Ultimas

Killswitch Engage #11 - Equilíbrio entre Wrestling e Entretenimento?


Todos os programas de wrestling (seja WWE ou TNA) devem aproveitar as horas que têm disponíveis ao máximo que conseguirem… sejam bem-vindos à primeira edição do Killswtich Engage de 2014 e quero antes de mais nada, deixar uns votos de um grande 2014 para todos os leitores do Wrestling Notícias!

O tema que trago para esta edição é, na minha opinião, um dos problemas mais graves no mundo do wrestling hoje em dia (pelo menos na WWE e na TNA, pois não assisto a empresas japonesas ou até algumas indys), que é a utilização das horas disponíveis em cada programa de wrestling… atualmente e acho que falo pela maioria dos fãs de wrestling que só vêm WWE e TNA, que o melhor programa de wrestling semanalmente é o NXT! Será que estou errado em afirmar tal coisa? Como é que possível vir uma pessoa como eu, dizer que o NXT está acima de programas da WWE como o Monday Night Raw ou o Friday Night Smackdown? Será que não estarei a exagerar? Pois, acompanhem nas próximas linhas, o meu ponto de vista sobre a utilização que é feita nos programas principais e mais conhecidos do wrestling hoje em dia…



WWE

Muitos afirmam que a decisão da WWE de ter passado o Raw para um programa de 3 horas foi uma má decisão e eu partilho muito dessa opinião… tudo bem que a WWE é uma companhia de entretenimento e que tem de haver alguns segmentos para entreter os fãs enquanto não vem o próximo combate, mas com 3 horas disponíveis para fazerem o que bem lhes apetece, é necessário ocorrer combates do género Xavier Woods vs Fandango como foi neste passado Raw (ainda para mais foi um combate rápido) ou então segmentos em que explicam a todos os fãs como se faz download de uma aplicação da WWE seja para Android ou para iOS?

Ok compreendo que tem de haver um pequeno destaque à aplicação da WWE porque foi feita para interagir ainda mais com os fãs de hoje em dia, mas será que não chega aos limites de teres que fazer download só porque durante o intervalo vão ser anunciados os participantes no Royal Rumble Match deste ano? Há 5 anos atrás, faziam-se combates de qualificação, faziam-se guerras no ringue para mostrar uma pequena previsão do que vai ser o Royal Rumble Match, mas agora chegámos à altura em que tenho de votar ou ver o que se passa usando a aplicação da WWE?

E agora voltando à questão de aproveitamento das horas que têm disponíveis para utilizar no Raw… eu sei que vão achar que não percebo nada disto ou deixam de perceber, mas eu pessoalmente gostava de ver as divas a serem mais utilizadas na WWE! Num programa de 3 horas… 3 HORAS reparem bem, as divas no máximo dos máximos só têm direito a 15 minutos e isto já estou a ser muito simpático para a WWE porque normalmente só vejo 5 minutos com combates ou segmentos de divas. É uma das razões pelo qual a WWE não sabe organizar o tempo como deve de ser, pois se têm para aí 16 divas no roster principal (senão estou em erro), porque não as utilizar como deve de ser?


Aliás o comentário que fiz que não percebo nada disto incluí com a mais recente entrevista das Bella Twins que têm andado a fazer lobby para haver uma divisão de equipas feminina na WWE… eu pessoalmente acho que essa ideia só será bem utilizada se a WWE quiser dar foco às divas (coisa que não fazem). Ok, vem agora os argumentos de “então mas quantas equipas de divas tens na WWE?”, “se a TNA criou uma divisão de equipas feminina que não resultou, porque diabos a WWE iria arriscar?”, entre muitos outros, mas também digo… a TNA em 2009 quando criou a divisão de equipas feminina, também não tinha muitas equipas fixas! Na altura lembro-me que uniram a Taylor e a Sarita não percebi bem porquê, visto que a Roxxi e a Taylor Wilde já eram uma equipa há um ano ou mais, meteram a Tara e a Christy Hemme juntas, Daffney e Alissa Flash, ou seja, equipas que foram formadas só para aquela ocasião. Para além do mais, na TNA só tinham como equipas fixas, as Beautiful People, Awesome Kong e Raisha Saeed e as princesas dos Main Event Mafia (Sharmell e a Tracy Brooks).

Por isso, na WWE atualmente vêm-me à cabeça as Funkadactyls, as Bella Twins, a equipa da AJ e Tamina e se quiserem meter a Sasha Banks no roster principal, teríamos a equipa de Summer Rae e Sasha Banks. Como já disse, uma divisão de equipas feminina não era nada mal pensada e ao mesmo tempo dariam mais destaque às meninas para poderem brilhar, só que o grande problema da WWE não é este… se fizerem bem as contas (2 horas de Smackdown, 1 hora de WWE Main Event e 3 horas de Raw) equivale a termos por semana, 6 horas para a WWE poder focar em todas as rivalidades possíveis, bem como destacar todas as divisões que eles, desde as divas, o United Statas Championship, os WWE Tag Team Championships (destes títulos não me queixo pois a WWE deu um enorme 2013 às contas destes títulos) até aos títulos principais desta empresa.

Eu considero o WWE Main Event como um programa principal porque ainda acontecem lá combates que são muito bons e ao mesmo tempo desenvolvem rivalidades, ao contrário do WWE Superstars que é só revisões do Raw até dizer chega. Mas o objetivo disto é que a WWE, dessas 6 horas, só 1 ou 2 horas é que se aproveitam, porque de resto, metem combates aleatórios que não originam combates que vão acontecer no próximo PPV, segmentos que não fazem sentido, entre outras coisas. E isto tudo leva-me ao próximo tópico que é…



TNA

Eu só comecei a ver wrestling a partir de 2005 e a TNA só comecei a acompanhar a sério a partir de 2007, ou seja, num altura em que a TNA ainda andava só com o seu programa de 1 hora na SpikeTV para poder focar todas as divisões que tinham (atenção que eram só 3 divisões no início de 2007) e digo sinceramente, hoje em dia, um dos enormes problemas que a TNA tem é o mesmo que a própria WWE… foco nas divisões, não existir limites no que toca a segmentos ridículos ou que nada ajudam a desenvolver uma história entre 2 lutadores ou mais.

Mas o pior problema da TNA foi a partir do momento em que o Hulk Hogan chegou à TNA, pois em 2009, todos os programas eram bem aproveitados e em Outubro, já haviam 6 títulos e divisões diferentes no qual em 2 horas, a empresa podia focar-se… ainda tempo se fosse preciso para desenvolver rivalidades à parte como o caso de Kurt Angle vs Desmond Wolfe! Nem tudo era 5 estrelas na altura, porque apesar disto tudo mencionado, eles acabavam por ter um segmento ou outro parvo na altura! Eu quando é para criticar a TNA em força, sou capaz de fazer isso e o que digo é o seguinte… atualmente a TNA tem 4 títulos (isto se considerarmos que o TV Title já desapareceu) para dar destaque em cada programa do IMPACT WRESTLING e no entanto, nestes últimos meses, vejo um pior destaque a 2 das melhores divisões que a TNA tinha há uns anos, que é a X-Division e a divisão de equipas!


Com isto, volto a perguntar… se em 2009, a TNA era capaz de gerir todos os títulos (mesmo que fizesse destaque numa semana uns e noutra semana outros), porque é que chegamos a 2014 e entre 4 títulos, só 2 ou 1 é que têm o destaque todo? Tal como a WWE, existe aqui uma falta de gestão de vez em quando nos programas e por muito que goste da nova personagem da Dixie Carter, começa a ser ridículo quando num especial PPV como o Genesis (que, por acaso teve uma grande construção) é iniciado por uma “promo” de 15 ou 20 minutos com Dixie Carter e a sua guerra contra os “faces” como foi com o Sting!

Para quem não viu os “ratings” dos quartos-de-hora do IMPACT WRESTLING desta passada quinta, o Genesis iniciou com um forte 1.27 de rating (ou seja estavam muitos telespectadores a assistir naquele momento… diria à volta de 1,6 milhões) e quando se regressou do intervalo e a “promo” da guerra entre Sting e Dixie continuou eis que esse quarto-de-hora caiu para um desastroso 1.03 (ou seja, pelo menos mais de 300 MIL TELESPECTADORES deixaram de ver o IMPACT neste quarto-de-hora). Resumindo e concluindo, todos os fãs estavam ansiosos por ver uma nova TNA em 2014 e quando viram que o Genesis (um PPV de graça na televisão) começou com uma “promo” que demorou quase 2 quartos-de-hora (ou seja, 30 minutos), é óbvio que a desilusão fica na cara dos fãs e apetece ir ver um jogo de hóquei ou de NBA ou de Rugby… a TNA tem andado nestes últimos tempos a ser o programa da Dixie Carter, onde ela é o foco principal por ser uma presidente má e quase todas as rivalidades envolvem a própria Dixie.

E finalmente vem a pergunta que se tem feito ao longo desta edição do Killswitch Engage… então porque diabos é que o NXT é o melhor programa de wrestling para ti atualmente?



NXT – All about the NeXT Generation

O principal problema que apontei à WWE e à TNA foi o simples facto de não haver uma boa organização em cada rivalidade ou segmento que façam… aqui no NXT a história muda completamente, pois temos 3 divisões, que é o NXT Championship, os NXT Tag Team Championships e o NXT Women’s Championship e parecendo que não, são divisões completamente credíveis.

Porque é que muitas vezes, calha em conversa eu e mais alguns afirmarem que a divisão de mulheres no NXT é melhor que a da WWE? Num programa de 1 hora semanal, as divas têm pelo menos 10 a 15 minutos de destaque ou mais (ou seja, quase 20% do programa inteiro), enquanto que na WWE, esses mesmos minutos equivalem a 5% e convém lembrar que os minutos das divas na WWE, é 5 minutos de entradas ou segmentos nos bastidores e só para aí 3 ou 4 minutos de wrestling entre elas. Já no caso do NXT, os 10/15 minutos que têm disponíveis são para criar rivalidades ou até mesmo para dar combates de qualidade… exemplos disso, Paige vs Natalya pelo NXT Women’s Championship, Emma vs Paige para determinar a 1ª NXT Women’s Champion, até mesmo a Paige vs Summer Rae (quando na altura ainda não existia o título).

Tirando os comerciais, os minutos dados a cada divisão são equilibrados e há sempre novas personagens a estar atentas (Aiden English, Alexander Russev, Tyler Breeze, Enzo e Colin Cassady, The Ascension, Paige, Emma, entre muitos outros) pois são dados combates a eles para se destacarem e fazem o possível para marcarem o impacto e para além disso, há sempre combates muito interessantes (este é o ponto que quero destacar) para visualizar e no wrestling, não se trata só seres entretido pelos segmentos ou pela personagem, mas também pelo wrestling que demonstra e quanta reação é gerada através de um golpe para criar a história no combate. E é isso que a meu ver falta tanto nos programas principais da WWE, assim como na TNA, porque o NXT, apesar de ser um programa que faz parte da WWE mas onde se destaca só as estrelas do futuro, continua a dar 20 a zero a tudo o que é feito na WWE e na TNA!

Porque é que dá 20 a zero? Eu posso parecer um maluco a falar, mas o programa que todos nós odiávamos há uns anos atrás quando tinha um formato de “reality show” ou algo do género, passou a ser o programa que a maioria gosta hoje em dia, pois aqui sim… há um EQUILÍBRIO entre WRESTLING e ENTRETENIMENTO!

Aquilo que a WWE e a TNA fazem hoje em dia com o Raw (principalmente com este por ser um programa de 3 horas porque no Smackdown e no WWE Main Event ainda há algum wrestling pelo meio) e com o IMPACT respetivamente é na sua grande maioria entretenimento através de segmentos e combates às vezes desnecessários… não há um equilíbrio certo entre Wrestling e Entretenimento! Solução para isto foi aquilo que tenho vindo a dizer ao longo deste artigo… aproveitar todas as horas que têm disponíveis e fazer um destaque a todas as divisões, garantindo sempre este equilíbrio. E é com isto que me despeço desta edição do Killswitch Engage (espero que tenham gostado e qualquer crítica a fazer, têm a caixa de comentários para alguma coisa serve), deixando a seguinte pergunta a todos os leitores do Wrestling Notícias:

Será que deve existir um equilíbrio entre Wrestling e Entretenimento para os fãs ficarem satisfeitos ao ver um programa de wrestling? Porquê?
Com tecnologia do Blogger.