Ultimas

História em Multimidia - The Rise & Fall of WCW IX


Olá a todos,

O História em Multimídia será um espaço que analisará materiais que contam um pouco da história do wrestling, sendo em vídeos. Para começar, decidi arrazoar o DVD “The Rise and Fall of WCW”, que me agradou muito, contendo diversas informações interessantes sobre a vida desta tão histórica promotora.



The Rise and Fall of WCW (DVD)
Análise – Combates (Parte 3)

O DVD traz um bom material de vinte excelentes combates da história da WCW, desde o período na NWA.

WCW World Heavyweight Championship Match
Ric Flair vs. The Giant
Nitro – 29 de Abril de 1996

Sou fã do Big Show e este combate só veio para confirmar sua qualidade. Gosto, muito dependendo da forma como é trabalhado, das batalhas gigante/lutador, e esta foi bem feita, muito porque Flair sabe se vender como cobarde como ninguém faz. Sinto pensa pelo tempo ter sido curto, pois realmente estava a gostar do andamento da disputa, e sobretudo do modo com que o “Nature Boy” sai por cima do The Giant, com, provavelmente, um soco inglês. Novamente, acho que um pouco mais de tempo faria bem, nada que tenha feito a qualidade cair, pois, para o que, na época, representava um rookie vs legend, foi realmente de excelente qualidade.
Classificação: ***


WCW Cruiserweight Championship Match
Rey Mysterio Jr. vs. Dean Malenko
Clash of the Champions XXXIII – 15 de Agosto de 1996

Uma divertida ação de cruiserweights, com um Rey Mysterio que não parava de saltar, enquanto víamos um Dean Malenko mais técnico, com técnicas no chão e diversas submissões. Contudo, este último pouco mostrou, com o Biggest Little Man dominando quase toda a contenda, afora claro a parte inicial, a qual Malenko tentou o controle com força bruta. Dean, ainda que fosse o mais forte, não conseguiu findar os ataques do adversário – por mais que estivesse tentando, como quando arrisca um thilt-the-world e sofre a carga, ou nos típicos reversals de cruiserweights, destacando o momento em que DM agarrou no pé de Rey, mas este conseguiu girar e prender o oponente numa fall para a contagem de dois - e passou a sucumbir as investidas. Rey mostrou boas hurricanranas e muitos inovadores assaltos que o fizeram um sucesso na WWE. Ainda assim, tirando este parâmetro, foi um bom combate para aquecer o público – ora este não fosse o papel fulcral dos pesos leves – e continuar uma rivalidade entre estes dois. Num aparte, os comentaristas não estavam muito bem, pois pouco faziam questão de destacar de alguns golpes mais arriscados como o moonsault de Mysterio da grade de proteção e, durante os pinfalls, também faltava a tal ênfase que existe em contendas com cinturões em jogo.
Classificação: ***¼


War Games Match
Team WCW (Sting, Lex Luger, Ric Fair & Arn Anderson) vs. Team n.W.o. (Hollywood Hulk Hogan, Kevin Nash, Scott Hall & um Parceiro Mistério)
Fall Brawl – 15 de Setembro de 1996

Uma boa ação, mas nada de surpreendente, não alcançando o nível “normal” das Wargames matches. Creio que muito se pautou pelo parceiro mistério dos nWo e quando foi descoberto ser Sting, foi mesmo um ponto de declínio, pois a confusão entre o nWo Sting e o verdadeiro Icon foi grande, tanto que gerou algum desconforto com o real Stinger deixando o ringue, porque o time da WCW estava a desconfiar de si – isto eu descobri porque li, pois por ver o combate não percebi o que motivou o homem a deixar o ringue. O final, igualmente, não trouxe nada de relevante, num tap out que provavelmente só os juízes viram – e isto se prova pela reação do público. Penso que o principal erro foi à surpresa ser um lutador copiando o outro, pois a parte inicial do embate foi realmente muito submergida pela apreensão de quem viria e, quando se deu a chegada do impostor, tudo desandou. Mesmo assim, isto é apenas um ponto ruim, algo que todas as lutas têm e, caso a qualidade seja superiora, no final das contas, o declínio nem chega a ser basilar. Para findar, foi interessante a New World Order estar sempre um passo a frente na vantagem, algo que os dava ainda mais status para destruir os oponentes ou então mantê-los distanciados de conseguirem o controle do combate, algo que só não aconteceu porque o verdadeiro Sting abandonou seu time.
Classificação: ***


United States Championship Ladder Match
Syxx vs. Eddie Guerrero
Souled Out – 25 de Janeiro de 1997

Uma luta boa, mas que deixa muito a desejar pela estipulação. Creio que a contenda seguiu um ritmo muito lento, sobretudo inicialmente, com ação de cruiserweights, em algo que não se necessitava, já que era uma contenda de escadotes e ficando-se a saltitar pouco adiantava – um grande momento em quando Syxx e Eddie fazem um botch estrondoso, na tentativa de um slam, que foi feito na sequência. Quando veio a primeira escada, pouco se modificou, com ambos combatendo ainda no compasso vagaroso e sem muito a se destacar. O final é totalmente horrível, a se assemelhar ao WWE TLC: Tables, Ladders and Chairs 2010, só que, no caso de Waltman vs Guerrero, a cena decorreu pior ainda. Como se quisesse que se acredite que o Latino Heat, muito acima no objeto, fosse ficar ali, dolorido, aguardando Sean subir – e este o fez correndo, ou então fodia com o final do embate – e, então, sem nenhum dos dois se atacarem, como belos amigos, simplesmente tiram o campeonato ao mesmo tempo. Depois ainda se precisou agüentar Eddie se sagrar campeão meramente por levantar o título e levá-lo para a platéia – sim, porque se repararem, o cinturão cai sobre Syxx, após o ataque de Guerrero. Enfim, creio que não tenha sido mal, de todo, mas há muito que se melhorar.
Classificação: **½


United States Championship No Disqualification Match
Eddie Guerrero vs. Dean Malenko
Uncensored – 16 de Março de 1997

Um dos melhores combates do DVD. Apesar de serem cruiserweights, os dois intervintes nesta disputa decidiram seguir uma linha de combate mais lenta, sem a repentina ação de voadoras e ataques highflyers típico da divisão, e esta foi a escolha correta. Eddie Guerrero e Dean Malenko se estudaram no início, esperando ofensivas adversárias, e Eddie já sai por cima atacando o joelho do adversário por vários minutos, com distintas ofensivas na região. Dean fica sem chances de revidar e acaba sofrendo manobras como ninguém, provando as qualidades deste de vender e, no caso, do campeão, de atacar com boas e diferentes prestidigitações. Guerrero acaba pagando ao errar um salto e come a barreira de segurança. Então a contenda regressa ao tipo geral, com troca de golpes e reversões de ambas as partes, muito bem feitas, com nearfalls e ataques arrogantes dos dois, mas sobretudo do Homem com Mil Submissões. O final foi bem feito, algo complicado de se encontrar neste DVD, com a maioria das disputas com finais “diferentes” ou com batotas sendo mal executados, algo que não ocorreu aqui, já que não houve aquele clima de algo que ninguém percebe. Em suma, os dois se prestaram a uma luta que contém todas as boas habilidades dos dois, com um pouco de técnica, agilidade e alguns golpes aéreos, sempre uma linhagem que não torne a disputa num spotfest típico dos pesos leves. Combate de gente grande!
Classificação: ****



Com tecnologia do Blogger.