MMA: UFC on FOX 9 - Antevisão + Pesagens
A temporada 2013 do MMA está chegando ao fim, mas a maior organização do mundo ainda reserva grandes momentos até o ano novo. O próximo passo será dado hoje quando a Sleep Train Arena, em Sacramento, capital da Califórnia for o palco do UFC On FOX 9 e seu card principal com uma luta em cada uma das quatro categorias mais leves.....
Como tem sido costume nas últimas edições, se não tem Ben Henderson na luta principal de cards da FOX, vamos de Demetrious Johnson. O campeão dos moscas colocará mais uma vez seu cinturão em jogo, desta vez contra Joseph Benavidez, o oponente que mais lhe deu trabalho na categoria até hoje.
O duelo coprincipal sobe um nível na balança e será o momento mais aguardado da noite por muitos. Em confronto que deve indicar o primeiro desafiante depois da unificação do UFC 169, Urijah Faber luta diante de seus conterrâneos para manter a escrita de jamais ter perdido um combate onde não havia um cinturão em jogo. A tarefa vai ser muito difícil, uma vez que o adversário será o jovem nocauteador Michael McDonald.
Sobe mais uma categoria e seguimos com o enredo de descobrir o próximo desafiante. Este deverá ser o mote do confronto entre os penas Chad Mendes e Nik Lentz. Abrindo a porção principal do evento, a última subida no ponteiro da balança. Os leves Joe Lauzon e Mac Danzig, que somam dezesseis bônus de performance, fazem luta candidata a melhor da noite.
O card completo do UFC on FOX 9 é o seguinte:
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Sam Stout x Cody McKenzie
Abel Trujillo x Roger Bowling
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Sam Stout x Cody McKenzie
Abel Trujillo x Roger Bowling
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama
O evento terá aqui transmissão ao vivo a partir das 19:15 horas do Brasil e 21:15 horas de Portugal
------------------------------------------- Antevisão------------------------------------------
Peso Mosca (cinturão): Demetrious Johnson (EUA) vs Joseph Benavidez (EUA)
Entre começar o torneio dos moscas como azarão e se tornar um dos melhores lutadores peso por peso, Johnson superou quatro oponentes, incluindo os dois mais perigosos. Benavidez lhe deu trabalho monstro, mas acabou superado em decisão dividida. John Dodson levou o campeão a knockdown, mas não aguentou o forte ritmo do Super Mouse e tombou numa decisão bem mais clara. Em seguida, John Moraga aparentou estar sempre dois passos atrás do campeão e terminou finalizado.
O favorito inicial ao cinturão inaugural era Benavidez. Porém, algo bastante relevante aconteceu com ele após a derrota para Johnson: o fator Bang. O ex-lutador Duane “Bang” Ludwig tornou-se técnico da Team Alpha Male e introduziu agressividade em seus pupilos. Como resultado, Joe-Jitsu dominou Ian McCall e espancou Darren Uyenoyama e Jussier Formiga, este em solo brasileiro.
Esta revanche vai colocar dois lutadores que seguiram caminhos técnicos diferentes. Johnson é o lutador mais rápido e bem condicionado da categoria, enquanto Benavidez é fisicamente mais forte. Ambos possuem boa técnica de trocação, mas o campeão é mais versátil, mesclando bem socos, chutes e com a novidade do thai clinch recentemente desenvolvido, enquanto o desafiante tem mais poder de fogo, capaz de nocautear com apenas um golpe bem encaixado, mas muito perigoso também no combo de dois socos no corpo seguido de overhand na cabeça. Na luta agarrada, Demetrious faz melhor a transição entre a troca de golpes e as quedas, mas Joseph é bem mais letal nas finalizações, especialmente na guilhotina, além de possuir um ground and pound pesado.
O principal papel de Bang Ludwig no camp de Benavidez deve ter sido ajustar a aproximação de seu pupilo, fazendo com que o lutador use mais efetivamente os jabs e os chutes baixos para quebrar a movimentação ininterrupta de Johnson. Somente assim Joe conseguirá acertar o alvo com seus golpes pesados, ao invés de socar o vento e se desgastar.
Se Dodson não deu conta de Demetrious por cinco rounds, é difícil que Joseph o consiga. Por outro lado, se Benavidez tiver a mesma chance que Dodson teve ao anotar um knockdown, pode contar com o instinto matador do atual desafiante. Porém, o mais provável é que Benavidez cace Johnson a luta inteira, mas acabe superado pela movimentação superior do campeão e perca na decisão dos juízes.
Peso Galo: Urijah Faber (EUA) vs Michael McDonald (EUA)
Das 35 lutas profissionais da carreira (sete pelo UFC), Faber só saiu derrotado seis vezes (duas pelo UFC). Todas quando valiam cinturão. Além de ter sido o mais dominante campeão da história do WEC, o California Kid bateu campeões e ex como Dominick Cruz, Brian Bowles e Eddie Wineland. Em 2013, é o único que venceu três vezes. Neste sábado, pode fechar um ano especial.
Acontece que a tarefa de Urijah será espinhosa. Do outro lado do octógono, um garoto faminto. “Mayday” só tem Miguel Torres como ex-campeão em seu currículo, mas há de se lembrar que tem apenas 22 anos. Depois de quatro vitórias no UFC, McDonald teve a chance de disputar o cinturão interino com Renan Barão. Mandou o brasileiro à lona, foi quem mais deu trabalho ao potiguar, mas virou estatística. Em seguida, Michael mostrou todo seu talento ao finalizar Brad Pickett depois de uma das melhores lutas do ano.
No dia em que McDonald venceu Pickett, Faber passou um apuro tremendo contra Iuri Marajó. O paraense surpreendeu o Alpha Male pressionando desde o princípio e não conseguiu o nocaute técnico por pouco. Se algo semelhante acontecer neste sábado, a chance de Faber superar o rolo compressor chamado McDonald será remota, uma vez que os ataques do jovem californiano são muito mais potentes que os do natural da Ilha de Marajó.
Uma das principais características de Faber, a explosão para aplicar quedas e trabalhar no ground and pound, encontrará dificuldade contra McDonald – 12 anos mais velho, o mais provável é que Urijah não consiga se estabelecer no ponto de vista físico. Como a luta começa em pé, as maiores velocidade e potência de Michael serão barreiras muito complicadas para a estrela superar.
O que torna esta luta interessante é o fato de McDonald preferir atuar na curta distância, ficando suscetível às entradas de queda do oponente. Porém, sua maior precisão no encaixe de golpes o dará vantagem nesta situação. Em algum momento, Michael conseguirá acertar uma pedrada em Faber, mandá-lo a knockdown e fechar a conta no ground and pound.
Peso Pena: Chad Mendes (EUA) vs Nik Lentz (EUA)
Dentre todos os lutadores do Team Alpha Male, ninguém se beneficiou mais do Efeito Bang do que Chad Mendes. Vá lá que ele nocauteou Cody McKenzie antes da chegada do técnico, mas nocauteá-lo não passava de obrigação. O estreante Yaotzin Meza também não oferecia muito perigo, mas as duas vitórias seguintes foram marcantes. Mendes precisou de um minuto para acabar com a raça de Darren Elkins e acabar com a maior invencibilidade da categoria no UFC. Na sequência, tornou-se o primeiro homem a nocautear Clay Guida. Quatro nocautes consecutivos para quem só tinha duas vitórias assim nas demais doze lutas da carreira.
De um limitado peso leve que foi atropelado por Charles do Bronx, Lentz tornou-se um pena muito perigoso. Vencer um brasileiro no Brasil é tarefa para poucos. Repetir o feito é algo conseguido apenas por Lentz e Phil Davis, sendo que o primeiro não precisou de ajuda dos juízes para dominar Diego Nunes e Hacran Dias.
O que conduziu Nik a estas vitórias maiúsculas foi a junção de técnica e força física na luta olímpica. Em ambas as ocasiões, ele arrastou os brasileiros a águas profundas de clinches e pressões sufocantes no chão, praticamente sem dar chance de reversão. Porém, o buraco agora é mais embaixo. Mendes é superior na luta agarrada e fisicamente mais forte, apesar de praticamente não precisar cortar peso para atingir o limite da categoria. E na troca de golpes, a diferença técnica entre os lutadores é abissal.
Um sujeito destemido como Nik sempre tem a possibilidade de deixar Chad de costas para o chão. Mas convenhamos que esta tarefa será bem complicada. Elkins, maior e mais forte que Lentz, foi espancado por Mendes. É difícil imaginar que o futuro de Nik neste combate seja algo diferente disso. Cada vez mais confiante como striker, “Money” deverá conduzir o combate a seu bel prazer, mantendo na posição em que mais lhe interessar, até alcançar a quinta vitória consecutiva pela via rápida dolorosa.
Peso Leve: Joseph Lauzon (EUA) vs Mac Danzig (EUA)
Este combate faria parte do card preliminar, mas, para azar dos fãs, o sensacional duelo entre Carlos Condit e Matt Brown caiu. Porém, o azar não será tão grande, pelo menos para os telespectadores da TV aberta americana, já que o confronto substituto é forte candidato a melhor da noite.
Um desavisado que olhe para o retrospecto recente de Lauzon pode imaginar que se trata de um sujismundo. Ledo engano. Apesar de vir de três derrotas em quatro lutas, J-Lau é sempre garantia de luta empolgante. Mesmo quando sua atuação é fraca, como foi na derrota mais recente para Michael Johnson, é sempre prazeroso ver um camarada que sempre parte para o confronto mesmo sendo espancado como estava sendo em agosto. E as duas outras derrotas foram para o atual campeão Anthony Pettis e para o talentoso Jim Miller, na melhor luta de 2012, superando a vitória de Lauzon sobre Jamie Varner, em agosto do ano passado. Está claro que se trata do maior vencedor de bônus de performance da história do UFC, empatado com Anderson Silva.
Danzig igualmente vem de três derrotas nas últimas quatro apresentações (na verdade ele está em 3-7 no retrospecto recente, com três vitórias sobre concorrência já demitida), mas, assim como Lauzon, não foge do pau. Há quem diga que Mac venceu Takanori Gomi, mas Melvin Guillard conseguiu se reencontrar com a violência por conta do estilo destemido de Danzig.
Lauzon imprime um volume insano de luta tanto na troca de golpes quanto no confronto corporal no solo. Seu boxe é eficiente e, apesar de não ser tão técnico, foi suficiente para mandar Guillard a knockdown e abrir caminho para uma finalização. Deste modo, o estilo de Danzig praticamente o torna uma vítima em potencial do ex-administrador de redes que trocou dez horas diárias de videogame por igual carga no jiu-jítsu.
O madeira vai piar ardida na primeira metade do combate. A partir daí, o volume de jogo de Lauzon vai prevalecer. Sem deixar o ritmo cair, ele vai encontrar o pescoço de Danzig desprotegido em algum momento. O mata-leão vai quebrar a incômoda série de J-Lau e fazê-lo passar o Spider nos bônus.
-------------------------------------------Pesagens -----------------------------------------
O campeão Demetrious Johnson e o desafiante Joseph Benavidez bateram o peso da categoria dos moscas, exatamente 56,7kg, e confirmaram a realização da revanche para este sábado, em Sacramento (EUA). Após deixarem a balança, fizeram uma encarada amistosa e se cumprimentaram cordialmente. Os dois se enfrentaram em setembro do ano passado, valendo o título da divisão então recém-criada, e Johnson venceu por decisão dividida dos jurados.
Único brasileiro do card, o peso-leve Edson Barboza bateu 70,3kg, assim como seu adversário, o americano Danny Castillo. Edson olhou feio para o rival na hora da encarada, mas não deixou de cumprimentá-lo respeitosamente. A pesagem não teve problemas, e nenhum lutador precisou sequer ficar nu para chegar à marca desejada.
As encaradas mais tensas foram dos penas Chad Mendes e Nik Lentz, dos leves Bobby Green e Pat Healy, e dos também leves Abel Trujillo e Roger Bowling, onde não houve aperto de mãos. Estes dois, inclusive, trocaram provocações verbalmente. Eles farão a revanche da luta de agosto, que ficou sem resultado (no contest) após uma joelhada ilegal de Trujillo.
Já os galos Urijah Faber e Michael McDonald, onde o vencedor possivelmente vai encarar quem sair de Dominick Cruz x Renan Barão, mostraram bom humor, sorriram e se abraçaram.
O "UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez" ocorre na noite deste sábado, em Sacramento (EUA). O canal Combate transmite o evento a partir de 19h30m (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta, entre os moscas Darren Unyeniyama e Alp Ozkilic.
CARD PRINCIPAL
Peso-mosca (até 56,7kg): Demetrious Johnson (56,7kg) x Joseph Benavidez (56,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg*): Urijah Faber (61,2kg) x Michael McDonald (61,3kg)
Peso-pena (até 66,2kg*): Chad Mendes (65,8kg) x Nik Lentz (65,8kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Joe Lauzon (70,3kg) x Mac Danzig (70,5kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Court McGee (76,9kg) x Ryan La Flare (77,1kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Danny Castillo (70,3kg) x Edson Barboza (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Bobby Green (70,3kg) x Pat Healy (70,3kg)
Peso-mosca (até 57,2kg*): Scott Jorgensen (56,5kg) x Zach Makovsky (56,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Sam Stout (70,3kg) x Cody McKenzie (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Abel Trujillo (70,3kg) x Roger Bowling (70,5kg)
Peso-mosca (até 57,2kg*): Darren Uyenoyama (56,7kg) x Alp Ozkilic (56,7kg)