American Dragon #4 - Queres comprar, Vince?
Bem-vindos a mais um 'American Dragon'! Ainda conformado por um fim-de-semana horrível a nível de futebolístico e glorioso a nível de wrestling, cá estou eu para trazer mais algumas linhas para vocês. Numa semana cheia de artigos e análises ao Hell in a Cell, trago um tema intemporal: as Monday Night Wars, a Attitude Era e a eventual 'concorrência' da TNA à WWE, se assim se pode chamar. Sem mais demoras, vamos a isto que hoje é sexta-feira!
Longínquos são os tempos em que Vince se via aflito com a corrência direta vinda da WCW. Todo o bom fã de wrestling conhece, viveu ou já ouviu falar das Monday Night Wars em que se travava uma guerra profunda entre a companhia fundada por Ted Turner e a então WWF. Chamaram-se as Monday Night Wars pois ambos os programas (Monday Night Raw da WWF e Monday Nitro da WCW) eram exibidos em direto às segundas feiras... à mesma hora.
A WCW chegou a dominar a WWF a nível de audiências durante 84 semanas consecutivas (nos anos de 1996 e 1997). Basicamente, o que aconteceu depois disto foi uma queda tremenda da WCW (tanto a nível financeiro como qualidade do produto) e uma WWF a renascer das cinzas, praticamente. A esse renascer das cinzas da WWF muitos dão o nome de 'Attitude Era'. Ou então, chamam-no ao facto de a WWF ter mudado completamente o seu produto para finalmente superiorizar-se contra a WCW.
E têm razão aqueles que dizem que muito provavelmente (e não dou certezas pois cada um tem a sua opinião) a Attitude Era foi a melhor fase que o wrestling conheceu. É sabido que a Attitude Era nasceu da vontade da WWF de tornar o seu produto para gente mais adulta em contraste com o produto familiar apresentado até então e que a necessidade de bater a concorrência direta da WCW ajudou na tomada dessa decisão, mas quando começou ao certo a Attitude Era?
A resposta é simples, começou na altura em que Stone Cold Steve Austin (vencedor do Royal Rumble de 1998) derrotou Shawn Michaels para se tornar campeão da WWF, em março de 1998. Na WrestleMania 14, como é óbvio. Nesta altura, Stone Cold Steve Austin tornaria-se o homem forte da WWF. Sim, uma espécie de 'John Cena' dos dias de hoje no sentido de ser a cara da companhia.
O que importa extrair deste contexto todo é que a WWF deu uma reviravolta completa contra a WCW graças à Attitude Era. A WCW poderia ter dado luta e quem sabe conseguir superar a WWF em audiências durante algumas semanas, mesmo no deflagrar da Attitude Era, mas não só Vince McMahon e Vince Russo se tinham esmerado com o seu novo tipo de produto como a WCW caiu nas trevas da escuridão.
Assim sendo, a WWF nunca mais foi dominada por qualquer corrência e em 2001 Vince McMahon literalmente comprou a WCW por um preço muito baixo (note-se que a companhia de Atlanta estava em decadência), 2.500.000 dólares. Juntando-se os valores de alguns direitos comprados também por Vince McMahon, a compra tirou 4.200.000 dólares à bolsa de Vince.
As Monday Night Wars terminavam entretanto e Vince McMahon não necessitava mais de se preocupar em apresentar um produto que superasse a concorrência. Tinham vindo vários lutadores da WCW e alguns títulos foram mantidos (casos como o United States Championship, que foi renascido mais tarde, em 2003, e o World Heavyweight Championship, entre outros) e a aquisição da WCW era usada como storyline, a 'Invasion'. A Attitude Era acabou da mesma forma que começou: numa WrestleMania. 3 anos depois de Austin derrotar Michaels pelo título da WWF, na WrestleMania X-Seven tudo se terminou e começava-se já a indiciar uma feud entre Shane McMahon e Vince McMahon, usando, claro está, a compra da WCW como grande trunfo.
Em 2002 a WWF passou a ser WWE e desde aí não tem existido grande concorrência. A TNA foi fundada também em 2002 mas nunca chegou sequer a dar qualquer tipo de indícios de incomodar a WWE, e já se passaram 11 anos desde a sua fundação. Poderia existir a probabilidade de algum dia a WWE ser rivalizada pela TNA mas para isso acontecer seriam necessários vários acontecimentos um pouco improváveis.
Em primeiro lugar, era necessário a TNA trazer o iMPACT Wrestling para as segundas-feiras. Recorde-se que já fez isso, mas, obviamente, foi um desastre e pouco tempo depois estava de volta às quintas-feiras. Em segundo, era preciso Vince não comprar a companhia logo que sentisse que esta estava a crescer a passos largos. E se durante 11 anos nunca foi colocada essa questão na WWE, ninguém sabe o que pode acontecer com a TNA durante os próximos. Sim, porque a empresa de Dixie Carter tem evoluído aos poucos e poucos, estando porém ainda a milhas de distância da WWE.
Attitude Era, as Monday Night Wars e uma WWF/E tão empenhada em fazer o melhor produto possível será algo que quase de certeza não irá voltar, todavia resta-nos relembrar os anos de ouro do wrestling e acreditar que a maior alternativa à WWE - TNA - pode subir na indústria e criar um produto bom antes que Vince desaperte os cordões à bolsa. Assim me despeço de vocês para mais um longo e bem aproveitado fim-de-semana... e desta vez, com um vídeo deveras interessante!
Até para a semana ;)