Ultimas

Artigo do leitor - SERÁ QUE DÓI??#2: Chutos e Pontapés!


Boas pessoal! Depois de uma óptima recepção que tive na semana passada pelo meu primeiro artigo, esta semana decidi falar de um tema que vai-me dar bastante gosto.

“Do I have everybody´s attention now?”....

Irei falar sobre duas superstars que actualmente estão bastante populares: The Second City Savior, The Straight Edge e WWE Champion CM Punk e The American Dragon, Submission Specialist, YES Man e antigo World Heavywheight Champion Daniel Bryan (o gozo que me deu escrever isto). Lógico que devem estar a pensar que irei analisar golpes de submissão visto que estes dois senhores têm um conhecimento vasto sobre o assunto. Mas irei deixar para uma próxima rubrica em que irei roçar a polémica, só para deixar-vos com água na boca.

Estava a ver o grande combate que estes dois estavam a ter no Over The Limit, murraças para lá, submissões para cá, testosterona ao rubro, até que vi…. Pontapés! Quem acompanha a WWE, sabe que os dois são dos melhores kickers da actualidade, principalmente pontapés circulares. CM Punk com o passado de Muay Thay e Daniel Bryan com os seus treinos de MMA. Nada de especial pois não? Não é propriamente um Sweet Chin Music. Mas já repararam que ambos têm a sua versão?.. Passo a explicar.

CM Punk

Originalmente, a aplicação deste move convém ter um trajecto circular até à cabeça do adversário. Se repararem quando CM Punk desfere o pontapé, a perna vem de trás e tem um trajecto frontal, quase vertical e semicircular, ou seja, desde o chão até à cabeça a perna tem um percurso de 90 graus, o seu impacto é feito com a parte interior do pé que consegue cobrir o lado todo da cabeça.

Punk tem de confiar na força do pontapé para que o efeito seja de atordoamento ou K.O., ou seja, a ligação nervosa entre os olhos e o cérebro é interrompida momentaneamente. Mas existe um pequeno defeito, como podem ver na imagem, no pé de apoio, o calcanhar levanta, sendo um risco para Punk em que se este não tem uma base segura, o pontapé pode não sair com a força desejada e pode perder o equilíbrio antes e depois da aplicação. Mas todos sabem que Punk apesar de poder ser bastante técnico, também é um bocado desajeitado fazendo lembrar gelatina lol.

Daniel Bryan

Como Daniel Bryan é mais pequeno que CM Punk e muitas outras superstars do roster, os seus pontapés, a maior parte das vezes, apontam para a zona do tronco do adversário até que finalmente é desferida para a cabeça, isto quando o adversário está de joelhos.

Mas Bryan, apesar da sua estatura, também tem boa flexibilidade como puderam ver no Over The Limit e noutros combates, consegue pontapear ao nível da cabeça quando o seu adversário está em pé. Numa maneira geral, o seu pontapé, tal como Punk, também começa posicionado com a perna atrás e a perna de apoio à frente mas difere na aplicação em que o trajecto é completamente circular e de 180 graus, o tronco, a perna e o pé estão de lado, como Kickboxing, MMA ou Muay Thay… reparem que Bryan não comete o erro de levantar o calcanhar do pé de apoio permitindo mais segurança na execução, controlo e melhor pontaria. Se for na zona do tronco à “toa” causa desconforto, dores musculares e umas nódoas negras, mas bem desferido e com “intenções” pode acertar no plexo solar abaixo do externo, causando falta de ar e pode pontapear as costelas com a possibilidade de as partir.

Na zona da cabeça, não cobre o lado todo e para ter “intenções” tem de possuir controlo extremo da perna podendo acertar em sítios específicos como a mandíbula deslocando-a ou na têmpora ao lado do olho causando inconsciência, tem a haver com o choque eléctrico que os nervos transmitem para o cérebro causando a sua dormência para o K.O. Dois defeitos: este golpe quando falha, o ímpeto obriga Bryan a dar com a perna uma volta quase de 360 graus obrigando-o a ficar de costas para o adversário (e não, não estou a dar uma de Hulk Hogan, estou a falar da perna e não do corpo eheh). O outro defeito é o braço da frente que recua no momento do pontapé em que pode correr o risco de recuar o corpo e perder o controlo do corpo, mas coisa mínima.

Comparando os dois, claro que Bryan ganha se for para a zona do tronco porque o pontapé é mais baixo consegue aplicá-lo mais rápido e com mais força, mas vou comparar o pontapé circular na cabeça.

Tempo de acção: eles estando em perfeito controlo do pontapé, é executado em questão de segundo ou até mesmo milésimos de segundo. CM Punk pode demorar 1 segundo enquanto Bryan em 1 segundo e meio (atenção, apliquei os dois nos meus treinos e foi este o resultado, mas em relação a Bryan e Punk não é um dado completamente certo) e Punk tem um movimento “snap” quase instintivo, apanhando o adversário de surpresa, aqui ganha Punk.

Força e execução: Aqui ganha Bryan porque apesar de o movimento percorrer uma distância maior e demorar mais meio segundo a chegar ao destino, a perna vai melhor posicionada e consegue angariar mais força, potência e melhor controlo na pontaria.

No geral da análise, Daniel Bryan ganha porque tem o pontapé mais completo que CM Punk. “YES YES YES!”

E o que vocês acharam? Qual dos dois preferem?

Obrigado pela atenção, até para a semana e comentem
Com tecnologia do Blogger.