1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte IV (última)
Se em 1998 a WWE entrou numa nova atitude e apresentou grandes mudanças, o ano de 1999 foi quando começou a colher os frutos desse trabalho. Enquanto a WWE continuava a apresentar algo novo e interessante, a WCW continuava a apresentar storylines repetidas e recicladas com estelas do passado que teimavam em não sair do main-event. Eles tornaram-se obsoletos em 1999 e não se mostravam uma verdadeira competição para a WWE....
Muitos até questionavam se a ECW iria ultrapassar a WCW como a segunda maior promotora nos Estados Unidos, mas infelizmente a ECW não tinha o poderio financeiro para conseguir tal feito.
Assim e após terem estado em risco financeiros em meados da década de 90, a WWE fechava o milénio mais forte que nunca. Apesar de ter vários problemas a nível de relações públicas, a WWE terminou o ano de 1999 numa grande forma, algo que nunca vinham visto e que certamente não deverão voltar a experimentar.
1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte I - Um sinal das mudanças que viriam a acontecer
1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte II - Road to WrestleMania
1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte III - A morte de Owen Hart
1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte II - Road to WrestleMania
1999, ontem, hoje e sempre – O ano em que a WWE venceu as Monday Night Wars – Parte III - A morte de Owen Hart
__________________________________________________________
A CHEGADA DE NOVAS ESTRELAS E GRANDES STORYLINES
Depois da sua estreia no St. Valentine’s Day Massacre, Big Show haveria de ser o enforcer de Vince McMahon mas pouco tempo depois haveria de se tornar face e entrar em feud com Big Boss Man. Embora não fosse aparente na altura, Big Show iria se tornar um marco na WWE tal como outro homem que veio da WCW para a WWE em 1999: Chris Jericho.
Jericho deixou a WCW pela sua inabilidade em se elevar no card, mesmo sendo na altura um dos seus performers mais consistentes.
Jericho estreou-se com o seu relógio do “Countdown to the New Millennium” a entrar em contagem decrescente durante uma promo de The Rock. Jericho usou a teoria do Y2K antes de se autoproclamar como Y2J. Apesar de se ter estrado durante a promo de uma das maiores estrelas da promotora, Jericho haveria de ter dificuldade em encontrar o seu spot na WWE durante os primeiros meses. Ele teve de enfrentar uma mulher (Chyna) antes de conquistar o Intercontinental Championship no PPV de Dezembro, o Armageddon.
Entretanto, Triple H entrou no panorama do main-event em 1999. Ele rivalizou com a The Corporation depois de a sua associada Chyna se ter juntado a eles no Royal Rumble. Na Wrestlemania, Chyna haveria de ajudar Triple H no combate contra Kane, antes de refundar os DX. Contudo, foi revelado mais tarde que Triple H se tinha juntado à The Corporation quando ele e Chyna custaram o título a Sean Waltman para ditarem o fim dos DX.
Triple H haveria de evoluir da sua personagem de Hunter Hearst Hemsley para a personagem Triple H e adoptou um visual mais capaz para feudar com o recém babyface Rock, enquanto Austin e Undertaker lutariam pelo título da WWE. Ambas as rivalidades estavam inseridas na storyline da Corporate Ministry que havia de colocar Mr. McMahon face enquanto procurava vingança para com Undertaker que torturou a sua filha Stephanie. No final, McMahon haveria de se revelar como o cérebro da Corporate Ministry e tudo porque queria apanhar Steve Austin.
Isto levou a que Triple H se tornasse campeão da WWE e um mega heel com os McMahons a mais uma vez fazerem um babyface turn para feudarem contra ele e contra os DX (Sean Waltman e New Age Outlaws) que se voltaram reunir como heels. Triple H arranjou forma de continuar como campeão até ser derrotado por Big Show num triple threat match no Survivor Series. Big Show terminaria o ano como campeão.
Triple H e Stephanie terminaram o ano como um casal depois de uma storyline rebuscada onde Stephanie ia casar com Test.
SUMÁRIO DO ANO
O ano de 1999 foi o ano onde o designado booking “Crash TV” de Vince Russo estava a carburar a 100%, tanto na WWE como na WCW para onde foi depois de deixar a WWE a meio do ano. Apesar de afectar a qualidade do wrestling, os ratings e o interesse no desperto nunca foi tão grande (pelo menos para a WWE).
Os títulos mudaram de mãos com frequência durante este período. O destaque foi para os títulos de equipas terem mudado de mãos por 15 vezes durante 1999, o que incluiu o primeiro reinado dos Hardy Boyz.
O ano de 1999 será sempre relembrado pelo ano onde a WWE construiu inúmeras estrelas e pela adição de dois grandes nomes vindos da WCW, Big Show e Chris Jericho. Eles finalmente se afastaram da WCW nas Monday Night Wars, fazendo da “guerra”com a WCW somente uma quase recordação.
Original de L. Randall com tradução de Wolve