A origem das gimmicks - Os lutadores mais evoluídos da WWE (Parte III)
Tudo evolui e os wrestlers não são diferentes. Eu não consigo dizer um lutador de sucesso que não tenha feito alterações à sua personagem ou que não tenha introduzido novos moves ao seu reportório. Até mesmo John Cena que cuja mudança nos últimos 6 a 7 anos foram as suas t-shirts, começou como um leve baviaface e se tornou um rapper heel que nasceu de um imitação de Vanilla Ice. É sobre esse tema de evolução que hoje vamos falar, os lutadores da WWE que mais evoluíram as suas personagens....
Antes convém dizer que há algumas regras para isso. Primeiro, só considero personagens que evoluíram drasticamente e que até mudaram uma ou mais vezes de nome. Por exemplo a mudança de Rocky Maivia para The Rock não é considerada. Não considero lutadores que tiveram múltiplas personagens como Glen ‘Kane/Isaac Yankem/Fake Deisel’ Jacobs. Isaac Yankem não evoluiu em Kane e no universo da WWE são duas personagens diferentes. Não considero alter-egos. Mankind não transformou-se em Cactus Jack e este por sua vez se transformou em Dude Love. Os alter-egos de Mick Foley são todos diferentes. Isto começa confuso mas vocês vêm já como funciona:
JBL
Justin ‘Hawk’ Bradshaw = Blackjack Bradshaw = Bradshaw = John ‘Bradshaw’ Layfield
Tendo como manager, Uncle Zebekiah (Zeb Coulter) Justin ‘Hawk’ Bradshaw estrou-se no início de 1996 como a personagem de um duro cowboy. No fim do ano era Blackjack Bradshaw na equipa New Blackjacks com Blackjack Windham (Barry Windham). A equipa não durou muito mas Bradshaw manteria a gimmick de cowboy até começar a fazer equipa com Faarooq no fim de 1998. Perdendo o apelido de “Blackjack”, Bradshaw juntamente com Faarooq tornou-se membro da Ministry of Darkness de Undertaker. Tal como Faarooq ele transformou-se num segurança bebedolas. Quando Faarooq se retirou, Bradshaw começou a usar o seu nome real, John ‘Bradshaw’ Layfield. JBL um capitalista rico e contrário ao que tinha a ser nos anos anteriores. Eu não consigo explicar como isto funcionou mas JBL foi campeão da WWE, algo que Bradshaw nunca conseguiu ser.

Crush
Ele sempre se chamou Crush mas foi um Crush com várias fases. O primeiro foi Demolition Crush que fazia parte da mítica equipa Demolition. Após a equipa se ter desmantelado ele tonou-se Kona Crush que era um individuo originário do Havai. Ele tornou-se heel e juntou-se a Mr. Fuji para se tornar o Japanese Crush, a versão heel de Kona Crush e com roupas diferentes. Após uns tempos na prisão (na vida real), ele regressou como membro da Nation of Domination. Afastado do grupo, ele formou o seu próprio grupo, um grupo motard, os Disciples of Apocalypse (DOA). Ele não duraria muito e ingressou no midcard da WCW onde usou o seu nome real. Brian Adams. Ele obteria algum sucesso na equipa Kronick com Bryan Clark, que até apareceu na TV da WWE durante o angle da invasão. Contudo a sua passagem na WCW e últimas passagens na WWE não são reconhecidas pela WWE depois que ele saiu da companhia em 1997.
Hardcore Holly
Thurman ‘Sparky’ Plugg = Bob ‘Spark Plug’ Holly = ‘Bobacious’ Bob = Bob Holly = Hardcore Holly
Estreando-se em 1993 como um piloto da Nascar, Thurman ‘Sparky’ Plugg depressa se tornou Bob ‘Spark Plug’ Holly já que provavelmente soava menos estúpido. Ele foi atracão do low card mas ainda assim teve sucesso numa equipa com 1-2-3 Kid. Como ‘Bobacious’ Bob ele haveria de formar os New Midnight Express com Bart Gunn. Ele haveria de cortar o cabelo e ser somente Bob Holly e seria membro da JOB Squad. Achou o seu lugar na divisão hardcore onde obteve sucesso como um lutador duro e assim continuou até ser despedido em 2009.

Billy Gunn
Billy Gunn = Rockabilly = ‘Bad Ass’ Billy Gunn = Mr. Ass = Billy G = ‘The One’ Billy Gunn = Billy = ‘Bad Ass’ Billy Gunn
Primeiro ele foi um cowboy com o seu “irmão” Bart nos The Smoking Gunns. Ele fez um heel turn em cima de Bart para não alcançar nada e assim recebeu a gimmick de Rockabilly. Ele seria recrutado por Road Dogg para formarem os The New Age Outlaws. ‘Bad Ass’ Billy Gunn foi o pináculo da sua carreira. Ele haveria de adoptar o nickname de “Mr. Ass”. Quando os Outlaws se separaram a bem ele fez um experimento como Billy G antes de ser ‘The One’ Billy Gunn mas ambos forma fracos. Ele então juntou-se a Chuck Palumbo para formarem a infame dupla de Billy & Chuck que pelo menos teve atenção. Ele haveria de sair da WWE e recentemente voltou como agente e lutador ocasional com a gimmick de Mr. Ass juntamente com Road Dogg.