American Dragon #18 - Era uma vez o Show Off...
Sejam muito bem-vindos à décima-oitava edição deste espaço! No primeiro artigo de fevereiro, vou abordar o percurso de um atleta que passou de campeão mundial adorado para todos para um atleta em "banho-maria". Falo, claro, de Dolph Ziggler que sofreu um "rebaixamento" na companhia depois de proferir algumas palavras "menos corretas". Vamos lá ver a história deste rapaz...
Era uma vez...
Hoje vamos, desde início, diretos ao assunto. Tudo começou no histórico ano de 2004 para a WWE quando a companhia de Vince McMahon "pescou" Ziggler (cujo nome verdadeiro é Nicholas Nemeth). Depois de ter passado o ano de 2004 completo na OVW (na altura, centro de desenvolvimento da WWE), estreou-se na televisão em 2005 ao trabalhar como assistente de Chavo Guerrero, que tinha, na altura, uma gimmick de golfista. Porém, os planos para Chavo Guerrero mudaram depois da morte de Eddie Guerrero e, para seu azar, Dolph Ziggler regressou ao território de desenvolvimento.
Já no ano de 2006, Ziggler regressou à televisão, desta vez como membro dos "Spirit Squad", uma stable que consistia em chefes de claque masculinos. No mês de abril deste mesmo ano a stable conquistou os títulos de Tag Team e todos os membros da stable os podiam defender, ou seja, Ziggler era também campeão. No final do ano de 2006 a stable termina e Ziggler volta, uma vez mais, para o território de desenvolvimento.
Dolph Ziggler só passou a ser conhecido como Dolph Ziggler a partir do ano de 2008, onde se estreou "a solo", assim podemos dizer. No ano de 2009, Ziggler foi transferido para a SmackDown e teve um ano preenchido por feuds contra nomes como MVP, The Great Khali e John Morrison, para além de andar na rota do título Intercontinental durante algum tempo nesse mesmo ano. O ano de 2010 significou, para Ziggler, o primeiro título individual para o "loiro oxigenado", quando derrotou Kofi Kingston pelo título Intercontinental. Também em 2010 Ziggler recebeu Vickie como sua manager. Já no ano de 2011, Ziggler perdeu o título Intercontinental e disputou, pela primeira vez, um título mundial. O combate entre Edge e Ziggler no Royal Rumble de 2011 tinha a estipulação de Edge não poder usar o seu famoso "Spear" sob pena de perda do título mundial. Contudo, Edge usou esta manobra enquanto o árbitro não estava a ver neste mesmo PPV e venceu o combate.
Na SmackDown seguinte ao PPV, Ziggler foi coroado o novo campeão mundial devido à "infração" cometida por Edge mas, porém, teve de defender o título mundial naquele mesmo show. Edge venceu o combate e Ziggler preencheu o que faltava do ano de 2011 com títulos de midcard. Depois de no ano de 2012 ter voltado à rota do título da WWE e título mundial, Ziggler conquistou a mala "Money in the Bank" na edição de 2012 desse mesmo PPV. Depois disto, teve feuds de relevo com nomes como Randy Orton, Chris Jericho ou John Cena e, finalmente, efetuou o cash-in na Raw que sucedeu a WrestleMania 29. Ziggler tornou-se campeão mundial por mais uma outra vez ainda no ano de 2013, porém, lesões e declarações perigosas afastaram-no da rota de qualquer título mundial na WWE.
O dia em que Ziggler chegou ao topo
Já no ano de 2012, Ziggler tinha um aglomerado de fãs bem razoável tendo em conta a sua gimmick heel. Estes fãs vinham, na sua grande maioria, da CWO e baseavam-se nas qualidades dentro de ringue e carisma para apoiar incondicionalmente o "Show-Off". Podemos até afirmar, sem qualquer problema, que Ziggler tinha, naquela altura, quase tanta popularidade como Bryan tem nos dias que correm. Era a figura mais frequente nos "avatares" da CWO e alguém defendido por todos como futuro campeão mundial.
No verão de 2012, finalmente Dolph Ziggler recebeu o seu "passaporte" para o seu segundo título mundial. Depois de um primeiro reinado que soube a muito pouco, os fãs ficaram completamente em êxtase depois do Money in the Bank de 2012 e multiplicaram-se as "suposições" sobre a data do cash-in de Ziggler. Mesmo assim, a WWE havia de fazer uma grande manobra ao deixar estes mesmos fãs no cume da curiosidade.
Ao contrário de uma considerável percentagem dos detentores da mala, Ziggler não fez o cash-in no mesmo ano que conquistou a mala nem sequer o fez na Road to WrestleMania. Nesta altura, havia nos fãs um misto de curiosidade com frustração, depois de verem os meses a passar e Ziggler ainda com a mala e sem ouro no ombro. Passou-se a WrestleMania e, na Raw seguinte à mesma, a WWE finalmente usou a arma que há muito havia sido guardada.
Foi uma manobra de mestre de Vince e dos seus camaradas. Já é mais que sabido que a Raw que sucede a WrestleMania é, não só, um dos episódios mais visualizados do ano como também o público costuma ser frenético, uma vez que para este evento costumam apenas viajar os fãs que realmente entendem da indústria. Pensando nisto e muito bem, a WWE deixou o cash-in de Ziggler para a "Raw da CWO", autenticamente. O momento em que a música de Dolph Ziggler toca enquanto Del Rio está lesionado é de arrepiar qualquer verdadeiro fã de wrestling. A reação da crowd pode, entre outros exemplos, ser comparada ao regresso de Lesnar em 2012 ou ao regresso de The Rock em 2011. A casa foi abaixo, como se costuma dizer.
Depois de se tornar campeão mundial, Ziggler era ainda mais adorado pelos fãs, por incrível que parecesse. Foi aqui que se atingiu o pico da popularidade de Ziggler. O reinado, no entanto, foi muito curto e acabou logo 2 meses depois para Del Rio. A razão para este reinado terminar tão precocemente foi uma maldita concussão que Ziggler sofreu e que lhe teve de "roubar" o protagonismo. A partir do verão de 2013, Daniel Bryan sucedeu a Dolph Ziggler como o mais "adorado" pelos fãs na CWO e, aliando a sua lesão a declarações "despropositadas" segundo os superiores, Ziggler terminou o ano de 2013 nas ruas da amargura.
Questão no ar: é possível voltar ao topo?
Esta é uma questão que, pelo menos por agora, continua sem nenhuma resposta concreta. Ziggler teve muito azar em sofrer aquela lesão exatamente naquela altura e não fechou a boca quando devia de fechar. Na WWE, por mais que certas verdades possam muito bem ser ditas e estejam corretas, por vezes é obrigatório evitar dizer tudo que vai na mente pois nem todas as verdades agradam à maior companhia de wrestling mundial.
Pessoalmente, acredito que sim, que Ziggler pode voltar aos lugares cimeiros na companhia. Porém, a acontecer, apostaria apenas para a segunda metade de 2014 uma vez que existem muitas "memórias de elefante" dentro da WWE. Ziggler misturou azar com boca faladora e isso danificou em muito o seu percurso, mas é possível que seja algo recuperável. Resta desejar que 2014 seja o ano do "levantar" de novo para Ziggler e, se possível, que tenha novamente destaque no main-event. Quanto a cinturões mundiais, é ainda mais difícil agora uma vez que ocorreu a "unificação". E vocês, o que têm a dizer sobre a queda e a possibilidade de Ziggler voltar a ter destaque prioritário na WWE? Respondam à pergunta da semana e digam de vossa justiça tudo que vos vai na cabeça sobre este "caso"!
Pergunta da Semana: Consideras que Dolph Ziggler pode voltar ao main-event da WWE ainda no ano de 2014?
Desejo a todos um relaxante fim-de-semana e até para a semana ;)