Quarto aniversário do falecimento de Umaga. Relembrando Umaga no melhor combate da sua carreira ( Umaga x John Cena na Royal Rumble 2007)
Hoje dia 4 de Dezembro de 2013 marca quatros anos do falecimento de Eddie "Umaga" Fatu. Umaga deixou saudades na WWE ao ser um monstro heel que dominou a WWE quando esta lhe pôs o foco. Para dar a importância devida a Umaga hoje recordamos um artigo que foi publicado no blog no já longínquo ano de 2007 por um dos melhores escritores que já passou na CWO, manjiimortal e onde analisou o melhor combate da carreira de Umaga, contra John Cena na Royal Rumble 2007.....
________________________________________
E esta semana voltam as análises, desta vez com o embate entre John Cena e Umaga, no Royal Rumble 2007, pelo WWE Heavyweight Championship, num sempre violento last Man standing match.
Comecemos então por relembrar os dois pressupostos estabelecidos na crónica anterior.
1- Umaga consegue facilmente destruir Cena utilizando apenas as suas mãos, não precisa de mais nada.
2- John Cena não consegue vencer Umaga apenas usando a sua força, e esta mal chega para vencer uma troca de strikes.
Estes, serão ISSENCIAIS para o combate no Royal Rumble.
Passemos então ao Build-up.
Na Raw imediatamente a seguir ao New Years Revolution, Estrada avisou Cena que a sua vitória não tinha sido mais do que sorte, Cena por seu lado para mostrar o contrário exige uma desforra nessa noite. Coach no entanto diz que Umaga teve a noite de folga, Cena noentanto terá de enfrentar a mais nova aquisição da Raw no evento principal, o Great Khali. No final da noite Estrada juntou-se a JR e King no comentário, e a certa altura tenta atacar Cena com uma cadeira, cadeira esta que Cena apanha e usa contra Khali, causando a desqualificação. Isto no entanto não parou o gigante que destruiu Cena, Umaga surgiu depois e deu a Cena o temido Samoan Spike, deixando-o estendido no meio do ringue.
Na semana seguinte a Raw iniciou-se com Cena e Coach, que convidou Estrada e Umaga a entrarem no ringue, e de seguida anunciou que Estrada poderia escolher a estipulação do combate no Royal Rumble. Estrada lembrando-se da forma com que Cena ganhara no NYR( um roll-up) escolhe um Last Man Standing match, pois aqui um golpe de sorte de nada serviria. Cena ainda hesitou mas acabou por declarar que era doido o suficiente para enfrentar o selvagem samoano nesse tipo de combate, após a assinatura Cena ataca Umaga, acabando por derrubá-lo com ajuda dos degraus do ringue, dando de seguida o FU a Estrada para cima da mesa.
E chegamos á última Raw antes do Rumble, aqui Vince McMahon estava no ringue a fazer pouco de Donald Trump quando Cena aparece e começa a fazer pouco do Vince, Coach aparece para defender o patrão, contudo acaba por insultá-lo inadvertidamente, levando a que o Mr McMahon marque um combate entre Cena e Coach nessa noite. Para “amansar” Cena Coach marca um mini Royal Rumble, todos contra Cena enviando contra o campeão Cade e Murdoch, que foram eliminados, Benjamin e Haas e Víscera, a certa altura surge o Great Khali que se livra de todos e destrói Cena, deixando-o no meio do ringue, Coach tenta aproveitar-se para vencer mas apenas consegue uma contagem até 2. Aqui surgem Estrada e Umaga que ataca ainda mais o campeão, dando-lhe mais uma vez o temível Samoan Spike. Como se já não bastasse Estrada e Coach montam uma mesa no ringue e Umaga lança-se do topo das cordas com um pesado splash. Cena fica então lesionado no abdómen.
Este build-up foi relativamente simples, realçou a força superior de Umaga e mostrou que se este conseguir atingir o Samoan Spike, o combate está acabado. Pelo meio ainda conseguiram dar uma bela lesão a Cena, tornando a sua vitória no Rumble ainda mais difícil. Isto sem obviamente esquecer os pressupostos estabelecidos no combate anterior.
Resumindo, Cena está aparentemente f*dido.
Deixo-vos aqui o combate, e mais uma vez recomendo que o visionem antes de verem a análise.
Chegamos então á fatídica data, 28 de Janeiro de 2007.
Umaga é o primeiro a entrar, acompanhado pelo seu tratador Estrada, Umaga vem iqual a si próprio, selvagem, pronto para a luta, Estrada está confiante, pois não acredita na derrota. Cena por seu lado entra sério, muito sério, mas também preocupado, ele sabe que teve sorte no NYR, mas que agora não terá essa hipótese, terá de conseguir, seja de que forma for, manter Umaga no chão para uma contagem até 10.
O combate inicia-se com um face-off, Cena não aparenta medo, apenas determinação, Cena começa desferindo murros em Umaga, consegue meter um jawbreaker Umaga contudo atinge um violento golpe no abdómen enfaixado de Cena, o campeão cai, Umaga atira-o para fora. Já lá fora Cena vai contra os degraus, Umaga tem o controle, é realizada uma contagem até 5. Umaga ataca Cena mas este contra-ataca, atira-o de cabeça contra a borda do ringue, mas Umaga mais uma vez não sente nada a ataca o abdómen. Umaga continua o seu ataque, focando-se sempre no abdómen lesionado, isto sem Cena ser capaz de recuperar a vantagem.
Estrada a certa altura diz a Umaga para utilizar os degraus contra Cena.
ALTO E PÁRA O BAILE!!! Está-se a desrespeitar o pressuposto nº1 “ Umaga consegue vencer Cena apenas com as mãos”. Mas por que diabo vai ele buscar os degraus, ele NÃO PRECISA!! A culpa aqui é obviamente de Estrada, pois Umaga estava muito feliz a espancar o Cena, feliz como o selvagem samoano que ele é, até Estrada o chamar. Mas o que está feito está feito, nada a fazer.
Umaga arremessa os degraus para dentro do ringue, Cena ao ver isto percebe duas coisas. Primeiro, se Umaga usa os degraus é o fim segundo, isto pode ser mesmo aquilo que eu preciso para derrubar a besta, pois lembrem-se do pressuposto nº2 “ Cena não consegue vencer apenas com a sua força”. Cena pendura Umaga nas cordas atordoando-o, e com um grande esforço ergue os degraus a ATIRA-OS contra o selvagem fora do ringue!!!
ESTÚPIDO!!! Porque é que foste ouvir esse tratador de terceira, agora levaste com os degraus na fuça como castigo! Contagem até 6, Cena aproveita este curto momento para descansar. Após Umaga se levantar passa ao ataque, Umaga atinge-o com um spin kick, e de seguida prende um bearhug no abdómen lesionado de Cena, após um bocado transforma-o num Belly suplex. Estrada chama outra vez Umaga para ir buscar o resto dos degraus.
ÉS MESMO ESTÚPIDO NÃO?! Não viste o que aconteceu á pouco, o Cena ganhou a vantagem graças a essa peripécia. Cena entretanto continua estendido, e o árbitro realiza uma contagem até 8. Umaga posiciona os degraus num canto senta Cena contra os degraus. Vai tentar esmagar-lhe a cabeça!! Cena no entanto evita o Expresso de Samoa, ergue mais uma vez os degraus, e Umaga leva mais uma vez com eles na fuça.
Isto é karma só pode.
Cena sobe ao canto e tenta um crossbody, contudo é apanhado por Umaga que o planta com um sidewalk slam. De seguida realiza um par de sentons em cima de Cena. Ao terceiro Cena ergue as pernas e estas vão contra as “jóias de família” do Bulldozer Samoano, nem mesmo Umaga consegue resistir a isto. Cena então atinge aquele facebuster nos degraus que agora, ao contrário do que acontecera no combate anterior, consegue ferir Umaga. Cena mostra então a sua força ao levantar Umaga( com muito esforço) e deixá-lo cair em cima dos degraus com uma spinning powerbomb, o árbitro começa uma contagem mas Cena decide atingir um 5 knuckie shuffle.
Cena sabe contudo que vai ser preciso mais para acabar com Umaga, tenta ergue-lo com para um FU, mas mais uma vez não o consegue( de notar que ainda não o conseguiu aplicar) e cai de cara contra os degraus. Cena está a sangrar consideravelmente, mais uma contagem, desta vez até 8. Umaga ataca Cena outra vez até o derrubar, nova contagem até 8. Cena ergue-se, Umaga dá mais murros mas Cena não os parece sentir, o público está doido. Cena tenta atacar mas Umaga apanha-o num brutal Samoan Drop( algo botchado devo dizer, pois Cena podia ter magoado severamente o pescoço). Umaga tenta então acabar o combate com o seu temível Samoan Spike, o mesmo que já em duas ocasiões arrumou Cena. Cena contudo está ciente do perigo e apanha a mão de Umaga, Umaga desfere um headbutt. Umaga pendura Cena( que sangra muito) numa tree of woe e tenta a sua running headbutt, Cena no entanto levanta-se e Umaga embate de cabeça no chão, o campeão aproveita a atira-o de cabeça contra o poste de metal.
Estrada tenta interferir usando um monitor mas Cena apanha-o, Cena usa então o monitor para esmagar a cabeça de Umaga contra o poste( esta TEVE de doer!). Contagem até 7. Cena tenta atirar-se contra Umaga mas este apanha-o em voo, e esmaga-o, primeiro contra o poste, e de seguida contra os degraus, em ambos os casos as costas magoadas de Cena sofreram. Umaga decide acabar de vez com o campeão, estende-o na mesa mais á esquerda, e vai para a mesa mais afastada( haviam três mesas) e tenta esmagar Cena com um running splash em cima da mesa dos comentadores. Isto foi o mesmo que ele lhe fez na Raw anterior que acabou com Cena. Umaga corre, mas Cena consegue sair da mesa!! Umaga parte a mesa com o seu splash!! O arbitro realiza uma contagem até 9!!
Umaga regressa ao ringue e ataca o abdómen de Cena mais uma vez. Do outro lado Estrada solta o canto para ser usado como arma. A sério que pensei que fosses mais esperto, não viste o que aconteceu com os degraus, e o monitor!!! Dizem que á terceira é de vez, mas esta estupidez parece incurável!
Estrada diz então a Umaga para usar a barra de metal do canto como arma, Umaga mostra um ar sádico, tenta atingir Cena, mas este usa o próprio impulso de Umaga para o erguer e finalmente atingir o FU!! Cena aproveita para se livrar do chato( mas inadevertidamente muito útil) Estrada, Cena sabe que apenas o FU não é o suficiente, ele percebeu que Umaga é um animal raivoso, e a única cura para um animal raivoso é o abate! Cena então abate Umaga, primeiro dando-lhe com a barra de metal na nuca, e de seguida prende a perna e usa a corda para estrangular Umaga!!! Cena mostra aqui o seu desejo, a sua paixão, a sua expressão enquanto estrangula Umaga é fantástica, uma mistura de desejo, determinação e desespero. Cena larga a corda, mas Umaga começa a levantar-se, Cena volta a enrolar a corda, Umaga ainda se debate mas eventualmente fica inconsciente.
O árbitro realiza então a contagem... 8, 9... 10!!! Cena conseguiu! Abateu o animal para vencer o combate! Provou a todos que a sua vontade de vencer é maior que qualquer adversário.
Cena no final, está exausto, com a cara coberta de sangue, mas está aliviado, sobreviveu á maior prova de todas, ele quase não consegue acreditar que efectivamente venceu.
Cena abandona a arena, contudo desta vez ele não vai a comemorar a vitória, está demasiado cansado, mas a satisfação está lá, pois ele, John Cena fez aquilo que parecia impossível, ele abateu o Bulldozer Samoano Umaga.
Este foi sem dúvida alguma um dos melhores combates de 2007. Não apenas da WWE mas do wrestling em geral. Eu diria mesmo mais, nenhum outro combate em 2007( que eu tenha visto, ou ouvido falar) esteve tão dependente da psicologia, da história contada no ringue.
Os dois pressupostos estabelecidos no combate anterior foram, como eu havia dito, essenciais para o desenrolar deste combate. Umaga não precisava de nenhuma ajuda para vencer Cena, sempre que tentava utilizar uma arma Cena desesperadamente apoderava-se dela, pois ele precisava de algo mais para vencer Umaga. Este combate também foi original devido a não terem sido utilizadas as habituais armas( cadeiras, mesas etc), mas apenas objectos que estavam á mão, quer fossem os degraus ou o monitor. A violência não foi despropositada, foi usada nas doses certas, nas alturas certas, não foi um spotfest, fez sentido!! A violência teve para além disto um gradual crescendo, conforme o combate avançava, também a violência aumentava, não houve spots desperdiçados.
Isto sem esquecer a excelente performance dos dois participantes. Cena vendeu maravilhosamente toda a ofensiva de Umaga, e as suas expressões faciais foram fantásticas durante o combate. Umaga também esteve muito bem, ninguém, mas ninguém actualmente representa melhor que ele o papel do monstro selvagem. E mesmo quando está a ser estrangulado Umaga representa na perfeição.
Não há nada a enganar, dos Last Man Standing que a WWE realizou este anos este foi, sem margem para dúvidas o melhor de todos, e provavelmente também um dos melhores da história da companhia.
Um combate fantástico em todos os aspectos, razão pela qual recebe a bela nota de 9.5.
Espero que tenham gostado, um bom Natal e até para a semana.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”