Ultimas

Slobber Knocker #68: Pipebombs femininas


Bem-vindos ao Slobber Knocker desta semana, à medida que nos aproximamos lentamente do Night of Champions e vamos curando da ressaca do SummerSlam. Para esta semana, na minha procura por um tema para abordar, pensei em muita coisa de que podia falar e fiquei sempre naquela incerteza, estava um pouco vazio. 

Lá me lembrei de coisas que me foram surpreendendo no Raw. E como não podia vir para aqui falar só nos sells e bumps do Seth Rollins, lembrei-me que, pela primeira vez em muito tempo, as Divas tinham tido importância na noite - ou, pelo menos, desde a streak de "nip slips", vá. AJ conseguiu dar uma ensaboadela total à divisão e ao programa "Total Divas", que o público não pôde evitar e teve que aplaudi-la e apoiá-la.

O artigo não vai ser sobre este tipo de "Pipebombs" em geral, porque até me vou debruçar nesta em particular, mas também não vai ser aqui uma descrição do que aconteceu porque já todos devem ter visto. É mais numa de... O que isto podia ser mas não vai ser, porque já sabemos o plano - e nem é assim tão bom como parecia, mas veremos o que vai sair daí.

Chamam-lhe uma "Pipe Bombshell" ou lá como era, mas todos nós sabemos a quem atribuir o termo "Pipebomb" assim que alguém dá uma promo mais intensa a cuspir umas quantas verdades aqui e ali. Vamos começar por aí, por um pequeno paralelismo.

O Sr. Pipebomb


Ver a AJ sentada no chão de perninha cruzada não é uma imagem nova e até condiz com a sua personalidade. Mas para falar ali no cimo da rampa, não quis dar ar de cansada e fez tudo em pé. Isto a espelhar a promo que um colega seu deu há dois anos atrás, e este sim fez questão de ir ao chão para se fazer ouvir e até tornou a posição épica. Punk escarrou ali algumas verdades mais duras, fechou o Raw da forma mais bizarra em muito tempo e nos dias seguintes deu muito tema de conversa aos fãs de wrestling.

O momento já não será mais esquecido e a imagem já está gravada nos livros de história, para provar que nem só do passado vive a história de grandes momentos no wrestling. CM Punk, o moço que tinha sucesso mas sempre com aquela sensação de "não é suficiente", começava finalmente a sua escalada para o topo de onde não sai mais. É claro que este momento da AJ não chega nem a um décimo do impacto deste caso em termos históricos, mas até podia ter alguns efeitos no seu próprio futuro pessoal.

Também não era preciso assim muito. Ela deu a promo com o título ao seu ombro e na actual divisão não deve haver alguma mais notória ou mais over que ela. Em tempos até foi a única Diva relevante, mesmo que fosse a fazer papel de tola - nós gostamos dela assim. Portanto esta promo não lhe ia acrescentar muito mais... Podia era mudar qualquer coisinha na divisão. Mas antes de dizer o que isto podia fazer à divisão, vamos antes arrumar uma pequena questão/dúvida que ficaria aqui a pairar se quisermos levar esta coisa mesmo a sério - cumprimentos a quem quer que tenha deixado esta divisão cair para que não se possa levar nada a sério dela agora.

De que lado ficar?


Tendo em conta que AJ Lee actualmente desempenha uma Heel... Dá uma promo que colocou tudo a aplaudi-la e contra a qual é difícil haver alguma oposição. Fico a pensar se é suposto ficar do lado do tão adorado reality show e se devemos apoiar as Bellas que lá estavam a gritar como se lhes estivessem a pisar os calos ou a Eva Marie que não faz a mais mínima ideia de onde está ou do que é que está a fazer.

As que se podem apoiar são Natalya e Naomi, mas nem é no sentido de "A AJ está a ser má com elas, está errada e devia calar-se". Ficamos do lado delas à espera que acordem, a Natalya que saia daquele pandemónio - já não anda tanto com o Khali mas ainda anda a apaijá-lo - e a Naomi que perceba que pode ser mais que uma mera bailarina. Mas se elas se revoltassem para mudar isso... Iam virar Heel? Ou a AJ é que ia passar a ser Face por defender o que está correcto? Era mais plausível, mas agora acho que ela está bem como está.

Acho que isto é uma boa representação do estado caótico da divisão feminina, é difícil definir lados de forma concreta. Principalmente quando têm um reality show que promovem e protegem como a sua mina de ouro de outro canal. Aquilo não interessa a mais de metade daquela gente que ali está, mas eles não podem deitar o seu precioso programa abaixo. Fica-se sem saber para onde virar. Temos uma Diva trabalhadora que sabe lutar a criticar as Divas de passadeira vermelha que são mais modelos que wrestlers? Óptimo, eles querem que estejamos do lado dela porque sabem que nós gostamos de ver wrestling. Mas... Estão a deitar abaixo o próprio programa que anda a gerar audiências? Confuso. Tal como toda a divisão feminina, uma confusão autêntica. E por onde quer que esta história dê, vai ser confusa.

O que podia sair daqui mais de jeito era o confronto entre AJ e Natalya. Natalya pode defender-se e faria ela muito bem, aí aceitava-se. O problema é se ela vai defender as outras todas e o programa, aí é a morte do artista. Só se ela quiser defender-se a si mesma, ver razão em partes do que AJ disse e opôr-se às colegas do programa que já são rivais. Era mais correcto. Mas era para originar mais novela para o "Total Divas" e notávamos que já estão a escrever esse programa no próprio Raw - que, infelizmente, já é o que estão a fazer. E então isso já não era tão bom e voltávamos ao mesmo...

Mas vamos imaginar algo mais porreiro a originar dessa promo, que parece que estou aqui a elevar para níveis astronómicos mas até nem estou? Fantasiemos!

O impossível de acontecer mas que era mais giro


Dar apenas largas à imaginação quanto a coisas giras que podiam acontecer mas que podemos estar certos de que nunca vão acontecer. Seria um processo onde colocaria a confusão de lados de parte e teríamos apenas uma data de tweeners enquanto se reorganizava a divisão e se punha as coisas no sítio, até que se pudessem definir as Faces e as Heels outra vez.

Se isto vos soa familiar, é porque já leram o meu Slobber Knocker antes. Já "desenhei" um plano baseado nisto no meu fantasioso artigo da Wrestlemania. É praticamente dentro disso, só que é a meio do ano. A não ser que queiram esticar isso durante meses e culminá-lo na mesma na Wrestlemania, é muito tempo mas se tivessem pachorra para aguentar algo com as Divas por muito tempo, conseguiam. 

Muito basicamente, AJ virava as Divas do avesso com uma promo, que até podia ser mais intensa que a que deu, sem especificar e sem se focar propriamente no "Total Divas". Isto daria numa rivalidade colectiva em que as "Divas" mais visuais defendiam a sua posição, afirmando que elas podiam ser mais "modelos" mas que também sabiam lutar. Quem as quisesse apoiar, que apoiasse. Mas à medida que estas se defendiam, iam surgindo as outras que concordam com AJ. Era aqui que a Natalya e a Naomi acordavam, que se lixe lá o reality show ou coisa que o valha, elas querem é acção - e refiro-me a acção em ringue, seus frescos. E quem quisesse apoiar estas - que era quase toda a gente - que apoiasse. Faces e Heels só se voltariam a definir mais tarde.

E já que falei que isto ia andar a esticar-se até culminar numa Wrestlemania, então ainda penso por aí. Muitas confusões depois, campeonatos variados, interferências de outras Divas, promos com bocas foleiras, vinham alguns momentos de grande surpresa. Para apoiar as lutadoras, podiam aproveitar e levantar uns quantos rabos da cadeira ao trazer alguma veterana - é aproveitar que a Victoria anda livre outra vez. Não havia nada mais gigante que trazer a Paige, cuja personalidade encaixaria perfeitamente na "equipa" de AJ. Até a Charlotte fazia uma boa parceria com Natalya, tendo em conta os seus genes. Do outro lado, também podiam ir metendo mais algumas, podiam deixar a Summer Rae fazer a transição para a acção em ringue e também trazer alguém do passado que defendesse a ideia de que pode misturar-se beleza com acção e que, mesmo que uma lutadora gostasse de se aperaltar mais, não queria dizer que lutasse menos ou fosse menos dura - porque essa é que é a ideia delas, não é suposto ser algo negativo. A Kelly Kelly aqui ia ser bem recebida, mas não por mim, a ideal seria a Maryse, para ter uma equipa com gente que lute minimamente de jeito.


Convém deixar essa parte clara, não deve ser a equipa das que sabem lutar contra a equipa das que não sabem, a ideia não é essa. O que está por trás de tudo é que todas sabem lutar - pronto, há algumas que... coiso... mas não se pode dizer - mas têm ideias diferentes e não chegam a acordo. Depois de muitos conflitos entre as duas metades, ia chegar a algum momento em que o título ia ficar vago. Tinha que se fazer um torneio para definir uma nova Campeã, mas eram muitas e dificultava as eliminatórias. Uma metade defendia que devia ser feito o torneio apenas entre elas, porque elas é que eram as lutadoras a sério. As outras achavam que devia ser entre elas, porque elas é que respeitavam o termo "Diva" para ser os pacotes completos e as outras só tinham inveja. Algo que dê para ambas ter algo de razão. Mas assim não dá... Até que as lutadoras "a sério" se lembram de resgatar um título com mais valor e história... As outras que fiquem lá com o brinquedinho de Barbie delas, que elas trazem o "Women's Championship" de volta! As "bonecas" respeitavam o ainda curto legado do Divas Championship e tinham como intenção enriquecer a sua história e valor. Mais uma vez aquela coisa de ambas dizerem algo com senso. Mas assim não dá, apenas um título pode ser disputado e para decidir qual... Já estávamos na Wrestlemania e decidia-se qual título ficava num combate de equipas "Um jumento delas vs Outro jumento igual" - termo mais oficial e profissional que esse não arranjam.

Ganhava o do Women's Championship porque sim, era mesmo disso que a divisão precisava. O torneio disputava-se entre as integrantes dessa equipa, até se coroar alguém na final no Extreme Rules. Dão o título à Paige e vamos todos dormir contentes. Entretanto as outras não eram excluídas e eram competidoras tão sérias como as outras e voltariam à competição feminina regular. As Faces e as Heels voltariam a estabelecer-se progressivamente a acabavam-se as alianças de acordo com ideologia. E a divisão era levada mais a sério e com mais notoriedade e qualidade. E depois eu acordo.

Até deu para me esquecer que isso começou tudo com a simples promo. Já se descartou ali. E eu peguei nisto tudo a partir daquilo só. Mas pronto, isso sou eu, eu acho que conseguia tirar esta história de qualquer lado porque queria mesmo que acontecesse. Não digo que seja algo de genial ou sequer de jeito, mas sempre acontecia qualquer coisinha às moçoilas bonitas que também gostam de bulha no ringue. Mas pronto, baixem-se os níveis de fantasia e passemos a uma conclusão mais realista.

O que realmente pode acontecer


Vá, acalmando as coisas, encaremos o que realmente se passa. Já foi comprovado que esta coisa toda está ligada ao "Total Divas". "Bravo", bocejarão muitos. A promo até foi captada por câmaras da E! Entertainment, com o intuito de utilizar isto para um episódio e, já deu para perceber que a rota do título e o rumo do reality show irão finalmente encontrar-se - "finalmente" no sentido de que já devíamos estar à espera e não porque todos o antecipavam e ansiavam. 

Isto agora vai vender a luta e trabalho árduo de uma Diva de tentar provar todos errados e conseguir atingir um título. Nisto, o que seria mais ideal era colocar Natalya contra AJ no Night of Champions, porque já dava a impressão disto se ter vindo a construir e era o melhor que podiam fazer com o que aqui têm. É esperar que ninguém lá dentro tenha uma epifania e decida colocar alguma das Bellas - elas parecem ser as "caras" daquele programa, logo quem sabe. Outra coisa que parece bem provável - a perda do título por parte de AJ. Porque não há nada melhor para um programa como aquele do que ter uma história que envolve o árduo trabalho a ser recompensado e a conseguir finalmente o título.


Mas não à primeira. Porque é um reality show e também precisa de drama e toda a choraminguice à volta do falhanço para que depois, finalmente, venha o "final feliz", também é essencial. Portanto também já devemos estar à espera disso tudo e a apercebermo-nos que a divisão das Divas já está a girar à volta do reality show que dá noutro canal de qualidade discutível. Mas é o que temos. Se me contratarem para booker, acontece aquilo que eu disse ali encima. Eu dou um murro na mesa e exigo-o!

Mas como este artigo já está meio a descambar nessas últimas frases, mais vale concluí-lo. Espero que não tenham desgostado do tema e se perguntarem porque é que peguei em algo como uma mera promo da AJ mais atrevida que o costume das Divas para construir um tema inteiro... Eu respondo perguntando porque é que não havia de o fazer... Porque também não sei bem exactamente porquê. Mas espero que seja bem recebido e que dê para comentarem. Podem dizer o que acham de tudo isto, o que acham da promo que a AJ deu, o que acham desse potencial futuro e até o que acham da influência do reality show na programação principal da WWE. Fale-se da divisão feminina!

Vou fazer por cá estar na próxima semana e até lá desejo-vos umas boas entradas em Setembro!

Cumprimentos,
Chris JRM

Com tecnologia do Blogger.