As Escolhas do Deadman : Best of Rey Mysterio
Boas pessoal sejam bem vindos a mais um Escolhas do Deadman , onde desta vez iremos ver em pormenor os melhores combates da carreira de um dos melhores «High-Flyers» da história da modalidade , um verdadeiro ídolo da pequenada , Rey Mysterio....
Contudo desde já deixem-me avisar que este «Top» apenas será relativo á carreira de Mysterio na WWE , contudo caso queiram poderei depois fornecer uma pequena lista relativamente a combates na WCW e ECW . Começemos então pelas habituais menções honrosas .
Rey Mysterio vs Eddie Guerrero (Wrestlemania XXI ) : Este combate talvez fosse mais apropriado chamar-lhe Rey Mysterio vs Máscara , pois durante todo o combate a maior luta de Rey foi não deixar que a sua máscara lhe caisse , contudo lá pelo meio houve alguns excelentes movimentos , alguns fazendo reviver o clássico ocorrido no PPV da WCW , Halloween Havoc em 1997 . Acabou por ficar longe da qualidade desse combate mas não deixou de ser um combate agradável e um bom ponto de partida para a «storyline» que dai adviria .
Rey Mysterio vs CM Punk (Wrestlemania XXVII) : Este é um combate que apenas tem um pecado que o faz falhar o «top» , foi o pouco tempo dado a Mysterio e Punk para construírem um combate de ainda maior qualidade . O «Build-Up» estava lá , a «promo» de Punk a cantar os parabéns á filha de Mysterio colocou a barra da expectativa bastante alta contudo o combate acabou por não corresponder a essas expectativas , como disse muito por culpa de não ter tido o tempo que deveria ter tido .
Rey Mysterio vs The Undertaker (Smackdown 2010) : Em 2003 , Mysterio e o então «Big Evil» Undertaker já se tinham encontrado no Smackdown , e o resultado foi surpreendentemente bom . Ambos os lutadores souberam adaptar ás diferenças fisícas entre ambos e o combate foi muito bom , embora curto. Nesta ocasião e com um Mysterio muito mais «crescido» e amadurecido enquanto lutador , o resultado foi ainda melhor , excelente combate para um Smackdown e que haveria de ter sequela na Royal Rumble desse ano .
Rey Mysterio vs Chavo Guerrero (No Mercy 2006) : Excelente combate , um Falls Count Anywhere que encerrou a rivalidade que marcou a carreira de Chavo Guerrero na WWE e que fez Mysterio ultrapassar o seu reinado fraquito enquanto Campeão Mundial .
Rey Mysterio vs Jeff Hardy (Smackdown 2009) : Creio que este terá sido a primeira vez que dois dos melhores «high-flyers» da WWE se encontraram num combate , o que só por si fazia deste um embate especial e capaz de despertar alguma curiosidade . Felizmente para Jeff e para Mysterio , ambos estavam a ter um ano de imensa qualidade mas especialmente Rey que em 2009 demonstrou ser cada vez menos um «high-flyer» e cada vez mais um verdadeiro «worker» , um general de ringue capaz de conseguir ritmar e controlar um combate sem recorrer a «spots» e cambalhotas desnecessárias para prender quem via os seus combates . 2009 foi o ano de ouro de Mysterio na WWE .
Rey Mysterio & Edge vs Los Guerreros vs Kurt Angle & Chris Benoit (Survivor Series 2002) : Esta rivalidade entre estas três equipas surgiu na génese da então divisão de Tag-Team do Smackdown e motivada pela disputa dos títulos de equipas e sobre quem seria a melhor das equipas no Smackdown .
Este combate poderia servir de exemplo , porque estes 6 lutadores eram considerados como a melhor razão para ver o Smackdown todas as semanas .
N º X
Rey Mysterio vs Kane vs John Cena vs Edge vs Mike Knox vs Chris Jericho (Elimination Chamber ; No Way Out 2009)
Uma Elimination Chamber não seria talvez o cenário ideal e propicío para alguém como Mysterio , contudo Mysterio provou que em 2009 poucos eram os que lhe faziam frente em termos de qualidade de combates , talvez só Jericho se conseguisse aproximar . Mysterio esteve na decisão do combate com Edge e aí ambos deram um grande espectáculo , com Edge a sair vencedor mas a marca de Mysterio ficou bem marcada neste combate .
Nº IX
Rey Mysterio vs Tajiri (No Mercy 2003)
Este será provavelmente na minha opinião , o melhor combate entre dois Cruiserweights desde que a WWE passou a ter oficialmente essa divisão . Mysterio e Tajiri foram o grande «Highlight» de um PPV que não ficou na História pelas melhores razões . Mysterio e Tajiri foram o «opener» do PPV contudo com tamanha qualidade mais valia terem sido o «main-event» , isto num PPV onde tivemos Undertaker vs Brock Lesnar num Biker Chain Match como Main-Event .
N º VIII
Rey Mysterio vs Shawn Michaels (Raw Tribute to Eddie Guerrero 2005)
Até 2005 , poucos tinham sido os combates que nunca tinham acontecido , e que conseguiam ainda despertar alguma curiosidade nos fãs , mas um desses combates era sem dúvida , um combate entre Rey Mysterio e Shawn Michaels , um combate entre aquele que foi talvez outrora um dos grandes pioneiros e precursores deste estilo de Wrestling e aquele que era agora talvez o nome maior desse mesmo estilo . Infelizmente esse combate apenas aconteceria devido ao trágico falecimento de Eddie Guerrero , alguns dias antes . Mas no entanto e muito concerteza para honrar o falecido colega e debaixo de grande emocionalidade , Shawn e Mysterio proporcionaram um excelente combate , onde Michaels no Papel invulgar de ser o maior em ringue , guiou o ritmo do combate e fez com que Mysterio brilhasse a grande altura .
Nº VII
Rey Mysterio vs The Undertaker (Royal Rumble 2010)
Depois do embate no Smackdown , Mysterio volta a cruzar-se com o «Deadman» , desta vez na Royal Rumble e pelo Título Mundial de Pesos -Pesados . A fórmula apresentada foi a mesma das outras ocasiões , ou seja , Big Man vs Little Man , o que pode parecer algo negativo , mas não foi esse o caso , já que aqui foi utilizado na maneira certa e em doses correctas . Apesar da forma fisíca de ambos os lutadores não ser a melhor nesta altura , ambos conseguiram protagonizar um combate muito bom ao contrário do que talvez fosse esperado atendendendo ás dificuldades de ambos , ainda assim de qualidade superior ao embate do Smackdown . De realçar o «selling» do Undertaker ao 619 e o final vistoso com a Last Ride a fazer lembrar o primeiro encontro de ambos em 2003 .
Nº VI
Rey Mysterio vs John Morrison (Smackdown ; 2010)
O ano de 2009 foi brilhante para Mysterio e 2010 estava a continuar na mesma senda , sendo Mysterio por esta altura o então Campeão Intercontinental , contudo por alturas da realização deste combate , Mysterio voltou a ser apanhado nas malhas do «doping» pela famosa Wellness Policy da WWE e dessa forma o Título Intercontinental teria de mudar de dono , e o escolhido foi John Morrison , alguém em quem a WWE apostava de certa maneira e a possibilidade de um grande combate com Mysterio era uma boa maneira de Morrison se afirmar aos olhos dos fãs .
Ambos tinham estilos semelhantes , e isso proporcionou um excelente ritmo ao combate , muita velocidade , «near-falls» quanto bastem e incerteza a rodos e no final , Mysterio com a capacidade e veterania que agora se lhe reconhecia , proporcionou a Morrison o combate da sua carreira até então na WWE .
Ambos tinham estilos semelhantes , e isso proporcionou um excelente ritmo ao combate , muita velocidade , «near-falls» quanto bastem e incerteza a rodos e no final , Mysterio com a capacidade e veterania que agora se lhe reconhecia , proporcionou a Morrison o combate da sua carreira até então na WWE .
Nº V
Rey Mysterio vs Eddie Guerrero (Ladder Macth ; Summerslam 2005)
2005 foi para a WWE , um ano excelente em termos de rivalidades , Chris Jericho vs John Cena ; Undertaker vs Randy Orton ; Batista vs HHH e a mais pessoal de todas elas , Rey Mysterio vs Eddie Guerrero . É certo que o conceito geral da «storyline» era de todo idiota e a estipulação dada a este combate de escada ultrapassa o razoável , mas aquilo que Eddie e Mysterio conseguiram dentro do ringue foi mais importante do que a história por detrás das suas acções .
Este foi o primeiro combate de Escada em que Mysterio se viu envolvido desde a sua chegada á WWE , apesar disso o combate acabou por ser de grande qualidade com os habituais «spots» insanos deste tipo de combates mas também com muita história e emoção trazida da «storyline» e mesmo com um final atabalhoado e alguns «Botches» , este foi um dos melhores Ladder Matches a ter lugar na WWE nos recentes anos .
Nº IV
Rey Mysterio & Edge vs Chris Benoit & Kurt Angle (2 out 3 Falls ; Smackdown)
Mysterio
era nesta altura juntamente com Edge ; Kurt Angle ; Chris Benoit e
ainda Eddie e Chavo Guerrero membro integrante dos chamados «Smackdown
Six» , um grupo de lutadores que brilharam numa série de combates entre
si , fosse em equipas ou em singulares , mas o maior ênfase ocorreu
durante a fase inicial da então recém criada , divisão de Tag-Team do
Smackdown . Edge e Mysterio tinham falhado o Ouro no PPV No Mercy
precisamente contra Angle e Benoit , mas no Smackdown e num combate 2
out 3 Falls , Edge e Mysterio conquistaram pela primeira e única vez ,
os Títulos Mundiais de Tag-Team num combate extraordinário de ambas as
equipas .
Nº III
Rey Mysterio vs Chris Jericho (Extreme Rules 2009 )
Jericho e Mysterio são o melhor adversário que ambos poderiam ter . A série de combates que Jericho e Mysterio protagonizaram em 2009 foi talvez a melhor desse ano . Ambos os lutadores estavam em grande , por esta altura , Jericho era o «Heel» perfeito que todos odiavam mas que quando estava no ringue era o maior , um autêntico general de ringue . Mysterio já não era o «High-Flyer» que era em 1997 ou 2002 mas estava mais experiente , mais maduro e o resultado via-se nestes combates . Um atestado de qualidade a ambos e ao fantástico ano que estavam a ter mas este não seria ainda assim o melhor exemplar disto , esse ainda está para vir .
Nº II
Rey Mysterio vs Kurt Angle (Summerslam 2002)
A estreia de Mysterio em PPV na WWE não podia ter melhor adversário , Angle estava talvez na sua melhor altura desde que chegara á WWE em 1999 e Mysterio trazia na altura ainda muito daquilo que tinha mostrado na WCW e a conjunção destes dois factores foi simplesmente fantástico . Esta edição do Summerslam mantém até hoje a honra de ser considerado um dos melhores PPV de sempre e dependendo a quem perguntarem , será mesmo o melhor e este combate entre Mysterio e Angle foi o cabeça de cartaz perfeito para este PPV , ao ponto de ser igualmente considerado um dos melhores «Openers» de todos os tempos .
Nº I
Rey Mysterio vs Chris Jericho (The Bash 2009)
E chegámos finalmente ao número Um , o tal exemplar de que falei no combate entre estes dois no Extreme Rules . Esta é a prova derradeira e final da sinergia e quimíca presente entre Rey Mysterio e Chris Jericho . Este foi um combate perfeito do inicío ao fim , um Jericho dominador e com um «counter» sempre a postos para qualquer manobra de Mysterio e Mysterio que como é seu timbre nunca desiste e vai sacando de manobras que deixam qualquer um maravilhado .
Sem dúvida um dos melhores combates dos últimos anos a ter o Título Intercontinental em jogo , a fazer lembrar outras eras áureas deste prestigiado título. Se era preciso um combate para ilustrar o ano de Jericho e Mysterio , este seria o ideal .
Rey Mysterio é sem dúvida alguma um dos melhores Cruiserweights ; Light-Heavyweights ; Junior-Heavyweights o que seja que lhe queiram chamar , na minha opinião só fica atrás de Jushin Liger , mas nos últimos anos e apesar das lesões e suspensões , Mysterio é agora um dos melhores «Wrestlers» da actualidade não necessitando agora de ser catalogado mediante escalões de peso ou de altura .
Este foi o meu «Top» para aqueles que considero serem os seus melhores embates na WWE . Por hoje é tudo estejam atentos ao Blog e á nossa página de Facebook pois irão ser vocês a escolherem os «Tops» semanalmente através de sondagens que vamos colocando por lá .
Até ao próximo fim de semana , fiquem bem , continuem com o WN e vemo-nos talvez mais logo nas Survivor Series .