De que forma pode a TNA competir ou ultrapassar a WWE?
O Yahoo Sports lançou um artigo que fala do domínio da WWE e do facto da sua única competição ser a TNA. Patrick Michael, p autor do artigo indica três possíveis medidas que a TNA poderá tomar para tentar competir com a WWE....
________________________________________________________________
O poeta romano Ovid uma vez disse “ Um cavalo só atinge a sua velocidade máxima quando tem outros cavalos para apanhar e ultrapassar”. Isto foi o que aconteceu na década de 90 quando Vince McMahon e a WWE sentiram a competição real da WCW e num grau menor a ECW. Agora em 2013, McMahon nunca esteve tão seguro no topo do pro wrestling mundial!
Actualmente a maior competição da WWE (e neste contexto falo do termo competição de forma leve) está na Total Nonstop Action (TNA) Wrestling que tem às quintas-feiras na Spike TV, o Impact Wrestling que obtém constantemente ratings que há quinze anos atrás ditariam que um show de wrestling de primeira água fosse cancelado. Os ratings do RAW são normalmente o triplo dos ratings do Impact Wrestling.
Dependendo da vossa perspectiva, vocês podem aplaudir a TNA pela sua subida e ascensão em relação às outras companhias independentes que começaram a ter destaque aquando a WCW e a ECW caíram. Agora com 11 anos, a TNA já dura mais tempo que a ECW original (9 anos) e deverá ultrapassar a WCW (13 anos). Contudo, tenho a certeza que Dixie Carter e Hulk Hogan não estão contentes por estarem na sombra da WWE.
Ninguém pode acusar a TNA de não tentar competir com a WWE. Ao longo dos anos, a TNA já teve um conjunto de talentos de meter inveja a qualquer promotora, Ric Flair, Hulk Hogan, Sting, Roddy Piper, Jeff Jarrett (fundador da TNA), Scott Steiner, Kurt Angle, Christian, Booker T, Kevin Nash, Jeff Hardy e até mesmo um jovem CM Punk que agora está no topo da WWE, mas que falhou em ter sucesso na TNA.
Muitos fãs podem dizer que a TNA tem os seus lutadores da casa e que são os seus verdadeiros pilares. AJ Styles, Samoa Joe, Austin Aries, Bobby Roode e James Storm têm entretido os fãs da TNA ao longo dos anos e deram respeito à promoção. Agora chega a altura da TNA tomar medidas drásticas na tentativa de chegar mais alto e chegar às alturas estratosféricas da WWE.
A TNA já tentou recriar os angles que tiveram sucesso em outras promotoras mas falharam no seu objectivo. Facções como a Team Canada, Aces and Eights, Fortune e Main Event Mafia falharam ao contrário dos Four Horsemen e NWO. Dar mais tempo à divisão feminina do que a WWE não trouxe audiências dos homens entre os 18 e 35 anos. A tão respeitada X-Division caiu e agora é somente mais uma divisão de cruiserweight.
Na minha opinião, a TNA precisa tomar três medidas de forma a tirar o sono a Vince McMahon
3. Contratar Paul Heyman para responsável do processo criativo
Os críticos de Paul Heyman normalmente dizem que a sua promotora a ECW nunca passou do terceiro lugar e entrou na falência em menos de 10 anos. Contudo, esses críticos esquecem-se que isso só aconteceu pois Heyman quis controlar todos os aspectos de negócios da ECW. O wrestling, promos e storylines da ECW são lendários. Com Paul Heyman a controlar as operações criativas da TNA, a promotora já não precisaria de copiar storylines de mais ninguém.
2. Maior foco no mercado britânico
Eu não estou a sugerir que a TNA iria se tornar mais popular na América ao deixar o país. Contudo não se pode negar que os melhores públicos da TNA são nas arenas britânicas. O episódio do RAW que aconteceu após a WrestleMania 29 alcançou um status lendário devido ao público espectacular que teve. Um público ao rubro é entusiasmante, até mesmo para os fãs que assistem na TV. Se a TNA pudesse gravar mais episódios do Impact Wrestling no Reino Unido, iria transmitir de forma indirecta mais entusiasmo aos seus espectadores na TV.
1. Contratar uma estrela de topo da WWE (John Cena ou CM Punk)
Eu sei que isto seria copiar uma jogada que já falhou várias vezes. Contudo a lista de antigos lutadores da WWE que a TNA tem não se compara a uma entrada surpresa de John Cena ou CM Punk num Impact Wrestling ao vivo. A TNA teria de manter isso em segredo o que não é fácil nos dias que correm. E isso teria de ser feito rápido devido aos rumores que Cena e Punk estão a agastar a WWE.
No final de contas, é possível que Vince McMahon não possa ser destituído e a WWE nunca seja desafiada novamente. A NFL pós a AFL e a USFL fora do negócios e é agora a liga desportiva mais forte do mundo. É possível que uma grande parte dos fãs do wrestling old-school tenha migrado para a MMA e não regressem. A TNA terá de optar por uma estratégia diferente se quiser competir com a WWE.
E os leitores concordam com estas medidas? Que outras medidas vocês tomavam?