Ultimas

WWE SummerSlam 2013 - Wrestling vs. Entretenimento - Análise

A WWE realizou ontem à noite o seu 26º SummerSlam, o quinto seguido em Los Angeles com um co-main event dividido na contenda pelo cinturão da WWE, onde John Cena defendeu contra Daniel Bryan e, também ainda o aclamado Best vs. The Beast, onde CM Punk desafiou Brock Lesnar.


Obviamente um evento com apenas dois focos essenciais nos eventos principais, e com ainda algumas "wild cards" como a defesa do titulo mundial e ainda o Ring of Fire entre Kane e Bray Wyatt. Mas sigam esta análise para saberem quais as impressões gerais do maior espetáculo deste Verão, vejam quem ficou bem na foto e quem falhou redondamente, e muito mais...


A Staples Center Arena estava esgotada com mais de 17.00 fãs em coro a juntar-se em Los Angeles de todos os cantos do país/mundo para a tradição do SummerSlam. Nos painéis de especialistas estão Booker T, Shawn Michaels e Vickie Guerrero - alguns cânticos de HBK e RVD durante o hype inicial, essencialmente como mencionado, aos main events da noite - mas sem demora vamos à acção.

United States Championship Match
Dean Ambrose (c) vs. Rob Van Dam

» A WWE finalmente chegou à conclusão que um bom combate de pre-show, poderá de facto ajudar em compras de "última-hora" e até mesmo, ajudar os lutadores em comum. É o terceiro combate de pre-show, seguido, de boa qualidade mas no entanto com um mau final. As minhas previsões mostraram-se correctas e o titulo americano não mudou de mãos, mas o sentimento de desilusão no final foi fácil de se sentir.

Como esperado os campeões de equipas, Roman Reigns e Seth Rollins apareceram e distraíram RVD, mas apenas para Big Show e Mark Henry os voltarem a assustar e a não fazerem nada mais tarde. A plateia estava ruidosa para o "One of a Kind" e, sentiu-se roubada quando Roman Reigns aplicou um tremendo "spear" para a desqualificação de Ambrose. Mark Henry e Big Show pareciam patetas ao não terem feito nada, e mais parvo ainda foi Rob Van Dam não ter vendido o "spear" soberbo de Reigns ---------- Rating: **3/4

---------------------------------------------------------

» A transmissão oficial começa com JoJo do Total Divas a cantar o hino americano. Ela não é nada má, e a plateia até mostrou algum apreço. Sei que o Miz também esteve para aqui a não fazer nada de jeito, mas isso foi só uma das ideias idiotas da WWE ao apontar alguém como "host". O primeiro combate vai ser o Ring of Fire como mostrado no final do pre-show.

Ring of Fire Match
Kane vs. Bray Wyatt


» O génio que disse que os "Wyatt Family" iam tirar o lugar aos Shield, é bom que seja baleado c/ moderada força. Este combate foi o pior do ano em transmissões de pay-per-view da WWE, mais detalhes num segundo.

Este combate foi a estreia oficial de Bray Wyatt e a história era simples. Wyatt atacou Kane, e o monstro queria vingar-se - adicionada estipulação de ringue de fogo para prevenir interferencias. Pahahah que desilusão!! A comunidade online foi a primeira a fazer-se ouvir ao declarar este combate o pior da noite, e alguns até mesmo o pior do ano. Apesar da bela produção, nenhum dos dois homens entregou no ringue, com spots fracos, mau selling e pior, nenhuma storytelling. A camara esteve mais focada nos Wyatts de fora a tentar entrar no ringue, e vá-se saber como, eles bateram num bombeiro e arranjaram um tapete gigante. Luke e Eric entraram em ringue e atacaram Kane, apenas para Wyatt aplicar o seu finisher e vencer. -------- Rating: - (menos) *

» Pós combate houve um segmento de "decapitação" e os Wyatt levaram o Kane embora para filmar a sequela do See No Evil. Boas personagens, mas meu deus, foi horrivel este match ou quê?

Singles Match
Cody Rhodes vs. Damien Sandow


» O óbvio momento da noite foi descobrir que Cody Rhodes desfez o bigode, estava na altura. Este combate era um dos favoritos de alguns, e algum interesse para os midcarders em muito tempo. O build foi estranho todos sabemos, a única tensão aqui é o facto de deixarem de ter sido amigos, mas ainda assim, dois enormes talentos a enfrentarem-se num combate relevante? Eu posso aguentar com isso.


Este combate foi bem entregue dado o pouco tempo a que teve direito (pouco mais de seis minutos). Notou-se que foi apressado e que tentaram colocar o maior número possivel de spots aqui, mas não ficou tão bem quanto o que podia ter sido. Seja como for, já me lixei!! Dava como certa a vitória de Damien Sandow, mas a WWE foi por outro caminho que me agrada também. Para me defender, não errei em mais nenhuma previsão, mas isso não importa. Será que a mala vai ser alguma vez defendida? Queremos que seja? Bem, sólido match ------ Rating: ** 1/2

World Heavyweight Championship Match
Alberto Del Rio (c) vs. Christian

» Este combate tem uma backstory fraca, nem consigo explicar aqui, mas prometia um belo confronto e, todos ganhamos com isso. As vitórias de Christian sobre o mexicano durante a build, fez com que este combate se tornasse um pouco previsivel, mas nem por isso, pode ser considerado apenas razoável.

Gostei imenso da história contada por estes dois. A plateia não estava muito ligada ao inicio, com Del Rio apenas a ter um heat decente, mas cheguem aos 6 minutos e parece que mudaram de match. Fiquei MESMO surpreendido, o combate teve várias near-falls e a moveset do Del Rio impressiona cada vez mais - desde os seus pontapés certeiros, às varias manobras nos braços, o mexicano prova cada vez mais o porquê de merecer o ouro na sua cintura. Gostei do final com o "Spear" ter sido demais, seguido pelo Cross Arm Breaker - provavelmente o segundo "This is Awesome" da noite --------- Rating: *** 3/4

Singles Match
Natalya vs. Brie Bella

» Que posso dizer aqui sinceramente? São Divas, são mulheres e não gostam uma da outra. A plateia aqui preferiu cantar coisas como "Michael Cole" em vez de "Nattie", o que teria sido mais produtivo, mas pronto. O combate não teve nada de errado, mas era o que esperavamos - nada de especial. A Natalya ao menos venceu via submissão. AH ya... EVA MARIE FODASSE!! --- Rating: *


Mixed Tag Team Match
Dolph Ziggler & Kaitlyn vs. Big E. & AJ Lee

» Eu sei que isto não está por ordem, mas também que interessa este combate sinceramente? Adivinhei na previsão, era o que fazia sentido. Talvez ainda tenhamos um Big E. Langston vs. Ziggler num Raw com pelo menos quinze minutos, aliás, foi o Big E. quem me surpreendeu mais com a sua rapidez e agilidade. A AJ e a Kaitlyn tem uma quimica tremenda e dois minutos delas, foi melhor que os dois minutos do match acima.
---- Rating: *3/4
-----------------------------------------

No Disqualification Match
CM Punk vs. Brock Lesnar


Acho que é óbvio porque que os dois main events vão ter destaque... e que dois main events. Começando pela rivalidade que tem deixado os maiores fãs de CM Punk com água na boca. O nosso melhor do mundo defrontou o monstro de Paul Heyman, num combate super brutal a relembrar o regresso de Brock Lesnar em 2012. A história sempre se enrolou mais entre CM Punk e Paul Heyman, mas a última semana deu um ar mais pessoal à coisa...

Há tantos spots por onde pegar para explicar o porquê deste match ter sido brilhante, mas obviamente que a psicologia e o storytelling foram os principais pontos. Há sempre aquele ponto ou outro que se pode debater, como fazerem o Punk passar-se por burro ao dar mais importancia em momento a Heyman do que a Lesnar. Ao contrário do que se pensava, CM Punk teve até um grande nivel de ofensiva, apesar de sim, ter sido desmantelado. Foi um combate duro, com várias near falls e um selling extremamente brilhante por Lesnar. Acreditei várias vezes que a WWE ia mesmo deixar Punk vencer o Lesnar por submissão, mas cabeças frescas prevaleceram e o "Beast" é de facto, o "Best In The World."

Esperem por continuação entre a saga Heyman/Punk, e um rematch pode estar nos planos da WrestleMania XXX ou, quem sabe um Lesnar forte e c/ grandes vitórias desafiar o Undertaker. Seja de que forma for, o match foi fantástico e reports dizem que ambos os lutadores receberam uma salva de palmas ao passar as cortinas.

Rating: **** 1/2

WWE Championship Match
John Cena (c) vs. Daniel Bryan


» E este foi na minha opinião o combate da noite, mas sinceramente, não dá para errar! Vai quase cair ao teu carinho pelos lutadores envolvidos, mais que à qualidade do combate. A história era muito boa desde o inicio - o épico debate online de "wrestler" vs. "entertainer". O modelo de VKM vs. o modelo independente. O build foi mais uma vez forte para o reinado de John Cena, com uma promo final a simplesmente, arrebentar a escala de orgasmos do wrestling.

A acção in-ring foi fenomenal, e com um estilo bastante nipónico (das terras japonesas). Grande respeito, mas muito grande pelo que John Cena fez aqui - não só lutou obviamente lesionado, mas como ainda fez tudo o que pode para colocar Daniel Bryan a sair muito forte ao tentar "fingir" que a lesão não era real. Isto pura e simplesmente foi um clássico, se viram, então viram história. Grande set de movimentos, grande psicologia e grande história contada, e o que me surpreendeu foi os comentadores darem foco as manobras e às pequenas coisas. Aquele "diving leg drop", os pontapés do Bryan e a troca de estalos foi qualquer coisa de lindo - e para quem entendeu a promo do Raw passado, o facto de Bryan ter respondido com estalos dele proprio, significa que Daniel Bryan vê John Cena como um "WRESTLER". Final acabou de forma surpreendente por falta de "finisher" de impacto, mas que pontapezão na cara.

Houve ali uma falta de comunicação a meio porcausa da lesão de Cena, mas conseguiram sair-se bem daquela situação (sim meninas, com o Cena a dar as direcções do que fazer ao Bryan, estranho para quem é carregado). Daniel Bryan conseguiu então, de forma limpa vencer John Cena e tornar-se pela primeira vez WWE Champion. E já que este combate foi melhor que o deles no Velocity, só tenho uma nota guardada:

Rating: *****


NEW WWE CHAMPION - RANDY ORTON

Os momentos após o combate chocaram os fãs da WWE (ou não, mas xiuuu). Mas não podemos negar a forma inteligente de como foi feita - pessoalmente adorei os festejos de Bryan, com confettis, fogo de artificio e com Randy Orton a aparecer depois, para o que parecia ser apenas uma mensagem.

Acontece que Triple H sempre foi mau durante uma década, e agora era bom? Isto é o quê? Falso queres ver? Evolution 2.0 reuniram-se para tramar o nosso barbudo favorito, e para dessa forma, dar o também merecido titulo da WWE ao MITB Winner Randy Orton.

Se és um daqueles fãs que chorou pela derrota do Bryan, então tem calma... Isto se tudo foi a melhor coisa que lhe podia acontecer, pois vai garantir uma caça ao titulo mais atraente e torna-lo ainda mais adorado. Randy Orton assume a posição de "heel" número um, e com Bryan como seu candidato mais próximo - seja como for, pelo menos tenho estes dois combates programados na minha mente de fã maluco:

1. Daniel Bryan vs. Randy Orton - WWE Championship Match - Night of Champions
2. Daniel Bryan derrota Triple H numa Hell In A Cell

NOTAS GERAIS

» A WWE mantém a qualidade dos seus pay-per-views, com este sendo o melhor PPV americano do ano. Fiquei triste por não ter havido defesa do titulo de equipas, mas de resto este evento é uma nota super positiva - no futuro podemos ter Cody Rhodes a tentar capturar a mala do MITB. Podemos ter um Ambrose vs. RVD com melhor história e, quem sabe, a Nattie possa desafiar a AJ Lee pelo titulo feminino.

Além disso, os segmentos que puseram durante o evento não foram cansativos e mais de "descanso" com o Miz e o Fandango. No entanto o painel foi um pouco "perda" de tempo pois nada de especial parece acontecer. Estava à espera de um Darren Young em vez de uma Vickie Guerrero, dado o quanto se falou nele.
Com tecnologia do Blogger.