Ultimas

Uma imagem perfeita: Chris Jericho, Shawn Michaels, um escada e No Mercy


Há um cliché que diz que uma imagem vale mais que mil palavras e se há lugar onde isso vale mais é no wrestling. Uma imagem pode definir um combate, uma noite ou uma carreira. A imagem capta a emoção e a atmosfera e coloca-a num só lugar para as próximas gerações a observarem.....

Hoje pegamos na imagem em cima publicada e falamos sobre a rivalidade que ela traduz. No dia 5 de Outubro de 2008 acontecia o PPV da WWE No Mercy em Portland, Oregon. No main-event não acontecia somente um ladder match pelo título Mundial mas acima de tudo a culminação de uma rivalidade de nove meses entre duas das maiores estrelas de sempre, Chris Jericho e o “The Heartbreak Kid” Shawn Michaels. Hoje falamos sobre essa épica rivalidade, o combate no PPV e como tudo terminou.

A HISTÓRIA DA RIVALIDADE

Na Wrestlemania 24, Shawn Michaels derrotou “The Nature Boy” Ric Flair e como tal, o Naitch teve de se retirar do wrestling. Dave Batista, sendo um amigo chegado de Flair, chamou Michaels de egoísta e egocêntrico pelas suas acções.

Isto levou a um combate entre os dois no Backlash com Chris Jericho a ser o árbitro convidado do combate. O envolvimento de Jericho no combate surge no facto de ele ter dito a Michaels que ele bem lá no fundo gostou de aposentar Ric Flair. Ele também aborreceu Batista ao dizer que Flair tinha escolhido Michaels em seu detrimento para adversário na WrestleMania. Jericho mencionou ainda que foi Michaels que sugeriu a estipulação de aposentação para Ric Flair.

Michaels que previamente tinha dito que faria tudo para vencer, falseou uma lesão numa perna aquando de uma batista bomb e do nada aplicou o sweet chin music para vencer o combate.

Jericho não caiu na esparrela e sabia que Michaels não estava lesionado. Ele até lhe daria um Oscar pela performance de actor que teve no combate mas lá no interior isso irritou Chris Jericho. Michaels poderia aposentar Ric Flair e falsear uma lesão para ganhar um combate que mesmo assim os fãs o apoiavam. Quando Jericho pousava a cabeça na almofada à noite ele conseguia ouvir os fãs a gritarem: “HBK! HBK! HBK!” Isso estava a levá-lo à loucura.

Para piorar, no RAW seguinte ele foi forçado a fazer equipa com Michaels contra John Morrison e The Miz. Jericho fez o pinfall a Morrison enquanto Shawn Michaels ia para ao backstage a coxear, o que de facto convenceu Jericho que Michaels estava de facto lesionado. Só que mesmo aí, Michaels admitiu que não estava lesionado e de novo estava a mentir.

Para provar isso, ele aplicou a Jericho um sweet chin music.

No Judgment Day, Michaels derrotava Jericho. Jericho evitou por várias vezes o sweet chin music antes de aplicar o codebreaker mas que Michaels haveria de reverter com um crossface para vencer o combate. Os dois haveriam de se cumprimentar mas Chris Jericho deixou a frustração vir ao de cima

Michaels finalizou a sua feud com Batista num stretcher match que ele perdeu e Jericho perdia o título intercontinental o que o aborreceu ainda mais.

Jericho convidou Michaels para o seu Highlight Reel o que haveria de ser o ponto de ignição para que os seus problemas de novo subissem de tom.

Jericho elogiou Michaels ao dizer que ele foi um idolo da sua infância. Mas tal como os ídolos da infância de todas as crianças, Michaels não era o tipo de pessoa que ele pensava ser. Como poderia ser o The Headliner, The Showstopper, The Heartbreak Kid, The Main Event, The Icon Shawn Michaels ser um pessoa tão fraca?

Jericho nem deu tempo a Michaels para responder e depressa meteu uma clothesline em Shawn. Jericho pegou na cabeça de Michaels que estava de joelhos no chão e disse que o pior ainda estava para vir e esmaga-a contra o JeriTron 5000. O Homem honesto mencionava as imperfeições do Ícone enquanto subia a rampa perante uma veemente assobiadela.


No Great American Bash, Jericho controlou a maioria do combate ao atacar sempre o rosto de Michaels já que este se tinha lesionado num olho quando foi de cabelça contra o JeriTron 5000 e que lhe provocou uma retina deslocada.

Jericho castigava cada vez mais o homem que ele considerou ser o seu herói ate que o árbitro terminou o combate. Um mês depois, Michaels ia anunciar a sua aposentação até que Jericho atacou a sua esposa com murro no rosto.

Michaels – um homem que encontrou a religião – estava disposto a perdoar Chris mas só que este se recusou a mostrar remorsos pelas suas acções.

Assim, Michaels pede um novo combate no Unforgiven que Jericho só aceitou na base de ser sem regras. Assim nem a WWE nem os lutadores seriam responsáveis pelas acções do combate.

Revertendo os papéis, Michaels venceria o combate quando o árbitro terminou o combate.

Mais tarde nessa noite, Chris Jericho haveria de substituir um lesionado CM Punk num scramble match pelo titulo Mundial e ele faltando poucos segundos para terminar o tempo consegue o pinfall e torna-se o novo campeão mundial.

Após Shawn Michaels ter sugerido ao RAW General Manager Mike Adamle, um combate pelo título Mundial estava marcado para o PPV seguinte, No Mercy: Michaels vs. Jericho num ladder match.

A BATALHA FINAL


I believe in the Walls of Jericho. I believe those walls are coming down. – Joshua 6:20

O objectivo de Shawn Michaels no ladder match era derrubar as paredes de Chris Jericho. Embora ele já tivesse obtido a sua vingança no unsanctioned match, isso não bastava. Ele queria mais de Chris Jericho. Ele queria tirar o seu orgulho e prazer, ele queria o título Mundial e ele tinha planos para o fazer no combate.

Pelo outro lado, Chris Jericho tinha planos semelhantes para Michaels. Ele queria terminar a rivalidade ao derrotar Michaels. Ele queria vingar os golpes de cinto que Michaels lhe impôs na sua carne. Ele queria ter o seu ego intacto na medida que queria poder ter sentir a sensação de conseguir vencer o seu ídolo de infância.

O combate era uma luta pelo poder. Foi uma guerra pela supremacia entre dois machos-alfa, duas estrelas que se odiaram ao longo das suas carreiras. Depois de inúmeras batalhas, sangue, suor e lágrimas derramadas, este combate iria mostrar qual era deles era o melhor

Foi uma batalha dura que teve o ódio como ingrediente principal. Nenhum dos lutadores queria ficar por baixo e nem queria ver o outro a ter o título na sua posse.

Os dois tentaram usar o maior número de ataques possíveis. Muitos golpes técnicos que os fizeram ficar famosas, outros golpes de pura estratégia para desfigurar o adversário e o fazer sofrer a dor por muito tempo.

Nesta busca de destruir o adversários, muitas foram as vezes que os lutadores se auto sacrificavam e isto porque eles simplesmente não queriam saber.

Quando parecia que Shawn Michaels iria voltar a sentir o sabor do ouro pela primeira vez em seis anos, ele teve de afastar o aprendiz de Jericho, Lance Cade. Esta distracção, deu tempo a Jericho para recuperar e voltou ao topo da escada onde encontrou Michaels.

A IMAGEM

Ultimo combate, o ultimo frente a frente no topo da escada onde o objectivo estava diante deles. Não havia melhor forma de culminar esta rivalidade. Um momento que todos sonharam na sua infância. Mas um deles haveria de tombar.

Os dois trocam murros no topo da escada. Michaels tem a primeira vantagem ao segurar o ouro mas não o retirou pois Jericho segura na outra parte. Os dois puxam o braço na tentativa de retirar o titulo. O tempo corre a na arena explode a emoção e o título Mundial está em suspenso.

Michael puxa o título mas este está a escorregar da sua mão. Ele faz um forcing para mais uma vantagem mas não chega. Chris Jericho puxa o seu corpo para traz. A última possibilidade de Shawn Michaels ser uma última vez campeão Mundial desvanecesse perante os seus olhos bem como a chance de mostrar a Chris Jericho que ele é superior.

Os dois dão um passo acima e Jericho mete uma cabeçada a Michaels que o derruba da escada. Os dois caem no ringue, cansados, ensanguentandos e castigados mas com uma diferença, Shawn Michaels era um homem derrotado e Chris Jericho era o campeão.

Original de R. Frye com tradução de Wolve

Com tecnologia do Blogger.