Análise a todas as Road to Wrestlemania da história: IX, X e XI
Apesar da Royal Rumble ter tomado vida em 1988, foi apenas em 1993 que o evento passou a dar um caminho direto a uma championship match na Wrestlemania. Em anos anteriores, apesar de ser um evento basilar na construção do Biggest Stage of them All, como em 1992, quando a rivalidade Sid vs. Hulk Hogan partiu da eliminação controversa do Hulkster, passava-se sendo um show fora do formato atual.
Assim, passamos a analisar o caminho para o show dos grandes com a Wrestlemania IX.
Road to Wrestlemania IX
O principal acontecimento: O gigante imbatível
Depois de vencer a Rumble match ao eliminar por último o antigo campeão mundial Randy Savage, já se sabia do grande risco que o então campeão Bret Hart estaria envolvido.
Entretanto, ninguém esperava a extrema facilidade que viu o oriental passar facilmente por cima do primeiro ganhador da Rumble match, Jim Duggan. O ataque sobre o Hacksaw foi de tal forma brutal que o colocou meses de fora dos ringues. Em antes da Wrestlemania, Hart e Yokozuna encontraram-se numa assinatura de contrato. O Hitman mostrou não temer o adversário e isto foi o crucial para que ele sofresse mais uma onda de fura e acabasse nocauteado perante o banzai drop.
Outros acontecimentos de destaque: Hulk Hogan regressa e salva Brutus Beefcake: Brutus Beefcake havia ficado tempos de fora dos ringues a se recuperar de um grave acidente que necessitou de um reparo facial. No seu combate de regresso, ele enfrentou Ted DiBiase, que junto a IRS atacou brutalmente ao cabeleireiro. Isto marcou a volta de Hogan, que aliou-se a Brutus para formar os Mega-Maniacs.
Road to Wrestlemania X
O principal acontecimento: Dois vencedores
A Wrestlemania 10 contou com um card a destacar Bret Hart e Lex Luger, já que ambos colocaram o reinado de Yokozuna como WWE Champion em risco.
Os dois venceram a Rumble match e assim, ao longo dos três meses, foram desenvolvendo feuds, mas sem o conhecimento de que adversário teriam no grande show.
O ícone americano acabou tendo a sorte de vencer na moeda, deixando o combate opener para Bret Hart vs. Owen Hart. Crush haveria de enfrentar Randy Savage.
Outros acontecimentos de destaque: Irmão contra irmão: Na Royal Rumble, Owen Hart havia traído Bret Hart enquanto este, no seu segundo combate na noite, saiu-se como co-ganhador da Rumble match, tornando-se contender ao WWF Championship. No período pré-Wrestlemania, Owen tentou a todo custo provar sua superioridade contra o irmão, vencendo vários lutadores de baixo calão e tendo discussões fortes em entrevistas.
Ladder Match: Shawn Michales nunca havia perdido seu título Intercontinental e agora Razor Ramon era chamado de campeão. Isto enfureceu o Heartbreak Kid, que partiu para o desafio que culminou em uma ladder match com ambos os cintos de Michaels e Ramon colocados sobre o ringue. O Headliner se mostrou possessivo, ao ponto de quase custar o cinturão de Ramon na Rumble, perante IRS.
Road to Wrestlemania XI
O principal acontecimento: O patrão quer o título do segurança
Shawn Michaels e Diesel sempre foram cúmplices. Um completava o outro. O guarda-costas protegia o provocador HBK.
Na Royal Rumble, Shawn tentou de toda a forma findar o reinado do antigo amigo. Mais tarde, ele faria o trabalho com suas próprias mãos, vencendo a rumble match e colocando-se como contender ao título mundial. Mas para ter boas chances contra o perigoso Diesel, Sid foi introduzido novamente na WWE, desta vez como novo guarda-costas do Headliner, que assim tinha uma proteção extra na aclamada contenda.
Outros acontecimentos de destaque: Bam Bam enfrenta a mídia: Bam Bam Bigelow irritou-se com a disputa no Royal Rumble e de forma proposital empurrou a Lawrence Taylor, jogador de futebol americano. Isto levou a um confronto entre ambos na Mania, com altas discussões ocorrendo em antes. Este embate foi o main event da Wrestlemania, devido a toda a carga de publicidade que conseguiu.