American Dragon #14 - "Shields" ou "Wyatts"?
Devido à má disposição de São Pedro, o American Dragon desta semana chega alguns dias atrasados, porém, com um tema sugerido por vocês na semana passada! Aproveitando a ideia, hoje vou fazer um comparativo entre as duas maiores stables da WWE atualmente e, se possível, apontar para a mais eficaz! Tentarei ser o mais coerente possível, mas se não concordarem em algum ponto, usem os comentários!
Muito bem, antes de mais, devo indicar que sou grande fã dos dois grupos e considero cada um único, especial e relevante ao mesmo tempo e o objetivo deste artigo será criar uma discussão sobre os pontos fortes e fracos de cada uma das stables para além de, obviamente, indicar as diferenças entre as duas! Vamos lá, acompanhem o meu raciocínio!
1. Ser vagabundo é diferente de ser guarda do shopping
Estou, claramente, a me referir da attire (vestuário) de cada um. Aqui, considero que não existe grande meio de comparação pois o objetivo que a WWE tem com as attires de cada stable é diferente. No caso dos The Shield, a ideia é fortalecer o coletivo e fortalecer também a ideia de que são um grupo sem líder, daí o facto de todos estarem vestidos de preto da cabeça aos pés. Então, considero que os The Shield têm uma boa attire em função da gimmick que lhes está a ser construída. Se a gimmick deles fosse outra e houvesse um líder, aí sim, provavelmente apontaria um defeito neste ponto.
Quanto à Wyatt Family, considero também que a attire assenta que nem uma luva na gimmick deles. É preciso perceber que a Wyatt Family, ao contrário dos The Shield, é uma stable com uma filosofia bem adquirida no que toca a líder. Nunca se duvidou, desde o primeiro dia, que Bray Wyatt era "o comandante" das operações no grupo e isso entende-se ainda mais olhando para os factos de que ele quase nunca combate, ele é o detentor da lâmpada na entrada, ele é quem pega mais vezes no microfone, enfim, entre outras. De qualquer forma, considero que a WWE fez bem em colocar cada membro com uma attire diferente.
Sabendo que Bray Wyatt seria o líder, era óbvio que teriam de colocá-lo numa posição diferente dos restantes membros. E isso passaria, sem dúvida, por uma attire diferente. Na verdade, é mesmo isso que acontece, porém, de forma a que os outros dois membros não fossem "esquecidos" e vistos como "ovelhas" que seguiam um líder, colocaram-nos com attires diferentes, algo que eu julgo como um pormenor excelente. Tal como referi na semana passada, a Wyatt Family é uma stable que caiu na apreciação pública graças aos pequenos e quase invisíveis detalhes.
Attire: Empate técnico.
Geral: "Shields" 1-1 "Wyatts"
2. Boa noite, somos novos por aqui...
Vamos agora comparar os debuts das duas stables. Como óbvio, não poderia deixar de começar pelos The Shield que tiveram, na minha opinião, um dos melhores debuts que alguma stable teve nos últimos anos (e não o melhor por causa dos Nexus). O impacto que causaram no Survivor Series de 2011 e o gigantismo da proporção de dúvidas que se levantou no espaço de tempo que antecedeu a Raw do dia seguinte mostrou o quão bem o plano de estreia de impacto da WWE resultou com estes três. Então, considero que os The Shield têm neste ponto um grande favoritismo.
Quanto à Wyatt Family, o seu debut foi mais "silencioso", atacando Kane numa Raw no mês de julho, em 2013. Entendo que a Wyatt Family seja uma stable diferente dos The Shield, porém, considero que os homens de preto tiveram um debut que foi alvo de maior protagonismo e impacto. Para além do ponto de que uma coisa é interferir no combate do maior título da empresa no PPV e outra é atacar uma personagem "quase main-eventer" como o Kane, numa Raw de verão. Não aponto falta de talento ou carisma aos "Wyatts", porém tiveram um pouco menos de sorte quanto ao seu debut.
Debut: Vitória dos "Shields".
Geral: "Shields" 2-1 "Wyatts"
3. Foste tu que falaste mal de mim nas costas?
Neste ponto, quero analisar a qualidade dos combates de cada stable e, também, a qualidade dos adversários em si. Aqui é um pouco injusta a comparação pois a Wyatt Family não teve tanto tempo para se "mostrar" dentro de ringue como os The Shield tiveram. De qualquer forma, pode ser feita a comparação olhando para o que os membros de cada stable consegue fazer dentro de ringue.
Na Wyatt Family, considero Luke Harper e Erick Rowan personagens com uma qualidade dentro de ringue mediana mas com um carisma monumental (falaremos do carisma mais à frente). Na minha opinião, será esse carisma que os salvará de não cair no esquecimento mesmo depois de uma separação do grupo (principalmente Reigns, a quem teci enormes elogios na primeira sexta-feira de 2014). De qualquer forma, não considero que o porte físico dos "Wyatts" seja tudo que precisam para impressionar dentro de ringue e isso deixa-os vulneráveis em relação à outra stable.
Quanto aos The Shield, penso que são melhores no que toca a ring-skill, isto é, qualidade como lutadores e não como entertainers. Inevitavelmente e olhando também para o facto de que os membros dos The Shield foram escolhidos a dedo por entre todos os outros elementos talentosos do NXT, dou vantagem aos "Shields" na qualidade dentro de ringue.
Ring-Skills: Vitória dos "Shields".
Geral: "Shields" 3-1 "Wyatts"
4. Estou aqui para vos impressionar, meu público
Chegou a vez do ponto do carisma, onde eu vejo uma vitória rápida e fácil para uma stable. Começando pelos Wyatts, considero esta uma das suas melhores (ou mesmo a melhor) qualidade que possuem. O carisma com que cada membro do grupo esbanja em cada detalhe deixa-me deliciado com a qualidade do projeto que está a ser apresentado. Nas attires, nas atitudes e em tudo mais: a Wyatt Family é imparável quando se fala em carisma.
Os The Shield, porém, não perdem por grandes distâncias para a Wyatt Family em carisma. Aliás, penso que nesta categoria a vitória sorrirá aos "Wyatts" por seu mérito próprio e não por demérito dos The Shield, uma vez que estes últimos sempre apresentaram a mesma gimmick de "cães com o cio" e embaixadores da justiça. De qualquer forma, considero a Wyatt Family superior aqui.
Carisma: Vitória dos "Wyatts".
Geral: "Shields" 3-2 "Wyatts"
5. Também quero algum protagonismo...
Neste ponto, vou abordar o destaque que é dado aos membros na sua generalidade e aqui os The Shield saem em vantagem muito por causa da ideia que foi investida neles: uma stable sem líder definido. Isto tem que, obrigatoriamente, ser um ponto positivo a pesar a favor dos The Shield pois vão ser estes os que mais beneficiarão no que toca a estar numa boa posição numa situação de rutura da stable.
Quanto aos "Wyatts", penso que, para além de terem muito do seu destaque encaminhado para um líder, tiveram ainda menos tempo para me mostrarem que são capazes de ganharem o seu espaço e ter também algum destaque na WWE, mesmo como discípulos de Bray Wyatt. Isso, só o tempo dirá, mas de qualquer forma considero que a valorização de todos os membros do grupo é algo mais fácil de se fazer nos The Shield no que na Wyatt Family. Claro que esta pode simplesmente ser mais uma daquelas frases minhas que podem deixar de fazer sentido depois de alguns meses, mas duvido que isso aconteça.
Valorização dos membros: Vitória dos "Shields".
Geral: "Shields" 4-2 "Wyatts"
***
E assim fecho o American Dragon desta semana! Abordei apenas 5 pontos pois não gosto de dar demasiado tamanho aos meus pensamentos e também para que possam discutir outros pontos nos comentários.
Esta semana, a "pergunta da semana" destina-se não ao artigo em si (pois a pergunta sobre a melhor stable, já foi feita na semana passada), mas sim sobre o tema da próxima semana!
Pergunta da Semana: Se pudesses tomar as rédeas da WWE, quem colocarias como adversário de Batista para a WrestleMania?
Tenham uma boa semana!