Ultimas

Toca do Lobo: Lendas do Puroresu - O Pai do Puroresu!



Sejam bem-vindos a Toca do Lobo, o meu humilde espaço didáctico onde irei partilhar convosco um pouco do meu conhecimento e pesquisa sobre esta forma de espectáculo que é o wrestling. E sejam bem-vindos a primeira edição do Lendas do Puroresu.


Este será o espaço dedicado a apresentação das maiores figuras do wrestling japonês. Nos dias de hoje companhias como a NJPW e NOAH tornam-se cada vez mais populares, e nomes como Hiroshi Tanahashi, Kazuchika Okada, KENTA, Prince Devitt ou Shinsuke Nakamura são cada vez mais conhecidos pelos fãs de wrestling de hoje.

Mas tal como nomes como Lou Thesz, Buddy Rogers e Bruno Sammartino ajudaram a construir as fundações do wrestling americano, quem terão sido aqueles que criaram o caminho que estrelas como Okada e Tanahashi hoje percorrem? Quem foram os "Hulk Hogans" ou "Randy Savages" japoneses? É para fazer tributo a essas lendas que este espaço servirá. 

Agora não se preocupem que o meu objectivo com este espaço não é ser uma bibliografia 100% dedicada destes lutadores, para isso temos a Wikipedia e outros sites do género, e eu não quero simplesmente fazer copy paste dessa informação. A minha intenção é fazer uma breve apresentação destas lendas, referindo os seus feitos mais importantes e talvez as rivalidades e storylines mais populares em que estiveram envolvidos, mostrando assim a importância que tiveram no mundo do wrestling.

Não perdendo mais tempo com detalhes, vamos ao que interessa, falando talvez do nome mais importante do wrestling Japonês, aquele que é considerado como o principal responsável por levar o wrestling para o Japão, aquele que tem conhecido como o "Pai do Puroresu", e nem sequer é Japonês, Kim Sin-rak, também conhecido como Rikidõzan.


O Pai do Puroresu, Rikidõzan



Exactamente, aquele que é considerado como o principal responsável por introduzir o wrestling no Japão não era japonês, mas coreano. Kim Sin-Rak, nascido a 14 de Novembro de 1924, viria a ser adoptado pela familia "Momota", uma família de lavradores que viviam na zona de Nagasaki, e aos 15 anos começaria os seus treinos na arte do Sumo.

As suas origens

Devido ao facto de existir grande discriminação dos coreanos pelos japoneses, ele mudou o seu nome para Mitsuhiro Momota, e viria a ter algum sucesso na pratica desse desporto, conseguindo chegar ao rank de sekiwake ( 3.º rank mais alto no Sumo), com um recorde razoável de 135-82.

Seria aqui que ele receberia o nome de ringue que ele carregaria para o resto da sua vida, Rikidõzan, que significa em japonês "força da estrada da montanha".

No entanto, pouco após a 2.ª Guerra Mundial, ele se retiraria desta modalidade, e se juntaria a um contingente dos Estados Unidos, e começaria os seus treinos de pro-wrestling. Ele afirmava que esta decisão tinha sido tomada devido a questões financeiras, mas muitos acreditam que  a constante discriminação contra coreanos tenha ajudado a tomar esta decisão.

A sua estreia seria um combate de 10 minutos contra Bobby Blands que acabaria em empate.


De rejeitado a herói da nação


Seria a partir daqui que tudo começaria a mudar para Rikidõzan. As suas constantes vitórias contra oponentes americanos e confrontos contra lutadores de elite como Lou Thesz, Freddie Bassie e The Destroyer, não só permitiram a Rikidõzan fazer parte de um restrito grupo de lutadores que atingiriam o estatuto de lendas, como também lhe permitiu tornar-se naquela época num dos maiores heróis do Japão.

Relembro que isto aconteceu logo após a 2.ª Guerra Mundial, altura em que a moral do povo japonês se encontrava na mó de baixo e desgastados devido as consequências da mesma, e tinham a necessidade de uma fonte de esperança, um herói que fizesse frente aos "malvados" americanos.

Isto permitiu a Rikidõzan atingir níveis enormes de popularidade entre o povo japonês. Aquele que antes era mais um estrangeiro que se atrevia a usufruir do seu país, era agora a maior esperança e orgulho da nação.

E o auge a sua carreira seria atingido quando em 27 de Agosto de 1958, em Los Angeles, Rikidõzan conquistaria o NWA World Heavyweight Championship, ao derrotar Lou Thesz. Para muitos isto pode parecer apenas mais uma conquista, mas lembro o facto de que, Rikidõzan, um coreano que passava por japonês no pós-guerra, derrotou LOU "FUCKING" THESZ NOS ESTADOS UNIDOS.

Lou Thesz não só é considerado por muitos como o wrestler que maior impacto causou no wrestling americano em geral, como também tinha a reputação de lesionar e terminar as carreiras daqueles que ele considerava que, ou mereciam uma lição, ou que tinham de alguma forma desrespeitado a ele ou ao desporto em si.

Por isso, como podem ver, para Lou Thesz aceitar que Rikidõzan ficasse over, a custa da sua própria reputação, é prova de que existia um enorme respeito entre os dois.

E para terem uma ideia da popularidade que Rikidõzan tinha na época, até aos dias de hoje, as suas defesas contra Lou Thesz (combate de 1 hora que acabou em empate) e contra The Destroyer (2 out of 3 falls, acabou em empate após um hora) continuam no top 10 de ratings de televisão no Japão.

E de não esquecer dos seus épico confrontos contra Freddie Bassie, a quem conquistou o WWA World Heavyweight Title. Esses confrontos eram tão intensos para os japoneses, que existem rumores de 5 pessoas que morreram de ataque cardíaco ao assistir a esses combates.

A primeira federação e uma rivalidade controversa


Em 1953, Rikidõzan fundaria aquela que seria a primeira grande companhia de wrestling no Japão, a Japan Pro Wrestling Aliance (JWA), que funcionaria como uma sucursal asiática da National Wrestling Alliance (NWA). Rikidõzan pushou-se a ele mesmo como a estrela de topo da companhia, enfrentando primeiro figuras conhecidas das artes marciais japonesas, encontrando no entanto um grande sucesso nos seus confrontos contra wrestlers americanos.

No entanto a sua primeira rivalidade foi talvez a mais controversa e possivelmente a causa da sua futura desgraça. 

Masahiko Kimura (sim, a submissão kimura ganhou esse nome devido a este homem) era um judoca que na época era imbatível. Ele encontrava-se invicto a 10 anos e tornara-se extremamente conhecido por ter quebrado o braço de Hélio Garcie durante um combate oficial. 

Logo, Riki viu aqui uma oportunidade de se separar dos restantes competidores. Ambos competiriam ou como uma equipa ou como adversários, mas Rikidõzan recebia mais publicidade e destaque que Kimura.

A grande controvérsia surgiu na sua primeira defesa do Japanese Professional Wrestling Title contra Kimura. O combate era suposto acabar em empate, o que levaria a uma serie de desforras entre eles. Mas durante o combate, um pontapé errante na virilha por parte de Kimura faria com que Rikidõzan espancasse Kimura com uma serie de chapadas, murros e pontapés, o que levou a que o combate acabasse por KO. Após esta situação, Kimura nunca recebeu a sua devida desforra.


Legado e Morte

A 10 de Abril de 1960, Rikidõzan encontraria e traria para o Japão Kanji Inoki, um emigrante japonês que vivia no Brazil. Um dia após isto acontecer, um antigo jogador de basebol profissional, Shonei Baba, juntar-se-ia a sua organização. Ele treinaria os dois, reconhecendo no seu talento e juventude grande potencial. 

Sim meus amigos, no espaço de 2 dias, aqueles que seriam os fundadores das duas maiores companhias de wrestling japonesas, Antonio Inoki (NJPW) e Giant Baba (AJPW), tornaram-se os protegidos do "pai do puroresu". 

Quase parece o plot de uma serie de anime.

Que mais podemos dizer sobre Rikidõzan por esta altura? Ele arrecadara vários títulos ao longo da sua carreira, era o campeão de pesos pesados da NWA, possuía uma escola de wrestling e boxe em Tóquio, para além de várias propriedades que incluíam bares nocturnos, hotéis e condomínios, uma fortuna incomparável a outros na mesma profissão, e era o wrestler mais popular do Japão. Podemos dizer que Rikidõzan se encontrava no auge da sua vida e da sua carreira. E é neste auge que a sua vida termina.

A 8 de Dezembro de 1963, durante uma festa num clube nocturno,  Rikidõzan seria esfaqueado por um membro da Yakuza com uma faca encharcada em urina. Algumas fontes dizem que após expulsar o homem do clube, ele continuou a festejar, recusando tratamento médico, enquanto outras dizem que ele realmente consultou o seu médico que lhe teria dito que o ferimento não era nada de grave. 

Independentemente da versão, e se aprendemos alguma coisa com o Game of Thrones, é que não devemos subestimar a gravidade de um ferimento, e uma semana após o ataque, Rikidõzan faleceria devido a uma inflamação no abdómen causado pelo ferimento. 

Kimura viria a dizer que a sua morte talvez se devesse a uma retaliação por parte da yakuza devido ao tratamento que Riki lhe deu durante o seu combate pelo titulo. O culpado pela morte (Katsuji Murata), viria a ser condenado a 7 anos de prisão por homicídio. Após a sua pena, Murata disse que todos os anos, a 15 de Dezembro, ele telefonaria a família de Rikidõzan a pedir perdão, e que visitaria a sua campa.

Os seus dois filhos, Mitsuo e Yoshihiro Momota, seguiriam os seus passos e tornar-se-iam também pro-wresters, não conseguindo no entanto atingir o nível de popularidade que o seu pai tinha.

Últimos Pensamentos

Rikidõzan não era um homem perfeito, chegando a ser ganancioso e arrogante, mas ninguém pode negar o seu legado. Não só foi o responsável pelas fundações do que se tornaria um dos maiores estilos de wrestling do mundo, o puroresu, como também foi uma figura de esperança e conforto para um povo que passava pelas consequências da maior guerra que alguma vez tivemos. 

Ele era o herói que aquela nação precisava numa época em que eles eram poucos.

 E aqui termino esta crónica. Espero que tenham gostado e que não se tenham aborrecido a meio. Deixem as vossas opiniões e criticas na caixa de comentários em baixo. Na próxima edição da Toca do Lobo ainda não irei estrear o terceiro espaço, Era uma vez no Japão, sendo que irei fazer mais uma edição do Inovadores do Wrestling

O motivo para isso? Explicarei quando chegar o momento.

Uma vez mais agradeço por terem vindo ao meu espaço, e como recompensa, deixo-vos um dos combates mais populares de Rikidõzan, .

Com tecnologia do Blogger.