Ultimas

American Dragon #8 - Unificar ou Não Unificar?


Sexta-feira, o dia mais bonito da semana. Coincidência ou não, é o dia em que o American Dragon chega semanalmente e, esta semana, com uma imagem exclusiva de apresentação! Como já devem ter reparado, o tema de hoje é o que anda a correr mais tinta nos últimos dias: a unificação dos dois títulos mundiais. Vantagens, desvantagens, como e quando fazer... tudo vai ser discutido aqui! Entrem e partilhem as vossas ideias.


Em primeiro lugar, vamos situar as coisas no espaço e no tempo. No Survivor Series do passado domingo, após Orton ter derrotado Show no combate pelo título máximo da empresa, sem motivo aparente, fomos presenteados por um confronto entre os dois campeões mundiais atualmente na WWE, Cena e Orton. Logo após o fim do PPV muitos foram os relatos na CWO sobre uma possível unificação dos títulos.

Mas a verdade é que ainda não existia sequer a confirmação de que se iria realizar um combate entre os dois campeões, muito menos ter os títulos em jogo, e ainda muito menos existir a unificação.

Na Raw seguinte, a situação tornou-se mais clara: Orton vs. Cena anunciado para o TLC, um combate típico do PPV que desta vez opunha os dois campeões mundiais da WWE. Restava a garantia de que existia a unificação dos títulos, garantia essa que foi dada por Triple H nas gravações do Main-Event desta semana. Portanto, tudo que no domingo/segunda parecia ser fruto da imaginação, tornou-se na mais pura das realidades.

É óbvio que, como esperado, a reação não foi boa. A unificação dos dois títulos mundiais foi algo que nunca foi muito aprecido pelos fanáticos de wrestling na Internet e esta vez não foi exceção. Agora que o ponto da situação está dado, podemos seguir para as vantagens e desvantagens da unificação dos títulos na minha opinião. Se virem a situação de outra forma, usem a caixa de comentários!

1ª Vantagem - Destaque e valorização total para um único título


Ultimamente, até a própria SmackDown se tem focado na construção das maiores storylines correntes na WWE ou as storylines do WWE Title, ao invés do total foco ao World Title como tem vindo a ocorrer nos últimos anos. Penso que a partir do momento que o título mundial não é a referência principal de uma brand como a SmackDown, o cenário de unificação é iminente. Simplesmente porque já não faz sentido ter um título mundial se esse título mundial não tem o destaque principal do seu show.

Isto resultará numa situação em que o único título mundial na empresa seja o WWE Championship (ou então o Unified Championship, como lá o queiram chamar). Por pior que o título mundial esteja, sempre existiu uma repartição de destaque (mais ou menos justa) entre os dois títulos mundiais, quer em shows, quer em PPV's. Ou seja, a partir de agora, o WWE Championship torna-se 'filho único' no que toca a títulos do main-event.

2ª Vantagem - Ambas as brands se focam no mesmo


Esta segunda vantagem tem muitas semelhanças com a primeira pois ambas pretendem realçar o facto de que vamos ter total destaque para um único título, porém aqui a ideia a ressalvar será de que a WWE poderá fazer do WWE Championship o main-event da SmackDown sem qualquer problema nem repercussão pois simplesmente não haverá outro título mundial. E, se a isto se juntar o Main-Event, temos publicidade ao título máximo da empresa à segunda, à quarta e à sexta. O WWE Champion quase nunca aparece no Main-Event, mas de qualquer das formas podemos incluir os Sábados dado o facto de que o Superstars já faz o ressalvamento do maior acontecimento da Raw de cada semana.

Tanto a Raw como a SmackDown têm um enorme público aderente, e caso o WWE Championship beneficie não só do destaque da Raw e o mesmo aconteça na SmackDown, o que poderá e deve acontecer é mais público interessado no mesmo combate. E isso... é bom para o negócio, tal como os patrões querem.

3ª Vantagem - A WWE "limpa-se" da maior memória da WCW


Esta não é uma vantagem propriamente para nós, fãs, mas sim para quem tem tomado conta do caminho da gigante de Stanford. Não é segredo nenhum que a WWE tanto não gosta de concorrência como não gosta de a referir em qualquer ocasião, muito menos nos seus maiores shows.

E isso não acontece de forma direta. Aliás, uma grande parte do público-alvo atual da WWE não se consciencializa de onde veio o título mundial e o título dos USA. A verdade é que, apesar de muitos wrestlers atualmente na WWE que vieram da própria WCW (exemplos de Booker T e Rey Mysterio), o título mundial é sem dúvida um dos maiores clássicos do wrestling e, para todos os efeitos, foi algo que nasceu na WCW - neste design.

Pessoalmente, isto é uma desvantagem, pois limpa-se do futuro um título com um passado tão grandioso que a WWE não soube continuar e fazer jus. De qualquer das formas, o estado atual do título mundial era uma vergonha comparado com o que ele tera sido há alguns anos atrás, por isso talvez haja a vantagem de um dia o título ser recordado pelos grandes combates e campeões e não pelos últimos meses/anos negros por que passou.

1ª Desvantagem - termina-se o legado de um dos maiores emblemas do wrestling


O título mundial sempre foi dos títulos mais emblemáticos e históricos de toda a indústria do wrestling, tendo passado pelas mãos de nomes como Edge, Underaker, Chris Benoit, Chris Jericho, Triple H, Batista, CM Punk, Goldberg, entre muitos outros. Se a unificação de facto acontecer, este título será encostado à prateleira e muito provavelmente nunca de mais de lá irá sair. 

Principalmente para aqueles que acompanham wrestling há alguns anos, o sentimento de tristeza é bem mais significante do que os outros ao ver este título deixar de existir - ou ser unificado, o que, para mim, é a mesma coisa pois o título unificado consistirá no título da WWE sozinho no main-event.

2ª Desvantagem - Temáticas de PPV's perderão sentido


Começemos pelo Royal Rumble. Todos os anos, a WWE usava a arma de qual será a escolha do vencedor do Royal Rumble para a WrestleMania - um combate pelo título mundial ou pelo título da WWE. Embora que quase todos prefiram obviamente o título da WWE, muitas vezes a WWE simplesmente os levava para o título mundial - para aprimorar e testar as suas condições enquanto main-eventers.

A partir de agora, qualquer que seja o vencedor do Royal Rumble, não existirá a intriga e o suspance de qual título mundial irá escolher. Só existe um, pura e simplesmente. Quanto ao Money in the Bank, só teremos um combate de escadotes a valer uma mala por um título mundial, o que certamente é algo que pode trazer, pelo menos, menos ânimo ao PPV em si.

3ª Desvantagem - Acabaram-se os testes para main-eventers


Sim, esta imagem do Swagger foi mesmo escolhida a dedo. Foi graças à existência do título mundial que a WWE se livrou de um flop como Swagger foi (se bem que isso difere da opinião de cada um) com o título máximo da empresa. Nomes como Jack Swagger também podem ser equiparados a Great Khali, que, graças ao título mundial, deu a perceber que não era por não caber numa porta normal que iria ser o main-eventer ideal para a WWE.

E a desvantagem é mesmo essa, é que a partir de agora não existe mais a possibilidade de testar um certo talento no main-event pois só existe um título mundial. O título mundial andava a ser levado como "campo de testes" e o título da WWE como o derradeiro palco para o mundo. Então, como em todos os lugares, havia quem não passasse nos testes e, desta forma, não iria difamar o nome de ninguém no palco principal.

Tem que haver um maior rigor por parte da WWE agora - já que não existe o suposto campo de testes - e todos os talentos que subam ao main-event através do WWE Title devem ser escolhidos a dedo e têm que, por obrigação, ter dado todas e mais algumas provas necessárias.

***

E assim termina a oitava edição do American Dragon! Comentem com a vossa opinião quanto ao tema da unificação, referindo as vossas próprias vantagens e desvantagens. Segue-se a pergunta de semana, e já sabem, aproveitem o fim-de-semana que o Natal está a chegar. Só esperemos que a cena do Del Rio o atropelar não venha junta! Fiquem bem.

Pergunta da semana: Em que altura colocarias a unificação? No próprio TLC, na Road to WrestleMania em 2014, na WrestleMania XXX ou mesmo em algum momento depois dela?
Com tecnologia do Blogger.