Mac in Touch # 69 - Top 15 melhores combates americanos de wrestling profissional não independente em 2013 (parte I)
Boas Festas a todos os leitores do Wrestling Notícias, especialmente aos poucos que me costumam comentar (eheh).
Chegados ao fim do ano, é altura de fazer retrospectivas sobre aquilo que fomos e fizemos, e selecionarmos o que devíamos ou não ter feito, balancearmos entre os erros e as proezas para aprendermos e seguirmos em frente....
Esse balanço não acontece só com individualidades, e abrange coletividades como empresas, associações, clubes e afins... e com desportos como o nosso, que tem uma tradição mais vincada no que a balanços do ano diz respeito. Aliás, a designação "match of the year" tem sido cada vez mais usada durante o ano e a importância deste vai subindo de ano para ano...
... vou mais longe, e digo-vos que essa designação foi uma das motivações para começar a fazer análises a combates de PPV's e não só, a criar a "fórmula" para a elaboração de um rating a um combate que tenho usado ao longo deste ano.
Essa fórmula, felizmente, tem sido alvo de alguma concorrida, já tive a honra de ser chamado de "Luís Freitas Lobo do wrestling" (o que é um bocadinho exagerado) e é algo de que me orgulho porque já procurava trazer "cientifidade" às análises de combates desde que me conheço como fã de wrestling acérrimo.
Assim, e tendo visto a maior parte dos combates que habitaram o circuito não independente de wrestling norte-americano, creio ter legitimidade para elaborar um top dos melhores combates de wrestling dentro desta realidade.
Lamento não ter acompanhado mais wrestling japonês e independente para elaborar um top com esses combates (e daqueles que vi, lembro-me de pelo menos três que figurariam no top 3 desta lista), mas trabalho com a base de dados que analisei para ter legitimidade e que creio ser suficientemente grande para o público de wrestling nacional (que, na esmagadora maioria, acompanha somente WWE).
Como deve saber quem me acompanha, comecei a analisar combates segundo a fórmula que elaborei desde Maio deste ano e houve combates que ficaram para trás.
Também houve outros que classifiquei e não partilhei convosco e outros que vi, não classifiquei mas achei suficientemente bons para figurarem neste top, pondo-os de parte para futura classificação (que fiz recentemente). Abaixo fica a lista de 7 contendas dentro dessa categoria:
TNA's No Surrender (Impact Especial) (10.10.2013)
Meias finais da Bound for Glory Series
AJ Styles vs Austin Aries
Factor 0: 3,5/5
Total: *** 1/2
WWE's Wrestlemania
Combate de singulares
CM Punk vs The Undertaker
Total: **** 1/2
WWE RAW (14.10.2013)
Combate sem desqualificações pelos títulos de tag team
The Shield (Seth Rollins e Roman Reigns) (c) vs Cody Rhodes e Goldust
Total: *** 3/4
WWE RAW (25.02.2013)
Combate para apurar o Candidato Principal ao título da WWE na Wrestlemania 29
CM Punk vs John Cena
Total: **** 1/2
WWE RAW (22.07.2013)
Daniel Bryan vs Antonio Cesaro
Total: *** 1/2
WWE RAW (10.06.2013)
Daniel Bryan vs Seth Rollins
Total: *** 1/2
E são estes os sete combates (americanos e não independentes) sem classificação publicada e passíveis de entrar no top 15 deste ano.
No caso de não entrarem na elite de 2013, ficarão com menção honrosa (próxima parte desta série de "Mac in Touch").