American Dragon #12 - Desejos para 2014!
Desejo que tenham passado uma excelente ceia de Natal com quem vos mais é importante e, hoje, decidi elaborar uma lista na qual tenho pensado muito tempo: os desejos para o ano novo no wrestling profissional. O Natal já passou mas, de qualquer forma, aqui ficam os meus 5 maiores desejos para o ano de 2014 tanto na WWE como na TNA! Entrem e façam a vossa "lista de presentes"... no final de 2014 veremos que percentagem foi realizada!
1. Ter CM Punk WWE Champion novamente
Tal como foi debatido e analisado na 10ª edição deste espaço (ver aqui), CM Punk foi o único campeão da WWE em 2012 e não teve 2013 como um dos seus maiores anos em relação a reinados. O WWE Title, para além de receber um novo design, passou por nomes como The Rock, John Cena, Daniel Bryan e Randy Orton desde que saiu das suas mãos, no início de 2013.
Então, Punk passou grande maioria de 2013 fora da rota de qualquer título o que me leva a ter um desejo enorme de o ver novamente como o "big champ" em 2014. Está visto que é alguém que nos consegue levar às nuvens enquanto fãs de wrestling com aquele cinturão e se ele acrescentar um novo reinado, desta vez totalmente como face, seria algo incrível, principalmente para ajudar novos talentos a subir no roster.
2. Maior destaque para o Intercontinental Championship
Dado que é quase certo que o título mundial e o WWE Title não voltarão a ser títulos distintos, é óbvio que o título Intercontinental ganha espaço e deve tornar-se num ponto de maior interesse (ou, pelo menos, deveria). E penso que não só Big E Langston é o campeão indicado para isto (tem bom carisma, boa aderência ao público e a WWE tem nele uma grande aposta), como o próprio Big E tem sorte em conquistar o título numa altura em que os dois títulos mundiais são unificados num só.
A valorização deste título tem que passar, obviamente, pela defesa do mesmo em todos os PPV's sem exceção. Até mesmo no Royal Rumble, na Elimination Chamber e na própria WrestleMania. Entende-se que na WrestleMania seria algo de que as pessoas quase que se esqueceriam (olhando para o monte de destaques extra-títulos que a WrestleMania anualmente traz), porém, penso que com bons combates e com construções calmas dos mesmos, os fãs poderiam olhar para o título de forma mais valorativa.
3. Encontrar finalmente alguma organização na TNA
Em primeiro lugar, devo um pedido de desculpas aos fãs da TNA pois, ao longo de 12 edições, nunca me referi à TNA nem a qualquer das suas storylines. Isso deve-se a uma falta de acompanhamento da minha parte, porém, fica prometido para 2014 uma maior atenção à companhia de Dixie Carter. Todavia, a minha impressão atual da TNA é que, em 2013, muito trabalho foi feito à pressa e em cima do joelho.
A TNA elevou Austin Aries para o main-event, fazendo-o derrotar Bobby Roode pelo título mundial o ano passado, no Destination-X, se não me engano. Que push! Derrotar o campeão tão odiado que há meses que segurava o tão prestigiado título mundial. Colocaram o Aries novo campeão... para o meterem a perder para o Hardy no Bound for Glory, em outubro. Não é preciso acompanhar o programa semanalmente para perceber que isto pouco ou nenhum sentido faz se os planos da TNA fossem elevar o Aries.
Pior que isso, o Aries foi caindo no card e hoje, no final de 2013, é X-Division Champion. Um título de midcard. Um pouco à imagem do Ziggler!
No meio disto tudo, temos ainda rumores de que Dixie Carter quer abandonar o barco da TNA, uns Aces and Eights que passam completamente do prazo de validade e cortes nos orçamentos. Para não falar da porcaria que a TNA fez com os PPV's. Porcaria... pronto, no meu ângulo de visão. Ter apenas 4 PPV's num ano, que tem 12 meses, é muito pouco. Uma coisa é dar tempo para as storylines se desenrolarem, outra é enrolar a mesma coisa semanas e semanas até ao PPV. Claro, têem os 'One Night Only', mas julgo que esse foi um conceito falhado e a TNA devia ter, no mínimo dos mínimos, 6 PPV's ao ano. E mesmo assim acho 2 meses demasiado tempo para desenvolver as storylines para um PPV...
Enfim, no meio disto tudo tivemos algumas coisas interessantes, como a junção de Bully Ray aos Aces (penso que não poderiam ter construído aquilo melhor), a storyline do AJ Styles que anda por aí a defender o título por quanto sítio há e elevação de novas estrelas como Ethan Carter III, Jay Bradley, Lei'D Tapa, Rockstar Spud e Samuel Shaw. Então, em 2014 darei maior atenção à TNA e espero que seja tudo feito com muita mais calma e cabeça.
4. Novos talentos do NXT para o main-roster
Em 2012/2013 vimos nomes como Antonio Cesaro, Damien Sandow, Big E Langston, entre outros, a subir ao main-roster. Penso que aqui se nota a grande influência que Triple H começa a ter nas decisões da WWE, já que é conhecido publicamente a importância que este dá ao desenvolvimento e lançamento de novas estrelas na WWE. Fruto disso é o novo NXT, cujo conceito me agradou bastante desde o primeiro dia. Para além disso, Triple H é também uma das grandes figuras por detrás do Perfomance Center da WWE em Orlando.
Portanto, penso que em 2014 veremos novos nomes do NXT atual a subirem à luz da ribalta dentro da WWE. Os 'The Ascension' são um dos debuts que mais quero ver e, principalmente, como a WWE os construirá. Existem outros nomes como Leo Kruger, Paige (colocassem-na contra AJ Lee pelo Divas Title num PPV e eu beijava o rabo ao Vince), Sami Zayn (antigo 'El Generico') e Alexander Rusev, com quem poderiam fazer uma grande gimmick desde que não fosse uma cópia chapada do que Vladimir Kozlov foi.
5. Maior destaque à Divas Division
Eu não me canso de pedir isto todos anos e este desejo vai sendo satisfeito aos poucos, mas nunca na quantidade que eu desejaria. Então, mais uma vez, que a WWE finalmente olhe com maior atenção para a divisão das Divas em 2014, nem que seja só para o Divas Title ou só a cabo das Total Divas - desde que ganhem o seu espaço merecido, tudo bem.
Subir Paige para o main-roster é algo prioritário, obviamente, e se a WWE juntasse alguns regressos de qualidade a isto, teríamos um grande ano de 2014 para as Divas. Mas, claro, era preciso a WWE querer e importar-se. E não me parece que isso aconteça tão cedo...
Bem, pelo menos dêem mais um bom ano para AJ Lee e não a deixem cair no esquecimento. Se for para lhe darem o maior reinado da história do wrestling feminino da WWE, dêem, mas não a façam desaparecer da televisão como fizeram com muitas outras. É que não são só as suas qualidades como wrestler que me espantam...
***
Desejo-vos uma excelente passagem de ano e que 2014 seja melhor que 2013 em tudo! Comentem com os vossos desejos para o ano novo e se acham que estes se irão realizar. Por mim é tudo esta semana e é também tudo para o ano de 2013, este espaço volta dia 3. Fiquem bem!
Pergunta da semana: Se pudesses modificar uma única coisa na WWE em 2014, o que seria?