A História Completa dos WCW WarGames, Parte 1
É a disputa que quase encerrou a carreira de Brian Pillman. WWE Hall of Famer JJ Dillon nunca mais foi o mesmo depois que caiu sobre seu ombro dentro do mais perigoso campo de batalha em toda a história dos esportes-entretenimento. Todos que saiam de lá não eram os mesmos que entravam. Nada os podia preparar para a mais brutal batalha já ocorrida: WarGames.
Chamada de "The Match Beyond", Wargames era em nada parecida com qualquer outro tipo de combate visto antes em outra promotora. A contenda era produzida apenas uma vez ao ano na NWA e WCW, para acabar com algumas das mais violentas rivalidades de sempre. A batalha era tão monumental que requeria dois ringues. Para prevenir que houvessem covardes ou fugitivos da Wargames, uma massiva e gigante jaula cobria ambos os ringues.
Era quase que literalmente um jogo humano de xadrez. Os times enviavam apenas um combatente para iniciar a guerra, esperando por cinco minutos, antes de uma moeda ser jogada para decidir quem teria a vantagem temporária. Os perdedores na moeda teriam de estar com um homem a menos pelos próximos dois minutos, para então enviar um parceiro de time. Os grupos então alternavam-se até que todos estivessem dentro da jaula. Era então que o Wargames verdadeiramente começava.
Esta batalha brutal forçava a todos os presos a permitirem seu lado mais sádico. Não haviam locais na Wargames para a amostragem de submissões técnicas. A única maneira de se escapar da gaiola era prender o oponente numa submissão tão forte e sufocante que fizesse com que ele desistisse, ou então destruir de tal maneira o adversário ao ponto dele render-se.
Wargames foi iniciada pela Jim Crockett Promotions em 1987 como uma forma de combater o reino tirânico dos Four Horsemen. Os oficias acreditavam que prender o grupo maldito de Ric Flair dentro da estrutura com seus piores adversários seria uma maneira de os tirar da companhia. Pouco sabiam eles que sua criação mudaria o panorama dos esportes-entretenimento para sempre.
The Early Battles
O cenário estava preparado para a primeira Wargames match de sempre, ocorrida no Great American Bash de 1987. Neste tempo, o The Bash era um tour de eventos em directo pelo sul norte-americano, além de um PPV regular.
"The Match Beyond" iria abrir e fechar o tour, e nenhuma das noites terminou bem para os Four Horsemen. A primeira Wargames disputada deu-se no dia 4 de julho de 1987, no Omni Coliseum em Atlanta. Ric Flair, Arn Anderson, Tully Blanchard, Lex Luger e o manager JJ Dillon foram postos contra os The Super Powers, constituídos de Dusty Rhodes & Nikita Koloff, além de The Road Warrior e seu manager, Oaul Ellering.
Os Horsemen tiveram sorte, vencendo a moeda pré-match e tendo a vantagem de um homem no início, com Blanchard e Anderson destruindo o "American Dream". A primeira Wargames foi uma batalha brutal, com quase todos competidores a sangrar logo ao início.
No final, o destaque foi para os managers. Ninguém tinha ideia de como Dillon ou Ellering se portariam na batalha perigosa. Dillon, logo que entrou na jaula, aplicou um cotovelada em Road Warrior Hawk. Contudo, o golpe pareceu uma mordida de mosquito, tamanha sua potência. Apartir de então, JJ tornou-se alvo fácil para todos os heróis dentro da gaiola. Esta estratégia acabou recompensando, pois após um Doomsday Device e uma contínua série de golpes, Dillon desistiu e causou a derrota para os Horsemen.
O final da primeira luta levou a que Dillon ficasse de fora da rematch, em 31 de julho no Orange Bowl em Miami. No seu lugar, um misterioso homem chamado War Machine juntou-se aos Four Horsemen a enfrentar os Super Powers, Road Warrior e Ellering. Com JJ fora da equação, os Horsemen pareciam ter uma vantagem pequena sobre a oposição. Contudo, o time de Rhodes provou novamente a superioridade, isolando War Machine em um ringue, acabando com ele com uma série de clotheslines. Hawk então utilizou uma de suas perigosas ombreiras para esfolar a face do WM, fazendo com que este desistisse.
As Wargames foram disputadas inúmeras vezes mais, ao longo de 1987, incluindo uma batalha no Nassau Coliseum em Uniondale, Nova Iorque, em novembro do mesmo ano. Uma das maiores rivalidades de tag teams na história foi levada a um próximo nível, quando os The Rock n' Roll Express uniram-se a Rhodes,Barry Windham & Ronnie Garvin para enfrentar os Midnight Express, Big Bubba Rogers, Anderson & Blanchard.
No próximo ano, a jaula gigante foi trazida novamente para servir de atração especial no tour de 1988 do Great American Bash. Quase uma dúzia de disputas foram conduzidas no verão, combinando diferentes formações de Rhodes, Road Warrior, Koloff, Ellering, Sting, Lex Luger e "Dr. Death" Steve Williams, todos para enfrentar os Four Horsemen.
Ao final do ano, o panorama da companhia aos poucos ia mudando, com o poder de Ted Turner a ficar evidente pouco a pouco, moldando a Jim Crockett Promotions na futura WCW. Não existiam mais os Four Horsemen, após a saída de Anderson & Blanchard para a WWE, juntamente com Dusty Rhodes. Isto deixou um espaço enorme para novos talentos tentarem se elevar ao topo dos esportes-entretenimento.
Os Road Warrior e "Dr. Death" encontraram novos parceiros para entrar na Wargames com os Midnight Express, Stan Lane e Bobby Eaton. Eles enfrentariam os Fabulous Freebirds, de Michael Hayes, Jimmy Garvin & Terry Gordy) e os periogos Samoa Swat Team de Paul E. Dangerously. A experiência dos três lendários lutadores foi o diferencial, junto com as habilidades incríveis de Eaton e Lane, levando a vitória quando Hawk prendeu Garvin no hangman's neckbreaker.
Original de WWE.com, com tradução de Johnmds