Ultimas

Artigo do Leitor - SERÁ QUE DÓI??: RKO vs. Stone Cold Stunner


Boas pessoal, o meu pseudónimo é GJ, provavelmente viram-me a comentar por aqui e esta é a primeira crónica que eu faço.

Em que irá consistir? Bem, eu queria mudar um bocado a rotina habitual de uma crónica típica aqui no Wrestling Noticias, mas atenção, não quer dizer que não goste das crónicas dos meus colegas bloggers.. ehehe! Queria acrescentar um aspecto mais técnico, ou seja, vou analisar os move-sets dos WWE Superstars.. eu escolhi a WWE porque é um assunto em que eu estou entrosado, que eu aprecio bastante e é um tema bastante popular..... Não vou seguir um padrão específico, ou seja, posso comparar dois wrestlers que usam um golpe igual, como posso falar do impacto que vários golpes de modelos diferentes têm naquela parte específica do corpo (ex: piledriver / pedigree).

Antes de mais, todos nós sabemos que o Wrestling é fictício (dizem vocês: “duh!”), muitas vezes ficamos a pensar: “Aquele RKO não dói nada! Deve doer mais o Stone Cold Stunner!” Podemos pegar por aqui e falar de dois finnishers de duas das maiores estrelas da WWE, Randy Orton: “RKO” vs. Stone Cold Steve Austin: “Stone Cold Stunner”. São dois finnishers parecidos mas com aplicações diferentes em que o impacto implica afectar a cabeça, o pescoço e a cervical.

Uma pequena aula de história. Para quem não sabe, estes dois finnishers têm origem do “Ace Crusher”, derivado do Cutter, de um dos homens mais odiado actualmente na WWE: John Laurinaitis que no seu auge era mais conhecido por Johnny Ace. E também de um dos pioneiros da Attitude Era, Diamond Dallas Page com o seu finisher “Diamond Cutter”.



Como podem ver, são dois golpes iguais com alguns embelezamentos. Originalmente, este move começa com o usuário a posicionar-se de costas para o adversário e a prender a cabeça com as duas mãos para estar seguro com a manobra para depois atirarem com o corpo (não saltam) para o chão. As variações que acrescentavam era quando davam uma pequena corrida para a frente numa espécie de running bulldog, ou com o ímpeto do adversário atirava-os para o ar para dar mais velocidade no momento da queda, ou até mesmo em vez de caírem deitados era na posição de sentado como fazia DDP de vez em quando e outras variações.

Mas voltando ao tema em questão.

Primeiro o RKO


Primeiro, como podem ver, para o RKO ser executado, Randy precisa de estar de costas do adversário.. para o efeito, uma das mãos tem que agarrar a cabeça do adversário para que este não fuja. Segundo, Randy precisa de saltar para poder usar a força do corpo para que o adversário perca o seu equilíbrio.. sem o salto, o adversário poderia escapar usando a força do seu centro de gravidade ou core ou bacia como queiram.. Terceiro, e este é um pormenor que alguns podem não reparar, a meio do salto, Orton usa a sua outra mão de forma descendente até ao topo da cabeça do adversário de modo a dar mais ímpeto/velocidade à queda, No final, quando chega ao chão, a cabeça do adversário não bate no chão, mas sim no ombro do Orton de modo a que bata no osso criando um “choque” no pescoço e na cervical.

Stone Cold Stunner


A aplicação deste é ligeiramente diferente mas muito parecida. Como o RKO, Austin precisa posicionar-se de costas e agarrar a cabeça do adversário, mas o começo é diferente porque Orton precisa de saltar muito alto de modo a agarrar a cabeça, em que Austin é mais ” preguiçoso”.. Este desfere primeiro um pontapé no estômago para atordoar o seu adversário e fazer este agonizar. Depois agarra de imediato com as duas mãos para sentir que tem o adversário preso na manobra. De seguida, em vez de saltar, simplesmente deixa-se cair na posição de sentado para que no final o adversário bata também com a cabeça no ombro de Austin causando também “choque” no pescoço e na cervical.

Como puderam ver, a aplicação destes dois não têm embelezamentos porque são bonitos por si só e não precisam de qualquer outro tipo de variação. Mas se formos por estes critérios, o “RKO” ganhava “hands down”. Para comparar-mos os dois finishers. Se virem com atenção, o selling que os adversários fazem aos finnishers, podemos dizer que o Stunner teria mais impacto, muito espalhafatosamente saltam quem nem doidos (à excepção de Vince) … Num aspecto mais real, ganharia na mesma o “Stunner”.. Porquê? Porque o tempo de queda do “RKO”, apesar de ser maior, é mais lento e teria um tempo de recuperação mais rápido do adversário. Já o “Stunner”, o tempo de queda é mais rápido e a posição das mãos é mais confortável para poder puxar para baixo com mais facilidade e aplicar mais força e o tempo de recuperação do adversário seria mais lento.

Comparativamente ao “Ace Crusher” e o “Diamond Cutter”.. de um modo real, as consequências dos 4 finnishers é igual porque, como já disse, afecta o pescoço e a cervical, só que a versão de Johnny consegue, com o seu efeito surpresa, afectar a zona lombar podendo deslocar a espinha.. Porque ao contrário de Randy, Johnny deixa cair o corpo com muita rapidez e aí é onde está o efeito surpresa! Na minha opinião, num “clash of generations” o “Ace Crusher” ganha. O original é sempre melhor. 

E vocês? O que acham? Qual dos dois é que acham que dói mais? Concordam com a análise? Acham que estas variações de Orton e Austin são melhores que de Johnny Ace e DDP?

Espero que tenham gostado e se quiserem dar ideias, digam de vossa justiça que eu estarei aqui para responder. Até à próxima!
Com tecnologia do Blogger.