Quem esperava pouca emoção na noite deste sábado (1) se surpreendeu. O TUF 18 Finale, recheado de ótimos combates, deu aos fãs nocaute, finalização, decisão dividida e, até mesmo, desqualificação.
Na luta principal do evento, Nate Diaz e Gray Maynard fizeram um duelo para desempatar o placar entre os dois. Antes de entrarem no octógono, cada um havia vencido uma luta, mas o pupilo de Cesar Gracie tratou de dar um ponto final à trilogia da forma mais contundente que existe: um nocaute avassalador.
Depois de acertar uma bomba no rosto de Gray, Diaz começou a caçar o adversário e desferiu fortes socos. Maynard ainda tentou resistir, mas o árbitro interrompeu a luta e declarou Nate o campeão por nocaute técnico. Segundos depois da interrupção, o derrotado lutador deu mais três passos e caiu duro no chão. Graças à atuação espetacular, Nate Diaz reencontrou o caminho das vitórias, já que vinha de dois reveses consecutivos. Gray Maynard, em contrapartida, anotou seu segundo nocaute seguido e se distanciou ainda mais de um novo title shot.
Time Tate é o grande vencedor da noite
Se o aguardado confronto entre Ronda Rousey e Miesha Tate precisava de mais algum tempero, ele já está na mesa. Os atletas do time da campeã dos galos do UFC foram superados pelos de Miesha, desafiante de Ronda no dia 28 de dezembro.
O The Ultimate Fighter conheceu sua primeira campeã. A final do TUF 18 coroou Julianna Peña, que superou Jessica Rakoczy por nocaute técnico no final do primeiro round. Com a luta no chão, a venezuelana montou na atleta de Ronda e deu início a um grande castigo, com uma sequência impiedosa de socos e cotoveladas. A três segundos do fim, o árbitro interrompeu a luta, e Julianna sagrou-se a campeã do reality. Emocionada, ela recebeu o troféu de campeã e o contrato com o UFC das mãos de Dana White, presidente da franquia.
Julianna foi uma grata surpresa do TUF 18. Ela fora escalada para enfrentar a experiente e perigosa Shayna Baszler na primeira luta do programa. Dada como derrotada até mesmo pelos integrantes de seu time, a venezuelana, mordida, pôs o coração na ponta da luva e foi com tudo para cima de Baszler, e, no segundo round, venceu com um mata-leão. A surpresa foi tão grande que revoltou Ronda, treinadora de Shayna, que chegou a chorar após o duelo.
David Grant caiu de paraquedas na final do TUF 18, uma vez que não precisou lutar com Cody Bollinger – que não bateu o peso e foi cortado do programa – na semifinal. A sorte, no entanto, não esteve ao lado do atleta do time de Ronda Rousey neste sábado. Na disputa por um contrato com o UFC, o peso-pena foi superado por Chris Holdsworth, do Time Tate, com um mata-leão no segundo round da peleja. Com a vitória, Chris, que está invicto no MMA (são cinco vitórias), é o mais novo contratado do Ultimate.
Brasileiro perde e tem sequência de vitórias interrompida
Único brasileiro a pisar no octógono nesta noite, Rani Yahya não foi páreo para Tom Niinimaki. O brasiliense, especialita em Jiu-Jitsu, fez um bom primeiro round, quando tentou algumas posições para finalizar o oponente, mas o finlandês, que não é nada bobo no chão, defendeu bem as investidas do faixa-preta. No segundo assalto, Rani, mais uma vez, tentou impor seu forte jogo de solo, mas Niinimaki mostrou-se bem preparado e saiu-se bem, conseguindo boas raspagens. Na última e decisiva etapa, a história se repetiu: Yahya insistia no seu poderoso Jiu-Jitsu, enquanto Tom conseguia se livrar bem das posições. No fim, depois de uma luta equilibrada, o brasileiro acabou derrotado por decisão dividida dos jurados. O revés interrompeu a boa sequência de três vitórias do campeão do ADCC.
Sexo nada frágil
A aparência de Roxane Modafferi em nada lembra a de uma lutadora, mas, dentro do octógono, ela se transforma. No duelo com a companheira de TUF Raquel Pennington, Modafferi até começou melhor, porém, pouco a pouco, foi sucumbindo ao poder da adversária. Mesmo levando a pior, Roxane resistiu duramente às investidas de Raquel, mas acabou sendo derrotada por decisão unânime dos jurados. A”nerd” amargou sua sexta derrota seguida na carreira, enquanto Pennington recuperou-se de uma sequência de dois reveses.
No duelo entre as atletas mais altas do TUF 18, as invictas Jessamyn Duke e Peggy Morgan mostraram muita fibra e talento no octógono mais famoso do mundo. As lutadoras, que medem mais de 1,80m, fizeram um confronto bastane agitado. Duke, no entanto, sobressaiu-se nos três rounds, buscando finalizações, aplicando os melhores golpes e deixando bem castigado o rosto de Peggy. O resultado final não poderia ter sido outro, se não a vitória de Jessamyn por decisão unânime dos jurados.
Vitória por desqualificação
A luta entre os pesos-penas Akira Corassani e Maximo Blanco prometia fortes emoções, porém, durou apenas 25 segundos. Depois de acertar uma joelhada na cabeça de Corassani enquanto o mesmo estava claramente apoiado em três apoios, o confronto foi interrompido pelo árbitro Mario Yamasaki, que entendeu que o golpe ilegal foi intencional e desqualificou Blanco. Sendo assim, o sueco anotou sua terceira vitória no UFC e se manteve invicto na organização. Maximo, por outro lado, chegou à sua segunda derrota em três lutas no Ultimate.
RESULTADOS COMPLETOS
TUF 18 Finale
Las Vegas, Estados Unidos
Sábado, 30 de novembro de 2013
Nate Diaz derrotou Gray Maynard por nocaute técnico no 1R
Julianna Peña derrotou Jessica Rakoczy por nocaute técnico no 1R
Chris Holdsworth finalizou David Grant com um mata-leão no 2R
Jessamyn Duke derrotou Peggy Morgan por decisão unânime dos jurados
Raquel Pennington derrotou Roxane Modafferi por decisão unânime dos jurados
Akira Corassani derrotou Maximo Blanco por desqualificação no 1R
Tom Niinimaki derrotou Rani Yahya por decisão dividida dos jurados
Jared Rosholt derrotou Walter Harris por decisão unânime dos jurados
Sean Spencer derrotou Drew Dober por decisão unânime dos jurados
Josh Sampo finalizou Ryan Benoit com um mata-leão 2R<