Wrestlemania: O que representa para as estrelas do wrestling? E para a equipa do Wrestling Notícias?
Com base na apresentação da vigésima nona Wrestlemania no próximo domingo e tendo em vista a importância deste mega evento na história do professional wrestling, iremos apresentar na sequência excertos de entrevistas de vários lutadores e lendas da WWE ou ex-funcionários que expressam seus principais momentos e sentimentos em relação ao show.....
De seguida, portanto, são apresentados os melhores momentos da Wrestlemania segundo várias individualidades do wrestling, muitas dos quais já não estão presentes na WWE.
JBL: Foi na minha primeira WrestleMania, quando Shawn Michaels e Bret Hart foram aos seus limites. Essa foi uma das coisas mais fenomenais que eu já vi. Estava na lagoa e, talvez a pagar à WWE já o segundo ou terceiro pay-per-view. Eu mesmo fui uma parte - não estava mesmo no estádio, mas era como se estivesse. Foi absolutamente incrível - a coisa mais impressionante que eu já vi - especialmente com eu ser novo na empresa, e começar a ver algo como isso, pela primeira vez. É realmente algo que simplesmente não consigo nem descrever.
Randy Orton: Estou duvidoso. Então… foi a WrestleMania XX, a minha primeira participação no evento. Eu tive meu pai olhando minha luta, acho que foi a primeira vez que me lembro de vê-lo me assistindo da plateia. Assim, tendo meu pai uma primeira experiência no wrestling, e eu, com apenas 20 anos, tive muita história para contar desta noite, assim como muitas emoções me envolveram.
Big Show: Eu sempre fui fã da luta entre Hulk Hogan e Andre The Giant na Wrestlemania III, porque tinha uma grande história, mas realmente penso que meu momento favorito da Wrestlemania foi na ‘Mania 2000, quando eu enfrentei Mick [Foley], The Rock e Triple H pelo Título da WWE. Eu estava no evento principal do maior evento de wrestling do mundo, então é meu momento pessoal favorito de sempre.
Eddie Guerrero: O final da Wrestlemania XX, com Chris [Benoit] e eu no ringue a celebrar.
Booker T: Meu momento favorito de sempre na Wrestlemania foi Savage e Steamboat. Eu sempre tive esta luta como uma das melhores, isso se não for mesmo a melhor. A partir daquele momento, eu ansiei para chegar ao topo.
Funaki: Meu momento favorito de uma Wrestlemania foi Shawn Michaels vs. Razor Ramon em uma Luta de Escada na WrestleMania X.
John Cena: Hogan dando um slam em Andre, WrestleMania III – a mais impressionante cena que já vi.
William Regal: O Iron Sheik vindo ao ringue na WrestleMania X-Seven em Houston, para a Gimmick Battle Royal. Eu fiquei rindo histericamente, porque nunca vi alguém vir ao ringue daquele jeito.
Rhyno: Hogan dando um slam em Andre – WrestleMania III.
Kurt Angle: Isso é difícil, porque a WrestleMania é a maior coisa no mundo, ainda mais quando você participa. Porém, meu grande momento na WrestleMania foi vindo ao ringue para defrontar Brock Lesnar. Eu sabia que meu pescoço estava seriamente contundido, e muitos fãs também sabiam, mas então, quando eu ouvi todas aquelas pessoas torcendo por mim, a dor parecia ter passado. Apartir de então, acabou-se a contusão, e eu olhei em volta não acreditando estar em um evento principal de uma Wrestlemania, e este é o principal prémio de ser um estrela da WWE.
Orlando Jordan: Hollywood Hogan/ Ultimate Warrior enfrentando-se na WrestleMania VI, porque foi simplesmente irreal. Eu estava torcendo por Warrior naquela noite, e fiquei muito feliz quando ele venceu. Eu nunca gostei de Hogan quando criança, porque eu pensava que ele era um cara mal. Obviamente, eu estava certo.
Jim Ross: Decidindo o que vestir para a WrestleMania IX. Mas no que toca à ação em ringue, tenho dois; "Stone Cold" vs. Bret Hart na WrestleMania 13 em Chicago, e Stone Cold vs. The Rock na WrestleMania X-Seven no Astrodome.
Jerry “The King” Lawler: Bem, um foi quando Pete Rose vestiu-se como uma galinha na WrestleMania XV, e levou um Tombstone do Kane. O outro foi quando Pete voltou no ano vindouro com um taco de beisebol, tentando atacar Kane, mas acabou por ter a traseira de Rikishi esfregada na sua face. Algo me diz que ele aprendeu uma lição depois daquilo.
Eric Bischoff: Eu amo todos, cada um.
Chavo Guerrero: Foi na Wrestlemania XX, quando eu venci outros 15 superstars de peso leve, mantendo o Título Cruiserweight.
Carlito: Direi que foi a Ladder Match entre Razor Ramon e Shawn Michaels na WrestleMania X, porque foi inovadora, a primeira vez que vi algo assim. Aquela luta…that’s cool (aquilo foi legal)!
Rey Mysterio: A primeira vez que eu estava em uma, que foi na WrestleMania XIX em Seattle, contra Matt Hardy. Aquela luta foi histórica para mim, e eu estava muito nervoso, mas muito excitado. Mas quando a luta acabou, eu me senti como tendo completado um grande sonho.
Johnathan Coachman: Quando eu entrevistei The Rock antes de sua luta contra Hogan na WrestleMania X8 em Toronto. Depois da minha grande entrevista, The Rock fez uma grande luta Hogan. Nada daquilo teria acontecido se não fosse por mim.
Edge: Como fã, foi Hogan dando um slam em Andre The Giant. Como lutador, foi quando eu e Christian vencemos os World Tag Team Championship na WrestleMania 2000 em Anaheim, porque depois da nossa vitória, ficamos no topo daquela junção de mesa/escada, e seguramos os títulos sobre nossa cabeça. Foi especial.
Shannon Moore: A primeira vez que lutei numa WrestleMania, que foi na edição XIX em Seattle. Na frente de 60,000 pessoas, e fazer parte do show é algo que me lembrarei para o resto da vida – definitivamente meu momento favorito da WrestleMania.
Batista: Fácil: Hogan dando um slam em Andre.
Chris Jericho: Como fã, meu momento favorito foi a luta entre Owen e. Bret Hart na WrestleMania X. Eu fui um grande fã de Owen, e penso que aquela luta foi um momento magnífico. Então, meu momento pessoal foi minha luta com Shawn Michaels na WrestleMania XIX.
Shelton Benjamin: Quando Rhyno deu um Gore em Chavo na WrestleMania XIX, junto com Charlie [Haas] e eu para vencer a luta pelos WWE Tag Team Championship. Obrigado Rhyno!
Christian: Vencer Chris Jericho na WrestleMania XX, pois eu gostei de vencer o Y2J, e eu realmente adorei humilhá-lo, no final das contas.
Tyson Tomko: Andre the Giant vs. Hollywood Hogan na WrestleMania III. Nada se compara a isso.
The Hurricane: Pessoalmente, foi quando venci o Hardcore Championship de Spike Dudley na WrestleMania X8. Com fã, foi Savage vencer o WWE Championship por ganhar de Ted DiBiase na final do torneio da WrestleMania IV.
Kane: Minha primeira luta com Undertaker, na WrestleMania XIV.
Val Venis: Eu vou dizer WrestleMania III com Hogan finalmente conseguindo um slam em Andre the Giant. Eu era novo naquele tempo, e me lembro de estar em casa, olhando aquela luta, e sentindo a energia da platéia – 93,000. Toda vez que Hogan tentava o slam em Andre, eu ficava louco, e ele continuava tentando, e tentando, e tentando, e aí ele finalmente conseguiu, eu pulei do sofá. Não conseguia acreditar naquilo!
Maven: WrestleMania III, Steamboat vs. Savage, de certeza.
Trish Stratus: Vencer o Women’s Championship na WrestleMania XIX em Seattle. Entretanto, todo momento que me envolva é inesquecível.
Shawn Michaels: Eu estive em vários momentos da WrestleMania, e me orgulho disso. A Luta de Escada com Razor Ramon foi especial, a WWE Iron Man Match com Bret Hart foi especial. Foram diferentes casos. A Luta com Stone Cold na WrestleMania XIV foi especial pela situação em que minhas costas estavam. Então minha volta aos ringues, (WrestleMania XIX) contra Jericho foi especial, simplesmente porque não pensei que voltaria. Só por isso é especial. Estar no evento principal da WrestleMania XX foi especial, e isso foi muito memorável mesmo, eu sangrar foi parte do especial. WrestleMania é especial, e eu aprecio cada uma delas, certamente.
Depois de termos visto as opiniões de quem esteve lá, acompanhamos abaixo os momentos preferidos dos espectadores peritos no assunto e que coordenam no maior veículo de divulgação do wrestling em Língua Portuguesa, o Wrestling Notícias, artigos e espaços sobre o assunto.
BeowolfD: Olhando para trás, para todas as Wrestlemanias que eu tive a oportunidade de ver, eu terei sem dar prioridade a dois grandes momentos daquela que foi a minha Wrestlemania favorita, a XX. Primeiro refiro-me ao momento de celebração de Chris Benoit que na altura se tornara o meu wrestler favorito. O momento teve um grande impacto em mim pois provou que apesar de todas as dificuldades e obstaculos, é possivel vencermos se dermos o nosso maximo. E o segundo momento refiro-me a entrada de Undertaker, que regressava após 4 anos a guimmick de Deadman. Foi uma tal atmosfera e presença que quando vi essa entrada pela primeira vez, não pude evitar ficar e boca aberta durante todo o segmento.
Chris JRM: No que diz respeito à Wrestlemania, é sempre daquelas situações difíceis em que nunca tenho a certeza o que escolher devido à quase interminável quantidade de gloriosos momentos. Tenho mesmo que recorrer às minhas memórias mais antigas, ao meu conhecimento na área do wrestling ainda em estado embrionário. Primeira Wrestlemania que me "apareceu à frente": Wrestlemania XXII. Assim que se fala em Wrestlemania e viajo atrás no tempo, os primeiros clips que me passam pela cabeça consistem em Shawn Michaels a voar do topo da escada para cima de Vince McMahon deitado sobre uma mesa com uma lata de lixo sobre a cabeça; Mick Foley a atravessar uma mesa em chamas com ajuda de Edge e Lita; Rey Mysterio, o eterno "underdog" a vencer o título Mundial. O mark dentro de mim não consegue esquecer esses momentos. Mas também não quer.
FaBiNhO: A Wrestlemania é daqueles eventos que mais história tem na WWE e sinceramente o meu momento preferido sem dúvida foi quando vi a minha primeira Wrestlemania em direto, que foi a do 25º Aniversário... HBK vs Taker, foi a razão da minha escolha pois a rivalidade foi criada à base de "brilho contra escuro" e para além disso, um combate bastante entusiasmante (tanto que na Wrestlemania a seguir tivemos uma desforra entre os dois). Quando me falam em Wrestlemania, eu penso logo no HBK vs Taker, pois foi um privilégio ter visto este combate em direto e foram momentos de alta tensão que nunca mais esquecerei!
Guilty Pleasure: Contando só com as Wrestlemanias que aconteceram já quando era fã, o segundo Shawn vs Taker. Parece que toda a gente gostou mais do primeiro, mas esse para mim foi o melhor.
João Basílio: O meu momento favorito na Wrestlemania aconteceu na Wrestlemania XX, no final do show, após Chris Benoit ter ganho o Título Mundial na Triple Threat contra Triple H e Shawn Michaels, quando Eddie Guerrero, que antes tinha defendido o seu Título da WWE contra Kurt Angle, veio celebrar com o seu grande amigo o facto de os dois estarem no topo da montanha, no topo da WWE. Foi um momento muito emocional, que vai ficar comigo para sempre.
Johnmds: A Wrestlemania é repleta de momentos mas enquanto fã tenho de escolher algum que tive envolvimento emocional, portanto escolho a vitória de The Rock no ano passado. Podem ter havido coisas mais importantes para a história ao longo dos anos, mas no panorama individual, nada foi maior do que isto.
Marcos: É complicado, tem uma história enorme e custa-me escolher um. 1. End of An Era (mais recentemente). 2. Hulk Hogan slams Andre The Giant. 3. The Ultimate Warrior defeats Hulk Hogan. 4. Steve Austin vence Shawn Michaels, com ajuda de Mike Tyson.