Demetrious Johnson confirmou o favoritismo contra John Moraga, neste sábado (27), pelo UFC on FOX 8, em Seattle, nos Estados Unidos. O campeão do peso mosca defendeu o cinturão da categoria ao finalizar o adversário no fim do quinto round e continuará com o título.
“Para mim esse resultado foi muito importante, porque mostra que meus treinadores me prepararam muito bem para a luta”, disse “Mighty Mouse” após a vitória, ainda no octógono.
O show marcou a estreia da primeira lutadora brasileira na organização, Jéssica “Bate-Estaca”, que perdeu por nocaute técnico para Liz Carmouche, depois de ficar perto de finalizá-la. O co-main event, integrado por Rory MacDonald e Jake Ellenberger, era cotado para ser o melhor confronto da noite, no entanto, o que se viu foi um duelo sonolento, sem emoção e muito aquém da capacidade dos atletas. O canadense venceu por pontos, mas sem qualquer tipo de brilho.
Confira como foram os melhores duelos:
Johnson finaliza Moraga e mantém título
O primeiro round foi dominado por Demetrious Johnson, que demonstrou superioridade e encaixou uma guilhotina em John Moraga, salvo pelo gongo. O dono do cinturão dos moscas manteve a pegada durante o segundo assalto e apresentou um Jiu-Jitsu afiado, montando, passando a guarda e buscando a finalização. Rápido e ágil, “Mighty Mouse” se aproximou da submissão novamente no terceiro round ao aplicar uma kimura. Moraga utilizou seu próprio calção para se libertar da posição, o que não é permitido pelas regras.
No quarto round, Johnson, com extrema facilidade, derrubou o rival, que encontrou dificuldades para se manter de pé. Moraga, especialista em Wrestling, não conseguiu bloquear as quedas e teve bom momento ao acertar um forte cruzado no campeão, que mergulhou em suas pernas e o derrubou. No último assalto, o “passeio” continuou e, de tanto tentar, enfim, Johnson finalizou o desafiante ao fazer a transição da kimura para o arm-lock e segue no posto de número 1 da categoria.
MacDonald e Ellenberger decepcionam e recebem vaias
O primeiro assalto de Rory MacDonald e Jake Ellenberger foi frustrante em função da pouca atividade dos envolvidos, que chegaram a ser vaiados. E o panorama pouco mudou na etapa posterior. Ambos mostraram um pouco mais de vontade, mas não o suficiente para proporcionar uma boa luta. No último round, a tônica se manteve e MacDonald, que acertou um pouco mais de golpes – todos sem contundência – levou a melhor por decisão unânime dos jurados, em um embate decepcionante.
Chute alto garante nocaute a Lawler
Robbie Lawler fez um bom primeiro round contra Bobby Voelker. Porém, foi no segundo round que sua estrela brilhou. Com um chute alto espetacular, ele acertou o rosto de Voelker, que caiu praticamente nocauteado. Lawler precisou conectar apenas mais um soco para garantir a vitória.
Jéssica ‘Bate-Estaca’ perde para Carmouche
A expectativa era de que Liz Carmouche buscasse a luta em pé. Mas ela surpreendeu ao colocar Jéssica “Bate-Estaca” no chão no primeiro minuto. Embora tenha conseguido se reerguer, a brasileira foi quedada minutos depois, mas em bela reviravolta, Jéssica encaixou a guilhotina na hora da tentativa de double leg da americana. A paranaense ficou nesta posição e o gongo salvou a anfitriã. No segundo assalto, Carmouche entrou disposta a dar o troco. E conseguiu. Ela derrubou, castigou no ground and pound e se aproximou da finalização com um mata-leão, no entanto, a vitória veio por nocaute técnico, após duro castigo.
Michael Chiesa é finalizado e abandona octógono
Michael Chiesa partiu para o single leg logo de cara e, com certa dificuldade, conseguiu a queda. Jorge Masvidal se levantou, contudo, recebeu um forte jab e caiu. Apesar da tentativa de estrangulamento, Masvidal evitou a finalização, mas foi dominado pelo adversário. Na segunda etapa, a história se inverteu e Masvidal “tirou o atraso”, castigando o ex-campeão do TUF 15 no ground and pound. Nos instantes finais, o lutador encaixou um triângulo de mão invertido e Chiesa bateu faltando cerca de dois segundos para o soar do gongo. Irritado, o atleta deixou o octógono e sequer ficou para o anúncio oficial do resultado. Esta foi a terceira vitória seguida de Masvidal, que fez Chiesa, pela primeira vez na carreira, sentir o amargo sabor da derrota.
Guillard nocauteia de forma inapelável
Melvin Guillard entrou à vontade no primeiro round, emplacando vários golpes “limpos” em Mac Danzig, como um forte overhand de direita. “The Young Assassin” impôs seu jogo e pouco foi atingido pelo adversário. Nos cinco minutos seguintes, Guillard se esquivou com maestria das investidas do rival e o acertou com forte sequência de jabs e diretos, que levou Danzig ao chão. Com “marretadas” implacáveis, obrigou o árbitro a interromper o combate.
Com a vitória, o lutador afastou a má fase e interrompeu a sequência de duas derrotas consecutivas. Danzig, que havia perdido para Takanori Gomi, acumulou novo revés.
O card preliminar não foi rico em emoção, exceto pela luta de Guillard e pelo embate entre Trevor Smith e Ed Herman. O segundo levou a melhor por decisão dividida, porém, por pouco a peleja não foi definida por nocaute, já que ambos se doaram bastante e tiveram boas oportunidades. Aplaudidos de pé, os atletas foram elogiados por Dana White, presidente da organização.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC on FOX 8
Seattle, Estados Unidos
Sábado, 27 de julho de 2013, em Seattle (EUA)
Card principal
Demetrious Johnson finalizou John Moraga com um arm-lock no 5R
Rory MacDonald derrotou Jake Ellenberger por decisão unânime dos jurados
Robbie Lawler derrotou Bobby Voelker por nocaute técnico no 2R
Liz Carmouche derrotou Jéssica “Bate-Estaca” Andrade por nocaute técnico no 2R
Card preliminar
Jorge Masvidal finalizou Michael Chiesa com um triângulo de mão invertido
Danny Castillo derrotou Tim Means por decisão unânime dos jurados
Melvin Guillard derrotou Mac Danzig por nocaute técnico no 2R
Daron Cruickshank derrotou Yves Edwards por decisão dividida dos jurados
Ed Herman derrotou Trevor Smith por decisão dividida do jurados.
Germaine de Randamie derrotou Julie Kedzie por decisão dividida dos jurados
Justin Salas derrotou Aaron Riley por decisão dividida dos jurados
Yaotzin Meza finalizou John Albert com um mata-leão no 2R