Slobber Knocker #20: "Top 10" Segmentos de mau gosto na WWE...



Cumprimentos a todos assim que regresso para mais um Slobber Knocker que atinge a sua segunda dezena! Para esta semana guardei algo que talvez venha a ser a primeira de várias edições, um “Top 10”, em que enumero vários acontecimentos no mundo do wrestling com um tema a encabeçar a lista.

Para iniciar, reúno 10 segmentos da WWE considerados ofensivos ou que recorram ao mau gosto seja por propósitos humorísticos ou sérios – apesar de ser maioritariamente o primeiro caso. Nem quer dizer que eu ache que tenha sido ofensivo para mim, mas que em termos alheios, tais acontecimentos tenham ficado com uma imagem infame. Muitas das vezes até são divertidos e engraçados, mas há sempre aquele sabor de que está errado.

Vejamos esses 10 exemplos:

10 – Vince McMahon goza com Deus


Começo por dizer que não sou dos tipos mais religiosos, ou melhor, não sou sequer. E este tipo de humor mais obscuro que goza com factores religiosos e com entidades divinas… Eu mesmo usufruo dele, logo não penso fazer-me de ofendido. E muito sinceramente achei piada a isto e dos excertos que apresento nesta lista, este é o meu favorito. Também não é hipocrisia colocar isto aqui porque com certeza que muita gente de maior fé não lhe achou muita piada. E pelo toque bizarro da coisa quando sabemos que a família McMahon é composta por Republicanos conservadores e não posso deixar de imaginar isto a acontecer actualmente com Linda McMahon a candidatar-se ao Senado. Mas lá está, por altura da rivalidade entre Vince e Shawn Michaels em que este teve Deus como seu parceiro de equipas – que fazia com que Deus tivesse uma melhor posição no roster na altura que o Jack Swagger e o Drew McIntyre actualmente – tivemos este clip a anteceder a grande colisão em PPV.


9 – Big Boss Man interrompe funeral de pai de Big Show


Um exemplo de um clip que apesar de ser meio atravessado, muitos o consideram divertido. Durante o ano de 1999, em feud pelo título da WWF, Big Boss Man decide invadir o funeral do pai de Big Show, chegando ao ponto de lhe roubar o caixão. Humor negro que pode não saber tão bem a uns como outros. Lá estranho foi. Parte extra para fazer deste segmento mais perturbador: na realidade o pai de Big Show morrera recentemente e foi o que inspirou este momento…


Big Boss Man faleceu em 2004, esperemos que ninguém tenha tido a ideia de lhe fazer isto no seu funeral…

8 – As piadas sobre o peso da Vickie…


E isto bem recente, já na fase cuidadosa da WWE, cerca de um ano e meio antes de AW ser despedido por uma piada que acharam que fosse má demais. Conflito entre as LayCool e a “Piggie James” à parte – em que chamavam gorda a uma das Divas com a melhor constituição física – porque nesse caso elas eram Heels e era suposto estarem todos contra elas. Aqui neste caso temos o Jerry “Tarado por raparigas demasiado novas mas tudo bem” Lawler e John Cena, a cara da companhia, o herói, o bom exemplo para as crianças. A desatar numa sequência de piadas sobre o aspecto físico de Vickie Guerrero. Don’t be a bully. Be a star.


7 – Humilhação de Trish Stratus


Acredito que na altura muitos homens a ver colocassem a gravar, pausassem e vissem repetições constantes deste segmento. No entanto, é um exemplo de degradação feminina ao qual a WWF/E ficou muitas vezes associado. Actualmente as mulheres da companhia apenas não parecem ser levadas a sério em ringue, mas pelo menos cuidado em mantê-las dignas parece haver. Contudo, a utilização de mulheres como meros objectos sexuais por parte de Vince McMahon já não é nada de novo e o vídeo comprova-o.


Quanto à humorística imagem acima, fico sem saber se preferiam que Trish tivesse um pedido de desculpas mais digno ou se queriam assim tanto que o Big Show fizesse um strip…

6 – Comentários racistas de Triple H


Sempre existiram assim uns momentos tabu aqui e ali. Até bem recentemente tivemos os Legacy, liderados por Randy Orton a mandar embora um grupo de lutadores negros por não pertencerem ali mas sim às ruas. Há mais tempo até houve – por pouco tempo por ter ido longe demais – Ted DiBiase Sr. a levar escravos com ele. De forma totalmente bizarra, Vince McMahon já se referiu a John Cena como o seu “nigger”, lá o que isso quisesse dizer. Uns até acham que a WWE em si é racista, não dando prioridade aos seus lutadores negros. Eu pessoalmente discordo, pelo menos actualmente não vejo disso. Destaca-se então um exemplo entre Triple H e Booker T que muitos mais abertos acharam engraçado, outros mais sensíveis não digeriram da mesma forma…


5 – O “filho” de Mae Young


Não sei se se considera mau gosto, mas uma ideia muito comum não parece ser. Na altura em que Mark Henry era o “Sexual Chocolate” e tinha um caso com a já não jovem Mae Young. Isso aí já é suficientemente perturbador. Mas tal relação tinha que dar frutos e temos direito a assistir à cena de parto… de uma mão. Pronto então, nada de mais, televisão memorável. E lá isso foi, mesmo que não tivesse sido pelas melhores razões. Ainda serviu também para um momento de “mark out” quando a mão aparece “crescida” no episódio 1000 do Raw…


4 – Muhammad Hassan é oriental, logo é terrorista


Não me refiro à controvérsia que recebeu cobertura da imprensa e que acabou com a carreira de Mark Copani na WWE, porque foi uma infeliz coincidência. Homens mascarados atacam Undertaker vestidos a rigor para parecer terroristas. Gravado pouco antes e indo para o ar quase imediatamente a seguir ao atentado em Londres de 2005, logo numa altura em que o povo ainda estava sensibilizado. Foi mau timing, mas o que se pode considerar de mau gosto neste caso é o que antecede: Hassan a ter ligações com “terroristas”? Claro, afinal de contas é um lutador de origem Árabe, é oriental, logo as conexões têm que ser essas. Apesar de tudo foi isso que deu a Hassan muito heat para se tornar um dos maiores Heels do seu tempo, mas tudo às custas de um estereótipo tabu. Eu pessoalmente, até acho que a reacção foi um pouco exagerada e que Hassan era apenas um excelente Heel... Porém, actualmente estamos safos de ter o Jinder Mahal a adorar Al-Qaeda ou a partir para um alvoroço de ódio a Barack Obama pela morte de Osama Bin Laden. Sabe-se lá que ideias se podem extrair daí… Pelo menos o Camel Clutch que todos como ele têm, ele tem.


3 – As tentativas de suicídio de Tim White


Ter um angle em que um árbitro se tenta suicidar de forma diferente todas as semanas pode não ser das ideias mais brilhantes. Fazê-lo numa altura em que o povo ainda está a recuperar da perda de Eddie Guerrero é capaz de causar muitos nós em estômagos. É, no entanto, um exemplo de algo que muitos podem considerar como divertido para alguns que tenham um sentido de humor mais negro. Até pode ser, mas por um lado mais conservador, ainda têm um homem a tentar várias maneiras de acabar com a sua vida em televisão…


2 – A cirurgia ao cólon de Jim Ross


Qualquer altura em que Vince McMahon humilhe JR com o intuito de se divertir apenas a ele mesmo é de mau gosto. O que leva a taça para casa é este clip. A família McMahon tinha sido toda brutalizada por Stone Cold Steve Austin, logo a maquiavélica família fez o carismático comentador pagar as favas e despediram-no. Na realidade, Jim Ross iria submeter-se a uma séria cirurgia ao cólon. Ora aí está algo mais para que Vince possa tirar proveito para gozo pegado e agradar não muita gente para além de si mesmo. Aqui fica o infame e horrendo segmento que muitos não conseguem ver completo sem sentir asco e vergonha alheia.


Estaria no topo se não fosse uma história que ultimamente andam a ver se a enterram como se nunca tivesse acontecido…

1 – Katie Vick


Possivelmente o ponto mais baixo das carreiras de ambos Triple H e Kane. E isso que o Kane já andou em cada uma… Mas muito resumidamente, Triple H acusa Kane de causar a morte de uma mulher, Katie Vick com quem Kane tinha um relacionamento… E supostamente continuou a ter depois de morta, com a sugestão de que Kane dormiria com o cadáver. Não é suficiente? Então temos um segmento com Triple H mascarado de Kane a adorar um cadáver e a envolver-se com a pobre Vick! Não é suficiente? “I screwed your brains out”! Muito bom gosto, de facto.


Num pormenor curioso, esta história pretendia culminar numa unificação do título da WWE e o título Intercontinental, o que por si só já dava uma história. Mas eles lá quiserem meter aquilo…

E são estes os 10 exemplos que me lembro de apresentar no que diz respeito ao “mau gosto” que por vezes sai da cabeça do Sr. Vinnie Mac ou de outra pessoa, para sua aprovação. A ordem não é muito relevante, mas talvez tenha alguma sequência, se quiserem trocar ordens estão ao vosso dispor de acharem nestes 10, quais são piores que quais.

Assim como podem debater sobre não haver algo de errado sequer nestes clips aqui apresentados e com certeza, podem e devem acrescentar exemplos que vos subam à mente que não estejam aqui porque afinal de contas eram só 10 e eu não sou uma biblioteca de vídeo de wrestling, nem sei tudo o que se passou nesta nossa indústria.

Espero que tenham gostado do artigo e que aprovem a ideia de mais “Top 10” diferentes que possam aparecer no futuro, para a semana cá estarei para uma revisão ao SummerSlam.

Cumprimentos,
Chris JRM

Com tecnologia do Blogger.
Enter chat