Comparando John Cena de 2013 com Hulk Hogan de 1993
A conquista de John Cena do titulo mundial ontem no Hell in a Cell faz com que comparemos este momento com o que aconteceu em 1993 com a maior estrela da altura, Hulk Hogan e onde há um contraste evidentes de atitudes e modos de estar....
Em 1993, o consagrado e senhor do pedestal, Hulk Hogan recusou colocar Bret Hart over quando estava de saída da WWF. O plano original seria Hogan conquistar o título na Wrestlemania IX e depois colocar Hart over no SummerSlam de 1993. Isto iria solidificar e elevar, um lutador mais pequeno, menos “bombado” que altura quando mais bombado maior era o lutador e seria o novo rosto de uma nova WWF que se iria afastar dos excessos da Era de Hogan.
Em vez de colocar o novo rosto over na sua saída, Hogan perdeu de forma paupérrima para Yokozuna e retirou-se do wrestling (até Ted Turner lhe acenar com o cheque milionário).
Bem por vezes, a história repete-se e por vezes para melhor.
Em 2013, John Cena conquistou o título da WWE na Wrestlemania. Tal como Hogan em 1993, Cena está no alto do pedestal como babyface do main-event da WWE e a companhia procura alguém que lhe possa suceder e seja o campeão corporativo que será necessário daqui a uns anos e onde haverá certamente uma mudança de Era. Entra Daniel Bryan, que é talvez o wrestler de maior capacidade na WWE actual (tal como Hart era em 1993). No SummerSlam 2013, John Cena come a flying knee e coloca Bryan over de forma limpa (iremos ignorar a lesão no braço por agora). No seu regresso, Cena faz algo que o Hulkster nunca na vida aceitaria: Tornar-se campeão Intercontinental.
Sim, em 2013, o titulo Mundial de pesados (WHC) é equivalente ao que o título Intercontinental era em 1993. É um título para lutadores trabalhadores de segundo nível e para lutadores que ainda lhes falta algo para ascender ao topo. John Cena merece levar com todas as críticas que lhe são impostas, o típico cliché “LOL CENA WINS” mas neste caso há que dar mérito a Cena por aceitar dar um passo atrás na carreira para bem do negócio do wrestling. Era o que Hulk deveria ter pensado e colocado Bret Hart over e depois voltar para conquistar o título Intercontinental de Ted DiBiase.
Não sabemos o que Cena era fazer com o título Mundial, mas uma certeza temos, o título irá aumentar a sua posição no card. Presumivelmente, Del Rio irá perder o rematch para Cena e espero que Damien Sandow possa fazer o seu cash-in da mala do Money in the Bank. Se a história nos diz algo, Sandow terá um reinado curto até Cena reconquistar o título e depois preparar a unificação dos títulos e ter o reinado como campeão Undisputed (um recorde de 16) num combate de unificação a acontecer na Wrestlemania XXX. Até essa altura, Cena pós Daniel Bryan over, Sandow over e elevou o prestigio de um título que até agora tendo sido secundário.
Agora imaginem Hulk Hogan a fazer isso!
Artigo de GuyinNY com tradução de Wolve