Ultimas

CHIKARA: Noções Básicas


CHIKARA é uma promoção independente de wrestling localizada em Filadélfia e é também uma escola desta arte conhecida como CHIKARA Wrestle Factory. Os estudantes aprendem diferentes estilos de wrestling de todo o mundo, com talvez um grande enfâse nos aspectos luchadores do México.....
Os eventos são avaliados como “para toda a família”, o que significa nada de insultos ou perversidades no geral, isto chega ao ponto de quando algo realmente impressionante acontece, os fãs cantam “HOLLY POOP”. O trabalho em ringue tende a basear-se em histórias de banda-desenhada com cores, competidores mascarados com personagens exageradas e uma comédia que quebra a realidade. É o tipo de evento onde isto acontecerá regularmente:


Apesar de se revelarem engraçados e um pouco patetas, os programas costumam contar histórias fortes e longas que qualquer novo fã consegue compreender facilmente. A CHIKARA trata um ano de programação como uma temporada, geralmente acabando as suas histórias a tempo para o final da mesma. Sementes para histórias futuras vem normalmente de formas únicas e subtis, existindo mesmo anos antes de serem trazidas à acção.

Enquanto que estudantes e graduados são o que compõe principalmente o plantel, também não é raro ver pessoas de outro tipo de promoção independente e que normalmente contém muitos talentos estrangeiros para dar novo sabor. Todos tendem a ser denominados por “Tecnico” (Heroi) ou “Rudo” (Vilão), com a obrigatoriedade de que esses dois grupos treinem juntos. Geralmente costumam fazer pouco mais de duas dúzias de eventos por ano, com vários eventos num fim-de-semana, e colocar sempre disponível (24 horas a duas semanas, dependendo) para compra no Smart Mark Video em forma de DVD, Stream Online ou Ficheiro MP4. Recentemente começaram a fazer internet pay-per-vies (iPPVs).

São também patrocinadores da sensação do YouTube conhecido pelos fãs de wrestling como Botchamania.

1. COMO COMEÇOU:

Em 2002 dois lutadores independentes de nome “Lightning” Mike Quackenbush e “Reckless Youth” Tom Carter decidiram fundar uma escola de wrestling, principalmente devido ao facto de as escolas onde andaram não traziam nada internacional consigo. Por isso, fundaram a CHIKARA Wrestle Factory em Filadélfia. A sua primeira turma foi composta por cinco lutadores: Hallowicked, Ichabod Slayne (agora Icarus), UltraMantis (agora UltraMantis Black), Mr. ZERO and Dragonfly. A questão depois surgiu: “Onde é que estes tipos vão competir?”. O 25 de Maio de 2002 foi então a data do primeiro evento, com o objectivo de mostrar os seus novos lutadores incluindo outros lutadores independentes como CM Punk, Chris Hero e Colt Cabana.



Os criadores Tom e Mike respectivamente.

Desde então a escola tem tido uma grande aderência todos os anos. Tom Carter eventualmente saiu da organização e foi substituído por Chris Hero como instrutor. A Wrestle Factory é algumas vezes um factor em histórias, geralmente em termos como a mascara de um lutador que tenha sido ganha por ter completado o treino e mostrado que vale a pena apostar nele. Remover uma máscara ou utilizar uma sem ter ganho o direito à mesma é considerado um grande insulto.

2. COMO DEVO COMEÇAR A VER:

A Smart Mark Video tem um monte de colectâneas de DVD’s para cada ano e que deve ser a vossa maior aposta. Não podes falhar um King of Trios, mas tem em mente que são três dias de evento. Outros programas fortes para começar incluem Young Lions Cup VI Night 3, Chikasaurus Rex, We Must Eat Michigan’s Brain, Eye to Eye, Aniversario Elf e definitivamente High Noon. Provavelmente devo mencionar o Hot Off the Griddle também.

3. OK... ALGUMA FORMA DE VER SEM PAGAR:

Em vez de saltares de cabeça podes ver um dos podcast semanais que a CHIKARA coloca no Youtube e que contém partes importantes dos combates, assim como uma entrevista ocasional. Para além de actualizações de eventos e várias histórias, o canal também inclui um formato chamado Throwdown Lowdown, que é um olhar a um movimento devastador qualquer, e inclui o mesmo em câmara lenta. Uma vez ou outra são capazes de ter algo especial como uma luta longa entre o Tim Donst e o Hallowicked numa loja de móveis.

O site principal contem textos de várias personalidades da CHIKARA e uma espécie de banda desenhada online que começou à pouco.

4. AS REGRAS

São as regras gerais do wrestling Profissional mas com um algumas outras variantes:
  • As contagens fora de ringue duram até 20 em vez de 10.
  • Remover a mascara de alguém resulta em desqualificação imediata.
  • Num combate de equipas utiliza-se “lucha tags”, ou seja, sair do ringue é considerado uma troca legal
  • Contagens de dois homens ou até mesmo três homens num só é permitido, com a lógica que o parceiro da vitima é capaz de quebrar a contagem sem oposição.
  • Se um parceiro de alguém não aparecer no evento, geralmente utilizam alguém de uma lista para substituir. A lista parece ter o nome de todos os lutadores, por isso não fiquem surpresos se o Shockmaster for o anunciado e não aparecer, simplesmente sigam com quem vos for dado.

5. TÍTULOS E PRÉMIOS

Existem três titulos principais na CHIKARA. O primeiro é o Young Lions Cup, um troféu por qual se luta todos os anos em torneios de 1 a 3 dias e para lutadores com menos de 25 anos de idade. No decorrer do ano, o vencedor defende o troféu como um titulo contra candidatos que estejam na idade requerida. Assim que alguém perde o troféu – quer seja por ter sido derrotado ou por ter começado o torneio do ano seguinte – não pode competir nunca mais pelo mesmo. Existem actualmente 15 lutadores que seguraram a YLC nos dez anos que a empresa já tem. Actualmente o jovem lutador Mark Angelosetti é quem tem a Young Lion Cup.

A seguir existe o Campeonatos de Parejas, ou seja o campeonato pelos títulos de equipas da empresa. Em 2006 a CHIKARA teve um torneio durante vários dias denominado de Tag World Grand Prix, onde os vencedores se tornariam os campeões inaugurais, e onde acabaram por ser Claudio Castagnoli e Chris Hero também conhecidos por Kings of Wrestling.

As regras para defender o titulo é uma das coisas mais peculiares na CHIKARA. Em vez de simplesmente receberem uma oportunidade ao titulo, cada equipa deve ganha-la num sistema de pontuação, com as equipas a necessitarem de três pontos para avançar. Cada vitória de equipas (sem contar com 6-man ou 8-man) conta como um ponto. Cada derrota leva a vossa contagem a zero, ou seja, deves ganhar três lutas de equipas consecutivamente para desafiar pelo titulo. Por exemplo, se duas equipas, ambas com dois pontos se desafiarem é um combate onde “é tudo ou nada”. A forma mais rápida de se ganhar uma oportunidade ao titulo é vencer Fatal 4 Ways de equipas e segurar o pinfall nas três equipas rivais. Assim que a luta pelo titulo aconteça, a tradição diz que a luta deverá ser decidida em combates à melhor de três. Os actuais campeões são os Young Cups (Matt Jackson e Nick Jackson) que derrotaram os F.I.S.T para terem desta forma o seu primeiro reinado.


O titulo "mundial" da Chikara

Demorou algum tempo, mas a temporada de 2011 deu-nos finalmente um titulo de topo para lutadores individuais o Chikara Grand Championship. Doze candidates foram separados em dois grupos e passaram os restantes meses em combates. Depois o lutador com melhor rácio entre vitórias e derrotas de cada grupo enfrentou-se no primeiro iPPV da empresa – High Noon. Eddie Kingston é o campeão inaugural ao ter vencido o seu professor Mike Quackenbush.

Não sendo um titulo oficial da Chikara, o já falecido “Sweet ‘n’ Sour” Larry Sweeney costumava centrar os combates no seu titulo – o ICW/ICWA Texarkana Television Championship. Utilizou-o e defendeu por todas as independentes, e perdia e ganhava-o de tal forma que é reconhecido como um 27x campeão.

6. EVENTOS IMPORTANTES

CHIKARA geralmente faz dois eventos “ANIVERSARIO” num fim-de-semana de Maio e depois um programa intitulado Chikarasaurus Rex em Julho. Nenhum dos eventos tem algum tema ligado para além de serem um holofote para a empresa.

O já mencionado torneio pela Young Lions Cup que se dá lugar durante todos os Verões, no entanto a forma como o torneio funciona costuma mudar. Uma das ideias principais do conceito é um torneio regular, onde uma das rondas iria ter uma série de combates singulares. Por exemplo, a maioria dos anos iria ter seis combates individuais na primeira ronda, seguidos por esses seis vencedores se enfrentarem num combate de eliminação. O vencedor iria então para as finais. Em 2010 houve um acontecimento raro onde foi tudo colocado num só evento devido ao Furacão Irene.

Durante o Outono muitas das histórias principais se encaixam no Cibernetico (cada programa tem o seu nome baseado num filme do Batman, como por exemplo Cibernetico Returns, Cibernetico e Robin, Cibernetico Begins, etc.), um evento que contém um evento principal grande que pode durar de uma pouco mais de duas horas. Estilo um gigante e melhorado Survivor Series Elimination Match feito por duas equipas de oito. Cada lado tem uma ordem especifica de troca em vez de trocar com quem quiser. Só pode haver um vencedor, por isso se a equipa vencedora tiver 2 ou mais lutadores, esses terão de se enfrentar até que apenas um só homem fique em pé.

Enquanto a CHIKARA estava a começar a aparecer era feito um torneio anual conhecido como Tag World Grande Prix. O torneio tinha equipas por todo o mundo e de várias promoções independentes, chegando algumas vezes a ter 32 equipas. A CHIKARA fez um “regresso especial” do mesmo em 2008 aquando uma viagem à Alemanha por uma semana, mas o mesmo foi retirado em 2006 para o seu seguidor natural que vos vou falar a seguir.

Desde 2007 a CHIKARA tem então apresentado um torneio – O King of Trios – desde equipas normais a equipas de seis homens. Sempre feita no decorrer de três dias, a tradição dita que iremos ter 16 equipas de três a competir, no entanto em 2008 subiu-se para 28 ( o maior torneio de wrestling de sempre com 84 lutadores). Considerado como o maior evento da CHIKARA – e uma celebração ao wrestling mesmo – as equipas são constituídas por plantel local e trios de todas as pisadas de wrestling, geralmente juntas numa espécie de tema ou factor comum. Dois rivais da Ring of Honor poderão ter de por de lado as suas diferenças de forma a representar a sua companhia no torneio. Derrotados poderão ser colocados em combates de exibição nas noites seguintes. Na terceira noite temos no cartaz um Tag Team Gauntlet Match. A sétima edição aproxima-se, e podem encontrar aqui o tópico do King of Trios 2012 no PWT.

Em 2007 a CHIKARA teve também um evento chamado Rey de Voladores, um torneio de 8 homens highflyers. Geralmente consistia em duas quadrilhas fatais de eliminação, onde os vencedores se enfrentariam nas finais. Visto que a CHIKARA já tem vários talentos de todo o mundo, o Rey de Voladores foi inserido na semana do King of Trios e que geralmente faz parte da segunda e terceira noite, com os competidores a serem escolhidos pelos já eliminados na noite um.

7. QUEM ESTÁ NO COMANDO?

Acima da cadeia alimentar está o Comissionário da Chikara. Originalmente era Bob Saget (sim o actor), que era mencionado durante algum tempo até finalmente ter feito uma aparição para mostrar o punho de rei e marcar um combate de Cabelo vs. Mascara entre Icarus e Jigsaw em 2006. Um escândalo desconhecido levou ao mesmo a abandonar a sua posição e dando espaço para o actual comissionário que é Dave Coulier, e que até à data ainda não apareceu nem deu reconheceu a empresa publicamente. Um pouco estranho sim.


O actual Director of Fun da Chikara - Wink Vavasseur
 
A trabalhar para o Comissário está o CHIKARA Director of Fun, um tipo que também marca combates mas que aparece mais vezes em programas. Durante anos foi Leonard F. Chikarason, um homem razoável e justo que fazia trabalho como comentador. Após Coulier ter sido colocado no comando, Chikarason foi removido da sua posição e tornou-se comentador a tempo inteiro, juntamente com outro tipo de tarefas. Foi substituído pelo corrupto Dieter VonSteigerwalt, as quais vimos as suas decisões a estarem bastante a favor da stable maligna BDK. CHIKARA foi comprada por outra companhia denominada Worldwide Media Development, que teve a promoção auditada por um representante Wink Vavasseur. Ele ajudou a limpar a CHIKARA e acabou por substituir Dieter na posição de Director of Fun. Enquanto que parece ser um tipo justo, criativo e divertido parece ainda não ter apanhado o que é o wrestling realmente. Existe também uma Board of Directors misturada, mas coise...

8. QUE TIPO DE PERSONAGENS ESTRANHAS PAH?
  • UltraMantis Black : Um vilão mascarado e demoniaco, gosta essencialmente de tramas para dominar o mundo, assim como do espirito de Natal.
  • Los Ice Creams (Ice Cream Jr. and El Hijo del Ice Cream): Dois lutadores parecidos com palhaços Mexicanos. São uns prega partudas e tem cones enfiados na cabeça. São acompanhados para o ringue com um jingle de uma carrinha de gelados.
  • The Olsen Twins (Jimmy and Colin Olsen): Irmãos que actuam como identicos em ordem a enganar os seus oponentes.
  • CP Munk: Um esquilo gigante com o logo da Pepsi no seu ombro que diz não a “nozes” Faz equipa com Colt Cabunny. Para que saibam sao baseados em Colt Cabana e CM Punk. O primeiro achou engraçado, o segundo provavelmente odiou.
  • Amasis: Um fárao que faz breakdance.
  • Hydra: Um pequeno e frágil monstro aquatico que acredita que é o tipo mais duro das independentes. Após se reformar, foi ajudar a apresentar um programa de cozinha para crianças.
  • Player Uno: O luchador 8-Bit é um entusiasta da velha consola NES, com um botão de pausa construído que se mostra primariamente como um impedimento. Faz equipa com o Stupedfied/Player Dos e juntos formam a Super Smash Brothers.
  • Lance Steel: Um guerreiro medieval vindo do passado. Quando precisa de um parceiro de equipa, ele usa a máquina do tempo para trazer uma versão mais jovem dele próprio.
  • Darkness Crabtree: Um luchador com 80 anos, bastante débil para ser algo de jeito. A não ser claro que tome os seus medicamentos.
  • Private Eye: Um detective de qualidade, cuja cabeça é um gigantesco olho.
  • Create-a-Wrestler: Um lutador mascarado cuja identidade é escolhida pelos fãs numa série de provas. Depois de ir por personagens como Moscow The Communist Bovine e Ultimo Breakfast durante anos, parece ter encontrado a sua paz como Dasher Hatfield, um mascarado do virar do século, e jogador de baseball que tem um bigode com uma curvinha perfeita. Ele faz equipa com Sugar Dunkerton, o cunhado de Dasher que é também um nerd meio parvo.
  • Tursas: Um gigante e barbudo Viking que não fala muito.
  • Dragon Dragon: Um tipo num pesado fato de dragão.
Original de Marcos em Pro Wrestling Tuga
Com tecnologia do Blogger.