Ultimas

Forgotten Superstars #28 | O Senhor do Extremo


Saudações a todos os leitores do Wrestling Notícias! Estamos aqui para mais um Forgotten Superstars, trazendo mais um wrestler que não teve muitas oportunidades pela WWE. E mais uma vez, alguém que veio da terra do extremo. Um dos mais loucos deles.

O lutador em questão não passou tanto tempo na WWE, mas fez sua carreira na ECW e em prmoções independentes. É um homem respeitado pela sua paixão, e por fazer o máximo no ringue. Além de ser, visualmente, um dos wrestlers mais intensos que existe.

Então, sem mais delongas, vamos aos fatos!

Quem é? - Terry Michael Brunk, veterano de 50 anos, nascido em Staten Island, New York. Entretanto, ele é mais conhecido pelo meio do wrestling profissional como Sabu, um árabe-americano especialista em lutas com as estipulações mais dolorosas de sempre. 

Entretanto, o que poucos sabem, é que ele foi treinado pelo seu tio, The Sheik, para ser um wrestler técnico. Suas primeiras atuações foram em 1985, na própria promoção do seu mestre, Big Time Wrestling, tendo como ringname, "Sabu, the Elephant Boy" (e depois de um tempo, apenas Sabu), vindo da Arábia Saudita. Ele passou por várias independentes nos Estados Unidos, na década de 80.

Em 1991, foi quando ele de fato começou a ser conhecido como um lutador voltado para o Hardcore Wrestling. Durante sua passagem na Frontier Martial-Arts Wrestling, ele ganhou alguns de seus arranhões e de suas cicatrizes, por fazer aquilo pelo qual, hoje é conhecido. Lutas com arame farpado, tochas e todo tipo de objeto passaram a ser algo constante em sua vida. Além disso, ele também fazia turnês no Japão, para competir em lutas deste tipo.

Em 1993, ele entrou para o Extreme Championship Wrestling. Era ali que ele iria fazer seu nome. Com a gimmick de um homem louco, preso por amarras que só eram soltas quando ele lutava, ele se tornava o destruidor de mesas oficial da companhia.

Sua maior glória na empresa foi derrotar Terry Funk, em uma Title vs. Title match, onde ele foi ao mesmo tempo, campeão principal da ECW e campeão da televisão. Porém, em abril de 1995, ele foi demitido por Paul Heyman, por não aparecer em um evento, o que o fez passar alguns meses na WCW, disputando na maioria das vezes, na divisão cruiserweight.



Ele voltou à ECW pouco tempo depois, em novembro de 1995, e começou a disputar na divisão de duplas, chegando a ganhar duas vezes o título de duplas da ECW com Rob Van Dam. Além disso, ele constituiu uma longa rivalidade com Taz. E além disso, fez parte da invasão à WWF, que gerou inclusive um acidente, caindo por cima da equipe de Taz, que o fez turnar heel dentro da ECW. 

Um dos destaques dessa segunda passagem de Sabu pela ECW, foi sua luta contra Terry Funk, em uma No-Rope Barbed-Wire Match, considerada uma luta extrema demais, até mesmo para a ECW. Certamente, uma luta histórica. Impossível falar de Sabu, sem se lembrar deste evento.


Ele colecionou várias lesões durante sua segunda passagem na ECW, devido a intensidade de suas lutas. Mas o motivo de ter saído da empresa novamente, em 2000, foi por não querer fazer com que Super Crazy ficasse over.

Dessa forma, ele passou pelo Juggalo Championship Wrestling, e pelo World Wrestling Allstars, entre 2001 e 2003. Mas em 2002, ele começou uma longa passagem pela TNA, fazendo o seu debut contra Malice, ganhando uma Ladder Match. Dessa forma, na TNA, ele confrontou alguns nomes de peso, como CM Punk, e Raven. 

E mais uma vez, ele se envolveu em uma luta que envolvia arames farpados e Terry Funk, com a participação de Shane Douglas, ganhando no Hardcore Homecoming de 2005. Ele teve outras rivalidades longas naquele ano, como Rhino e Abyss, Ele terminou com uma vitória em uma Barbed-Wire Match contra Abyss, e depois disso, passou meses fora da televisão e voltou apenas para fazer uma luta final contra Samoa Joe, pelo X Division Championship. Coma derrota, Sabu foi liberado da TNA. E a sua próxima empresa foi a...

O que ele fez na WWE? - ...a WWE, que viu a oportunidade de contratar um grande nome para a sua nova brand, a ECW, para o contrato de um ano. Que de fato, não lembrava muito a grande empresa hardcore. Mas a presença de Sabu agradaria os mais nostálgicos.

No One Night Stand de 2006, Sabu confrontou o então campeão mundial Rey Mysterio. Uma luta que acabou em No Contest. O porquê, pode ser conferido neste vídeo.


A partir de junho de 2006, ele começou a aparecer constantemente na ECW, chegando até a ter uma rivalidade com John Cena, que terminou com a vitória de Cena em uma Extreme Lumberjack Match, no Vengeance de 2006. E depois disso, começou a confrontar Big Show e Paul Heyman. Depois do SummerSlam, onde perdeu a chance do título da ECW para o então campeão Big Show, ele se tornou um main eventer, onde ele e Rob Van Dam, passariam a confrontar Test, Big Show e Paul Heyman, além de outros de seus aliados.

Dessa forma, ele participou da Survivor Series pelo Team Cena, que ganhou da equipe de Big Show, e depois de desaparecer do December to Dismember, ele retornou para salvar CM Punk e Rob Van Dam para salvá-los dos seguranças.

Ele ainda participou do Royal Rumble de 2007, sendo eliminado por Kane, atravessando uma mesa depois de um Chokeslam. E sua última participação foi entre os ECW Originals, contra a New Breed de Elijah Burke, onde conseguiu uma vitória na Wrestlemania, e uma derrota no capítulo posterior da ECW.

Em maio de 2007, seu contrato de um ano terminou, liberando-o da WWE.

Ele poderia ter feito mais na WWE? - A serventia de Sabu não foi para se fortalecer e ganhar títulos dentro da WWE, mas apenas para chamar e atrair os saudosistas da ECW para a sua nova brand. Isso foi bem claro. Entretanto, por tudo o que ele representou para o verdadeiro wrestling extremo, acredito que ao menos um título dentro da brand, ele poderia ter tido, apesar de ter passado apenas um ano na empresa.

De qualquer forma, sua presença foi importante na WWE. Pelos seguintesm motivos.

  • Intensidade: Comum aos ex-lutadores da ECW, aquela intensidade, aquele sentimento de "Old School Hardcore" que permeava no wrestling profissional nos anos 90 estava (e está, já que ele ainda é um wrestler ativo em independentes) em cada parte do corpo de Sabu. Era intenso. Era de fato, tão agressivo, que às vezes, chegava até a ser preocupante, pela sua integridade física.
  • All Arounder: Sabu topava tudo. Tudo mesmo. Não havia algo que ele não fizesse dentro do wrestling. Este homem lutou até com tochas e arame farpado. E foi conhecido por quebrar mesas em quase todas as suas lutas. Na verdade, era mais raro ver o Sabu em um combate simples comum. E quando isso acontecia, ele às vezes dava um jeito de trazer algum fato novo na luta. Isso, sem falar que ele fazia uma memorável dupla hardcore com Rob Van Dam.
  • Experiência: Antes de pisar na WWE, ele tinha um longo currículo. Ele tinha passado por ECW, WCW e TNA. Era um wrestler que já tinha tudo visto e vivido. E poderia abrilhantar ainda mais a WWE, se lhe fosse permitido. Entretanto, com a transição da Ruthless Agression para a PG Era, pouco espaço sobraria para ele.
Sabu foi um grande wrestler, dentro do que ele sabia fazer e dentro do que ele podia proporcionar. Uma noção de realismo, de agressividade, de suor e sangue no wrestling, era a perspectiva de uma verdadeira luta, um verdadeiro combate. Eu confesso que sou um pouco suspeito para falar de Sabu, por admirar seu estilo. E apesar de saber, que às vezes, teve um ou outro ato de loucura e irresponsabilidade, prefiro dizer que ele foi um louco gênio, dentro do hardcore wrestling, e que ele tem muito a ensinar aos jovens lutadores de independentes.

Este foi mais um Forgotten Superstars, meus amigos! Gostaria de agradecer ao Pyromaniac por ter feito a sugestão. E peço a vocês que comentem, como sempre, para me ajudarem a desenvolver este espaço cada vez mais!

Um grande abraço!





Com tecnologia do Blogger.