American Dragon #15 - Domesticar o "Animal"
Assim que este espaço completa a primeira quinzena de edições, abordamos um tema especial para a ocasião e que foi tema de votação na semana passada: o futuro de Batista a curto prazo. Hoje vamos analisar à risca cada adversário sugerido por vocês, leitores! "The Animal" regressa na próxima segunda à Raw, depois de uma ausência de quase 4 anos. Vamos agora passar à analise e resultado da votação da semana passada!
1º lugar - Brock Lesnar e Roman Reigns, ambos com 2 votos cada;
2º lugar - Triple H, Sheamus, Goldberg, Randy Orton e The Undertaker com 1 voto cada.
Antes de mais, tenho que agradecer a todos os que responderam com o seu palpite para o adversário de Batista, no passado fim-de-semana. Haverão de se repetir recolha de palpites como esta.
Se há algo que me deixou um pouco surpreso foi o facto de Roman Reigns figurar por entre os mais votados, e, na verdade, é algo que me deixa bastante satisfeito. Roman Reigns é, de facto, um talento por lapidar (ou será apenas por consolidar?) e é alguém digno de ter a responsabilidade de enfrentar alguém com tanto star-power na WrestleMania deste ano. Porém, não me parece que isto vá acontecer, olhando para o rumo atual das coisas na WWE.
Opção A - À grande e à "WrestleMania"
Ao olhar para os resultados das votações, percebi imediatamente que, quase matematicamente, existia uma separação entre o perfil dos candidatos: candidatos solidados no main-event e que fizessem com Batista o que é tradição na WrestleMania; ou candidatos da "opção B", que seriam talentos a solidificarem-se ou de certa forma já solidificados no main-event atual da WWE. Como óbvio, nesta primeira parte vamos abordar os elementos da opção A e perceber até onde a WWE pode fazer uma boa aposta seguindo este caminho.
Bill Goldberg, o power-house veterano
Começando pela esquerda, por Bill Goldberg. Interessante, pois é o único elemento selecionado que, de facto, não tem nenhum vínculo contratual a ligá-lo à WWE. Pelo menos por agora. Acima de tudo, um combate entre Goldberg e Batista seria algo que as pessoas de facto quereriam ver e não havia, de nenhuma forma, qualquer tipo de necessidade de trazer títulos ou estipulações especiais à mistura. O público cativa-se pelo simples facto de que existe a possibilidade de termos Goldberg e Batista no mesmo ringue a competir. Se o objetivo for fazer dinheiro, Goldberg é claramente uma opção a ter em conta.
Porém, antes de tudo, é necessário perceber que Goldberg não está na WWE e, por mais que se aponte para um regresso, não existe ainda um acordo. Basicamente, a WWE queria sim trazer Goldberg para ser mais um ponto de interesse para a WrestleMania: porém, não seria exatamente para o cenário que aqui propomos, ou seja, a enfrentar Batista. Vince, cuja mentalidade já receitou milhares e milhares de dólares, tinha mais outra das suas "ideias de WrestleMania".
A WWE queria que Goldberg enfrentasse Ryback na WrestleMania. Muito bem, e agora para quem não entendeu à primeira: a WWE queria que Goldberg perdesse para Ryback na WrestleMania. Facto é que o egocentrismo de Goldberg é algo que não é um tabu no mundo do wrestling e que, provavelmente, terá sido o facto de ter em espera uma "derrota garantida" que o fez ainda não chegar a acordo com a empresa multimilionária.
Seja como for, espero que haja um entendimento entre ambas as partes e que, no final, Goldberg não enfrente Batista. Peço desculpa, mas não penso que Goldberg seja o adversário ideal para Batista. Por uma razão muito simples, no caso de uma situação de regresso de ambos, é óbvio que o público estaria completamente do lado apoiante de qualquer um dos dois. Dois "bonzinhos da fita" poderia ser algo que corresse mal e, muito por isso, não prevejo esses como os planos da WWE. Goldberg foi rejeitado, mas existem ainda outros 6 candidatos!
Probabilidade da opção "Goldberg": 40%
Triple H, o homem das contas
Nos últimos anos, Triple H tem feito um trabalho incrível e poucos têm sido os que notam isso, pelo menos no aspecto que vou referir. Ele teve que deixar a gimmick de "The Game", de homem sem papas na língua, para vestir fato e gravata. O problema não reside na mudança de vestuário, reside sim na personagem completamente diferente que Triple H teve que apresentar a milhares de pessoas. Considero esta uma manobra da WWE de forma a mostrar quem vai mandar quando Vince se aproximar da cama eterna - e a muito recente storyline envolvendo a "The Autority" revela exatamente isso.
Seguindo em frente, penso que existem apenas dois impedimentos que me levam a desacreditar num combate entre Triple H e Batista em abril: Triple H tem um combate muitíssimo provável com Bryan e, por outro lado, Triple H vs. Batista não será uma "novidade" para o público. O público já viu este combate e já percebeu como é que os dois trabalham em conjunto. E isso retira muita da curiosidade habitual para qualquer combate que figure no card da WrestleMania.
Penso que, aqui, Goldberg estaria em vantagem em relação a Triple H. Goldberg teve pouco ou quase nenhum envolvimento com Batista, em comparação com Triple H. Então, o fator "curiosidade" seria muito maior num embate entre Goldberg e Batista do que entre este último e Triple H. Acrescenta-se a isto um combate entre Triple H e Bryan e já está, Triple H é ainda menos solução do que Goldberg para adversário de Batista.
Probabilidade da opção "Triple H": 20%
Besta contra Besta, Brock Lesnar
Chegou a vez do penúltimo candidato da opção A de adversários para Batista na WrestleMania. Brock Lesnar. Por acaso, até considero que teria quase tanta curiosidade em ver Lesnar enfrentar Batista como Batista a enfrentar Goldberg.
Brock Lesnar e Bill Goldberg são dois lutadores muito parecidos, no final de contas. São ambos grandes exemplos do que um verdadeiro power-house deve ser e até já se enfrentaram numa WrestleMania, há dez anos atrás. Na WrestleMania XX, Goldberg derrotou Lesnar com Steve Austin a árbitro especial.
Voltando ao tema Lesnar-Batista, posso dizer que Brock Lesnar seria alguém bem usado caso o seu destino fosse enfrentar Batista. Mais uma vez, seria um confronto que interessaria ao público - se bem que não seria algo tão grandioso como Goldberg - e que, certamente, renderia muito dinheiro. Na minha opinião, desde há muito que os planos são ter Lesnar contra Undertaker na WrestleMania e acredito que isso não tenha mudado muito até agora. Aqui pesa o maior motivo para me levar a desacreditar um confronto entre Lesnar e Batista na WrestleMania, todavia só a Raw da próxima semana dirá o que poderá acontecer. Por agora, Lesnar tem um combate contra Big Show no Royal Rumble, que acredito que tenha como único objetivo elevar Lesnar na Road to WrestleMania. Resumindo: Lesnar não enfrentará Batista, pelo menos à primeira vista.
Probabilidade da opção "Lesnar": 35%
Undertaker... que mais dizer?
É, de facto, um combate que me interessaria ver e destaca-se dos restantes pois não seria um combate envolvido pelo tema do poderio físico. Não que ambos não tenham portes físicos para isso, mas ter uma streak em jogo contra um dos maiores nomes da indústria do wrestling nos últimos anos é um trabalho que Undertaker quer protagonizar, com certeza. Muito simplesmente, adoraria ver este combate caso fosse bem trabalhado e conseguido, mas, à partida, não estou muito convencido de que Undertaker e Batista sejam alvos dos planos da WWE.
Probabilidade da opção "Undertaker": 45%
Opção B - O que é atual é bom
Chegamos agora ao segundo "género" de perfil votado pelos leitores, ou seja, talentos que figuram no panorama atual da WWE e que já se solidificaram no main-event (ou estão em vias disso). Nesta categoria temos os nomes de Orton, Sheamus e Reigns apontados como adversários de Batista na WrestleMania. Vou agora dar o meu parecer sobre cada um deles e a probabilidade de serem "os escolhidos"!
Sheamus, um guerreiro desaparecido
Falando dum confronto entre Sheamus e Batista, muito simplesmente parece-me despropositado e penso que Sheamus não seria sequer um nome dos adversários mais indicados para trabalhar com Batista na Road to WrestleMania, a menos que a WWE traga a grande gimmick heel que ele tinha e que tantas saudades deixa. O novo Sheamus, simplesmente, é algo que não me agrada e, na minha opinião, tudo nele combina com uma gimmick heel, ao contrário do que tem acontecido nos últimos dois anos.
Sheamus tem o cabelo ideal, a tonalidade de pele ideal, a "mitologia" de guerreiro ideal, a postura ideal, enfim, tem um monte de fatores que o ajudaram e muito na tarefa de desempenhar um papel heel como fez em 2010. A gimmick que Sheamus possuía aquando da feud com John Cena pelo título máximo da empresa muito dista do que atualmente é apresentado com esta cópia do "guerreiro celta", que virou apenas mais um elemento onde o público mais novo se pode rever. CM Punk é um bom face, John Cena é face há 8 anos, Antonio Cesaro daria um face excelente se apostassem nele, Rey Mysterio está cá. Julgo que não precisarão de Sheamus como face em 2014 e que poderiam aproveitar esta ausência tão prolongada para trazer uma nova gimmick heel (não necessariamente semelhante à de 2010). O facto de ter estado ausentado por tanto tempo ajuda a mudar a ideia atual que o público possa ter de Sheamus.
Então, se tivermos um Sheamus heel (o que duvido que aconteça), aí sim, estaria muito interessado em ver Sheamus trabalhar com Batista na WrestleMania. Sheamus precisa de voltar a ter destaque na WWE e gostava que a própria WWE percebesse que trazer de volta a gimmick heel é o único caminho para que isso aconteça. Entretanto... é ficar a ver se vamos continuar a ter o mesmo ou se Vince finalmente se lembra de trazer todo aquele interesse em volta da personagem de Sheamus.
Probabilidade da opção "Sheamus": 20%
Um homem em ascensão - Roman Reigns
Por enquanto, Reigns é heel dada a stable em que se encontra, mas não encontro qualquer dúvida ao afirmar que este mesmo irá-se tornar face logo que a rutura do grupo ocorra. Acredito plenamente, até, que será o único dos três que três que adotará uma gimmick face e que, acima de tudo, terá sucesso com ela.
Roman Reigns é primo de The Rock e isso só por si diz muito, mas nunca na vida uma cunha pode fazer o talento florescer. O talento não tem explicação, é algo que nasce com alguém e, quando bem trabalhado, resulta num excelente profissional para a área em questão. Na minha opinião, Reigns é um grande exemplo do que acabei de escrever, alguém que aliou um talento "camuflado" por uma stable nos primeiros tempos mas que foi mostrando o seu verdadeiro valor com o passar do tempo. Não tive mais qualquer réstia de dúvidas de que a WWE teria grandes planos futuros para ele depois do que se passou no Survivor Series de 2013, onde "levou a sua equipa às costas" e acabou por ser a estrela da noite, mesmo não estando no main-event.
Sobre um embate entre Batista e Reigns, não acredito muito que isso aconteça pois Roman não está ainda a um nível que leve a WWE a apostar nele de uma forma tão exorbitante como enfrentar Batista na WrestleMania é. Acredito sim que Roman se separá dos The Shield no decorrer do ano de 2014, solidificar-se-á como homem de si mesmo e, talvez na WrestleMania 31, possa combater algum grande nome como Batista. Isso seria um prémio justo para ele e será ainda mais justo se for atribuído na hora certa, porém não acredito que essa hora esteja já presente em 2014.
Probabilidade da opção "Reigns": 15%
Evolution e mulheres: aqui está Randy Orton
De qualquer forma, Randy Orton não é um talento em ascensão. Acredito que Reigns o seja, por completo, e que Sheamus o seja de certa forma, porém não acredito que Randy Orton tenha ainda muito a fazer nesta indústria. Já segurou os dois títulos mundiais diversas vezes, já venceu uma Royal Rumble, já foi dono de uma mala Money in the Bank, já foi parte uma grande stable (Evolution, onde curiosamente Batista era um dos quatro membros), já representou várias personagens (passando pelo "Legend Killer", "The Viper", entre outras), enfim, Orton é um homem que já fez de tudo nesta indústria e que pode muito bem figurar entre os maiores nomes num card da WrestleMania.
Porém, não é bem isso que tem acontecido nos últimos anos, no que toca à relação entre a WrestleMania e Randy Orton. Em 2013, Orton fez equipa com Show e Sheamus para valorizar os The Shield, num combate feito à pressa, praticamente. Em 2012, na WrestleMania 28, Orton perdeu para Kane num combate que ficou uns degraus abaixo a nível de importância no card (recorde-se que este evento contou com o primeiro Cena vs. Rock, Punk vs. Jericho pelo WWE Title, Undertaker vs. Triple H com Shawn Michaels a árbitro especial, entre outros). Esta análise faz-me pensar que Orton pode continuar a sua maré de azar na Road to WrestleMania 30.
Mas este ano o cenário é diferente. Completamente diferente, para ser justo. Orton segura ambos os títulos mundiais e ombreou com Daniel Bryan no segundo semestre de 2013 como as maiores figuras da WWE. 2013 foi, de facto, um grande ano para Orton e isso sim, leva a crer que finalmente terá mais algum destaque na WrestleMania deste ano. Então, encontrei aqui o maior candidato para Batista, de entre os escolhidos pelos leitores.
Acredito que Randy Orton é mesmo o nome mais indicado para enfrentar Batista na WrestleMania. Não tenho dúvidas disto e muito por isso deixei Orton para último. O cenário é totalmente fértil: Orton a dominar como campeão heel, a precisar de um grande nome para trabalhar para a WrestleMania e, acima de tudo, a precisar de um grande face com o público do seu lado. Batista assenta que nem uma luva nestes parâmetros.
Probabilidade da opção "Orton": 60%
Termino assim a décima quinta edição deste espaço ao escolher Orton como o meu favorito para enfrentar Batista na WrestleMania. Penso que o passado que Orton e Batista têm e o heat que Orton atualmente tem por entre o público devem ser fatores usados e abusados para que seja construído o melhor possível entre estes dois. Como sempre, na fase da Road to WrestleMania, correm bastantes rumores sobre os planos para cada indivíduo no grande evento do ano e a minha opinião pode mudar drasticamente na próxima Raw, quando Batista regressar. E sim, muito provavelmente Batista vencerá o Royal Rumble de 2014, olhando para esta feud iminente com Orton. E, no meio disto tudo, o que fazer com nomes como Punk, Bryan e Cena? É daquelas incógnitas da Road to WrestleMania que só a própria WWE nos poderá responder.
Fecho então esta edição com os desejos de um bom fim-de-semana e que o regresso de Batista na segunda nos traga ainda mais surpresas!
Pergunta da semana: O que achas que a WWE terá preparado para Batista na próxima Raw, na segunda-feira, quando regressar aos ringues depois de quase 4 anos de ausência?