Mac in Touch # 70 - Top 15 melhores combates americanos de wrestling profissional não independente em 2013 (parte II- Menções Honrosas)
Boas Festas a todos os leitores do Wrestling Notícias, especialmente aos poucos que me costumam comentar (eheh).
Chegados ao fim do ano, é altura de fazer retrospectivas sobre aquilo que fomos e fizemos, e selecionarmos o que devíamos ou não ter feito, balancearmos entre os erros e as proezas para aprendermos e seguirmos em frente....
Esse balanço não acontece só com individualidades, e abrange coletividades como empresas, associações, clubes e afins... e com desportos como o nosso, que tem uma tradição mais vincada no que a balanços do ano diz respeito. Aliás, a designação "match of the year" tem sido cada vez mais usada durante o ano e a importância deste vai subindo de ano para ano...
... vou mais longe, e digo-vos que essa designação foi uma das motivações para começar a fazer análises a combates de PPV's e não só, a criar a "fórmula" para a elaboração de um rating a um combate que tenho usado ao longo deste ano.
Essa fórmula, felizmente, tem sido alvo de alguma concorrida, já tive a honra de ser chamado de "Luís Freitas Lobo do wrestling" (o que é um bocadinho exagerado) e é algo de que me orgulho porque já procurava trazer "cientifidade" às análises de combates desde que me conheço como fã de wrestling acérrimo.
Assim, e tendo visto a maior parte dos combates que habitaram o circuito não independente de wrestling norte-americano, creio ter legitimidade para elaborar um top dos melhores combates de wrestling dentro desta realidade.
Lamento não ter acompanhado mais wrestling japonês e independente para elaborar um top com esses combates (e daqueles que vi, lembro-me de pelo menos três que figurariam no top 3 desta lista), mas trabalho com a base de dados que analisei para ter legitimidade e que creio ser suficientemente grande para o público de wrestling nacional (que, na esmagadora maioria, acompanha somente WWE).
Como deve saber quem me acompanha, comecei a analisar combates segundo a fórmula que elaborei desde Maio deste ano e houve combates que ficaram para trás.
Menções Honrosas
O elitismo é uma coisa que tanto prestigia como exclui. Só um lote restrito pode integrar uma determinada elite, e para que esta exista, terá de haver um lote que é excluído, mas dentro deste último há aqueles que ficam à porta, os que conseguiram ser melhor que os outros mas simplesmente não foram os melhores... dos melhores. Não são raras as vezes em que isso se verifica, em que algo da nossa preferência não entra no grupo a que se candidatava mesmo tendo em conta a sua qualidade.
Foi assim com muitos (8!) combates que tive de excluir do top 15 de 2013, e que merecem uma menção honrosa da minha parte, antes de partir para a lista dos melhores.
Aqui ficam eles, sem ordem preferencial:
TNA's No Surrender (Impact Especial) (10.10.2013)
Meias finais da Bound for Glory Series
AJ Styles vs Austin Aries
Total: *** 1/2
WWE RAW (22.07.2013)
Daniel Bryan vs Antonio Cesaro
Total: *** 1/2
WWE RAW (10.06.2013)
Daniel Bryan vs Seth Rollins
Total: *** 1/2
WWE's Survivor Series
WWE's Survivor Series
Combate Handicap 3x2
Daniel Bryan e CM Punk vs The Wyatt Family (Bray Wyatt, Luke Harper e Eric Rowan)
Total: *** 1/2
WWE's Hell in a Cell
Combate pelos títulos de Tag Team
Cody Rhodes e Goldust (c) vs The Shield (Roman Reigns e Seth Rollins) vs The Usos (Jimmy e Jay)
Total: *** 1/2
WWE's TLC
Combate Handicap 3x1
Daniel Bryan vs The Wyatt Family (Bray Wyatt, Luke Harper e Eric Rowan)
Total: *** 1/2
WWE's Payback
Combate pelos títulos de Tag Team
The Shield (Roman Reigns e Seth Rollins) (c) vs Daniel Bryan e Randy Orton
Total: *** 1/2