Derradeiros Confrontos - CM Punk vs. Jeff Hardy
Olá a todos, sejam bem-vindos à 2ª edição do ‘Derradeiros Confrontos’. Eu sou o André Cruz e semanalmente estou a apresentar-vos confrontos entre PPV’s, Lutadores e Companhias com o objetivo no fim do artigo ficar-mos a saber quem é o melhor. Antes de mais queria agradecer os muitos comentários e visualizações ao meu artigo da semana passada. Espero que possam comentar, com a mesma ou mais força do que a semana passada....
Nesta semana vou apresentar um confronto entre dois lutadores de companhias diferentes. Um deles é o autoproclamado e mais que afirmado ‘Best In The World’. Um wrestler excelente a todos os níveis e muitos dizem que é uma das razões de verem WWE. Do outro lado vamos ter um lutador muito adorado pelo público de Wrestling, sempre ligado ao extremo e ao seu estilo muito pouco ortodoxo.
-------- CM PUNK vs. JEFF HARDY--------
Maior Habilidade em Ringue
O ‘Best In The World’ tem um arsenal muito variado com algumas manobras provenientes das artes marciais.. Jeff Hardy tem manobras mais arriscadas e muito pouco ortodoxas e a maioria de difícil execução.
CM Punk usa manobras de submissão como o ‘Koji Clutch’ ou um ‘Arm-trap triangle choke’ que é mais conhecido por ‘Anaconda Vise’. Punk tem no seu arsenal outras manobras como o ‘Diving Elbow Drop’, que usa em homenagem a Randy Savage, ‘Springboard clothesline’, ‘Bulldog’ que muitas vezes é feito depois de um ‘Step-up high knee’, ‘Leg drop’ e ‘Enzuigiri’. Jeff Hardy tem manobras de alto-risco e muito empolgantes. Hardy usa manobras como ‘Poetry in Motion’, ‘Sitout jawbreaker’, o ‘Mule Kick’, ‘Baseball slide’ e ‘Whisper in the Wind’. Jeff chegou até a usar uma das manobras mais difíceis e arriscadas do Wrestling, o ‘450º Splash’.
Neste campo acho que, cada um dentro do seu estilo, merecia o ponto.. Ambos têm habilidade em ringue como poucos, ambos são excelentes e têm um arsenal invejável. Depois de pensar muito e ver até alguns vídeos para reavivar a memória, vou dar o ponto a Jeff Hardy. Hardy tem manobras mais arriscadas e um pouco mais capazes de pôr o público ‘on fire’. Embora fique a nota que aqui se pudesse dava o empate porque dentro do seu estilo são os dois muito bons.
-------- CM PUNK 0 – 1 JEFF HARDY --------
Maior Habilidade com Micro
Todos nós conhece-mos as promos de CM Punk… Cada vez que este homem pega no microfone temos de parar o que estamos a fazer, pôr o volume no máximo e prestar atenção porque vai valer a pena ouvi-lo. Jeff, nunca foi conhecido, por fazer promos muito boas e pessoalmente nunca fui fã das promos dele.
Nem é preciso eu falar muito sobre as promos do ‘Best In The World’. Todos nós nos lembramos das promos dele em 2011 cheias de ‘Pipebombs’ e algum gozo para a pessoa que ele se referia. Punk tem uma grande habilidade com o microfone e é um dos melhores (se não o melhor) na WWE nesse campo. E na WWE temos bons falantes como Damien Sandow, Antonio Cesaro entre outros. Todos nos relembramos daquela promo de Punk no fim do combate de mesas entre Cena e R-Truth onde Punk custou o combate ao campeão da WWE, por exemplo. Resumindo Punk é excelente com o micro e é o rei das ‘Pipebombs’ o que faz das promos dela ainda melhores. Como já referi em cima Jeff nunca fez promos muito boas. Os fãs de Jeff admiram-no pela sua habilidade em ringue e as suas manobras arriscadas e não propriamente pela sua qualidade em promos que é um pouco fraca. Na WWE ou na TNA, Jeff nunca teve muita queda para o microfone, tendo assim o seu ponto mais forte nas manobras.
Neste ponto a decisão é fácil e a vitória vai para CM Punk… Punk é um dos melhores ‘talkers’ da história da WWE e é claramente melhor que Jeff nesta questão.
-------- CM PUNK 1 – 1 JEFF HARDY --------
Títulos e Prémios
Ambos os lutadores são bastante premiados e com bastantes títulos.
Na WWE CM Punk já foi: campeão da ECW por 1 vez, campeão da WWE por 2 vezes, campeão mundial 3 vezes, campeão de Tag-Team por 1 vez, foi Mr. Money in the Bank por 2 vezes, campeão intercontinental 1 vez e ganhou 6 Slammy Awards. Na Ring of Honor foi campeão mundial por 1 vez e campeão de equipas por 2 vezes. Ganhou 8 prémios pelo Wrestling Observer Newsletter, incluindo 2 rivalidades do ano (2009 e 2011), luta do ano (2011) e melhor personagem (2009 e 2011). A sua maior classificação no ranking dos 500 melhores Wrestler’s, feito da Pro Wrestling Illustrated, foi de 1º classificado no ano de 2012.
Jeff Hardy, dentro da WWE já foi: campeão da WWE por 1 vez, campeão mundial por 2 vezes, campeão Europeu 1 vez, campeão Hardcore por 3 vezes, campeão de Tag-Team 6 vezes, campeão Intercontinental por 4 vezes, campeão de pesos leves por 1 vez e ganhou 2 Slammy Awards. Na TNA foi campeão mundial por 3 vezes e considerado o lutador do ano de 2012 da companhia. Venceu 4 prémios pelo Wrestling Observer Newsletter que são: Melhor lutador voador (2000), Melhor rivalidade do ano (2009), Mais repugnante tática promocional (2008) e Pior luta do ano (2011). A sua maior classificação no ranking dos 500 melhores lutadores foi de 3º classificado em 2009.
Aqui a decisão fica um pouco difícil, visto que em prémios CM Punk é claramente melhor pois já foi 1º classificado no ranking dos 500 melhores lutadores e que já ganhou 8 prémios pelo WON e são todos positivos ao passo que Jeff só ganhou 4 e nem todos são bons. Em títulos propriamente ditos a vitória cai para o Hady pois como se pode ver em cima tem alguma vantagem sobre Punk. Como neste espaço do Derradeiros Confrontos não há empates em nenhum ponto vou ter de valorizar mais os títulos e assim dar a vitória a Jeff Hardy. (Neste campo não se compara propriamente a qualidade dos reinados mas mais a quantidade, variedade e valor dos títulos em questão. Se fosse-mos a ver pela qualidade, por exemplo, o reinado de 434 dias do Punk batia em muito o reinado de campeão da WWE do Jeff Hardy. E fica a nota que não tenho dúvida que neste campo Punk vai ultrapassar Hardy num médio prazo).
-------- CM PUNK 1 – 2 JEFF HARDY --------
Melhor Finisher
CM Punk usa como finisher principal o ‘Go To Sleep’, que basicamente é uma joelhada na cabeça do adversário após este ser atirado para o ar. Hardy tem como finisher principal a ‘Swanton Bomb’ que é uma meia cambalhota da 3º corda, batendo assim com as costas no adversário, causando assim um impacto enorme.
O ‘Go To Sleep’ é um finisher muito bom. Basta imaginar o que é levar com uma joelhada na cabeça após ser atirado para o ar… É um finisher que assenta na perfeição a CM Punk e que este executa de uma forma boa. A ‘Swanton Bomb’ é um dos finisher’s mais impressionantes do Pro Wrestling. É um finisher que quando acerta no alvo já sabemos que ou o combate acaba ali ou o lutador que se safou é de enorme resistência. Tem uma difícil execução e é preciso muito treino para a fazer de forma segura, visto que se a meia cambalhota é feita um pouco depois, a cabeça quando cai no adversário ainda não virou totalmente e nem é preciso dizer o resto… desastre na certa.
A escolhe é um pouco difícil pois são dois bons finisher’s que encaixam na perfeição em cada um dos lutadores. O ‘Swanton Bomb’ é muito mais difícil de ser executado e o impacto penso que até seja maior porque neste caso levamos com o peso do adversário em cima de nós. Aqui vou dar o ponto ao finisher do Hardy pelas razões que referi em cima.
-------- CM PUNK 1 – 3 JEFF HARDY --------
Maiores Momentos
CM Punk já teve grandes momentos na sua carreira, principalmente na WWE. Jeff Hardy tem momentos memoráveis na TNA e na WWE, mas principalmente nesta segunda.
Punk já teve grandes momentos na sua carreira como: o combate e vitória contra Jericho na Wrestlemania 28, o reinado de 434 dias como campeão da WWE, vencer um dos melhores combates ‘Money in the Bank’ de sempre na Wrestlemania 24, conquista do título da ECW na sua última oportunidade após muitos combates pelo título contra John Morrison, combate com Undertaker na Wrestlemania 29, combate no Survivor Series 2006 onde Punk fazia a sua estreia num PPV e foi o mais aclamado pela multidão naquele combate que também estava Jeff Hardy, DX, Edge, Randy Orton, Matt Hardy entre outros. Destaque também para as promos em que Punk dizia mal da WWE e tinha aquela personagem do “injustiçado”, a feud com Kevin Nash e o cash-in em Edge no RAW! Por sua vez o destaque na carreira de Hardy vai para: a conquista do WWE Title, combate TLC na Wrestlemania 17, regresso ao RAW em 2006 enquanto Edge fazia a promo de apresentação do novo título da WWE, regresso á TNA em 2010, feud com Umaga pelo título Intercontinental, a ‘Swanton Bomb’ no RAW em 2008 de cima do cenário para Randy Orton e a conquista do seu primeiro título mundial. (Estes foram os momentos que me lembrei de cada lutador, sei que existem mais, mas estes foram os que me lembrei e quis destacar eu sei que existem outros e se quiserem acrescentar algum podem faze-lo nos comentários).
Como podem ver em cima ambos os lutadores têm momentos memoráveis nas suas carreiras. Mas vendo bem vou dar a vitória a CM Punk pois penso que Punk já conseguiu ter momentos superiores a Hardy como por exemplo entrar numa Wrestlemania como campeão da WWE, ganhar o combate ‘Money in the Bank’… Portanto aqui o ponto vai para o ‘Best In The World’.
-------- CM PUNK 2 – 3 JEFF HARDY --------
E assim chegamos ao fim da segunda edição do ‘Derradeiros Confrontos’. Acho que o resultado pode ser um pouco injusto para Punk visto que o empate era mais aceitável do que esta vitória para o Hardy, mas são estes os pontos aqui neste espaço e o resultado nesses pontos é bastante claro. E como é óbvio não há empates em nenhum dos pontos, para assim garantir que existe sempre um vencedor em cada edição deste espaço.
Deixem um comentário com a vossa opinião sobre o artigo e sobre o resultado. Digam o que acharam da qualidade do artigo e o que gostavam que comparasse em próximos artigos., sempre respeitando as regras da boa-educação e do blog. Espero que tenham gostado e espero por todos vocês na próxima edição, ou seja, no próximo Domingo. Abraço e fiquem bem!