Ultimas

Trono do Fã - Capitulo XI - Análise G1 Climax 25

Eu tinha prometido que lançava este décimo primeiro capitulo no sábado passado, mas falhei redondamente. Invés de ver wrestling no tempo livre que me sobrou, preferi jogar Hearthstone e fazer mais uma vez uma maratona de Senhor dos Anéis. Pois, tirando os vídeos que a WWE lançou no youtube acabei por não ver nem um minutos de wrestling. Ainda assim, estou informado sobre aquilo que se passa nesta industria mas achei que deveria ver realmente qualquer coisa antes de voltar a escrever para o WrestlingNoticias. Após dar uma vista de olhos naquilo que aconteceu no Raw, estava a pensar em dedicar este artigo à rivalidade entre Brock Lesnar e Undertaker, mas assim que vi o que me restava ( e interessava ) do G1 Climax 25 achei que deveria deixar uma última analise sobre o melhor torneio do Ano.


Como sabem, este G1 Climax 25 foi o mais longo de sempre. E para evitar aqui com um capitulo longo. vou tentar manter isto o mais simples e sintético possivel. Vou apenas falar dos melhores Perfomers, das revelações do torneio, dos melhores combates e deixar umas pequenas considerações. Sem mais demoras, vamos lá iniciar isto!

Melhores Combates


  • Hiroshi Tanahashi vs Kota Ibushi - O Main Event da Primeira Noite, se não tivesse visto a Final diria que este seria o melhor combate  do G1 Climax 25. Dragon Screw City!!
  • Katsuyori Shibata vs Tetsuya Naiyo
  • AJ Styles vs Kota Ibsuhi - Para quem quer começar a ver puroresu, este é um combate que recomendo. Ibushi finalmente conquista a sua tão desejada vitória frente a um dos Main Eventers da NJPW.
  • Tetsuya Naito vs Hiroshi Tanahashi - Combate no qual, Naito se afirma como um dos melhores heels do Ano.
  • Katsuyori Shibata vs Kota Ibushi - Não estava à espera deste tipo de combate vindo do Ibushi. Super intenso com sequências que não lembram a ninguém.
  • Michael Elgin vs Tomoaki Honma
  • Hirooki Goto vs Kazuchika Okada - Melhor Champion vs Champion que vi este ano, mesmo a esfregar na cara da WWE e da RoH. Goto conquista a vitória, por isso acredito que ele terá um destaque semelhante a Nakamura enquanto Intercontinental Champion
  • Tetsuya Naito vs Kota Ibushi
  • Kazuchika Okada vs Tomohiro Ishii
  • Hiroshi Tanahashi vs Katsuyori Shibata - Supostamente eles odeiam-se, mas dão sempre bons combates. Um combate super completo e muito bem construído sendo que vai-se tornando cada vez mais intenso, mais violento e mais emocionante.
  • Shinsuke Nakamura vs Tomoaki Honma
  • Hirooki Goto vs Tomohiro Ishii - HEADBUTT CITY! Isto foi um excelente Main Event para 14º dia. Uma verdadeira guerra entre dois lutadores excelentes da NJPW.
  • Hiroshi Tanahashi vs AJ Styles - Se tivermos em conta o resultado do combate deles em Fevereiro, estávamos perante um combate um pouco previsível. Não deixa de ser um excelente combate entre os dois melhores lutadores do BLOCK A. O público estava completamente a viver o combate!
  • Tomohiro Ishii vs Michael Elgin - Se já estava a achar piada a Michael Elgin na NJPW, aqui fiquei com cheio de vontade de o voltar a ver no Japão. Adoro este tipo de combates. Altamente recomendável para quem gosta de brawls recheadas de fighting spirit.
  • Shinsuke Nakamura vs Kazuchika Okada -  Tão bom como o combate deles na final do G1 Climax 24. Acho que basta dizer isto.
  • Shinsuke Nakamura vs Hiroshi Tanahashi - Combate do Torneio e provavelmente o Combate do Ano.
Revelações do Torneio 



Não me canso de elogiar esta nova persona de Tetsuya Naito. É estupidamente genial. Antes, olhava para Naito como um Tanahashi menos carismático e mais limitado, mas agora como heel é fácil olhar para ele como uma das personalidades mais únicas do roster e alguém a quem lhe pode ser confiado um dos principais títulos da companhia. Espero que a NJPW não desista dele e estou bastante curioso para ver o que lhe reserva o futuro.

Após perder o RoH World Championship, Elgin tem andado na porcaria. Nunca mais foi a mesma o lutador interessante que era antes de conquistar o titulo máximo da Ring of Honor. Aliás, um dos combates que mais me desapontou recentemente foi o dele frente a Tommaso Ciampa no Final Battle. Por isso, não gostei quando soube que ele estaria no G1 Climax! Felizmente, enganei-me! Elgin renasceu e provou que a New Japan Pro Wrestling estava errada quando trouxe os Kingdom e reDRagon e deixou-o de fora. Espero que não seja a última vez que o "Unbreakable" pise um ringue japonês.

MVP do Torneio - Hiroshi Tanahashi

O Messi do Wrestling

No ano passado, AJ Styles foi o lutador que mais brilhou no G1 Climax 24. Este ano, Tanahashi já com 38 anos de idade foi sem qualquer dúvida o melhor perfomer deste torneio. Sempre que enfrentou lutadores mais completos como AJ Styles, Kota Ibushi, Katsuyori Shibata, Tetsuya Naito e Shinsuke Nakamura, o Ace of Universe, foi capaz de produzir verdadeiros clássicos. Mas para além disso, Tanahashi mostrou que está em condições de produzir combates com lutadores mais limitados como Toru Yano.

Lembro-me de assistir ao vivo ao seu combate com Tenzan, como alguém consegue ter algum heat no inicio do combate e termina o mesmo com o público por detrás dele. Isto na hometown do seu oponente. Esse combate foi um verdadeiro Main Event, e é bom recordar que o corpo de Tenzan não está nas melhores condições. 

Mas o feito mais incrível, é conseguir ter tido um combate razoavelmente bom com Bad Luck Fale. Incrível.

Tanahashi estava a ter um ano relativamente modesto desde que perdeu o IWGP Heavyweight Championship para AJ Styles no New Beggining in Osaka, mas só neste torneio conseguiu produzir mais MOTYC do que companhias como Lucha Underground, TNA e ROH produziram no último ano. 

Apesar da sua idade, dos três ases da NJPW - Tanahashi, Nakamura e Okada - Hiroshi Tanahashi continua a ser o mais consistente e o mais brilhante. A vitória dele faz todo o sentido, principalmente o que aconteceu no último Okada - Tanahashi e que Kazuchika Okada deverá manter o titulo pelo menos até ao WrestleKingdom. Okada vs Tanahashi é uma excelente opção para encabeçar o próximo WrestleKingdom e acredito que esse confronto será o mais importante desta rivalidade que tanto tem elevado a New Japan Pro Wrestling.

Pior Perfomer do Torneio - Bad Luck Fale


Em todo o torneio, os únicos combates dele dignos de serem vistos são os seus confrontos com AJ Styles e Hiroshi Tanahashi. Fale chega ao ponto de conseguir ter um combate bastante mau com Kota Ibushi.

Ainda assim, a NJPW deu-lhe mais uma vez um grande destaque e Bad Luck Fale foi dos lutadores com melhor pontuação do BLOCK A. Tudo bem que é suposto vermos Bad Luck Fale como uma força imparável, um verdadeiro monster heel...o problema é que o lutador do Bullet Club é tudo menos convincente nesse papel apesar do seu tamanho. Também não ajuda ter o carisma de uma pedra.

A Redenção de Nakamura


Nakamura conseguiu ter um 2014 monstruoso e com isso acabou por tornar-se no lutador oriental mais popular do Mundo. Provavelmente mais popular ainda que Tanahashi ou Okada. E este ano começou da melhor maneira, com um clássico frente a Kota Ibushi no Wrestle Kingdom e perder o "seu" IWGP Intercontinental Championship, eu previ que ele teria um grande G1 Climax 25 e que venceria o torneio para garantir o seu lugar no Main Event do próximo WrestleKingdom.

Estava profundamente enganado. Quer dizer, in-kayfabe Nakamura teve um grande torneio, mas as suas perfomances deixaram muito a desejar comparando com aquilo que fez no último G1 Climax. Claro que não ajudou estar a lutar lesionado. Felizmente, o King of Strong Style  conseguiu deixar o melhor para o fim e deu-nos duas grandes prendas. Primeiro, numa reedição da final do ano passado, Nakamura reencontra o jovem prodígio da sua stable (CHAOS). Desta vez, Nakamura venceu Okada e garantiu assim o seu lugar pelo segundo ano consecutivo na final do torneio. Há que referir que o combate foi tão bom como aquele que tiveram à ano atrás.

E aquela final frente a Tanahashi? Incrível no mínimo! Se no ano passado Nakamura vs Okada na Final do G1 Climax 24 foi óptimo, este ano tivemos um clássico. Este ano a NJPW já tinha apresentado verdadeiros MOTYC ( AJ vs Okada - Dominion, Nakamura vs Goto - Dominion e Tanahashi vs Okada - WrestleKingdom) e clássicos como ( Nakamura vs Ibushi - WrestleKingdom e Honma vs Ishii - New Beggings), mas este Tanahashi vs Nakamura superou tudo e é o meu combate de eleição do ano. 

Vamos assumir que Okada retém o titulo até o WrestleKingdom. Claro que gostaria de ver as duas maiores personalidades da CHAOS a colidir pelo maior titulo da NJPW, mas depois daquilo que se passou no último WK, tínhamos mesmo ter Tanahashi vs Okada. Também não acredito ( embora seja provável) que Nakamura tente recuperar o seu IWGP Intercontinental Champion. Mas não fiquem triste, de certeza que a NJPW têm algo preparado para ele. Via com bons olhos, um novo combate com Ibushi ,onde o Golden Star tentaria obter a vitória que lhe escapou no último combate ou um confronto com o ás do Bullet Club, AJ Styles. BOMA YE para cima deles!!!

Último G1 Climax de Tenzan?


Na minha previsão do G1 Climax 25, critiquei um pouco a forma de Tenzan. A verdade é que o homem não tem culpa, até porque o estado dele é fruto de muita dedicação ao wrestling e apesar de tudo ele ainda é alguém que se esforça bastante. E o veterano acabou por conseguir ter combates interessantes com Tanahashi, Naito e Toru Yano.  Não vi todos os seus combates durante torneio, mas daqueles que vi posso destacar estes três. Não são nada de outro mundo, mas é impressionante como alguém que está todo partido consegue dar combates com tamanha qualidade. Btw, o seu combate com Yano pode arrepiar o pessoal mais sensível, porque não foi muito bonito todo aquele sangue.

Agora, devido à sua idade e ao seu estado físico, acho altamente provável que este tenha sido o último G1 Climax de Hiroyo. Acredito que continue a ser uma presença na New Japan Pro Wrestling mas duvido que faça parte de uma tour tão exigente e dura para o corpo como o G1 Climax.

Qual o Melhor BLOCK?


Bem, inicialmente isto nem foi uma luta "justa". Mesmo com Fale e Doc Gallows a fazer m*e*r*d*a em todos os combates, o BLOCK A estava a ser bastante superior ao BLOCK B. Tanahashi sempre que enfrentava um bom lutador apresentava um MOTYC, Naito a revelar-se como um heel fenomenal e AJ Styles, Ibushi e Shibata a entregarem excelentes combates. 

Do outro lado, o BLOCK B quase que nem dava sinais de vida. Nakamura lesionado, os dois primeiros dias dedicados ao BLOCK B sem comentários e a serem filmados com apenas uma camera. Pois, não foi o melhor começo mas a partir do momento em que Elgin enfrentou Honma e Goto derrotou Okada, parece que o BLOCK B acordou e começou a entregar excelentes combates. Os melhores combates dos últimos dias são deste BLOCK. 

Não quero estar a ser politicamente correcto, mas a verdade é que acho que não houve propriamente um BLOCK superior ao outro. Um empate seria a decisão mais justa. Mas se fosse obrigado a escolher um, teria de escolher o BLOCK A!


Pronto, chegamos ao final deste Trono do Fã, assim como chegamos à final deste G1 Climax. Embora tenha sido um excelente torneio, não acho que tenha sido superior ao G1 Climax 24. Shelton Benjamin, Minoru e os Kille Elite Squad foram membros importantes que estiveram afastados do torneio e Nakamura não foi capaz de estar ao nivel do ano passado. Mas se comparamos as finais, por muito extraordinário que a do G1 Climax 24 tenha sido, este ano Tanahashi e Nakamura conseguiram produzir aquela que é provavelmente a melhor final de um torneio de wrestling!

Quero mais uma vez, pedir desculpas por este capitulo chegar tão atrasado. A ver se consigo começar a entregar isto a horas. Bem, não se esqueçam de apoiar o Glorioso e de visitar o Forum de Pro Wrestling! Desejo-vos também um excelente SummerSlam e um NXT Takeover : Brooklyn.












Com tecnologia do Blogger.