Ultimas

A Alternativa Fenomenal #17: IWA Mid-South





Saudações a todos, e bem vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Hoje, continuando a falar sobre as empresas do circuito independente americano, falarei sobre uma das mais antigas empresas indy ainda em atividade (sendo que, no entanto, ela até já chegou a fechar as portas algumas vezes), a renomada Independent Wrestling Association Mid-South, ou IWA: Mid-South. Sem mais delongas, passemos ao artigo;

A IWA-MS nasceu em 1996, na cidade de Louisville, Kentucky, tendo sido fundada pelo ex-lutador da ECW, Ian Rotten, um dos pioneiros do wrestling hardcore nos Estados Unidos, logo após sua saída da empresa da Philadelphia. O primeiro evento conduzido pela sua empresa deu-se em 10 de outubro de 1996, sendo o primeiro do que seriam shows semanais regulares em Louisville.

                                                             O fundador da IWA-MS, Ian Rotten


A nível de curiosidade, apesar de já estarem ativos há um bom tempo, apenas em abril de 1997 foi coroado o primeiro IWA Mid-South Heavyweight Champion de sempre, após a realização de um torneio, que terminaria com a vitória de Tower of Doom.

A companhia seguiu com seus shows no Kentucky até o começo dos anos 2000 (sendo prioritariamente uma empresa de wrestlng hardcore), quando eles mudaram sua sede para a cidade de Charlestown, Indiana, e a partir daí começaram a fazer uma importante mudança em seu produto.

Durante o ano de 2000, Dave Prazak (futuro fundador da Shimmer Wrestling) passou a assumir não só o papel de manager para alguns lutadores, como também tornou-se ring announcer e comentador dos shows. E, com sua maior influência, Prazak conseguiu com seus esforços recrutar CM Punk e Colt Cabana, que se juntariam a vários outros wrestlers de qualidade mais técnica, como Chris Hero, tornando o show conhecido não só pelo seu produto hardcore, mas também por excelentes combates técnicos.




Eles permaneceram em Charlestown até 2002, quando devido a problemas com o senhorio do prédio que usavam, envolvendo o valor do aluguel, tiveram que realizar uma nova mudança, desta vez para Clarksville, ainda no estado de Indiana. No entanto, devido aos mesmos problemas envolvendo aluguel, eles tiveram que abandonar a então chamada IWA Arena partindo para a estrada no mesmo ano.

A partir de 2003, eles fariam shows em várias localidades nos estados de Indiana e Illinois, sendo os mais famosos o Lincoln Center, em Highland, Indiana, o Hartman Recreation Center, em Joliet, Illinois, e o Don Preston Recreation Center, em Midlothian, Illinois. Deste ano, até 2007, eles realizaram uma sequência de 51 shows mensais, que só seria encerrada após o evento A Rotten Farewell, em 7 de dezembro de 2007 (evento onde Ian Rotten se reformaria, sendo que o mesmo voltou aos ringues no ano seguinte). Eles voltariam a se apresentar apenas em março de 2008, com o 500º show da companhia.




As coisas, entretanto, começaram a ficar ruins a partir de agosto de 2009, quando a IWA-MS anunciou que fecharia as portas após o evento Kings of the Crimson Mask, realizado no dia 28 daquele mês. Porém, em novembro, a diretoria da empresa anuncia que eles retornariam a realizar apresentações de pequeno porte, iniciando com o show Chapter 2: In the Beggining. A partir de então, eles passam a realizar shows apenas no estado de Illinois.

Em 28 de março de 2011, a companhia viria a anunciar o encerramento imediato de suas operações, que só seriam retomadas em julho do mesmo ano, após a reabertura da companhia sob nova direção administrativa.

Durante o outono de 2011, a IWA-MS começaria uma série de pequenos shows na cidade de Bellevue, Illinois, que, apesar de terem públicos menores que o previsto, recebiam reações bastante positivas dos fãs e da crítica. Isso, entretanto, levou a que a companhia fechasse as portas novamente, até julho de 2013, quando Ian Rotten anunciou o retorno da IWA Mid-South às operações, passando a se apresentarem novamente na arena de Clarksville, Indiana.




A IWA também tornou-se conhecida por parcerias realizadas com outra empresas independentes, em especial CZW e Chikara, que ajudaram a fortalecer seu roster e a trazer maior interesse aos seus eventos.

E, falando em eventos, os dois maiores shows apresentados pela IWA-MS são seus dois torneios anuais, sendo eles:


Ted Petty Invitational – Inicialmente conhecido como Sweet Science Sixteen, a edição inaugural deste torneio ocorreu em 2000, com o intuito de apresentar o melhor do wrestling técnico independente. Em suas 3 primeiras edições, participavam 16 lutadores, com lutas em sistema de eliminação direta (iniciando já nas oitavas de final), e seu primeiro vencedor foi Chris Hero.

A partir de 2003, o sistema do torneio mudou, junto com seu nome, que passou a ser Ted Petty Invitational em homenagem ao lutador de mesmo nome, falecido em setembro de 2002 (e que era grande amigo de Ian Rotten). A competição agora passou a ter 24 lutadores, que competiam em três chaves de oito, até chegarem a três combates semifinais, resultando no final em uma 3-way elimination match. O primeiro vencedor neste novo sistema foi Danny Daniels, e o último vencedor foi Drake Younger em 2008. O torneio não tem sido realizado desde 2009, sendo cancelado todos os anos por diversos motivos.




King of Deathmatch – Com sua primeira edição realizada em 1997, este torneio que, como o próprio nome diz, é focado nas deathmatches, ocorre em sistema de eliminação simples (nos moldes do King of the Ring da WWE), e coroou ao longo dos anos, os melhores do wrestling ultraviolent americano. Seu primeiro campeão foi o próprio Ian Rotten, e o último vencedor do torneio foi Matt Tremont.

Além dos combates do KoD, também ocorrem no evento lutas técnicas envolvendo várias estrelas indy de topo, como Chris Hero, Colt Cabana, Matt Sydal, Low Ki, Homicide, entre outros. E, a partir de 2006, junto ao KoD passaram a ser realizados os torneios Queen of Deathmatch e Double Death Tag Team Tournament, versões do KoD voltados para competição feminina e de duplas.




A vencedora do primeiro QoD foi Mickie Knuckles, e a última Ludak Shaitan, em 2015. Já os vencedores do DDTT inaugural foram Mad Man Pondo e 2 Tuff Tony, enquanto os últimos vencedores foram os Vulgar Display of Power (Brain Damage e Deranged) em 2008. Desde 2009 que o DDTT não é realizado, tendo em seu lugar, em 2010 e 2015, sido realizado o torneio Prince of Deathmatch, cujos participantes são lutadores da divisão cruiserweight. Os vencedores do PoD foram Neil Diamond Cutter, em 2010, e Dale Patricks, em 2015.

Atualmente, a IWA-MS dispõe de apenas dois cinturões para serem disputados pelos seus lutadores, o IWA Mid-South Heavyweight Championship (na posse de Shane Mercer), e o IWA Mid-South Light Heavyweight Championship (na posse de Devon Moore).

                                  O atual IWA Mid-South Champion Shane Mercer, ao lado de John Wayne Murdoch


Um grande ponto na história da companhia, são seus alumni. Vários grandes nomes do wrestling profissional foram lançados, ou passaram pela IWA-MS , tais como Chris Hero, Colt Cabana, CM Punk, Eddie Guerrrero, Necro Butcher, Mad Man Pondo, os lutadores da RoH Silas Young, Jimmy Jacobs, Roderick Strong, Christopher Daniels e Nigel McGuinness, os lutadores da WWE, Claudio Castagnoli (o Cesaro), Samoa Joe, Road Warriors, Lance Cade e Trevor Murdoch, e os lutadores da TNA, “Mr” Ken Anderson, “The American Wolf” Davey Richards e Matt Hardy, entre muitos outros.




É certo dizer que a IWA Mid-South não desfruta da mesma visibilidade (e em certo ponto importância) de outros tempos. Entretanto, mesmo menores, seus shows ainda são amplamente elogiados por sua qualidade, e continuam sendo uma ótima fonte de entretenimento, tanto para o público hardcore, como para o público do wrestling técnico. Fica aqui então minha recomendação para que conheçam os shows e a história desta ilustre companhia. Boa leitura a todos, e até a próxima.


PS: Este artigo vem a pedido do leitor e colega José Vitor. Espero que esteja de seu agrado.
Com tecnologia do Blogger.