Ultimas

Jon Jones vs Rashad Evans: Os números não mentem!


O UFC regressa amanhã aos grandes shows e na Phillips Arena, em Atlanta, Geórgia apresenta o UFC 145 onde Jon Jones estará no main-event a defender o título de meios-pesados contra um adversário muito peculiar, o seu ex-colega de treino Rashad Evans. Este confronto está a gerar muita expectativa tanto pelo trash talking entre os lutadores bem como os números que os lutadores levam para esta luta. Vejamos a compilação destes números num trabalho de GuiBitencourt...

-------------------------------------------

O prestígio dos protagonistas do UFC 145 Jon Jones e Rashad Evans é bem conhecido, mas quais são as estatísticas por trás do confronto destes dois lutadores no evento principal? Com Jones e Evans frente a frente para seu confronto no UFC 145, os números nunca mentem sobre o quão bom esses dois realmente estão dentro do octógono.

Jon Jones

Primeiro, vamos olhar no campeão meio-pesado do UFC Jon Jones e o que ele traz para a mesa à frente de sua luta com Rashad Evans:

O mais preciso takedown na história da divisão

Jones vem de um forte base de luta greco-romana e suas habilidades foram muito bem traduzidas para o MMA. Sua precisão de queda é de 63,6% é a melhor na história da LHW. Ele já marcou 21 quedas, 4 ª maior da história da divisão, e tem uma média de 3,32 quedas a cada 15 minutos é o mais alto na divisão.

100% na defesa de takedowns

Jones nunca foi derrubado, um feito impressionante, considerando que lutou com lutadores de alto nível como Quinton Jackson, Ryan Bader e Jake O'Brien. No caso de O'Brien, que detém o recorde com 6,44 quedas a cada 15 minutos no UFC, Jones defendeu todas as quatro tentativas de O'Brien. A defesa de quedas de Jones será uma de suas maiores armas quando ele enfrentar o faminto Rashad Evans.

Lança cerca de 2,4 golpes por minuto nos adversários

Jones é conhecido pelas técnicas pouco ortodoxas marcantes que ele exibe no octógono, mas o que mais pode surpreender é que ele é realmente muito eficiente nesta área. O diferencial de trocas de golpes de Jones é de 2,40, o quarto no total na história do UFC. Isto significa que ele lança 2,4 golpes a mais a cada minuto do que ele absorve.

Estatísticas da carreira de Jon Jones:

Duração Média das lutas: 09:29 (Média do UFC - 9:34)
Knockdown média por 15 minutos: 0,47 (Média do UFC - 0,29)
Golpes por minuto: 3,82 (Média do UFC - 2,61)
Precisão impressionante: 51,9% (Média do UFC - 42%)
Golpes absorvidos por minuto: 1,42 (Média do UFC - 2,61)
Defesa impressionante: 66,6% (Média do UFC - 58%)
Diferencial na troca de golpes +-: 2,40 (Média do UFC - 0,00)

Na sua carreira marcante no UFC, Jones lançou 53% dos seus ataques na cabeça, 25,4% de golpes para no corpo, e 21,5% nas pernas.

Jones ataca à distância cerca de 42,8% do tempo, no clinch 22,4% do tempo, e no chão 34,8% do tempo. Para sua média de tempo no octógono, Jones passou 73,4% de seu tempo em pé, 26,4% em cima, e incríveis 0,2% nas costas.

Takedown médio por 15 minutos: 3,32 (Média do UFC - 1,93)
Precisão Takedown: 63,6% (Média do UFC - 41%)
Defesa de Takedown 100% (Média do UFC - 55%)
Tentativas de submissão por 15 minutos: 1.11 (Média do UFC - 1,06)

Rashad Evans

Derrubou todos os adversários que ele tentou derrubar.

A média de 4,32 quedas a cada 15 minutos de Rashad Evans é a segunda maior média na história da LHW. Ele conseguiu derrubar todos os adversários que ele tentou chegar ao chão. A sua precisão de queda é apenas a segunda por causa de Jon Jones, com uma taxa de sucesso de 53,3%, segundo melhor da história da divisão.

A maioria dos takedowns na história dos meio pesados

Rashad Evans possui 48 takedowns na sua carreira, é mais do que qualquer meio-pesado já conseguiu, mas a sua abordagem para quedas mudou consideravelmente assim que ele evoluiu como striker. Evans marcou a metade das suas quedas, 24, nos seus primeiros 3 combates nos meio pesados e os outros 24 nos seus 10 confrontos seguintes. Durante essas 10 lutas, ele conseguiu 4 de seus 5 nocautes no UFC.

Terceira melhor defesa de golpes na história dos meio pesados

Muito tem sido dito sobre a velocidade e o jogo de pés de Rashad Evans e os números confirmam esse hype. A defesa de golpes na carreira de Evans é de 66,7%, a 3 ª melhor da história LHW. Restando sua esquiva e jogos de pés, que serão habilidades úteis contra alguém com o alcance e estilo de Jon Jones.

Estatísticas da carreira de Rashad Evans:

Duração Média das lutas: 12:59
Média de Knockdowns por 15 minutos: 0,33
Ataques lançados por minuto: 2,12
Precisão impressionante: 39,5%
Ataques absorvidos por minuto: 1,89
Defesa impressionante: 67,9
Diferencial no ataque + / -: 0,23

Para a sua carreira impressionante, Rashad Evans lança incríveis 84,4% dos seus golpes na cabeça de seus adversários, enquanto apenas 11,2% para o corpo, e 4,4% para as pernas. Ainda mais que o seu adversário, Evans lança seus ataques à distância em 47,3% do tempo, com 21% vindo do clinch e 31,7% em relação ao chão. Evans levanta-se 71,9% do tempo, de 24% do tempo no chão na posição superior, e apenas 4,1% do seu tempo de costas pro chão.

Média de Takedowns a cada 15 minutos: 3,96
Precisão Takedown: 53,3%
Defesa de Takedown: 65,7%
Tentativas de submissão por 15 minutos: 0

Também deve ser notado que na precisão quedas de todos os meio pesados UFC, com um mínimo de pelo menos 20 tentativas de quedas, Jones e Evans são No. 1 e No. 2 de todos os tempos. Jones vem com 63,6% e Evans com 53,3%, o que coloca ambos à frente de lutadores como Randy Couture e Stephan Bonnar, que também estão entre os cinco primeiros.

Ao longo da sua carreira no UFC, Jones e Evans também enfrentaram três adversários comuns - Stephan Bonnar, Lyoto Machida e Quinton "Rampage" Jackson. Jones venceu todos os três e finalizou ambos, Machida e Jackson. Evans teve vitórias na decisão sobre Jackson e Bonnar, enquanto Machida é a única perda em seu registo, sendo derrotado pelo ex-campeão por nocaute no UFC 98.
Com tecnologia do Blogger.