American Dragon #9 - Eleitos do Ano!
É quase Natal! Pelo menos aqui em Portugal, pois lá na WWE só celebram o TLC e os Slammy Awards por esta altura. De qualquer forma, hoje o American Dragon foca-se nos Slammy Awards que ocorrerão na próxima Raw, dia 9 de dezembro. Serão discutidos os vencedores mais merecedores e algumas expetativas já para o próximo ano! Entrem, leiam e dêem a vossa opinião para começarmos o debate!
Antes de começar, tenho apenas que indicar que, pelo menos neste momento, não existe ainda a lista de nomeados e saltarei algumas categorias menos relevantes de forma a que nos foquemos no essencial e o artigo não fique com o tamanho de uma centopeia (que por acaso nem é tão grande assim). Vamos lá começar com o melhor wrestler do ano!
Superstar of the Year
Esta categoria é um dos grandes destaques nos Slammy Awards todos os anos! Aqui distinge-se o melhor/mais influente wrestler no ano da WWE. Este ano, as principais "caras" da WWE foram nomes como CM Punk, The Rock, John Cena (como sempre), Daniel Bryan e Randy Orton. E só não incluo o Ziggler pelo seu reinado que foi no mínimo ridículo comparado com o que ele podia dar...
Destes 5 nomes que citei, penso que Daniel Bryan será o mais indicado. CM Punk teve o seu grande ano em 2012 (apesar de não ter vencido a categoria no meio da controvérsia, perdendo para John Cena). The Rock, apesar de ser o homem máximo quando aparece, não é uma figura regular. John Cena e Randy Orton tiveram ambos um bom ano mas penso que Daniel Bryan foi mesmo "a sensação" de 2013 na WWE.
Começou o ano como Tag Team Champion ao lado de Kane, perdendo os títulos em maio, no Extreme Rules. Porém, foi apenas no segundo semestre de 2013 que se destacou, tendo sido, a par com Randy Orton, os expoentes máximos na WWE durante aproximadamente 4 meses. Sempre muito apoiado pelo público, contou com 2 reinados da WWE "entupidos" numa storyline que a WWE queria levar a todo o custo até ao fim do ano, trocando de campeão como quem troca de meias. De qualquer forma, penso que Bryan merece ser considerado o melhor de 2013 e fez por merecer isso.
Match of the Year
Os meus nomeados para esta categoria são: The Rock vs. CM Punk no Royal Rumble, CM Punk vs. Undertaker na WrestleMania, John Cena vs. Daniel Bryan no SummerSlam e Brock Lesnar vs. CM Punk também no SummerSlam.
Destes 4, dada a simbologia, construção e storytelling, o melhor combate para mim terá de ser CM Punk vs. Undertaker na WrestleMania. Um combate alvo de uma construção fenomenal que explorou ao máximo a morte da Paul Bearer e a sua urna. Como óbvio, tanto Punk como Taker são dois experts dentro de ring, fruto de muitos anos de esforço e dedicação, o que nos permitiu ter este grande combate na WrestleMania.
Alguns poderão desqualificar automaticamente este combate dado o facto de que o resultado era demasiado óbvio, porém penso que a essência de um combate em si está no decorrer e não exclusivamente no final. É como escalar uma montanha, só se percebe que escalar é a parte mais emocionante quando se atinge o topo da montanha (isto não literalmente, mas sim de forma metafórica). Todos estes fatores unidos resultaram no melhor combate de 2013 na WWE, na minha opinião.
Diva of the Year
Aqui não penso que hajam muitas dúvidas. Na primeira metade de 2013 andou junta com Ziggler e Langston e em junho conquistou o Divas Title a Kaitlyn, no Payback. Hoje, em dezembro, permanece como campeã e não parece que o vá deixar de ser tão cedo... talvez fruto da pouca atenção que a WWE oferece às Divas.
De qualquer forma, é uma figura irreverente e algo novo no que toca a wrestling feminino que tem estado tão empobrecido nos últimos anos. AJ Lee foi das poucas ou mesmo a única wrestler feminina que se sobressaiu no ano de 2013 e conta com um bom arsenal de manobras, tendo um grande ponto a seu favor: contemplar também manobras de submissão nos seus combates.
Atualmente, a par de AJ no que toca a talento dentro de ring, apenas considero Natalya e Tamina Snuka e só faria sentido ela perder o título para uma destas duas. Por enquanto, pode ir ficando com o título... e com a vitória nesta categoria!
"This is Awesome" Moment of the Year
Não conheço esta categoria (pelo menos com este nome), mas é uma que eu quero ressalvar no meio das mais variadas categorias sem necessidade. Para mim, esta categoria deverá explorar as maiores surpresas do ano e considero acontecimentos como o regresso de Jericho no Royal Rumble e o cash-in de Ziggler das maiores surpresas que tivemos este ano. Claro que tivemos muitas mais, mas assim de cabeça tenho estas duas sublinhadas.
Escolhi o cash-in do Ziggler por variados motivos, tendo a crowd ajudado muito nesta decisão. Ziggler fez o cash-in na Raw pós-WrestleMania, na qual estão presentes, na sua grande maioria, o pessoal que realmente entende de wrestling... sim, tipo Chicago fora de Chicago. Para além da crowd ter deitado a casa abaixo quando tocou a música do show-off, os meses que foram precisos esperar criaram uma grande ansiedade em muitos, o que tornou o momento ainda mais memorável. Ziggler tornava-se campeão mundial de pesos-pesados derrotando Del Rio na Raw pós-WrestleMania. Com uma lesão pelo meio, teve 2 reinados pouco significantes. Aliás, o ano que deveria ser o ano do "levanta" para Ziggler, acabou por correr bem mal, principalmente na última metade. Esperemos que se redima e faça um 2014 à sua altura!
Extreme Moment of the Year
Na categoria de momento extremo do ano da WWE penso que o final do combate entre John Cena e Ryback no Payback uma opção, dado que em causa está o momento e não o combate extremo. Caso fosse um combate, talvez pensasse melhor em momentos como Punk a dar cacetadas no Heyman ou o combate entre Triple H e Brock Lesnar na WrestleMania. Enfim, também para variar um pouco e por não acreditar muito que o Cena saia com as mãos a abanar...
Este foi, para mim, um dos melhores combates de Cena com o cinturão da WWE em 2013 (claro que nenhum deles ultrapassou o combate contra Bryan no SummerSlam). A palavra "extremo" perdeu parte do seu sentido a partir do momento em que temos uma classificação PG, porém a categoria existe e decidi não a saltar.
O combate terminou, como todos sabemos, com um AA de Cena que colocou Ryback diretamente na ambulância. Isto deu a vitória para Cena neste Ambulance Match, Cena este que teria ainda mais 2 meses de reinado como campeão pela frente. Portanto, está decidido, Cena vs. Ryback num Ambulance Match no Payback fica como o momento "extremo" de 2013.
Beard of the Year
Na minha opinião, trouxeram esta categoria para arrancar mais reações vindas da crowd para Bryan... acho óbvio o facto de que a barba de Bryan foi alvo de muita tinta e conversa durante o ano de 2013 e foi, sem dúvida, a barba mais conhecida e fala dentro da WWE.
Para além de Bryan, temos os célebres membros da Wyatt Family com o bendito cabelo facial atualmente a atuar na WWE e não ficaria supreso se a vitória decaísse mesmo para qualquer um deles. Para além de Bryan e da Wyatt Family, temos o famoso barbudo Zeb Colter (ainda estou para entender como é que ele faz aquele efeito no bigode) e o "eterno" candidato, Mark Henry. Este ano o Henry nem tem cabelo, por isso até podia bem receber a vitória na categoria...
Bem, deixando a brincadeira, penso que a vitória de Bryan é algo óbvio e merecido... imagino os olhares que ele deve ter recebido em locais públicos! E, admitamos, atualmente, Bryan sem barba não é barba.
***
E assim termino os meus eleitos para os Slammy Awards de 2013! Tal como referi no início, saltei algumas categorias que achava menos relevantes para que apenas o fundamental fosse escrito. Concordam com estes eleitos? Têm outras categorias que pensam que seriam pertinentes de debater? Escrevam tudo na caixa de comentários. Por mim, é tudo... até para a semana!
Pergunta da semana: Qual foi o wrestler que mais desiludiu na WWE em 2013?