MMA: The Ultimate Fighter 18 Finale - Antevisão + Pesagens
Somente oito anos depois da primeira temporada, o MMA feminino ganhou espaço no The Ultimate Fighter, reality show do Ultimate, e enfim será realizada a primeira final entre duas mulheres. O TUF 18 se encerra neste sábado, no Mandaley Bay Events Center de Las Vegas (EUA), com Julianna Peña e Jessica Rakoczy disputando o título da temporada e também um contrato com o UFC......
O evento também terá a final masculina - o programa contou também com lutadores do peso-galo. Chris Holdsworth e David Grant chegaram à decisão e têm o mesmo objetivo de Juliana e Jessica.
Na luta principal, uma trilogia entre nomes de destaque do peso-leve do Ultimate. Ex-desafiantes do título da categoria, Gray Maynard e Nate Diaz encerram a noite para tentar decidir quem leva a melhor desta vez, já que cada um venceu o rival uma vez.
Equipes diferentes disputam os títulos
O TUF 18, que teve Ronda Rousey e Miesha Tate como treinadoras, apresentou o equilíbrio entre as equipes como marca registrada. Durante as quartas de final e as semifinais, foram seis vitórias para cada lado. E cada time conseguiu colocar um representante nas duas finais.
A curiosidade ficou por conta da classificação de David Grant, comandado por Ronda Rousey, para a decisão entre os homens. O inglês derrotou Louis Fisette, da equipe de Miesha Tate, nas quartas e avançou. Na semifinal, ele enfrentaria o companheiro de time Anthony Gutierrez, mas este não bateu o peso, e então Grant nem precisou entrar no octógono. Ou seja, está na final após apenas uma luta, enquanto Holdsworth, dirigido por Miesha, derrotou dois rivais.
Entre as mulheres, Juliana Peña foi pivô de uma polêmica na casa. Suas companheiras da equipe de Miesha Tate reclamaram que ela recebia atenção especial da técnica durante os treinos. Do outro lado, Jessica Rakoczy vai tentar dar a vitória para o time de Ronda Rousey.
Diaz x Maynard: rivalidade com início no TUF
Para quem acha que a luta entre Gray Maynard e Nate Diaz não tem nada a ver com o TUF, um pouquinho de história: os dois lutadores participaram da quinta edição do reality show e se enfrentaram nas semifinais. Nate venceu e avançou à final, onde derrotou Manny Gamburyan. Como o duelo foi durante o programa, este resultado não aparece nos cartéis dos dois.
Em janeiro de 2010, ambos se enfrentaram pela segunda vez, e Gray Maynard deu o troco. Dois jurados deram a vitória para ele, enquanto um outro considerou Nate o Diaz o vencedor. Decisão dividida a favor de Maynard, e 1 a 1 no placar.
Apenas um brasileiro no card
Rani Yahya (19-7) será o único brasileiro na noite. O brasiliense de 29 anos tenta alcançar a quarta vitória seguida no peso-pena do Ultimate e, consequentemente, aumentar a chances de entrar no top 10 da categoria. Rani vem de triunfos sobre Josh Grispi, Mizuto Hirota e Josh Colpton e neste sábado tem pela frente o estreante finlandês Tom Niinimaki (20-5-1).
O alinhamento completo do TUF 18 Finale é o seguinte
CARD PRINCIPAL
Gray Maynard x Nate Diaz
Julianna Peña x Jessica Rakoczy
Chris Holdsworth x David Grant
Jessamyn Duke x Peggy Morgan
Roxane Modafferi x Raquel Pennington
CARD PRELIMINAR
Akira Corassani x Maximo Blanco
Rani Yahya x Tom Niinimaki
Jared Rosholt x Walter Harris
Sean Spencer x Drew Dober
Josh Sampo x Ryan Benoit
-------------------------------------------Pesagens -----------------------------------------
CARD PRINCIPAL
Peso-leve (até 70,8kg): Gray Maynard (70,8kg) x Nate Diaz (70,8kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Julianna Peña (60,8kg) x Jessica Rakoczy (59,9kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Chris Holdsworth (61,7kg) x David Grant (61,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Jessamyn Duke (61,5kg) x Peggy Morgan (61,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Roxanne Modafferi (60,8kg) x Raquel Pennington (61,2kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Akira Corassani (66,2kg) x Maximo Blanco (66,2kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Rani Yahya (66kg) x Tom Niinimaki (65,8kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Jared Rosholt (108,9kg) x Walt Harris (110,7kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Sean Spencer (77,6kg) x Drew Dober (77,1kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Josh Sampo (57,8kg)* x Ryan Benoit (57,2kg)
A pesagem do TUF 18 Finale, evento que marca o encerramento da 18ª temporada do The Ultimate Fighter, foi de respeito e abraços entre os finalistas dos dois torneios do reality show. Tanto os homens, Chris Holdsworth e David Grant, quanto as mulheres, Julianna Peña e Jessica Rakoczy, se cumprimentaram e foram só sorrisos em suas encaradas. Na hora de os dois lutadores do evento principal se encararem, todavia, o clima esquentou, e o peso-leve Nate Diaz teve de ser contido para não iniciar confusão com seu adversário, Gray Maynard.
O evento desta sexta-feira em Las Vegas teve a ilustre presença do lendário Royce Gracie, campeão de três dos quatro primeiros torneios do UFC. O brasileiro sentou-se ao lado de Miesha Tate, uma das musas da organização e treinadora de uma das equipes do TUF nesta temporada. Os dois viram Diaz, um dos lutadores atuais favoritos de Royce, colocar o punho esquerdo no peito de Gray Maynard, antigo rival, o qual já enfrentou duas vezes, com uma vitória para cada lado. Maynard não gostou e ameaçou avançar, mas Dana White, presidente do Ultimate, foi rápido e afastou Diaz para impedir que houvesse confusão entre os dois. Eles mantiveram a encarada por alguns segundos além do que deveriam, mas não houve nenhuma briga.
Respeito e poucos desentendimentos
O peso-mosca Josh Sampo foi o primeiro e único a pedir a cobertura das toalhas para tirar a cueca e subir à balança. Mesmo com esse artifício, não conseguiu marcar o limite de 57,2kg da categoria: registrou 57,8kg, ficando pouco mais de 600g acima. Ele recebeu duas horas para perder o peso excedente, mas desistiu do esforço extra e foi multado em 10% de sua bolsa, de acordo com o site "MMA Fighting". Dessa multa, 5% vai para a Comissão Atlética do Estado de Nevada e 5% para seu adversário, Ryan Benoit.
Pelo peso-pena, Rani Yahya, único brasileiro no card, não teve dificuldades para bater 66kg, abaixo do limite de tolerância para a divisão. Sua encarada com o finlandês Tom Niinimaki, estreante no evento, foi respeitosa - diferentemente da encarada seguinte, entre Akira Corassani e Maximo Blanco. Blanco colocou o punho esquerdo próximo ao rosto de Corassani, que bateu no seu pulso. Eles trocaram palavras, mas não houve nenhuma confusão.
Na primeira luta do card principal, Roxanne Modafferi, uma das lutadores mais populares do TUF 18, foi muito aplaudida ao subir ao palco, se pesou de óculos e segurou uma plaquinha com os dizeres "The Happy Warrior" ("O Guerreiro Feliz"). Ela encarou Raquel Pennington com um sorriso no rosto e a cumprimentou imediatamente após. O mesmo espírito esteve presente entre os finalistas do torneio. Chris Holdsworth e David Grant se cumprimentaram na encarada da decisão da chave masculina, e Julianna Peña e Jessica Rakoczy foram só sorrisos em seu confronto. Elas se abraçaram antes de deixar o palco.
Confira os pesos registrados pelos lutadores na pesagem desta sexta-feira:
CARD PRINCIPAL
Peso-leve (até 70,8kg): Gray Maynard (70,8kg) x Nate Diaz (70,8kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Julianna Peña (60,8kg) x Jessica Rakoczy (59,9kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Chris Holdsworth (61,7kg) x David Grant (61,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Jessamyn Duke (61,5kg) x Peggy Morgan (61,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Roxanne Modafferi (60,8kg) x Raquel Pennington (61,2kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Akira Corassani (66,2kg) x Maximo Blanco (66,2kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Rani Yahya (66kg) x Tom Niinimaki (65,8kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Jared Rosholt (108,9kg) x Walt Harris (110,7kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Sean Spencer (77,6kg) x Drew Dober (77,1kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Josh Sampo (57,8kg)* x Ryan Benoit (57,2kg)