Ultimas

Forgotten Superstars #18 | O sonho vindo do sol nascente


Saudações a todos os leitores do Wrestling Notícias! Em mais um Forgotten Superstars, decidi seguir mais uma indicação feita pelo Vitor Oliveira, que sempre está por aqui apoiando o quadro. Obrigado!

Eu gostaria de falar sobre um wrestler vindo do Japão, para mostrar que, infelizmente é raríssimo que alguém possa vingar do puroresu no cenário de Sports Entertainment que a empresa oferece. Sim, este homem era da New Japan Pro Wrestling, e está lá de volta, mas não sem antes passar pelos Estados Unidos e conhecer a WWE.

Quem é? - Naofumi Yamamoto, conhecido pelos fãs da WWE como Yoshi Tatsu. Nascido em Gifu, Japão. Ele tem um certo background em boxe e jiu-jitsu, e começou sua carreira no puroresu e na NJPW, em 2002 com o seu nome verdadeiro. Antes disso, ele tinha passado por um treino em Los Angeles, para ser aprovado pelo dojo da empresa. 

Geralmente lutou no low card, para ganhar experiência, mas teve alianças importantes como, com Hiroshi Tanahashi, além de algumas vitórias em solo ou duplas importantes, entre os seus oponentes, Hirooki Goto e Giant Bernard (Jason Albers), o que o levou eventualmente ao mid card e a algumas chances de ganhar títulos de duplas ou de participar de eventos menores, mas sempre sem sucesso. Em 2007, ele assinou um contrato com a WWE.


O que ele fez na WWE? - Foi em 2007 que o wrestler assinou contrato com a WWE, e começou a treinar o estilo da empresa, no território de desenvolvimento FCW, apresentando-se nos eventos americanos pela primeira vez. Ele fez uma rápida aliança com Sheamus e teve várias mudanças de nome, Mr. Yamamoto, Yamamoto, Yoshitatsu e Yoshi Tatsu, continuando com o último até o fim de sua jornada na WWE. Yoshitatsu é um nome utilizado em homenagem ao pai de Naofumi Yamamoto.


Em junho de 2009, ele fez seu debut no roster principal, chegando para o ECW. Ele teve vitórias interessantes sobre Shelton Benjamin e Zack Ryder, mas sempre falhou em suas tentativas de chegar ao título da ECW. Ele também fez uma aliança com Goldust, onde se tornaram os desafiantes principais para o título unificado de duplas da WWE, mas falharam em capturá-los no último episódio da ECW.


Depois do fim da ECW, Tatsu foi enviado ao RAW, onde ele se uniu a Evan Bourne (Matt Sydal) e Kofi Kingston, para derrotar nada menos que a The Legacy (Randy Orton, Cody Rhodes e Ted DiBiase Jr.), no momento de destruição daquela equipe. De qualquer forma, esta foi uma das vitórias mais relevantes do japonês na WWE.


Além disso, ele ganhou uma battle royal de 26 competidores em fevereiro de 2010, para abrir a Wrestlemania XXVI, e durante julho de 2010, ele tentou ajudar Cena a se livrar da Nexus, sem sucesso. Depois de uma promoção do jogo Smackdown vs. Raw  2011 no Japão, e alguns meses fora da televisão, ele retornou em novembro, no WWE Superstars, derrotando Zack Ryder. Ele também teve uma rápida aliança com Mark Henry para pegar o título de duplas, sem sucesso, além de ser envolvido em uma storyline com Maryse e DiBiase.

Ele foi enviado ao SmackDown pelo draft suplementar de 2011, tendo apenas duas lutas por ali, duas battle royals, nas quais não teve sucesso. Na quinta temporada do NXT, ele foi mentor de Byron Saxton, mas logo, criou-se uma tensão entre eles, culminando em um confronto entre os dois, onde Tatsu teve sua vitória. Saxton foi o segundo rookie a ser eliminado na temporada.

Ele também teve uma feud com Tyson Kidd, onde ele renovou a sua gimmick e com a metade de seu rosto pintado, com intuito de resgatar a cultura japonesa no wrestling, mas deixou de usar esta gimmick em outubro de 2011. Em dezembro,uniu-se com Trent Barreta em uma feud contra Curt Hawkins e Tyler Reks, onde as duplas pregavam peças uma na outra. Mais detalhes, no Forgotten Superstars #17. 

Sua última vitória na televisão foi sobre Johnny Curtis (Fandango), em fevereiro de 2012, no Superstars, perdendo todas as outras lutas que foram televisionadas no futuro, esporadicamente lutando na NXT em 2013 e 2014 como um jobber. Sua última participação foi na Wrestlemania XXX, na battle royal pelo memorial de Andre the Giant. Em junho de 2014, ele foi liberado da WWE, juntamente com outras 10 estrelas.

Ele poderia ter feito mais na WWE? - Dificilmente. Ele veio com o sonho de se destacar na WWE, depois de ganhar um pouco de experiência no Japão. Mas honestamente, Tatsu não foi um lutador memorável. Talvez fosse interessante a sua época de resgate à cultura japonesa na sua rivalidade com Kidd, mas nada além disso. Entretanto, ele tinha algumas características interessantes.

  • Influência do puroresu: Ele tinha uma certa agressividade japonesa, que foi tolhida na época de sua entrada na WWE. Mas que poderia ser bem utilizada hoje, como faz a lenda japonesa, Kenta Kobayashi, conhecido como Hideo Itami na WWE. 
  • Background de artes marciais: É sempre bom ter algum conhecimento de artes marciais e como utilizá-las dentro do contexto do wrestling profissional, para tornar a luta mais credível. Era algo que poderia ser interessante e melhor utilizado por Tatsu.
  • Leveza em movimentos: Yoshi era alguém interessante e ágil no ringue. Não que ele fosse um dos melhores wrestlers in-ring, porém o seu estilo poderia ser compatível como o de alguém que seria capaz de tirar proveito de gigantes, usando sua leveza. Isso, se a WWE tivesse o utilizado dessa forma.
É um tanto injusto tentar avaliar o Yoshi Tatsu, porque foram poucas as vezes em que ele recebeu rivalidades contundentes, ou storylines interessantes para se trabalhar, muitas vezes, ele recebeu papéis secundários. Entretanto, ele também esteve e está longe de ser uma unanimidade no próprio circuito japonês de puroresu. Talvez, ir para a WWE tenha sido o ápice de sua carreira, e foi válido para ele ter este tipo de experiência.

Este foi mais um Forgotten Superstars, meus caros! Não se esqueçam de comentar sempre, para apoiar este quadro e poder oferecer o máximo de conhecimento sobre os wrestlers esquecidos da WWE para vocês.

Um grande abraço!


Com tecnologia do Blogger.