American Dragon #1 - Obrigado, Senhor das Bermudas!
Sejam todos muito bem-vindos à primeiríssima edição do 'American Dragon', o novo espaço editorial das sextas-feiras do Wrestling Notícias. O meu nome é João Macedo e daqui em diante comentarei, neste espaço, assuntos que marquem a atualidade ou que marcaram o passado, sendo que também poderei escrever sobre temas completamente fora destes contextos. Espero que gostem e que acompanhem a minha caminhada! Chega de conversa de chacha, vamos ao que interessa...
Pode haver quem se tenha deparado com o título. Uns podem ter pensado que eu me tenha referido a um homem de alta-idade de barba densa e roupa arrojada vindo de algures por entre o Triângulo das Bermudas, outros poderão entender a situação como que algum santo curou aquela doença grave a um familiar meu e eu estou a prestar o meu homenageante agradecimento.
Mas não, não é nada disso. É um outro senhor que por coincidência também usa bermudas. Adorado por um e odiado por outros, usa sempre um colar em memória à sua ente-querida avó. E beija-o antes do início de cada combate em que participa. É um homem que faz vender muito e salva a vida a muitos empregados têxteis (quem sabe) lá para os lados ocidentais a que chamam Estados Unidos. Usa uma braçadeira tão grande na zona dos bíceps que as crianças o têm que usar na cabeça ou nas coxas para poder fazer concorrência aos atributos musculares do seu grande herói. O seu nome... bom, enfim, pronto, o seu nome é John Cena.
Com bonés e t-shirts de mil e uma cores, tem levado a WWE às costas em muitos aspetos nos últimos anos, aceite-se ou não. Títulos, títulos e mais títulos. 11 vezes WWE Champion, o recorde está batido! O número de vezes que o Cena segurou o título máximo da empresa é apenas batido pelo número de vezes que os seus fãs sonharam com aqueles momentos, reações e tudo que faz parte de ser uma WWE Superstar.
A verdade é que o Cena voltou a ter um reinado em 2013. O 11º reinado como WWE Champion! Penso que depois disto poucos foram os que querem voltar a ver este homem ser visto como o homem-topo da companhia daquela forma. Sim, 'daquela forma', porque o Cena só por si já tem o valor de um título de topo na WWE atualmente.
Até os mais fiéis fanboys começarem a entender que Cena já deu o que tinha a dar com aquele título. Porra, já chega de ver o 'W' gigante onde devia aparecer o umbigo! Ou então, a cor de uma das suas estonteantes camisolas. E parece que dentro da WWE decidiram mudar o rumo das coisas e colocaram o dito 'Super-Herói' atrás de outro ouro, o título Mundial.
E isto pode ter vários sentidos. Muitos mais sentidos do que se pensa. Isto é, a WWE pode estar a fazer isto com mil e uma ideias diferentes em mente e nós limitámo-nos a assistir e tentar interiorizar todas as possibilidades que este combate pode ter no dia 27. Ainda não perceberam a ideia? Então vamos mais devagar...
Em primeiro lugar e como grande hipótese, podem estar a fazer isto como forma de trazer de volta à gloria este que é, para mim, o título mais emblemático da história do Wrestling. É um pouco... não, é sim muito difícil de entender como é que um título que um dia andou nas mãos de 'senhores' como Kurt Angle, Chris Benoit, Triple H e por aí adiante nem sequer ter o foco principal na sua brand nos dias que correm. Já não bastava o campeão não me impressionar nem um pouquinho, falta ter novos ares nisto. O ano passado fizeram 5 PPV's com o mesmo combate por este título e sempre com o mesmo resultado... agora, o que isto significa fica à opinião de cada um.
Talvez não precisássemos de um novo campeão mas sim de mais destaque ao título. Não é da forma que as coisas estão a ser feitas agora que os títulos restantes ao WWE Championship vão valorizar o que quer que seja. Precisa-se de angles históricos para que daqui a alguns anos sejam relembrados como bons tempos para o World Title. E quem diz o World Title, diz todos os outros títulos do midcard da WWE.
E, afinal, John Cena é o homem certo. Tem o star-power mais que necessário para voltar a fazer este título ter alguma atenção... afinal, lembram-se de eu ter dito que o Cena só por si tinha o destaque de um título? E tem. Agora imagine-se os dois fatores juntos, um título cheio de passado mas agora nas ruas da amargura e o homem mais influente na WWE nos últimos tempos para o reerguer. Cenário perfeito!
Mas existem mais possibilidades. Afinal, quem não diz que a WWE pode estar a fazer isto para valorizar o seu campeão heel derrotando o babyface gigantesco que o Cena é? Pois, com a vitória frente ao RVD, este cenário tornou-se bem mais provável. E ainda mais provável é tendo em conta que temos um Cena que volta de um tratamento de lesão e que encabeça a campanha do cancro da mama do mês de Outubro. O cenário está perfeito para o Cena apenas vir fazer este combate e regressar ao estaleiro.
Ou então o Cena pode mesmo vencer o Del Rio e levar os fãs à loucura, tudo isto para que a música de Sandow toque e tenhamos um push gigantesco para o homem da mala. Pessoalmente penso que o Sandow ainda não está devidamente preparado para um título tão 'pesado', mas na WWE nunca nada é dado como certo. E, já agora, também nunca entendi a ideia da WWE de colocar os Mr. Money in the Bank ao título mundial a sofrerem sucessivas derrotas. Quem sabe se não colocam o Sandow face daqui a uns meses e o Ziggler tem uma versão 2!
Enfim, demasiadas hipóteses para um só combate. E tenho que confessar que é a primeira vez nos últimos meses que a turma de Vince e seus amigos me colocam curiosidade e dúvida em relação a este título. Até que enfim, agora vejam se não fazem porcaria! Um forte abraço a todos e até para a semana que vem!