sinal de qualidade , fosse com alguém como The Rock ou fosse com o pequeno Taka Michinoku , a qualidade andava sempre entre o bom e o muito bom . Este combate com Stone Cold é exactamente um desses , muito bom . Este seria o primeiro combate a ter a estipulação 3 Stages of Hell , sendo o primeiro combate um combate normal de wrestling , o segundo seria um combate de jaula e a 3ª e derradeira «fall» seria uma Street Fight .
Austin tinha vencido a Rumble algum tempo antes e como tal tinha já lugar marcado para enfrentar The Rock na Wrestlemania mas primeiro Austin e HHH tiveram uma autêntica batalha , e no final este será por certo um dos melhores combates das carreiras de ambos .
Nº I
Austin tinha vencido a Rumble algum tempo antes e como tal tinha já lugar marcado para enfrentar The Rock na Wrestlemania mas primeiro Austin e HHH tiveram uma autêntica batalha , e no final este será por certo um dos melhores combates das carreiras de ambos .
Nº I
Ric Flair vs Ricky Steamboat (Clash of Champions VI : Rajin Cajun 1989)
Utilizando uma linguagem um pouco mais artistíca , esta será provavelmente a maior trilogia da história do Wrestling . Os combates entre Flair e Steamboat eram como que uma obra de arte pintada a tempo real , tamanha era a cumplicidade e quimíca entre ambos . Flair e Steamboat protagonizaram eram aquele tipo de oponentes que se contra-balançavam na perfeição , ambos tinham nascido para ser oponentes no mundo do Wrestling . A simplicidade e humildade de Steamboat eram o «counter» perfeito á pompa e circunstância de Ric Flair .
Flair e Steamboat produziram combates de qualidade tal , que até hoje esta rivalidade e os embates que dela saíram são considerados dos maiores porta-estandartes do legado da antiga NWA e ainda hoje conseguem maravilhar quem verdadeiramente gostar e entender o que é a essência do Wrestling e aquilo que o torna único .
Flair e Steamboat produziram combates de qualidade tal , que até hoje esta rivalidade e os embates que dela saíram são considerados dos maiores porta-estandartes do legado da antiga NWA e ainda hoje conseguem maravilhar quem verdadeiramente gostar e entender o que é a essência do Wrestling e aquilo que o torna único .